sexta-feira, 2 de março de 2012

Hanna

"Hanna" é um filme completamente diferente do que eu esperava. Para falar a verdade pensei que o filme fosse mais ao estilo do antigo clássico "Sangue Sobre a Neve" mas não é nada disso. É uma nova tentativa de Hollywood em trazer algum tipo de inovação para o cansado e saturado sub gênero dos filmes de espionagem fundados em ação e tecnologia. A premissa da garotinha que foi projetada para no futuro se tornar um tipo de super agente me lembrou imediatamente de Nikita, aquele filme com Bridget Fonda que anos depois virou seriado de TV pela Warner (coisa que acredito vá acontecer com Hanna mais cedo ou mais tarde pois o enredo é adequado para esse tipo de formato). Em termos de roteiro e argumento "Hanna" não tem muitas novidades. O ponto positivo é que mesmo superficialmente tenta-se trazer alguma profundidade para o personagem da garotinha mas tirando isso o resultado é vazio mesmo.

A melhor coisa desse filme é a presença das boas atrizes Saoirse Ronan e Cate Blanchett. A Ronan faz o papel de Hanna. É uma jovem atriz bem talentosa que já tnha me chamado a atenção desde que a vi pela primeira vez em "Desejo e Reparação". Depois disso ela ainda fez bons filmes como "Um Olhar no Paraíso". É muito promissora e sempre mostra boa presença e carisma. Já Cate Blanchett repete de certa forma o mesmo papel de espiã do mal que havia feito em "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal". Até o modelito do cabelo é igual. Mesmo assim por sua bela presença em cena consegue deixar o espectador interessado, se o roteiro fosse melhor provavelmente teria brilhado mais. "Hanna" é isso, um thriller de ação nada original mas que pode ser um passatempo sem maiores compromissos se você não exigir muito. No final das contas o que mais me deixou admirado aqui foi saber que um diretor tão cult como Joe Wright (dos filmes "Desejo e Reparação" e "Orgulho e Preconceito") acabou dirigindo uma fitinha de ação como essa! Estará ele atrás do sucesso em Hollywood a qualquer preço? Quem sabe...

Hanna (Hanna, Estados Unidos, 2011) Direção de Joe Wright / Roteiro: Seth Lochhead, David Farr / Elenco: Saoirse Ronan, Cate Blanchett, Eric Bana / Sinopse: Jovem criada em uma floresta distante de nome Hanna (Saoirse Ronan) descobre que na verdade faz parte de um projeto ultra segredo do governo para a criação de super soldados do futuro.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir