sexta-feira, 1 de abril de 2016

A Entrega

Passou injustamente despercebido esse bom filme sobre o baixo clero do crime em Nova Iorque. O cenário é o bairro do Brooklyn, onde as leis nem sempre parecem importantes, principalmente nas ruas violentas onde fica o bar em que trabalham Bob (Tom Hardy) e seu primo Marv (James Gandolfini). Eles são descendentes de imigrantes irlandeses que tentam ganhar a vida na metrópole que mais parece uma selva. Anos atrás Marv perdeu seu estabelecimento para a máfia de chechenos ao apostar tudo o que tinha em jogos de azar. Agora ele se vê velho e arruinado, trabalhando para os mesmos criminosos que lhe tiraram tudo. Já Bob é um sujeito que aparenta ter alguns problemas e desvios de personalidade, agravado por um triste e trágico acontecimento em seu passado. Seu aparente retardo mental esconde algo bem mais sombrio do que muitos podem pensar. Quando o dinheiro dos mafiosos desaparece de seu bar, supostamente roubado em um crime comum, Bob e Marv precisam descobrir quem os roubou, pois caso contrário eles próprios podem pagar com suas vidas pelo crime ocorrido. Afinal os chechenos não deixariam barato o fato de alguém ter tido a arrogância de roubá-los.

O roteiro pode parecer áspero e frio, principalmente pelo fato dos personagens serem todos, em maior ou menor grau, bem esquisitos. Isso porém é apenas uma impressão sem muita base. Na verdade eu percebi uma grande preocupação em relação à humanidade de cada um deles. Marv, por exemplo, em mais uma ótima interpretação de James Gandolfini, é um homem que perdeu todas as esperanças. Ele mora com sua irmã e seu pai sobrevive com ajuda de aparelhos. Pessoas assim, no limite, costumam partir para atitudes extremas e inconsequentes. É justamente o que ele faz, sem pensar nos problemas que tudo irá causar. Já Bob é um presente para qualquer ator. Esqueça o Tom Hardy de "Mad Max", aqui o ator se transforma, criando uma caracterização perfeita do solitário e perturbado Bob. Um cara que parece ser normal, até covarde e indefeso, com um QI bem abaixo da média, mas que na realidade não hesita em fazer o que for necessário. Sua humanidade é explorada com o relacionamento que tem com uma garota atormentada por seu ex-namorado, um presidiário à beira da insanidade. Então é isso. "A Entrega" é bem escrito, atuado e dirigido. Tem uma bela mistura de drama, romance e filme policial, tudo muito bem desenvolvido. Não há nada melhor do que assistir a bons e inteligentes filmes como esse. Certamente deixo a recomendação.

A Entrega (The Drop, Estados Unidos, 2014) Direção: Michaël R. Roskam / Roteiro: Dennis Lehane, baseado no conto "Animal Rescue" / Elenco: Tom Hardy, James Gandolfini, Noomi Rapace, Matthias Schoenaerts, John Ortiz / Sinopse: Um bar pertencente à máfia chechena de Nova Iorque é assaltado. O dinheiro roubado pertence aos mafiosos que começam a pressionar os seus próprios empregados para descobrirem quem afinal roubou toda a grana. Bob (Tom Hardy) e seu primo Marv (James Gandolfini) assim precisam descobrir e desvendar o crime antes que eles mesmos paguem com a vida pelo que ocorreu. Filme premiado no Zurich Film Festival na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.0

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir