domingo, 16 de julho de 2017

Filmes no Cinema - Edição XV

Uma semana fraca em termos de novos filmes nos cinemas. Os grandes filmes do Oscar ainda não foram lançados e não há nenhum blockbuster no cardápio. O filme mais interessante da lista é "The Post - A Guerra Secreta", nova direção assinada por Steven Spielberg. O elenco traz Meryl Streep e Tom Hanks. A história, baseada em fatos reais, mostra a luta entre o jornal The Post e o governo do presidente Richard Nixon. O editor  Ben Bradlee (Tom Hanks) e a dona do Post, Kat Graham (Meryl Streep), descobrem uma série de informações comprometedoras do envolvimento do governo americano na Guerra do Vietnã e precisam brigar muito - inclusive juridicamente - para que tudo seja divulgado para o povo. Essa produção está concorrendo ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz (Meryl Streep, de novo!). É a tal coisa, se tiver que ver apenas um filme essa semana nos cinemas, esse é o indicado.

"Artista do Desastre" é a segunda melhor opção entre os novos filmes em cartaz. A história conta a trajetória de Tommy Wiseau (James Franco), um sujeito que sonha em se tornar um grande diretor de cinema em Hollywood, mas que acaba se tornando o pior de todos os tempos, segundo muitos críticos. Mesmo assim, com tudo contra, ele não deixa se abater e segue fazendo seus filmes ruins em série! Essa produção, bem pessoal de James Franco, que atuou e dirigiu, deu a ele um Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator. O filme também está indicado ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. Tudo seria uma ótima notícia para Franco se ele também não tivesse sido atingindo em cheio na onda de acusações de assédio sexual que avassala Hollywood. Com isso o nome do ator virou tóxico e ele muito provavelmente não verá seu filme se sagrando vencedor na noite máxima do cinema americano. Também não se espera que seja um sucesso de bilheteria, justamente por causa das acusações.

E se você é um adolescente em busca de um filme pipoca nos cinemas, a dica é "Maze Runner: A Cura Mortal". Esse é mais um dessa série que já virou uma franquia de segunda linha no nicho de público jovem. É uma espécie de primo pobre de "Jogos Vorazes". O roteiro, básico, explora as aventuras de Thomas (Dylan O' Brien). Contaminado por um novo vírus mortal ele parte em busca da cura e descobre no processo que toda a humanidade está em perigo! Bobagem, enfim, mas que provavelmente vai agradar ao público na pré-adolescência, ali na faixa dos 13, 14 anos de idade. Se for o seu caso, aproveite!

Finalizando deixa a dica de uma produção para quem curte cinema europeu. É uma produção francesa chamada "Visages, Villages". Em tom de documentário somos apresentados a dois artistas Agnès Varda e JR, que juntos ganham a vida promovendo exposições de fotografias e imagens em lugares públicos. O destaque vai para a aparição no filme do consagrado Jean-Luc Godard, dando alguns depoimentos. Vale a pena conhecer.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Cinema: Estreias da Semana:
    The Post - A Guerra Secreta
    Artista do Desastre
    Maze Runner: A Cura Mortal
    Visages, Villages

    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Você percebeu como esse negocio de Oscar está desvalorizado? Antigamente de cinco filmes indicados, eu sabia o bastante de pelo menos três, agora, de nove eu não se nada de um que seja. De duas, uma: ou eu me tornei um ignorante alienado, ou a coisa está feia.

    ResponderExcluir
  3. Filmes meramente medianos sendo indicados ao Oscar de Melhor filme. O resultado disso? A desvalorização do próprio Oscar, claro. A coisa está mesmo feia...

    ResponderExcluir