sábado, 11 de julho de 2015

Matadores de Velhinhas

Outro filme que foi ao passado para pegar material de reciclagem. "The Ladykillers" é o remake de um filme homônimo, clássico do humor negro inglês, estrelado pelo grande Alec Guinness! O roteiro é saborosamente dark, porém faltou aos americanos aquele típico nonsense britânico que ninguém sabe realmente imitar com perfeição. Veja o caso de Tom Hanks no papel do "professor" G.H. Dorr. Ele imprimiu um tom cartunesco ao personagem, cheio de caras e bocas, caretas e expressões forçadas. Não se via isso no original. A situação absurda que move toda a trama, onde um bando de ladrões finge ser um grupo sofisticado de música clássica ensaiando, não rende tão bem e nem é tão divertido como na comédia original. Tudo bem que Tom Hanks jamais será Alec Guiness, mas um pouquinho mais de leveza cairia bem em sua atuação.

Outro ponto que não soa muito bem vem da direção dos esquisitos Ethan Coen e Joel Coen. Eles são bem melhores em filmes tão estranhos como eles próprios. "The Ladykillers" tem um roteiro básico, ideal para um tipo de cinema que já não mais existe e nada tem a ver com o universo de seus filmes anteriores. Ethan e Joel são certamente cineastas talentosos, profissionais que merecem todo o respeito e admiração, mas aqui não há como fugir, fizeram seu filme mais fraco. Apesar de boa direção de arte e algumas novidades que acabaram dando certo o fato inegável é que se formos mesmo comparar essa nova versão com a antiga chegaremos na conclusão incômoda que é realmente uma adaptação pálida do que já foi feito no passado. Remakes são complicados e quando não se acerta a mão direito a coisa fica ainda mais

Matadores de Velhinhas (The Ladykillers, Estados Unidos, 2004) Direção: Ethan Coen, Joel Coen / Roteiro: Ethan Coen, Joel Coen / Elenco: Tom Hanks, Marlon Wayans, Irma P. Hall Sinopse: Quadrilha de criminosos, assaltantes de bancos, se passam por músicos inofensivos. embaraçosa. Filme vencedor do Cannes Film Festival na categoria de Melhor Atuação (Irma P. Hall).

Pablo Aluísio.

Um comentário: