segunda-feira, 27 de junho de 2016

Shameless - Quinta Temporada

É uma das melhores séries atualmente nos Estados Unidos. Consegue unir drama e humor de uma forma excepcional boa. Os episódios giram em torno da família de Frank Gallagher (William H. Macy), um sujeito beberrão, sem vergonha, que vive de aplicar pequenos golpes aqui e acolá. Apesar disso não é uma pessoa má, apenas sem noção. Sua família é numerosa. Frank foi abandonado por sua esposa depois que essa se descobriu lésbica, preferindo fugir com uma caminhoneira durona. Assim ele teve que se virar para criar a filharada. A filha mais velha é Fiona (Emmy Rossum), uma jovem que tenta lidar com a responsabilidade de gerir uma casa onde habita sua família completamente disfuncional. Os irmãos mais velhos são Lip (Jeremy Allen White), um sujeito inteligente mas sem muito vontade em se focar e em investir nos estudos e Ian (Cameron Monaghan) que apesar de estudar numa escola militar é gay. Há ainda a ruivinha Debbie (Emma Kenney) e Carl (Ethan Cutkosky) um pequeno projeto de delinqüente que gosta de tocar fogo em tudo. Essa é a família  Gallagher, que vive em um subúrbio de Chicago e tenta levar sua vida em frente, apesar de todas as dificuldades. Quem já viveu em uma família com problemas (ou seja todo mundo) vai certamente se identificar.

“Shameless” mostra as lutas, batalhas e durezas que essa família enfrenta. Apesar da sinopse parecer um drama não é bem assim. Na verdade os membros da família levam a vida como podem, mas sem transformar isso em um dramalhão. Como eu escrevi antes o grande mérito do texto de “Shameless” é justamente mostrar as barras que uma família pobre americana tem que enfrentar mas com bastante humor. Além dos excelentes roteiros a série ainda conta com um elenco excepcional, em especial William H. Macy que interpreta Frank. Para quem sempre foi coadjuvante no mundo do cinema ter a chance de mostrar seu talento em um personagem tão carismático como esse certamente foi um presente. Apesar da série ser a versão americana de um popular programa inglês o fato é que o Frank feito por Macy ganhou vida própria por causa do grande trabalho desse ator. Obviamente seu personagem é o retrato de tudo aquilo que não se teve esperar de um pai de família mas mesmo assim cativa o espectador. Atualmente “Shameless” está em sua terceira temporada e o nível dos episódios só tem melhorado. É mais uma ótima série do canal Showtime, que ao longo desses anos tem se destacado muito nessa área (Vide Dexter). Se torne também um “Shameless” (sem vergonha) e comece a acompanhar os episódios, certamente essa é uma ótima dica para quem gosta de assistir séries americanas de qualidade.

Shameless (Idem, EUA, 2011 – 2016) Criada por Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Justin Chatwin, Cameron Monaghan, Emma Kenney, Ethan Cutkosky / Sinopse: A série narra as desventuras de uma pobre família americana que vive nos subúrbios de Chicago. Com o pai alcoólatra os filhos tentam levar a vida adiante da melhor forma possível.

Episódios Comentados:

Shameless 5.01 - Milk of the Gods
A excelente série "Shameless" está de volta nessa quinta temporada. As quatro primeiras temporadas são de fato muito boas, com um ótimo desenvolvimento de todos os personagens. Agora o Showtime dá sequência aos episódios. O título "Milk of the Gods" (Leite dos Deuses) se refere a mais uma maluquice da cabeça de Frank Gallagher (William H. Macy). Se recuperando dos problemas de saúde que quase o levaram à morte ele agora está empenhado em fazer dar certo seu "projeto"! E o que seria esse tal projeto? Frank quer criar uma cerveja com alto teor alcoólico, algo em torno de 65%! Para quem praticamente morreu por causa do excesso de bebidas e drogas não chega a ser realmente uma boa ideia! Já sua filha Fiona (Emmy Rossum) é outra que também quer recomeçar a vida. Depois de ser presa na temporada anterior ela está de volta com um novo emprego de garçonete em um pequeno restaurante de Chicago. Não é dos mais promissores, mas pelo menos é um trabalho, afinal de contas. Enquanto isso Lip (Jeremy Allen White) começa a perceber a diferença entre sua antiga vida e a sua nova - agora que está na universidade. Seus velhos amigos do passado passam o dia pelas ruas fumando maconha, sem nenhum futuro pela frente, enquanto que ele, Lip, pensa em se formar e arranjar um bom emprego, afinal de contas ele é extremamente inteligente, seu maior problema foi mesmo ter nascido filho de Frank, em um ambiente errado para sua capacidade. Em suma, um bom episódio para os fãs dessa série. / Shameless 5.01 - Milk of the Gods (EUA, 2015) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.02 - I'm the Liver
Essa quinta temporada começou sem ter um grande gancho para seguir. Assim as coisas estão se acomodando um pouco. Lip (Jeremy Allen White) tenta arranjar alguns trocados durante as férias na universidade. Afinal de contas poucas coisas são piores do que ficar sem grana nos tempos de estudante universitário. Depois de procurar bastante acaba arranjando um bico na construção civil com um dos beberrões que frequentam as espeluncas de Chicago. O trabalho é pesado, carregar pedras durante uma demolição. Claro que isso destrói o jovem! Na outra linha narrativa Frank (William H. Macy) é convidado para um jantar fora do comum. Ele recebeu o fígado de um garoto falecido na temporada anterior (destruiu o seu de tanto beber). Pois bem, os pais desse rapaz resolvem promover um jantar para todos os que receberam os órgãos do filho morto. Frank está entre eles e prontamente aceita o convite! Confusões á vista. Por fim Fiona (Emmy Rossum) tenta acertar novamente na vida amorosa e profissional. Tudo bem que trabalhar em um restaurante de quinta categoria como garçonete não seria bem os sonhos de uma garota como ela, mas é o que se pôde arranjar por enquanto. Para enrolar ainda mais o meio de campo ela resolve se apaixonar pelo seu próprio... patrão! Enfim, a sem vergonhice continua à solta na família Gallagher. / Shameless 5.02 - I'm the Liver (EUA, 2015) Direção: Sanaa Hamri / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.03 - The Two Lisas
Frank Gallagher (William H. Macy) consegue seu primeiro pedido de venda da sua cerveja de grande poder alcoólico - na verdade uma bebida artesanal misturada com um monte de porcarias que Frank vai acrescentando sem pensar muito no que está fazendo. Para aumentar sua produção porém ele precisa de um novo equipamento que não tem dinheiro para comprar. Como é um vigarista promete ao dono do ferro velho que irá lhe arranjar uma garota de programa, nada mais, nada menos que sua própria filha! Imagine você! Já Fiona (Emmy Rossum) acaba se interessando por um músico que costuma frequentar o restaurante onde trabalha como garçonete. Depois de um flerte casual ele a convida para um encontro, mas quando ela chega lá descobre que ele já tem companhia, sua própria namorada de muitos anos (com a qual inclusive ele mora junto!). Tempos modernos exigem novas soluções e Fiona topa o desafio, fingindo estar namorando seu amigo - o que não significa necessariamente que ela desistirá de seu breve romance. Por fim Debbie (Emma Kenney) decide dar uma festa em casa, claramente com o objetivo de atrair a atenção do rapaz que ela é apaixonada (e que não quer nada com ela por seu jovem demais, menor de idade). Ela quer perder sua virgindade com ele, mas as coisas não saem exatamente como Debbie esperava. Enfim, nada que não saia muito do caótico cotidiano da família Gallagher. / Shameless 5.03 - The Two Lisas (EUA, 2015) Direção: Peter Segal / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.04 - A Night to Remem... Wait, What?
Fica bem claro desde o começo que o roteiro desse episódio foi inspirado (ou melhor dizendo, copiado) quase que integralmente do sucesso cinematográfico "Se Beber, Não Case!" (The Hangover, EUA, 2009). Duvida? Então vejamos... Frank (William H. Macy) acorda numa praça pública, completamente imundo por fezes de pombos, após uma farra sem limites, com muita bebedeira. Acontece que no dia anterior seu seguro no valor de 120 mil dólares finalmente foi depositado em sua conta bancária! Ora, não precisa ir muito longe para saber que tanta grana assim nas mãos de Frank é literalmente uma bomba prestes a explodir! Ele imediatamente embarca numa tremenda orgia de festas, drogas e bebidas, mas agora, ao recobrar os sentidos, não se lembra de mais nada! Pior, não sabe onde foi parar todo o dinheiro do seguro! Aos poucos ele começa então a tentar reconstruir os seus passos na noite anterior... revelando atropelamentos, prostitutas chinesas, festas em suítes de hotéis luxuosos e tudo o mais que tinha direito. Com uma tremenda ressaca ele procura entender as idiotices que fez! Tudo bem divertido. Enquanto isso sua filha, Fiona (Emmy Rossum) também resolve fazer sua própria loucura ao... se casar! Isso mesmo, após um breve romance com um músico que frequenta a lanchonete onde ela trabalha como garçonete, Fiona em um impulso maluco digno da família Gallagher, resolve ir ao cartório mais próximo para se casar com ele, assim mesmo, sem pensar direito no que está fazendo! Afinal de contas, uma noite realmente para se relembrar nessa rotina familiar caótica dos Gallagher. / Shameless 5.04 - A Night to Remem... Wait, What? (EUA, 2015) Direção: Richie Keen / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.05 - Rite of Passage
Fiona Gallagher (Emmy Rossum) começa a se questionar da loucura que foi seu casamento. Após conhecer um músico na lanchonete onde trabalha como garçonete ela simplesmente, do nada, decidiu que iria se casar com ele. Depois de tudo feito veio o arrependimento, afinal de contas casamento é algo sério e nem mesmo a impulsividade tão característica da família Gallagher conseguiria justificar algo assim! Para piorar o grande amor de sua vida resolve reaparecer, também do nada! Uma situação que coloca Fiona em um xeque-mate emocional. Basta ela colocar seu olhos nele para toda aquela paixão do passado voltar com força total! O amor verdadeiro não acaba nem com o tempo e nem com a distância, já deixava claro os poetas do passado! Enquanto isso Frank (William H. Macy) continua com suas atitudes sem noção. Sem grana e completamente quebrado, ele resolve se aproximar da família do garoto que lhe doou seu próprio rim. Frank resolve então usar a fragilidade emocional dos pais do garoto, que obviamente estão devastados por causa da morte do filho, para se dar bem. O pai do jovem é um tipo meio bobão, cheio de sentimentalismos baratos, o que vem bem a calhar para Frank que está atrás mesmo de uma bela casa, uma boa cama e muito conforto. Uma situação completamente surreal! Outro que também está quebrado financeiramente é Lip (Jeremy Allen White). Com as férias na universidade de Chicago ele resolve arranjar um emprego de verão, na construção civil, algo que fará muito mal para suas costas! E para finalizar o caos completo dentro da casa dos Gallaghers, Ian (Cameron Monaghan) decide fazer um pornô gay! Caótico demais para você? Não, apenas mais uma semana comum na vida dessa família totalmente fora dos padrões convencionais! / Shameless 5.05 - Rite of Passage (EUA, 2015) Direção: Alex Graves / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.07 - Tell Me You F**King Need Me
Mal se casou (por puro impulso) e Fiona Gallagher (Emmy Rossum) já está profundamente arrependida do que fez! Também pudera, sua grande paixão do passado, o enrolado Jimmy (Justin Chatwin), voltou e quer reacender a velha chama que estava há muito tempo apagada, mas não extinta no coração de Fiona. Enquanto ela não toma uma decisão mais problemas vão surgindo na sua complicada família. O pior vem com a internação de Ian Gallagher (Cameron Monaghan). Infelizmente ele acabou herdando os problemas mentais da mãe e agora sua bipolaridade se tornou crônica, o que o leva a sua internação em um hospital psiquiátrico. Se a vida de Ian não vai bem, a de Lip (Jeremy Allen White) também vai bem confusa. Ele passou batido na renovação de seu crédito estudantil na universidade de Chicago e agora tem que encarar uma enorme dívida com a instituição de ensino. Se não pagar será banido do curso! Para resolver o problemão ele escolhe o caminho mais improvável, tirando um monte de cartões de crédito no campus, sem ter a menor intenção de pagar por eles depois. O diferencial nesse episódio foi que ele foi dirigido pelo próprio ator William H. Macy, que além de brilhar na série como o fanfarrão Frank, ainda consegue mostrar muito talento também atrás das câmeras! / Shameless 5.07 - Tell Me You F**King Need Me (EUA, 2015) Direção: William H. Macy / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White, Justin Chatwin, Cameron Monaghan.

Shameless 5.08 - Uncle Carl
Como o próprio título do episódio deixa claro, se envolver ou cair na lábia do Tio Carl pode ser uma péssima ideia. O projeto de marginal Carl Gallagher (Ethan Cutkosky) decide arranjar um jeito de traficar heroína sem ser pego pelos tiras. Ele enche o corpo do sobrinho gordinho Chuckie de tijolos da droga e o manda para a rodoviária. Antes que consigam embarcar contudo a casa cai e eles vão em cana! Presos em flagrante! Pelo visto a família Gallagher tem mesmo muitos problemas envolvendo drogas. O irmão mais velho Lip (Jeremy Allen White) está sem grana para arcar com as mensalidades da faculdade e precisa se virar de algum jeito. O caminho mais curto e fácil é realmente vender drogas pelo campus universitário. Para isso ele precisa contar com a ajuda do amigo e barman Kevin Ball (Steve Howey) que logo se instala na residência que Lip inspeciona. Só que vender maconha ainda é pouco para Kevin que não demora muito e começa a levar todas as jovens garotas para a cama, mesmo sendo ele bem mais velho que as estudantes (pelo visto as moças preferem mesmo a experiência de um cara vivido). No mais Ian continua sua descida ao inferno após ser diagnosticado com problemas mentais e Fiona percebe que seu prematuro casamento caminha rapidamente para o fim, fruto de sua indecisão entre ficar com o atual marido ou se entregar para um velho amor de seu passado que resolveu reaparecer em sua vida! Tempos modernos que não deixam lembranças antigas morrerem. / Shameless 5.08 - Uncle Carl (EUA, 2015) Direção: Wendey Stanzler / Roteiro: John Wells, Paul Abbott/ Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.09 - Carl's First Sentencing
Nesse episódio Frank (William H. Macy) acaba conhecendo uma jovem médica, uma garota que fez tudo certinho em sua vida, estudou, se dedicou, tudo para vencer na profissão. Quando tudo corria bem ela descobriu que estava com câncer, dos mais agressivos. Logo ela, que nunca fez nada de errado em sua vida, acabou sofrendo esse enorme golpe do destino. Ao expor seu drama para Frank esse lhe dá alguns conselhos (os piores possíveis). E juntos eles saem para uma noite de loucuras, para que ela possa extravasar suas angústias! A primeira coisa que o velho Frank lhe passa é um cigarro de maconha! Já que a vida é curta, então que se curta a vida! Como todos os personagens da série são verdadeiros desavergonhados, o filho Lip (Jeremy Allen White) descobre um jeito de se dar bem na vida acadêmica. Ele conhece uma professora, uma mulher bem mais velha, porém muito sensual e bonita. Em pouco tempo ele entende que pode se dar bem ao se envolver com ela! Se isso não fosse sorte o bastante ele também descobre que ela tem um casamento bem liberal com o marido, que não se importa que ela de vez em quando transe com seus alunos! Fiona Gallagher (Emmy Rossum), por sua vez, continua seu drama pessoal. Ele ama uma pessoa que lhe abandonou no passado. Sozinha e procurando por alguém, acabou se casando com um músico, mas agora está arrependida, ainda mais depois que voltou a ver o ex-amor, aquele que ela sempre amou de verdade! Um drama muito mais comum do que se pensa na vida de milhares de mulheres pelo mundo afora. / Shameless 5.09 - Carl's First Sentencing (EUA, 2015) Direção: Christopher Chulack / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.10 - South Side Rules
Bom, se você acredita que sua vida sentimental está confusa e sem rumo, que tal dar uma olhadinha na de Fiona (Emmy Rossum)? Recém casada ela não consegue acreditar muito nessa união. Para completar seus problemas um velho amor do passado retorna e ela descobre que ainda está apaixonada por ele. Como se isso não fosse o bastante ela acaba também beijando seu próprio patrão, que agora ficará distante da sua única filha, pois sua ex-esposa decidiu se mudar para outro estado! Talvez atrair tantos problemas seja uma característica da família Gallagher! Genética, quem sabe. Que o diga o velho Frank (William H. Macy), agora curtindo uma paixão por uma jovem médica que está com seus dias contados após ser diagnosticada com um câncer agressivo. Frank acaba caindo de amores por ela e vai atrás, tal como um carrapato, mesmo após levar um fora fenomenal por parte dela. Ian (Cameron Monaghan), por sua vez, continua com seus problemas de saúde mental. Embora esteja quase controlado, por causa dos remédios que toma, ele sofre um surto na lanchonete onde trabalha e acaba colocando a mão na chapa fervente de fritar hambúrgueres. Uma loucura que lhe custa caro. Para piorar sua própria meia-irmã resolve denunciá-lo para o exército. Ele, como se viu na temporada anterior, deserdou do serviço militar e desde então passa a ser procurado para ir para a corte marcial, algo que, para seu desespero, finalmente acaba acontecendo nesse episódio. A vida definitivamente não é fácil para essa família incomum! / Shameless 5.10 - South Side Rules (EUA, 2015) Direção: Michael Uppendahl / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White, Cameron Monaghan.

Shameless 5.11 - Drugs Actually
Frank Gallagher (William H. Macy) continua com sua viagem hedonista ao lado da médica que foi diagnosticada com um câncer agressivo, procurando assim aproveitar seus últimos momentos de vida da forma mais extravagante possível. Ela acaba comprando um raro whisky histórico datado de 1939 para beber ao lado de Frank numa noite de bebedeiras e excessos de todos os tipos. Para isso vale tudo, inclusive usar crack e transar com Frank em uma linha de trem, bem na hora em que ele vem em alta velocidade! Se Frank está numa farra absurda e sem sentido, seu filho Ian Gallagher (Cameron Monaghan) luta para não passar o resto de seus dias preso numa prisão militar. O que lhe salva da corte marcial é a sua bipolaridade e seu histórico de saúde. A família avisa a junta que o está julgando que ele tem problemas mentais e que por causa disso não poderia ser levado a julgamento. Os argumentos convencem e Ian ganha a liberdade, mas ao invés de voltar para casa ele ganha a estrada ao lado de sua mãe, que também tem inúmeros problemas de comportamento. Por fim Lip Gallagher (Jeremy Allen White) continua seu affair sexual com a própria professora. Ela, uma liberal ao estilo anos 60, tem um casamento aberto, onde lhe é permitido arranjar os amantes que quiser, sem qualquer tipo de problema com o maridão, que não apenas aceita que ela tenha vida sexual aberta como também se torna próximo dos amantes dela, dando carona e conselhos estudantis. Pois é, gente "moderna" é outra coisa! / Shameless 5.11 - Drugs Actually (EUA, 2015) Direção: Mimi Leder / Roteiro: John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White.

Shameless 5.12 - Love Songs (In the Key of Gallagher)
Episódio final da quinta temporada. Fiona Gallagher (Emmy Rossum) finalmente resolve se render para a paixonite que sente por Gus, seu patrão na lanchonete. Ela, mesmo estando casada com um músico que vive na estrada, não consegue mais conter seus impulsos. Lip Gallagher (Jeremy Allen White) continua seu complicado romance com a professora liberal da escola. Ela tem um casamento aberto onde o maridão tem plena consciência de que ela tem vários casos com rapazes, jovens universitários que acabam se encantando por sua inteligência e beleza (apesar da idade ela é uma tremenda gata!). O problema é que Lip parece estar se apaixonando de verdade por ela, enquanto a professora o usa apenas para um sexo casual esporádico sem maiores pretensões. E por falar em paixão - o que justificou inclusive o título do episódio - o que se pode falar do "romance improvável" entre o podrão Frank (William H. Macy) e a linda, jovem e inteligente doutora Bianca Samson (Bojana Novakovic)? Durante toda a sua vida ela fez tudo certinho: estudou, passou em uma universidade de medicina e viu tudo ruir quando descobriu que estaria com uma doença incurável. Sabendo da morte certa ela então passa a fazer todos os tipos de loucuras ao lado de Frank, que convenhamos é a pessoa certa para esse tipo de coisa. Na cena final ela, destruída emocionalmente por sua condição precária de saúde, resolve colocar um fim em tudo, se suicidando nas águas geladas dos grandes lagos de Chicago. Um triste fim para uma vida que tinha tudo para ser maravilhosa! / Shameless 5.12 - Love Songs (In the Key of Gallagher) (EUA, 2015) Direção: Christopher Chulack / Roteiro:  John Wells, Paul Abbott / Elenco: William H. Macy, Emmy Rossum, Jeremy Allen White, Bojana Novakovic.

Pablo Aluísio.

2 comentários: