domingo, 19 de junho de 2016

Logan

"Logan" é um bom filme. Oficialmente ele marca o fim dessa longa franquia "X-Men" nos cinemas. O ator Hugh Jackman também se despediu de seu personagem mais famoso, o Wolverine, o membro do grupo com garras de metal. Ele inclusive esteve no Brasil e esbanjou simpatia, dando autógrafos, sendo atencioso com os fãs e as crianças, participando de entrevistas em talk shows, etc. Em meu ponto de vista o que mais diferenciou esse filme de todos os outros foi seu roteiro. É um texto dramático, diria melancólico e até triste. O clima que impera de maneira em geral é de desilusão. Não há muitos cenas de ação, mas as que foram inseridas na trama não fazem feio.

Talvez o filme soasse melhor se fosse mais cultura pop e menos drama. Em determinados momentos o filme cai em uma perigosa monotonia, principalmente quando os personagens mais jovens tomam conta da tela. Patrick Stewart segue o clima geral de nuvens negras no horizonte e surge bem envelhecido, praticamente acabado, dando saudades do Professor X dos primeiros filmes. O curioso é que os quadrinhos atuais seguiram os rumos desse filme, dando origem a uma nova linha de gibis chamada "Velho Logan". Basicamente o mesmo estilo, com Logan caminhando para um destino que parece tudo, menos promissor. De uma forma ou outra o filme vale a pena, apesar de tudo. A Academia reconheceu os méritos do roteiro e o filme ganhou uma inesperada indicação ao prêmio de melhor roteiro adaptado, algo raríssimo de acontecer em se tratando de filmes adaptados de heróis dos quadrinhos. Por essa nem o velho Logan poderia esperar.

Logan (Logan, Estados Unidos, 2017) Direção: James Mangold / Roteiro: James Mangold, Scott Frank / Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen  / Sinopse: O velho Logan (Jackman), desiludido e cansado da vida, vê seu fim se aproximando. Antes de tudo desabar ele tenta salvar mais uma vez seu antigo mentor, o Professor Xavier (Stewart) que se encontra muito doente, em estado lastimável, terminal. Enquanto tudo isso acontece uma nova geração de mutantes surge, talvez para se tornarem herdeiros do legado dos pioneiros.

Pablo Aluísio. 

Um comentário: