quinta-feira, 5 de maio de 2011

Paul McCartney e os Wings - Parte 6

Conforme o tempo foi passando, Paul McCartney percebeu que não queria mais ter problemas com os demais membros de uma banda. Já bastava o que ele havia passado nos Beatles. Por isso decidiu que apenas ele, sua esposa Linda e o guitarrista Denny Laine seriam fixos dentro da formação dos Wings. Um trio que ao redor seriam incorporados os demais músicos para gravações, shows ao vivo, etc. Esses seriam apenas contratados, sem fazer parte da banda. O próprio Paul usou a expressão "fluido" para designar esse tipo de formação musical. Nada de fazer parte fixa do novo conjunto.

Enquanto Paul ia organizando seu grupo, a imprensa passava a especular sobre uma possível volta dos Beatles. O próprio John Lennon tinha declarado a um jornal americano que a volta, um dia, seria possível. Ele chegou até mesmo a dizer que os Beatles poderiam voltar em 1976, ja que o contrato deles com a EMI terminaria um ano antes. A ideia de John era recomeçar, mas em uma nova gravadora, sem a pressão do passado. Ele até mesmo passou a divulgar a ideia entre outros músicos mais próximos. Para Art Garfunkel chegou a dizer que os Beatles poderiam se reunir novamente "apenas para fazer boa música"!

Nessa mesma época Paul foi até New Orleans gravar algumas músicas novas para seu álbum e ligou para John o convidando para participar das gravações em estúdio. Lennon disse que iria pensar Talvez o maior empecilho para a volta dos Beatles fosse a posição inflexível de George Harrison. Ele chegou a dizer para um jornal inglês: "Eu toparia fazer parte de um grupo de rock com John Lennon novamente, mas não com Paul McCartney!". Isso colocava um ponto final na história de que um dia os Beatles iriam voltar.

Enquanto os Beatles não voltavam, John decidiu que iria até New Orleans gravar alguma coisa com Paul, mas no meio do caminho acabou voltando atrás. Segundo May Pang quem convenceu John a não iri gravar com Paul foi Yoko Ono. Não se sabe o que ela lhe disse, mas sabe-se que depois de um jantar ao seu lado Lennon decidiu que não iria participar do novo álbum de Paul McCartney, que ficou duplamente decepcionado. Primeiro por não contar com John Lennon em seu disco, o que iria trazer um grande interesse nos antigos fãs dos Beatles e segundo porque ele próprio queria voltar a tocar com seu velho amigo. Um sonho que parecia cada vez mais distante. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Paul McCartney e os Wings - Parte 4

Quando Paul formou os Wings ele decidiu que iria levar o grupo recém formado para os Estados Unidos. Ele escolheu a cidade de Nashville para os primeiros ensaios, um lugar para todos se conhecerem melhor e aprimorar o som. Paul alugou o rancho de um compositor, C. Putman, autor do clássico "Green, Green Grass of Home" e lá se instalou com sua nova banda e todos os familiares.

Não foi uma boa ideia. Logo ficou claro que não havia amizade entre os membros dos Wings. Eram pessoas diferentes, de origens diversas que não eram amigos pessoais. Como disse um observador na época, se Paul queria reviver a amizade que existia entre os Beatles acabou se dando mal. Ali havia músicos talentosos, mas não amigos.

Henry McCullough era um prodígio da guitarra, mas uma pessoa complicada de se lidar. Quando ficava bêbado se tornava violento e insuportável. Desde os 15 anos era admirado como excelente instrumentista, mas não se dava bem em banda nenhuma. Ele já tinha feito parte de quase 10 grupos de rock antes de entrar nos Wings. Em todos eles não havia passado mais de um ano. Ele sempre brigava ou arranjava confusões. Paul sabia de sua má fama, mas resolveu apostar. Não adiantou nada.

O baterista Geoff Britton não gostava de Henry. Os dois viviam brigando e tinham rixas pessoais com Denny Laine. Assim como projeto de amizade os Wings estavam fadados ao fracasso. Paul viu isso durante os dois meses em Nashville. Levar pessoas que não se suportavam entre si para uma fazenda havia sido uma má ideia de Paul. Era melhor que ele só reunisse um grupo para tocar ao vivo, na hora do show ou então nos estúdios para gravar novos discos. Nada de tentar forçar uma amizade. Melhor seria ainda se ele os tivesse apenas como músicos contratados. Paul ainda iludido pelo que havia vivido nos Beatles ainda não tinha a experiência necessária para entender isso.

Pablo Aluísio.

Paul McCartney e os Wings - Parte 5

Durante o período em que Paul levou os membros do Wings para os Estados Unidos as coisas só pioraram. Todos ficaram hospedados em um rancho nos arredores de Nashville para ensaios, antes que a banda finalmente saísse para realizar suas turnês. Só que os músicos não se deram bem, viviam brigando e criando atritos entre si. Não eram amigos e nem queriam ser.

Anos depois o baterista Geoff Britton relembraria aquela época: "Paul queria forçar uma amizade entre os músicos. Isso tornou as coisas piores. Eu não gostava do Henry McCullough que era um cara que bebia muito e usava drogas. Eu não usava drogas. Não queria. Me sentia bem tocando bateria para Paul, mas todo o resto era uma chateação".

Não satisfeito com essa situação ruim, Paul ainda piorou ainda mais tudo ao dizer que não queria assinar contratos com os músicos. Ele explicou que tudo teria que ser feito na camaradagem, na amizade. Paul disse que havia assinado contratos na época dos Beatles e isso só havia trazido problemas. Era uma visão infantil do que estava acontecendo. Aqueles eram músicos profissionais, pessoas que viviam de seu trabalho e que não estavam dispostos a trabalharem sem ter uma garantia. Henry McCullough foi o primeiro a dizer que iria embora. "Ganho mais trabalhando em estúdio na Inglaterra. E com contrato assinado" - disse o guitarrista a Paul em pleno ensaio.

Já havia outra briga instalada dentro dos Wings quando o próprio Henry teria dito durante uma jam session que Linda McCartney literalmente "Não tocava porcaria nenhuma!". Para Henry ter uma pessoa que não sabia tocar dentro da banda só a puxaria para baixo. Linda realmente não era tecladista ou pianista, Paul só havia ensinado a ela os acordes básicos. Quando o grupo se reunia para tocar ela sempre se perdia no meio das músicas, colocando tudo a perder.  Henry McCullough, um músico profissional e muito perfeccionista achou aquela situação uma palhaçada. Era complicado levar um trabalho à sério com Linda errando o tempo todo.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 3 de maio de 2011

The Doors - Morrison Hotel

Em 1970 Jim Morrison já tinha ultrapassado todos os limites. Ele já havia sido preso, processado e execrado pela mídia por causa de alguns concertos muito loucos que havia feito ao lado de sua banda. Não havia mais espaço para a inocência. Quando não estava sendo massacrado pela imprensa ou prestando depoimento em algum tribunal, Jim procurava relaxar. Seu lugar preferido para isso era o bar mais próximo. Quanto mais vagabundo fosse o boteco, melhor para Jim. Ele adorava passar horas e horas ouvindo blues, bebendo muito, nesse tipo de lugar. E foi em um desses bares que ele teve duas ideias que pareciam brilhantes: um disco mais visceral, cru, com muitos blues intitulado simplesmente "Morrison Hotel", justamente o mesmo nome de um dos botequins que Jim mais apreciava.

Os Doors estavam mesmo precisando cumprir seus contratos com a gravadora. Desde que Jim tinha se metido em apuros legais, ele não havia entrado mais em estúdio. A lata estava vazia! O problema para os produtores era conseguir levar Jim para trabalhar sem que ele estivesse completamente bêbado ou narcotizado. Como seu lema preferido dizia: "Os excessos levam aos palácios da sabedoria". Pelos excessos que tinha cometido certamente, naquela altura de sua vida, Jim já poderia se considerar um sábio!

De uma forma ou outra Jim prometeu cumprir o contrato, procurando beber menos durante a semana de gravações do novo álbum (algo que cumpriu apenas em parte pois em algumas faixas o ouvinte podia notar claramente que Jim estava embriagado!). Assim uma semana antes de entrar em estúdio Jim e os Doors se encontraram para os primeiros ensaios. Morrison havia escrito algumas letras, adaptado até mesmo velhos poemas de sua autoria. Como sempre o material era de primeira. Meio ao acaso, administrando o caos, então os Doors começaram a dar os primeiros acordes. O novo disco estava prestes a ser produzido.

1. Roadhouse Blues (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - O álbum "Morrison Hotel" começa com aquele que considero o melhor blues dos Doors, "Roadhouse Blues"! Que grande gravação! Dentro dos estúdios, quando os Doors se entrosavam completamente, eles conseguiam o melhor em termos musicais. Essa faixa é certamente uma das melhores da discografia do grupo, porém uma ressalva é importante. Embora seja uma das melhores gravações dos Doors, a melhor versão de "Roadhouse Blues" não está nesse disco. Uma versão ao vivo, maravilhosa, foi descoberta anos depois. Quem adquiriu o CD com a trilha sonora do filme "The Doors" de Oliver Stone certamente saberá do que estou escrevendo. Essa "Live Version" é seguramente a melhor performance do grupo interpretando esse blues. Contando com o calor e reação do público presente no concerto, esse é seguramente o auge dos Doors em relação a essa música. A Warner Music (atual detentora dos direitos autorais dos Doors) bem poderia lançar uma versão Luxe de "Morrison Hotel" com essa faixa. Ficaria perfeito.

2. Waiting for The Sun (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - Outra que também não fez parte das sessões originais do "Morrison Hotel" foi "Waiting for The Sun". Essa destoa muito das outras músicas desse álbum. Ela foi gravada originalmente em 1968 e sabe-se lá a razão ficou pegando poeira nos arquivos da gravadora em Nova Iorque por dois anos! É uma composição que foi creditada a todos os membros do grupo  (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek e Jim Morrison), embora saiba-se que os que mais contribuíram mesmo para sua elaboração tenham sido Manzarek, Krieger (nos arranjos) e Morrison (na letra e nos versos). Sinceramente falando não gosto muito dessa música porque ela quebra o ritmo de "Morrison Hotel", se mostrando bem fora de rota mesmo da linha dorsal melódica desse disco.

3. You Make Me Real (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - A primeira vez que ouvi "You Make Me Real" eu pensei comigo mesmo que essa canção era alegre demais para ter saído da pena de Jim Morrison. Realmente, o verdadeiro autor desse momento pra cima era o guitarrista Robby Krieger. Ele a compôs após um encontro com uma garota que estava apaixonado há muitos anos. Por isso o tom para cima, contagiante, como se alguém realmente comemorasse aquela noite. Algum tempo depois Jim declarou: "Eu nunca escrevi nem uma linha para You Make Me Real. Acho que Robbie colocou meu nome na autoria da música por amizade ou misericórdia, ou ambos, quem sabe..."

4. Peace Frog (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) -
"Peace Frog" por outro lado traz uma das melhores melodias do disco. Puro swing. Essa é mais uma criação do guitarrista Robbie Krieger que a compôs com sua guitarra (nada de violão ou piano). Por isso se nota o intenso uso do instrumento durante toda a execução. Curiosamente a voz de Morrison foi gravada em dois canais diferentes, dando a impressão de que ele também realiza os vocais de apoio a ele mesmo! Há até espaço para Jim declamar um verso de um de seus poemas. Outro aspecto digno de nota é que a fita original de gravação apresentou um pequeno defeito, o que levou muitos a pensaram que a cópia de vinil que tinham comprado nas lojas estava com defeito de fabricação. Não era! Foi um problema do rolo de gravação dentro do estúdio mesmo. O grupo percebeu o problema técnico, mas o take havia ficado tão bom que foi lançado assim mesmo.

5. Blue Sunday (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - A baladinha "Blue Sunday" não acrescenta muito. Jim, com a voz encharcada de álcool (e outras coisinhas mais) canta a canção com convicção, mas sem maior envolvimento. A letra é um tanto banal, o que nos leva a pensar que foi composta exclusivamente por Krieger, já que Jim não era adepto de letras pueris e banais em excesso. Ele sempre preferia o excesso, até mesmo o barroco em seus textos. Afinal era exatamente isso que o levava aos pilares da sabedoria!

6. Ship of Fools (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - O bom e velho Jim Morrison só retorna mesmo em "Ship of Fools", um blues acelerado que ele pensou enquanto estava em uma mesa de bar da periferia de Los Angeles. No meio dos seus delírios alcoólicos ele escreveu as primeiras linhas. Depois como era de hábito enviou o esboço com cheiro de vodka e maconha para o tecladista Ray Manzarek. Morrison, como todos os fãs sabem, era um grande letrista e poeta, porém não entendia nada de notas musicais ou harmonia. Seu método de trabalho era justamente esse, escrevendo a poesia da música para que depois Manzarek e os demais Doors se virassem para compor arranjos e melodia. O curioso é que como foi provado esse tipo de  parceria sempre funcionava bem.

7. Land Ho! (Robby Krieger, Jim Morrison) - "Land Ho!" foi uma parceria entre Jim Morrison e o guitarrista Robby Krieger. Dentro dos Doors eles tinham uma amizade especial. Krieger sempre foi um cara na dele, introspectivo, até mesmo tímido. Morrison gostava muito dele. Ao contrário de sua relação ruim com o baterista John Densmore, Jim apreciava a companhia e a presença de Krieger ao seu lado. Desses encontros, geralmente no apartamento de Morrison, surgiram composições como essa. "Land Ho!" é uma expressão que significa "Terra à Vista!", sempre dita por marinheiros quando encontravam terra firme. A letra é uma referência indireta ao próprio pai de Jim, que era da Marinha dos Estados Unidos. Claro que para disfarçar um pouco Jim diz na letra que seu avô era um baleeiro, em um universo de ficção, porém fica óbvio desde os primeiros versos a associação com o velho pai. Eles sempre tiveram uma relação muito complicada, a ponto de certa vez Jim mentir durante uma entrevista dizendo que ele estava morto!

8. The Spy (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - "The Spy" por sua vez tem uma carga erótica muito grande, embora quase ninguém tenha percebido isso ao ouvir a canção pela primeira vez. Jim Morrison tinha grande habilidade nas letras, conseguindo transmitir mensagens em linguagem cifrada que poucos conseguiam compreender de imediato. Versos como "Eu sou um espião na casa do amor" não eram tão inocentes como inicialmente poderiam soar. Para pessoas próximas Jim explicou que a letra havia sido escrita após uma aventura sexual pelas noites de Los Angeles (provavelmente com uma prostituta). Para que Pamela, a garota de Jim, não pirasse, ele resolveu colocar tudo sob um véu de metáforas, algumas parecendo simples banalidades românticas. Ficou bonita, com melodia envolvente.

9. Queen of the Highway (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) - "Queen of the Highway" é uma homenagem de Jim às mulheres que conhecia pelas noites de Los Angeles. Diretamente ele não assumia isso por causa de seu relacionamento com Pamela, mas todos sabiam que a rainha da Highway era um protótipo ou uma imagem das milhares de prostitutas que ficavam nas pistas de alta velocidade da cidade para arranjar seus clientes. Jim achava muito interessante o estilo e modo de vida daquelas moças. Durante uma conversa de bar ele chegou a dizer que havia feito a música em homenagem a todas essas mulheres que lutavam por sua sobrevivência nas noites da cidade. Jim as admirava e as respeitava, acima de tudo.

10. Indian Summer (Robby Krieger, Jim Morrison) - "Indian Summer" não foi gravada nas mesmas sessões das outras canções desse álbum "Morrison Hotel". Na verdade essa era uma faixa que estava arquivada na Elektra Records desde o ano anterior. Deveria ter saído como single, mas ficou perdida, no limbo, sem espaço na discografia oficial da banda. Antes que surgisse na praça em algum disco pirata acabou sendo encaixada aqui no disco. Não é um blues como as demais canções. É uma bela balada escrita por Robby Krieger que mais uma vez foi generoso, colocando Jim como parceiro na composição.

11. Maggie M'Gill (John Densmore, Robby Krieger, Ray Manzarek, Jim Morrison) -
Outra canção que também falava sobre as ditas "garotas de vida fácil" era "Maggie M'Gill". Essa segunda música sobre prostitutas já era mais complicada de disfarçar pois Jim resolveu homenagear a Maggie, uma garota que fazia ponto perto do bar onde ele bebia todos os dias. A letra é direta. Maggie contou a Jim que era uma garota do interior que apanhava do pai alcoólatra. Assim resolveu deixar seu passado para trás e foi para as ruas de Los Angeles ganhar sua vida. Jim ouviu tudo atentamente e disse a Maggie: "Farei uma canção em sua homenagem no meu próximo disco!". Promessa que aliás cumpriu justamente aqui nesse álbum, "Morrison Hotel".

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

John Lennon - Imagine (Single)

Esse é o single original lançado por John Lennon em outubro de 1971. Como se trata de um dos maiores sucessos de sua carreira solo (provavelmente o maior), o single acabou sendo relançado inúmeras vezes ao longo dos anos, geralmente com capas melhores, mais bem trabalhadas. O fã porém deve priorizar o disco lançado pelo cantor em vida e não as reedições plastificadas, manipuladas pela indústria fonográfica.

É interessante que o single vendeu mais do que o álbum. Penso que isso refletia uma certa fragilidade artística no LP. Nele temos uma música forte, marcante, que é a própria "Imagine", irretocável em sua mensagem pacifista. Porém depois dela não havia nada de seu nível. As demais músicas do álbum eram apenas razoáveis, nada maravilhosas. Também não fizeram sucesso, não tocaram nas rádios, não se tornaram conhecidas do público em geral. Só circulou mesmo entre os fãs de John e dos Beatles.

Assim para o fã médio, o consumidor comum que entrava numa loja de discos na época bastava mesmo ter o single, o compacto simples, ou como muitos diziam, o disquinho com apenas duas canções, uma no lado A e outra no lado B. Nada mais, estava de bom tamanho. Abaixo você pode conferir uma nova reedição do single, já com a moderna direção de arte dos tempos atuais. Na minha opinião a versão original era bem mais charmosa, além do fator nostalgia que sempre conta muito.

Pablo Aluísio.

The Beatles - 12-Bar Original

The Beatles - 12-Bar Original
Grupo: The Beatles
Música: 12-Bar Original
Compositores: Lennon / McCartney / Harrison / Starkey
Álbum: Anthology 2
Selo: EMI Odeon
Data de Gravação: 4 de novembro de 1965
Produção: George Martin
Local de Gravação: Abbey Road, Londres

Músicos: John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (guitarra), Ringo Starr (bateria), George Martin (harmonium).

Comentários:
Essa canção foi gravada em novembro de 1965, mas só chegou ao grande público em um álbum original dos Beatles em março de 1996, pois a gravação (o Take 2) foi escolhido para fazer parte do CD dupls "Anthology 2". Como se sabe é uma canção solo, instrumental, creditado aos quatro Beatles, algo que era bem raro de acontecer (apenas algumas pequenas faixas de discos como Abbey Road tiveram esse tipo de compartilhamento de composição entre todos os membros da banda).

Até hoje não se sabe com certeza qual teria sido a finalidade dos Beatles em gravá-la. Seria lançar como parte do disco "Mystery Magical Tour"? Faria parte do repertório de algum outro disco dos Beatles? Seria lançada como Lado B de alguma grande composição do conjunto? Várias são as hipóteses levantadas. O que podemos notar com certeza é que a canção foi excepcionalmente bem gravada, dando a entender que "12-Bar Original" foi gravada mesmo para fazer parte de algum lançamento oficial do grupo, só que acabou sendo arquivada, mesmo estando pronta para o mercado.

Muitos também dizem que seria uma faixa tipicamente de Paul McCartney, por causa de seu estio mais antigo, tipo som de blues dos anos 20 ou 30. É possível que tenha sido originalmente composta por Paul, só que também contando com contribuições importantes também de John, Ringo e George. Nos instrumentos houve a formação original, ou seja, Paul no baixo, Ringo na percussão, George Harrison e John Lennon em suas respectivas guitarras. Na pior das hipóteses perdeu-se a chance de aproveitá-la em sua discografia original, na melhor fomos presenteados, mesmo que tardiamente, com essa bela canção instrumental.

Pablo Aluísio.

domingo, 1 de maio de 2011

The Beatles - Act Naturally

The Beatles - Act Naturally
Grupo: The Beatles
Música: Act Naturally
Compositores: Johnny Russell, Voni Morrison
Álbum: Help!
Selo: EMI Odeon / Parlophone
Data de Gravação: 17 de junho de 1965
Produção: George Martin
Local de Gravação: Abbey Road, EMI Studios

Músicos: John Lennon (guitarra), Paul McCartney (baixo), George Harrison (violão e guitarra), Ringo Starr (bateria e vocal).

Comentários:
Esse foi um cover que os Beatles gravaram para ser lançado no álbum "Help!". Como se sabe todos os discos dos Beatles traziam pelo menos uma faixa para ser cantada pelo baterista Ringo Starr. Geralmente, como explicou anos depois John Lennon, eram as músicas mais simples para se cantar. A gravação original foi lançada em 1963 na gravação do grupo Buck Owens and the Buckaroos pelo selo Capitol. O estilo country foi o que mais atraiu Ringo para a música, pois era um dos seus gêneros musicais preferidos.

Antes das gravação os Beatles já tinham apresentado a música ao vivo, principalmente no programa Ed Sullivan Show. O interessante é que os Beatles a colocaram para abrir o lado B do disco trazendo a trilha sonora do filme "Help!", a promovendo também como lado B do single "Yesterday", ou seja, apesar de ser uma canção secundária dentro do repertório dos Beatles na época o grupo a divulgou bastante, obviamente valorizando a figura de seu simpático baterista. Em 1989, muitos anos após o fim dos Beatles, Ringo voltou a interpretar a canção na turnê de sua banda Ringo Starr & His All-Starr Band.

Pablo Aluísio.

The Beatles - Across the Universe

The Beatles - Across the Universe
Grupo: The Beatles
Música: Across the Universe
Compositores: Lennon / McCartney
Álbum: Let It Be
Selo: EMI Odeon / Apple
Data de Gravação: 4 Fevereiro de 1968
Produção: Phil Spector
Local de Gravação: Abbey Road, Londres

Músicos: John Lennon (vocal, violão), Paul McCartney (baixo), George Harrison (violão e guitarra), Ringo Starr (maracas), Phil Spector (coro e cordas).

Comentários:
É uma das mais lindas composições de John Lennon, composta e criada quando ele estava meditando na Índia com o guru Maharishi Mahesh Yogi. Como se sabe, algum tempo depois John se decepcionou completamente com ele e chegou na conclusão que era uma fraude, mas antes disso pelo menos ele criou essa bela balada com toques psicodélicos e letra bem mística. Sem dúvida é uma criação solo de Lennon, sem a participação de Paul McCartney. Talvez por essa razão John tenha se ressentido pela gravação da música que ele criticaria anos depois. Ele havia criado uma opinião de que os Beatles se esforçavam muito nas composições de Paul, mas quando chegavam nas suas criações pintava um certo clima de preguiça e má vontade dentro do estúdio!

Ouvindo essa faixa do álbum "Let It Be" ouso discordar da opinião de John Lennon. A música, ao contrário do que ele disse, está muito bem gravada, com todos os arranjos bem feitos, tudo no lugar certo. Essa versão oficial de "Across the Universe" é uma das poucas que pode ser considerada irretocável. isso em um disco dos Beatles que sempre foi alvo de críticas, muitas delas partindo dos próprios ex-membros do grupo, como Paul por exemplo, que nunca gostou do trabalho de produção feito por Phil Spector. Enfim, "Across The Universe" é um dos maiores clássicos da discografia dos Beatles. Uma verdadeira obra prima.

Pablo Aluísio.