quarta-feira, 1 de julho de 2015

Mar Negro

Título no Brasil: Mar Negro
Título Original: Black Sea
Ano de Produção: 2014
País: Estados Unidos
Estúdio: Sony Pictures
Direção: Kevin Macdonald
Roteiro: Dennis Kelly
Elenco: Jude Law, Scoot McNairy, Ben Mendelsohn
  
Sinopse:
Depois de trabalhar por mais de trinta anos em uma empresa de exploração submarina, o Capitão Robinson (Jude Law) é demitido. De repente ele se vê numa situação muito complicada pois é um profissional extremamente especializado numa função em que não é fácil conseguir um novo emprego no mercado. Sem dinheiro e sem opções, ele resolve apostar alto numa jogada arriscada. Recruta um grupo de ex-marinheiros como ele e levanta financiamento com um gangster para alugar um velho submarino. O objetivo é encontrar um antigo U-Boot alemão afundado durante a II Guerra Mundial. A embarcação nazista estaria supostamente carregada com milhões em ouro puro quando foi a pique! Uma fortuna enterrada nas profundezas do oceano só esperando por um resgate. 

Comentários:
"Black Sea" me surpreendeu de forma muito positiva. Parecia ser mais um daqueles filmes derivativos sobre submarinos, do mesmo tipo que vemos há anos. Não é bem assim. O roteiro tem ótimas surpresas, algumas muito bem boladas. A história de um Capitão que resolve encarar uma missão submarina para resgatar ouro nazista já é bem interessante. Junte-se a isso o bom roteiro e você certamente terá uma diversão e tanto. Obviamente que há alguns absurdos no desenvolvimento da trama - situações que você dificilmente engolirá tão facilmente. Isso porém deve ser deixado de lado em nome do puro divertimento. O submarino que esse velho grupo de marujos veteranos e desempregados precisam encarar é uma verdadeira banheira flutuante, uma velha embarcação toda enferrujada. Isso porém não diminui o ânimo de todos, afinal de contas se forem bem sucedidos ficarão ricos pois a promessa é de dividir a fortuna em parte iguais entre todos eles. São apenas doze homens que precisam encarar o desafio de irem até as profundezas do mar negro em busca desse submarino nazista afundado cheio de ouro em seu interior. 

A carga milionária teria sido enviada pelo próprio Stálin para os cofres do Reich como uma amostra de sua boa vontade após a assinatura do pacto de não agressão entre as duas nações, nas vésperas da invasão alemã sobre o território soviético. Depois que a guerra entre a Alemanha Nazista e o Estado Soviético começou o velho U-Boot alemão foi destruído por navios de guerra russos, ficando por 70 anos enterrado em seu túmulo no fundo do mar. O problema é que a tripulação do Capitão Robinson (Law) não tem autorização para resgatar esse carregamento. Eles precisam passar incógnitos pela própria marinha russa que patrulha a região. Enquanto procuram pelo submarino alemão desaparecido no fundo do oceano, navios russos passam por cima deles, na superfície! Essa porém nem é a maior dificuldade pois o próprio submarino que estão utilizando começa a apresentar um problema técnico atrás do outro, fruto de seu mal estado de conservação, afinal de contas era uma nau praticamente aposentada há anos! Enfim, uma aventura como nos velhos tempos. Sim, sua trama é bem improvável e muitas cenas são totalmente inverossímeis, mas a despeito de tudo isso a diversão também estará garantida.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7,9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir