terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Chacal

Título no Brasil: O Chacal
Título Original: The Jackal
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: Michael Caton-Jones
Roteiro: Kenneth Ross, Chuck Pfarrer
Elenco: Bruce Willis, Richard Gere, Sidney Poitier, Diane Venora, Mathilda May, J.K. Simmons, Jack Black
  
Sinopse:
Durante anos um assassino profissional conhecido apenas como "O Chacal" cometeu crimes em vários países do mundo. Agora ele está nos Estados Unidos, pronto para cumprir um contrato de setenta milhões de dólares para eliminar um influente político americano. O FBI e a CIA precisam descobrir seu paradeiro antes que o crime seja cometido, porém poucos conhecem o rosto do Chacal. Uma dessas pessoas é um ex-terrorista do grupo irlândes IRA. Assim o condenado Declan Mulqueen (Gere) aceita colaborar na caça do Chacal em troca de certos benefícios para si próprio.

Comentários:
A ideia original era até muito boa. Uma nova adaptação para o famoso livro "O Dia do Chacal", um dos mais consagrados livros de ficção dos últimos anos. O filme original de 1973, dirigido por Fred Zinnemann, é sem dúvida um dos maiores clássicos modernos do cinema. O problema é que logo que começou a adaptação o estúdio resolveu ir por outro caminho. Ao invés de adaptar o enredo original procurou-se criar uma nova trama, com outros rumos. Aí a coisa toda desandou. O filme virou uma fita de ação genérica (embora competente) que muito pouco utilizava do romance original. O grande atrativo assim saia das páginas da literatura para o puro cinema. Entre eles o fato do filme contar com um excelente elenco, com direito a presença do veterano Sidney Poitier. O diretor Michael Caton-Jones sem dúvida criou um filme muito ágil, com excelente sequências de ação, porém algo se perdeu nesse processo. Bruce Willis como o assassino profissional Chacal não convence muito, porque está de certo modo preguiçoso em cena. Melhor se sai, quem diria, Richard Gere. Com um modo de interpretação mais sofisticado, menos brutamontes, ele acabou roubando grande parte do filme para si. No geral é isso. uma fita competente de ação, mas que fica longe, bem longe, do clássico "O Dia do Chacal", aquele sim um dos melhores da história do cinema.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.4

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  3. A única cena memorável do Bruce Willis neste filme é a cena em que ele finge ser gay, em um bar de frequência gay, para atrair uma vitima. Se trata de uma cena diferenciada porque nesta época o Bruce Willis fazia a série Duro de Matar e era um ícone macho, e não era tão normal, nesta época, uma concessão destas que poderia até arranhar essa imagem de supermacho que o Bruce cultivava e precisava para posar de herói cool.
    Imagem essa que ele mesmo estragaria no 11 de setembro quando, segundo testemunhas, se portou como um franguinho assustado gritando pelos seus seguranças. Era a vida real impondo seus parâmetros.

    ResponderExcluir
  4. A única cena memorável do Bruce Willis neste filme é a cena em que ele finge ser gay, em um bar de frequência gay, para atrair uma vitima. Se trata de uma cena diferenciada porque nesta época o Bruce Willis fazia a série Duro de Matar e era um ícone macho, e não era tão normal, nesta época, uma concessão destas que poderia até arranhar essa imagem de supermacho que o Bruce cultivava e precisava para posar de herói cool.
    Imagem essa que ele mesmo estragaria no 11 de setembro quando, segundo testemunhas, se portou como um franguinho assustado gritando pelos seus seguranças. Era a vida real impondo seus parâmetros.

    ResponderExcluir
  5. Eu gostava muito do Bruce Willis da TV, da série "A Gata e o Rato". Só depois ele foi para o cinema, onde virou um astro de ação ao estilo Stallone e cia. Em relação ao 11/9 eu nem sabia disso que você escreveu! Fiquei realmente surpreso... Quem diria!

    ResponderExcluir