segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

The Beatles - Hey Jude / Revolution

Esse foi provavelmente o maior single da carreira dos Beatles. Eles tinham acabado de criar seu próprio selo, a Apple, e estavam empolgados de ter uma empresa que seguisse a filosofia do grupo. A música título do single havia sido composta por Paul. A letra era obviamente inspirada em Julian Lennon que ficara para trás após John abandonar sua primeira esposa para viver ao lado da japonesa Yoko Ono. A parte final da canção também lembrava os mantras indianos que os Beatles tinham tido contato quando estavam na ìndia estudando meditação (por isso a repetição tipicamente budista na parte em que se repete na, na, na...). Melodia maravilhosa, aliado a um arranjo inspirado tornaram "Hey Jude" um clássico eterno dos Beatles. Curiosamente durante a promoção do single Paul mandou que o nome da canção fosse pintado nas janelas da Apple.

O problema é que o nome "Hey Jude" pintado em janelas de vidro logo despertou a atenção da comunidade de judeus de Londres que achou aquilo tudo muito parecido com o que os nazistas faziam nas lojas comercias de judeus deportados para campos de concentração. Os nazistas pintavam a palavra Judeu nos vidros dessas lojas fechadas. Além disso a palavra "Jude" parecida propositalmente ofensiva. Paul McCartney ficou chocado com o mal entendido, mandou apagar as frases promocionais e pediu desculpas publicamente aos judeus londrinos. Obviamente aquilo nunca havia sido sua intenção mas de uma forma ou outra os judeus ficaram ofendidos.

Já o lado B com "Revolution" era puro John Lennon. Durante anos o empresário dos Beatles, Brian Epstein, havia proibido o grupo de se manifestar politicamente sobre qualquer coisa. Para Brian isso poderia desgastar a imagem dos Beatles. Com sua morte o quarteto ficou livre para dizer o que bem entendesse. Harrison foi o primeiro a falar mal do sistema tributário inglês em "Taxman". Lennon em particular estava ansioso em lançar alguma canção com teor político e foi justamente com "Revolution" que ele finalmente desabafou. A música acabaria se tornando um preview do que viria a acontecer com John nos anos seguintes pois ele adotaria  uma atitude ativista, panfletária e desafiadora que futuramente lhe causaria muitos problemas políticos (principalmente em relação ao presidente Nixon).

Anos depois em entrevistas Lennon confidenciaria que "Revolution" tinha sido de fato muito mal gravada. Para John os Beatles trabalhavam por dias em cima das criações de Paul mas quando chegava a hora de gravar as suas músicas um clima de preguiça e má vontade imperava dentro da banda. Para John isso era fruto das próprias atitudes de McCartney que queria tomar o controle do conjunto, tanto do ponto de vista administrativo como artistico. Verdade ou paranoia de John? Nunca saberemos ao certo. O que sabemos com certeza é que tanto "Hey Jude" como "Revolution" são obras primas imortais da história do rock mundial.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Music!
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir