terça-feira, 21 de julho de 2015

James Dean

Título no Brasil: James Dean
Título Original: James Dean
Ano de Produção: 2001
País: Estados Unidos
Estúdio: TNT
Direção: Mark Rydell
Roteiro: Israel Horovitz
Elenco: James Franco, Michael Moriarty, Valentina Cervi

Sinopse: 
Tentativa de recriar na tela parte da vida do famoso ator e mito James Dean (1931 - 1955). Saído de uma pequena cidadezinha do meio oeste americano o jovem que sonhara um dia se tornar um ator acaba encontrando o sucesso na capital mundial do cinema, Hollywood, durante a década de 1950. Após realizar apenas três filmes encontrou tragicamente a morte numa estrada da Califórnia, virando dessa maneira um dos maiores mitos jovens da história dos Estados Unidos.

Comentários:
Desde que morreu precocemente e virou mito da sétima arte tentam reconstruir em um filme a história do ator James Dean. Infelizmente tal como aconteceu com Elvis todas as tentativas falharam de uma forma ou outra. Esse "James Dean" foi um telefilme produzido pelo canal TNT nos EUA que tentou celebrar Dean na data de aniversário de sua morte. Não deu muito certo. Nem James Franco parece convencer como o eterno ídolo rebelde e nem tampouco sua história é levada de forma adequado para o espectador. Dean tinha uma forma bem peculiar de se comportar mas Franco não consegue mesmo convencer (apesar de em certos momentos ficar fisicamente bem parecido com Dean). Seus cacoetes e forma de agir, andar e falar logo desandam para a mais grotesca caricatura. Além disso incomoda muito a forma pouco ousada que o roteiro trata a biografia de Dean. Os roteiristas certamente confundiram os personagens que ele interpretou na tela em seus filmes com a sua própria personalidade, da vida real. Também houve uma tentativa pouco discreta de varrer para debaixo do tapete as nada convencionais escolhas de Dean no que se refere aos seus relacionamentos sexuais. Nada de mostrar ou explorar o lado mais bissexual do astro. Enfim, tudo realmente deixa a desejar. Só serve mesmo para deixar ainda mais saudosos os fãs do astro imortal.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Pablo:

    Essa TNT é o câncer moral da TV americana, que já é conservadora. Aquele caipira retardado do Ted Turner que escolher e o que nós adultos podemos ou não assistir como se o gosto dele fosse paradigma moral do mundo. Você acredita que outro dia eu estava vendo uma reprise do Debie e Loyd e a cena em que o Loyd tem um diarreia na casa da moça em que ele ai sair, que é uma das partes mais engraçadas do filme, apesar de uma pouco escatológica, foi sumariamente cortada? Eu não veja nada nessa TNT por causa disso e tudo vem da cabeça doentia daquele Ted Turner que declarou pessoalmente que só passa filme "família" na TNT, quando ele na vida pessoal é um devasso, o hipócrita. Uma biografia do James Dean, um símbolo de rebeldia e homem de vida desregrada e amoral só podia dar em fracasso produzida pela TNT, como o foi.

    ResponderExcluir
  2. É a velha moralidade caduca puritana dos americanos.

    ResponderExcluir