segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

The Beatles - Eleanor Rigby / Yellow Submarine

Ótimo single dos Beatles lançado em agosto de 1966. As duas músicas fizeram parte dos trabalhos do álbum Revolver. Como se sabe esse disco foi bastante revolucionário na sonoridade do grupo inglês pois eles procuravam romper com as amarras da música comercial jovem. De repente os Beatles procuraram por novos caminhos, com canções mais trabalhadas, arranjos complexos e letras com temas mais significativos e importantes. "Eleanor Rigby" é um exemplo disso. Paul McCartney e George Martin escreveram um lindo arranjo de cordas para a música. Não parecia em nada com uma faixa de um grupo de rock.

Era uma clara ruptura e das mais talentosas. A letra também fugia do velho estigma do "Ela ama você" e abraçava um tema mais soturno, triste até, mostrando o fim da vida das pessoas mais solitárias. Na verdade em "Eleanor Rigby" Paul narra o enterro da personagem que dá nome à música. Em seu último adeus ninguém apareceu - afirmava o talentoso Beatle. O curioso é que por muitos anos Paul afirmou que Eleanor jamais existiu, que era uma personagem puramente ficcional. Há alguns anos porém o túmulo de uma Eleanor Rigby foi encontrada em um cemitério inglês, trazendo de volta a velha polêmica se tudo era algo de ficção ou se aconteceu de verdade.

Outro aspecto muito interessante é que muitos anos depois John Lennon afirmou em entrevistas que a canção havia sido uma composição feita face a face. Paul discordou completamente da afirmação, dizendo que na verdade a contribuição de John na canção não chegou nem a uma linha de melodia sequer. Paul explicou: "Penso que John (cuja memória podia ser extremamente falha) tomou os créditos, em uma de suas últimas entrevistas, por muitas das letras, mas na minha memória 'Eleanor Rigby' foi uma 'Lennon-McCartney' clássica na qual a contribuição de John foi virtualmente nula".

Para o ouvinte de longa data não resta muitas dúvidas pois "Eleanor Rigby" é de fato uma composição que soa 100% de Paul McCartney. Já para o lado B o grupo trouxe uma faixa muito simpática, com claras tendências psicodélicas, mas com teor infantil, a conhecida " Yellow Submarine". Como em todos os discos dos Beatles eles faziam uma música para ser cantada por Ringo Starr, essa foi o presente de Paul e John para ele durante os trabalhos do disco "Revolver". Enfim, esse é um single maravilhoso, que consegue até hoje tocar nossa alma de uma forma completamente singular. Trabalho de gênios certamente.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir