terça-feira, 20 de março de 2012

Onde o Amor Está

"Country Strong" é um filme que me soou muito artificial apesar das boas intenções e da exploração da música country americana que particularmente gosto muito. Eu penso que para retratar esse universo country tem que haver muita paixão e coração envolvidos e é justamente isso que falta aqui. A atriz Gwyneth Paltrow sempre me pareceu ser uma atriz muito fria e distante, que não consegue passar muito calor humano em suas interpretações. Aqui ela interpreta uma cantora com problemas de alcoolismo chamada Kelly Canter. Ela tem dificuldades com o casamento, se sente ameaçada por uma cantora mais jovem (interpretada pela gracinha Leighton Meester) e para dificultar ainda mais sua vida pessoal e profissional se sente atraída por um cantor mais jovem chamado Beau (interpretado por Garrett Hedlund). O problema é que mesmo com uma personagem com tantas possibilidades nas mãos a Paltrow falha novamente. Nem nas cenas em que ela supostamente estaria embriagada consegue passar veracidade. Suas cenas dramáticas soam falsas e artificiais como o próprio filme em si.

A diretora Shana Feste só tem dois títulos em seu curriculum, nenhum deles excepcionalmente bom. Seu filme de maior repercussão até o momento foi "Em Busca de Uma Nova Chance" que carregou e muito nas tintas do dramalhão. Pelo menos aqui em "Country Strong" temos a música para salvar a produção. De fato a única coisa que funciona bem nesse filme é o lado musical. As canções são boas e as interpretações idem. Para falar a verdade Paltrow se sai bem melhor cantando do que interpretando. Talvez por isso consegui assistir todo o filme, por causa de sua trilha sonora que inclusive conta com vários nomes em ascensão da country music. Algo parecido aconteceu com "Coração Louco" um filme apenas mediano do ponto de vista dramático que foi salvo por uma ótima trilha sonora. "Onde o Amor Está" segue na mesma linha. Fora isso nada muito digno de nota pois o argumento é um tanto quanto clichê e batido. De qualquer forma "Country Strong" foi salvo pela sua música, o que livra o espectador daquela sensação de tempo perdido.

Onde o Amor Está (Country Strong, Estados Unidos, 2010) Direção: Shana Feste / Roteiro: Shana Feste / Elenco: Garrett Hedlund, Gwyneth Paltrow, Leighton Meester / Sinopse: Kelly Canter (Gwyneth Paltrow) é uma cantora de música country que tenta reerguer sua carreira após ela ser destruída por seu alcoolismo. Para ajudá-la em sua recuperação ela conta com o apoio de James (Tim McGraw), seu marido e produtor.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir