Título no Brasil: Um Sonho de Liberdade
Título Original: The Shawshank Redemption
Ano de Produção: 1994
País: Estados Unidos
Estúdio: Castle Rock Entertainment
Direção: Frank Darabont
Roteiro: Frank Darabont
Elenco: Tim Robbins, Morgan Freeman, Bob Gunton
Sinopse:
Andy Dufresne (Tim Robbins) é um mestre em finanças que, acusado de ter cometido um duplo assassinato, é condenado a pena de prisão perpétua numa penitenciária em Shawshank, na Flórida, durante os anos 1940. O lugar é dominado por guardas violentos e diretores corruptos. Logo ele se torna amigo e próximo de outro prisioneiro, Ellis "Red" Redding (Morgan Freeman). Aos poucos Andy começa a trazer alguns benefícios para os presos em troca de favores ao corrupto diretor Samuel Norton (Bob Gunton). A liberdade porém se torna cada vez mais distante.
Comentários:
Baseado no conto "Rita Hayworth and Shawshank Redemption" de Stephen King, esse é seguramente uma das melhores adaptações para o cinema do mestre do terror. O enredo é profundamente humano e conta com maravilhosas interpretações de Tim Robbins e Morgan Freeman, o que me faz arriscar a dizer que sem dúvida é o melhor trabalho de ambos até os dias de hoje. O interessante nesse texto de Stephen King é que ele, pela primeira vez em muitos anos, resolveu mudar o foco de suas estórias, dando dessa vez prioridade em desenvolver psicologicamente todos os seus personagens em um nível que nunca foi comum em seus outros livros. O resultado é realmente excepcional, uma obra prima absoluta da sétima arte durante os anos 1990. Sucesso de público e crítica o filme recebeu sete indicações ao Oscar, inclusive Melhor Filme, Ator (para o sempre digno Morgan Freeman), fotografia e roteiro adaptado (para o próprio diretor Frank Darabont, que foi injustamente esquecido na categoria de Melhor Direção). Também foi indicado ao Globo de Ouro em diversas outras categorias, incluindo Melhor roteiro e ator (novamente para Darabont e Freeman). Em suma, "Um Sonho de Liberdade" é aquele tipo de filme que não fica datado nunca, soando tão inovador e belo como se tivesse sido lançado ontem nos cinemas. Se ainda não viu não perca mais tempo, é uma obra essencial para todo e qualquer cinéfilo que se preze.
Pablo Aluísio.
Um Sonho de Liberdade,
ResponderExcluirExibição Hoje,
16:20hs, TCM.
Apesar que depois da gente assistir percebe que viu um filme de fuga a moda Arsene Lupin o ladrão de casaca, o filme surprende justamente neste quesito, já que é quase impossivel notar que um plano genilal estava sendo urdido pelo personagem mais manso da estória. Grande filme mesmo!
ResponderExcluirVocê está certo. O curioso é ver que o Stephen King não mais enveredou por esse tipo de enredo, mesmo se dando tão bem como bem podemos verificar nesse filme.
ResponderExcluirObs. há comentários em Lucy e Teh Abyss.
ResponderExcluirOk, irei por lá.
ResponderExcluirHoje passará no TC Cult Crown o Magnifico, às 22:00hs, não sei se você estava sabendo...
Não estava sabendo, mas para a sua inveja eu tenho esse filme em VHS. Estou fleiz que você vai assisti-lo e fazer uma enorme resenha, Bom filme!
ResponderExcluirFui mal agradecido: muito obrigado por avisar do Crown meu amigo!
ResponderExcluirNão é preciso agradecer Serge. Abraços, Pablo Aluísio.
ResponderExcluir