segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Quantico

Ontem assisti ao episódio piloto dessa nova série Quantico. De antemão já sabia que não era grande coisa. Basta dar uma olhada no elenco para verificar que não vinha nada de muito bom pela frente. O canal abc não se notabilizou por ser ousado em termos de séries. Como convém a uma canal aberto americano eles ficam por ali mesmo, no esquema mainstream, tudo formulaico e cheio de clichês. O alvo é o público médio, que apenas quer curtir um enlatado no fim da noite de um dia de trabalho duro. Não existe espaço para ousadias ou inovações. O tema é batido. Um grupo de jovens de todos os lugares e origens dos Estados Unidos vão até a cidade de Quantico onde funciona a academia do FBI. Eles sonham se tornar agentes federais. No meio do caminho para lá, numa viagem de trem, a futura agente Alex Parrish (interpretada pela bonita atriz indiana Priyanka Chopra) resolve dar uns pegas em um cara bonitão que encontra por acaso. Depois dos amassos ela o dispensa sem maiores rodeios, dizendo que ele não é o seu tipo. Mero sexo casual. Para sua surpresa acaba encontrando ele de novo, só que em Quantico! Pois é, ele também era um dos novatos da Academia.

Bom, pela simples menção dessa pequena sinopse já deu para perceber que a série é mais uma daquelas bem bobinhas da TV americana. Essa mania de usar um monte de atores que mais parecem modelos como policiais já se esgotou, principalmente em programas do tipo Chicago Fire, Chicago PD ou até mesmo Rookie Blue. Também não espere por roteiros bem escritos ou surpreendentes. Nesse piloto há duas linhas temporais. No passado vamos acompanhando a chegada dos novos alunos de Quantico, as primeiras experiências, antipatias e simpatias entre eles. Depois vamos descobrindo gradualmente que muitos deles escondem algo. Já no presente encontramos a agente Alex no meio de um prédio que acabou de sofrer um atentado terrorista. O seu chefe acredita que alguém de sua turma de formandos esteve envolvido na tragédia. Inclusive ela própria vira uma suspeita. Quem seria o terrorista? Pronto, acaba por aí mesmo. Não me convenceu, não me animou e muito provavelmente não seguirei acompanhando. Depois de muitos anos assistindo séries você vai criando um bom instinto sobre o que presta ou não presta nesse universo. Em se tratando de algumas séries você não precisa nem perder seu tempo.

Quantico (Quantico 1.01 - Run, EUA, 2015) Direção: Marc Munden / Roteiro: Joshua Safran / Elenco: Priyanka Chopra, Josh Hopkins, Jake McLaughlin. / Sinopse: Um grupo de jovens estudantes vão para Quantico para começar seus estudos na famosa academia policial do FBI. Série produzida pelo canal abc.

Pablo Aluísio.

2 comentários: