quarta-feira, 7 de março de 2012

Melancolia

Melancolia é certamente um dos filmes mais acessíveis da filmografia de Lars Von Trier. Digo isso porque se formos comparar com outros filmes do diretor chegaremos na conclusão de que Melancolia é muito mais simples, muito mais singelo do que as grandes obras que já levaram a assinatura do cineasta. Isso fica bem mais evidente quando comparamos Melancolia a Anticristo, por exemplo. Em Anticristo Lars criou um filme pleno de simbolismos, metáforas, envolvendo diversos aspectos psicológicos, teológicos, filosóficos e sociais. Já em Melancolia a impressão que tive foi que acima de tudo Lars apenas quis contar uma boa estória, fundada em um argumento muito instigante mas de certa forma limitado do ponto de vista da erudição existencial que sempre acompanhou sua obra cinematográfica..

Obviamente a crise existencial e o estado de depressão que se abatem sobre alguns personagens se sobressaem durante o filme mas em nenhum momento Lars impõe qualquer tese ou dogma em razão dessas situações. Não defende nenhuma verdade absoluta ou algo parecido. Ele apenas disserta, de forma até didática, sobre a finitude da vida humana (levada é claro a grandes proporções, a proporções universais). O filme tem imagens belíssimas, como a chuva de granitos que se abate sobre mãe e filho, que expressa como poucas vezes vi, a insuportável dor de saber de que simplesmente não há para onde fugir, para onde se esconder. Lars realizou um filme tão belo que em muitos momentos temos a sensação de estarmos assistindo a pinturas em movimento! Mas é bom frisar, tudo mostrado sem complicação, sem simbolismos inacessíveis (como ocorreu com Anticristo). Assim recomendo Melancolia a todos que gostam de cinema e até mesmo para aqueles que não gostam muito do estilo de Lars Von Trier. Melancolia pode ser assistido sem nenhum problema por qualquer pessoa, basta apenas apreciar uma boa estória. Melancolia é acima de tudo uma obra prima da simplicidade.

Melancolia (Melancholia, Estados Unidos, 2011) Direção: Lars von Trier / Roteiro: Lars von Trier / Elenco: Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland / Sinopse: A vida de um grupo de pessoas é afetada de forma absoluta por um evento de proporções cósmicas.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.9

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir