sábado, 2 de abril de 2016

Imperador

Um dos aspectos que mais me intrigaram em relação à história da Segunda Guerra Mundial foi o fato de que o imperador do Japão Hirohito jamais foi responsabilizado pelas atrocidades cometidas pelas tropas japonesas durante esse que foi o maior conflito armado da história. Ele não apenas escapou de ser julgado e punido por crimes de guerra como também contou com o apoio dos americanos em lhe manter no trono, mesmo que apenas como um líder decorativo, sem poderes reais, de fato. Assim esse filme veio bem a calhar para responder muitas das perguntas que ficaram sem respostas por anos, O filme começa logo após a rendição das forças imperiais japonesas. Duas bombas atômicas fizeram capitular um dos povos mais orgulhosos e firmes do planeta. Sem saída, após longos anos de guerra, resolveram finalmente se render aos aliados. Os americanos então finalmente desembarcaram no Japão sob a liderança do excêntrico General Douglas MacArthur (Tommy Lee Jones). O país estava arrasado após os intensos bombardeiros americanos despejarem toneladas de bombas. Tóquio, a outrora gloriosa capital japonesa, não passava de ruínas. Nada estava de pé. Tudo se resumia a cinzas.

Imediatamente MacArthur designou o General Bonner Fellers (Matthew Fox) para que iniciasse uma intensa apuração de responsabilidades do alto comando imperial. Os acusados de crimes de guerra deveriam ser encontrados, julgados e punidos com a pena de morte se fosse necessário. O problema maior era saber a real dimensão da responsabilidade do próprio Imperador. Teria ele começado a guerra ou teria sido apenas um fantoche nas mãos de militares e políticos inescrupulosos? Qual era a real dimensão de sua culpa pessoal? Considerado um verdadeiro Deus pelo povo do Japão, Fellers precisava concluir em apenas 10 dias a real dimensão da culpa de Hirohito, algo nada fácil de realizar. O roteiro, como vocês podem perceber, é extremamente interessante, principalmente para quem gosta de história. A produção do filme não é de encher os olhos, mas cumpre de forma eficiente a missão de contar essa parte da guerra que ainda hoje segue pouco conhecida. O elenco também é acima da média. Tommy Lee Jones, com seu talento habitual, ressuscita o velho e conhecido estilo nada ortodoxo de Douglas MacArthur. Já Matthew Fox se revela jovem demais para interpretar um General americano (o verdadeiro Bonner Fellers era bem mais velho do que ele). Mesmo assim, em nenhum momento, isso se torna um problema maior. O filme é realmente muito bom, sem maiores máculas. Outra boa surpresa que indico para apaixonados por história e bom cinema.

Imperador (Emperor, Estados Unidos, Japão, 2012) Direção: Peter Webber / Roteiro: Vera Blasi, David Klass, baseados na obra de Shiro Okamoto / Elenco: Matthew Fox, Tommy Lee Jones, Eriko Hatsune, Masayoshi Haneda, Colin Moy, Takatarô Kataoka / Sinopse: Após a rendição do Japão aos aliados, culminando no fim da II Guerra Mundial, dois generais americanos de alta patente precisam encontrar e punir os principais líderes militares e políticos japoneses, muitos deles acusados de terríveis crimes de guerra. Além desses precisam também descobrir a real extensão da responsabilidade do Imperador Hirohito no conflito. História baseada em fatos reais. Filme premiado no Palm Springs International Film Festival.

Pablo Aluísio.

4 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir