sexta-feira, 7 de julho de 2017

Meu Vizinho Mafioso

Título no Brasil: Meu Vizinho Mafioso
Título Original: The Whole Nine Yards
Ano de Produção: 2000
País: Estados Unidos
Estúdio: Franchise Pictures
Direção: Jonathan Lynn
Roteiro: Mitchell Kapner
Elenco: Bruce Willis, Matthew Perry, Rosanna Arquette, Michael Clarke Duncan, Natasha Henstridge, Amanda Peet

Sinopse:
Jimmy Tudeski (Bruce Willis) é um assassino profissional, membro de uma infame família mafiosa. Para sair um pouco da mira de inimigos ele acaba alugando uma casa no subúrbio, onde vira vizinho do dentista Nicholas "Oz" Oseransky (Matthew Perry). Para surpresa de ambos os dois parecem estar no alvo de matadores!

Comentários:
Ok, Bruce Willis é sim um comediante talentoso, ou melhor escrevendo, ele pelo menos foi um comediante talentoso. Digo isso com experiência de causa, pois conheci Bruce Willis não como um brutamontes armado até os dentes, mas sim como um charmoso (e engraçado) detetive na série "A Gata e o Rato" (que era exibido na Globo durante os anos 80). Assim não ficaria desconfortável com Willis fazendo humor, pelo contrário, ficaria com nostalgia. O problema surge quando o roteiro não tem graça. Aí fica complicado. Embora Willis seja um ator com ótimo feeling de humor, pouca coisa se salva nesse "The Whole Nine Yards". Embora tenha sido lançado nos cinemas na época, no circuito comercial brasileiro, preferi esperar seu lançamento no mercado de vídeo. Estava com um pé atrás. E realmente é um filme bem mais ou menos, onde é necessária uma cumplicidade fora do comum para gostar. Nem a presença de Bruce Willis, de volta às comédias, nem o bom elenco de apoio, salvam o filme do fiasco. É bem chatinho, forçado, insistindo numa piada só! Ruim, enfim. O curioso é que comercialmente a fita foi bem, ganhando inclusive uma sequência, essa porém bem pior do que o primeiro filme. O que já era ruim aqui, piorou ainda mais no péssimo "Meu Vizinho Mafioso 2". Simplesmente fuja dos dois!

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★
    Roteiro: ★★
    Cotação Geral: ★
    Nota Geral: 5.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Eu fui assistir esse filme no cinema e posso te explicar o porque deste filme ter feito sucesso no cinema. Foi exatamente pelo motivo que você ressalta no seu post. Na época todos estavam inebriados pelo sucesso do Bruce Willis na serie A Gata e o Rato e pelo estrondoso sucesso de Duro de Matar 1, 2, e 3. Ou seja: um ator que faz sucesso sendo engraçado e matando... só pode dar certo e áí... o sucesso deste o, hoje, malfadado, Meu Vizinho Mafioso, mas na época... até que foi legalzinho.

    ResponderExcluir
  3. É a força de um nome famoso no poster. Essa expressão "legalzinho" eu usei muito na minha vida, principalmente quando pagava a entrada de cinema ou o valor do aluguel de um filme e ficava com aquela sensação de ter jogado dinheiro fora... rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Me esqueci da participação, até engraçada, do Matthew Perry que surfava no sucesso gigantesco da serie Friends e achava que seria ator de cinema. Nesta época, quando atores de séries não desfrutavam do prestigio de hoje, o Bruce Willis era um dos poucos que tinham conseguido a façanha e o Matthew Perry quis pegar, talvez por osmose, uma carona para o cinema com o ator da serie A Gata e o Rato e depois o grande astro da franquia de cinema, Duro de Matar. Hoje sabemos que não deu.

    PS. A Rosanna Arquette também declinou a partir daí e...

    ResponderExcluir
  5. Ele fez muito sucesso com Friends e ficou por aí mesmo...

    ResponderExcluir