quinta-feira, 9 de março de 2017

Filmes no Cinema - Edição X

Outra semana bem fraca em termos de estreias nos cinemas. Uma dos melhores filmes nem tem tanta vocação comercial assim. Trata-se do estranho "Cães Selvagens", um filme sobre bandidos e seus crimes, estrelado por Nicolas Cage e Willem Dafoe. Dirigido pelo veterano cineasta Paul Schrader, já escrevi sobre esse filme aqui no blog. Embora bem realizado, com bom roteiro, é bom deixar claro que não é uma fita para todos os públicos como alguns podem pensar. Não é um filme policial de ação tradicional, pelo contrário, suas pretensões artísticas podem surpreender aos fãs de filmes mais formulaicos e convencionais. 

O extremo oposto dessa fita é o fofinho "Os Smurfs e a Vila Perdida". Mais uma animação que traz para os cinemas esse grupo de personagens criados em 1958 pelo cartunista belga Peyo (quem se lembra dos desenhos deles nos anos 80?). Pois é, tudo é bem realizado, em uma fita obviamente indicada para as crianças. Não deixa de ser mais uma amostra da força das animações em longa-metragem. Poucas vezes na história do cinema tivemos tanto espaço no circuito comercial para esse tipo de filme. Sinal dos tempos em que vivemos.

Se você não quiser ser tão realista e selvagem ou tão bobinho, fique no meio termo com "A Cabana". Ora, filmes de terror e suspense com "cabana" no título podem cansar o cinéfilo logo de cara. Afinal isso tudo lembra aquela fórmula batida de jovens adolescentes perdidos no meio da floresta, em uma cabana, sendo aterrorizados. O roteiro desse aqui parece passar longe desse tipo de formulazinha. Estrelado por Sam Worthington, que ainda tenta se tornar um astro de primeira grandeza em Hollywood e com elenco de apoio de luxo com Octavia Spencer e Tim McGraw, o filme não parece ser tão ruim como parece. A conferir.

Depois desses três filmes, que prometem ocupar praticamente noventa por cento das salas, vem o time do segundo escalão comercial. O trio de veteranos Morgan Freeman, Michael Caine e Alan Arkin tentam chamar a atenção em "Despedida em Grande Estilo". O filme não foi bem sucedido nas bilheterias americanas e acusado de ser inocente e bobinho demais. Deve ser mesmo. Ainda assim pretendo assistir por causa do elenco que sempre merece, pelo menos, o devido respeito.

Para a turma cult três opções: "Argentina" de Carlos Saura é uma produção bem leve em termos de filmografia desse cineasta. O enredo mostra um grupo de jovens tentando vencer no mundo da dança e da cultura popular. O tom é de documentário. "Todas as Manhãs do Mundo" é um documentário mostrando as maravilhas da natureza. Por fim "Gaga - O Amor pela Dança" explora a companhia de dança Batsheva, de Israel. É praticamente uma obra de amor a essa arte. Um filme indicado para quem adora os bastidores do mundo da cultura.

Pablo Aluísio.

2 comentários: