terça-feira, 20 de março de 2012

Independência ou Morte!

Após entrar em conflito com as cortes portuguesas o Príncipe D. Pedro resolve declarar a independência do Brasil. Nas margens do Rio Ipiranga ele dá o famoso grito de "Independência ou Morte"! Antes de mais nada é bom saber que eu sempre acabo gostando de filmes históricos e com esse não foi diferente. Estava esperando algo mais "chapa branca" pois é fato que o filme foi feito para comemorar os 150 anos de independência do Brasil e contou com dinheiro oficial para ser realizado. Todos sabem também que a produção foi bancada pelo regime militar linha dura que governava o país na época. Mesmo com tudo isso pesando contra penso que o produto final é bem digno. Existem problemas no filme, isso é claro, sendo a edição realmente uma lástima. A impressão que tive foi que muito material deve ter sido filmado e depois a edição tentou juntar tudo numa duração razoável. Não deu muito certo. O resultado é mal feito de fato. Existem cenas em que se nota claramente que tudo está truncado. Mesmo assim o filme ainda resiste.

O mais interessante aqui é mostrar o romance entre Pedro I e a Marquesa dos Santos (a amante do imperador, que levava esse caso escandaloso de forma pública, para humilhação da imperatriz Leopoldina que tinha que engolir tudo calada). Por isso o ato final do filme é bem melhor do que o primeiro. A produção cresce em figurinos, cenários e interesse. Tarcisio Meira não compromete como o impulsivo e infiel imperador e Glória Menezes segura as pontas bem como sua amante. O elenco de apoio é bom também. Enfim, mesmo que lembre em certos momentos um produto global a produção "Independência ou Morte" não é um filme ruim, tem problemas sim, mas no final consegue contar essa parte da nossa história de forma satisfatória.

Independência ou Morte! (Brasil, 1972) Direção Carlos Coimbra / Roteiro: Carlos Coimbra / Elenco: Tarcísio Meira, Glória Menezes, Dionísio Azevedo, Rubens Ewald Filho, Kate Hansen, Emiliano Queiroz, Manoel da Nóbrega / Sinopse: Após entrar em conflito com as cortes portuguesas o Príncipe D. Pedro resolve declarar a independência do Brasil. Nas margens do Rio Ipiranga ele dá o famoso grito de "Independência ou Morte".

Pablo Aluísio.

Um comentário: