terça-feira, 14 de março de 2017

Filmes no Cinema - Edição XI

O principal lançamento dessa semana é a ficção "Life" ("Vida" no Brasil). O filme tem um excelente elenco (que conta entre outros com Jake Gyllenhaal e Ryan Reynolds) e explora a história de seis astronautas que descobrem, através de amostras retiradas de Marte, vida naquele planeta desolado.  É inicialmente um ser unicelular que ganha o nome carinhoso de Calvin. Tudo corre bem até que eles descobrem que não há nada de inofensivo naquela nova forma de vida. O filme tem sido elogiado lá fora, muito embora muitas críticas chamem a atenção para as inúmeras semelhanças entre esse enredo e a famosa franquia "Aliens". De minha parte estou curioso em conferir o filme. A comparação com "Aliens" é de certa forma até esperada, uma vez que essa série de filmes sempre foi uma das mais influentes da história do cinema.

Outro lançamento da semana que chama a atenção é o drama histórico nacional "Joaquim". Uma produção entre Brasil e Portugal que procura resgatar a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, personagem central na chamada Inconfidência Mineira. O filme tem sido bastante elogiado e vem para preencher um vazio que existia dentro da cinematografia brasileira sobre esse tão falado e ao mesmo tempo tão pouco conhecido herói da nossa história. O filme é obviamente bem mais recomendado para quem aprecia história do Brasil.

Voltando aos enlatados americanos os cinemas brasileiros recebem outras opções nessa semana. A atriz Katherine Heigl conhecida por suas comédias romântica bobinhas procura por um novo caminho em sua carreira. Ela deixa o humor de lado para estrelar "Paixão Obsessiva", um thriller de suspense envolvendo uma mulher traída pelo marido que resolve se vingar de sua amante. Será que após vários fracassos comerciais, Heigl conseguirá retomar o caminho do sucesso trocando de estilos cinematográficos? É esperar para ver, muito embora eu pessoalmente não leve muita fé nesse seu novo filme que parece ser bem ruinzinho.

Uma melhor opção é conferir "Paterson" de Jim Jarmusch. O cult diretor volta aos cinemas nesse drama sensível sobre um homem que ganha a vida como motorista de ônibus, embora tenha talento e vocação mesmo para a poesia. Um filme bucólico e lírico que merece ser mais conhecido. Já "O Sonho de Greta" explora aquela fase complicada da adolescência quando uma jovem garota está prestes a completar 15 anos de idade. Indicado para pré-adolescentes em geral que certamente vão se identificar com a história. Por fim, para quem estiver em busca de filmes do velho continente fica a dica do filme francês "O Novato". Também é uma crônica sobre a pré-adolescência, contando a história de um garoto que vai morar em Paris e passa a sofrer bullying na escola.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Estreias da semana
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir
  2. Paixão Obsessiva é descolado do seu tempo não por se encaixar em um nicho cinematográfico típico da Hollywood de trinta anos atrás, mas por não conseguir ter uma leitura atual minimamente satisfatória sobre o mesmo. Rosario Dawson foi maravilhosa, demonstrou por que é considerada uma grande atriz, desfrutei do seu talento neste filme Lego Batman faz uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas informações. Ainda não vi "Paixão Obsessiva" mas espero conferir em breve.

    ResponderExcluir