domingo, 15 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis Country (1970)

"Ele não vai durar". Essa foi uma frase dita por um radialista invejoso em 1956 e dirigida na época para um tal de Elvis Presley, mais uma moda passageira. Bom, se esse cara estava vivo em 1970, certamente mordeu a língua, pois 14 anos depois Elvis Presley continuava fazendo sucesso e sendo um dos melhores e mais badalados artistas do mundo. Seu especial na NBC em 1968 foi uma marco e o maior ato de regeneração de uma carreira já visto. Procedido dele veio as sessões de gravação de Memphis em 1969, que entre outras pérolas gerou 4 hits seguidos, incluindo "Suspicious Minds", que alcançou o primeiro lugar, e é considerada por muitos como a melhor música da carreira de Elvis. Como se já não bastasse Elvis Presley bateu ainda todos os recordes em Las Vegas, a cidade mais difícil de ser conquistada por um artista. Esse fato ocorreu em agosto de 1969, com uma série de 57 apresentações, que mostraram um Elvis tão bom quanto em 1956, e quem sabe talvez até melhor, pois era um astro com mais maturidade. Mas isso não era tudo, pois Elvis iria ainda ter novos êxitos de bilheteria nos shows da temporada seguinte nessa mesma cidade em janeiro de 1970.

E como se isso tudo não bastasse ele ainda iria realizar uma série de seis grandes concertos no Houston Astrodome. Pela segunda vez em sua carreira "Elvis Was Back!" (Elvis estava de volta!). Foi nesse espírito de renovação que Elvis entrou em estúdio em junho de 1970 para cumprir seus compromissos com a gravadora RCA Victor. De sua banda de shows só o guitarrista James Burton estava presente. Isso não tira a qualidade desse grupo que tocou com Elvis pois os outros membros da banda eram músicos experientes de estúdio, que não ficavam em nada a dever à TCB Band. Jerry Carrigan, Nobert Putman, David Brigs, Charlie Mc Coy eram alguns dos feras que participaram das gravações desse disco, que meses depois seria batizado de "Elvis Country". Eles eram músicos jovens de Nashville, que também iriam marcar presença nas sessões do ano seguinte, na mesma cidade. Durante esses dias os músicos foram extremamente produtivos pois em poucos dias Elvis e banda conseguiram gravar um número fantástico de novas canções; para se ter uma ideia no total foram registradas mais de 34 músicas!! Foi tanta música que, mesmo dois anos depois das gravações, no LP "Elvis Now", ainda se podia encontrar algumas delas vendo à luz do dia pela primeira vez.

No total essas canções ficaram espalhadas em três álbuns, a saber: "That´s The Way It Is", "Love Letters From Elvis" e "Elvis Country", sendo esse não só o melhor álbum de estúdio de Elvis da década de 70, como também o que se deu melhor nas paradas, alcançando 12º lugar nos Estados Unidos e 6º na Inglaterra. A capa, contendo a primeira foto de Elvis, ainda criança, e a ideia de juntar todas as faixas com segmentos de "I Was Born About Ten Thousand Years Ago" fizeram esse álbum soar bem diferente dos demais de sua carreira. Mas tudo isso aconteceu de forma natural pois Elvis não entrou em estúdio para gravar um álbum country. As músicas simplesmente foram sendo gravadas, sem nenhum álbum temático em mente ou projeto pré determinado. Quem escuta os "Alternate Takes" dessas sessões pode inclusive notar o clima de improviso. Aqui está um breve comentário sobre as músicas desse disco, que acabou se tornando um dos mais importantes da carreira de Elvis Presley:

Snowbird (G. Mac Lellan) - O disco começa com uma música que curiosamente não foi gravada nas sessões de junho de 1970, mas sim nas de setembro desse mesmo ano. Essa belíssima música, que ganhou algumas versões ao vivo em 1971, estava nas paradas na voz da cantora canadense Anne Murray, quando Elvis a gravou. De melodia leve e com uma letra super bonita. Vide os versos: "Então pássaro da neve me leve com você para onde for / Para as terras de brisas gentis / Onde as águas pacíficas correm". O destaque dessa música é a guitarra que não é executada por James Burton, que sequer participou das sessões de setembro e sim de outro músico talentoso, Chip Young.

Tomorrow Never Comes (E. Tubb / J. Bond) - Caso raro em que o arranjo de orquestra fica bem em uma música de Elvis. Ela foi gravada originalmente em 1944 por Ernest Tubb (que na época era promovido pelo Coronel Tom Parker). Elvis estava com ótima voz nessas sessões e isso fica evidente nessa música. Essa maturidade vocal só foi adquirida ao longo dos anos, provavelmente Elvis não teria sucesso se a gravasse nos anos 50, por exemplo. Sua introdução é parecidíssima com a da música "Running Scared" de Roy Orbison. Elvis a cantou em um ensaio em julho de 1970, mas a master ainda é a melhor versão.

FTD The Nashville Marathon - Tomorrow Never Comes (take 2): Gravada originalmente em 1944 por Ernest Tubb, essa canção deve ter sido um difícil desafio vocal para Elvis, principalmente em seu final, que exigia uma entonação de tenor. Como demonstrado neste take Elvis dá conta, e bem, do recado. Nela foram acrescentados pesados metais culminando com um final regido à la orquestra, um pouco exagerado pelo meu gosto. Mas na música como um todo os metais são bem vindos, junto com o acompanhamento dos backing vocals. Esse take é bem parecido com a versão final e demonstra que Elvis segurava uma música dessa magnitude sem a presença de pesadas orquestras (apesar do bom arranjo de orquestra incluído no master). Elvis a tentou informalmente em ensaio de julho de 70. Não ganhou lugar nos shows de Elvis por pura injustiça. Ou talvez por ser muito melodramática. Sua introdução lembra bastante Running Scared de Roy Orbison.

Little Cabin On The Hill (L. Flatt / Bill Monroe) - O autor dessa música também escreveu uma das primeiros canções do rei na época da Sun Records: Blue Moon Of Kentucky. E como a anterior essa também data da década de 40. Talvez a música mais country do álbum inteiro com um ótimo trabalho de gaita por parte de Charlie Mc Coy. Tem um take mais longo disponível no CD "Essential Elvis vol 4".

The Fool (N. Ford) - Uma das melhores músicas do disco, essa música de letra "auto crítica irônica", devia estar na cabeça de Elvis já há um bom tempo, visto que ele a praticou bastante na Alemanha em 1959, só que usando piano na introdução ao invés dos riffs de James Burton, que ficaram bem melhores. Não acho ela muito country, está mais para pop blues. Destaque novamente para a gaita de Charlie McCoy.

Whole Lot-ta Shakin' Goin' On (D. Williams / S. Davis) - Não sei como essa música veio parar nesse álbum, pois de country ela não tem absolutamente nada. É sim, um dos melhores rocks que eu já ouvi na voz de Elvis! Coloca a versão de Jerry Lee Lewis no chinelo, sem dúvida. Isso graças a banda que detona com os vocais furiosos de Elvis berrando nos minutos finais da música - Claro, tudo para compensar a falta de letra. Para quem não entendeu o título de 5 palavras traduz uma só ideia: sexo. Não chega a ser uma daquelas músicas de Elvis como "Baby Let´s Play House" ou "Let Yourself Go" onde a proposta sexual é bem mais explícita, mas a malícia está lá. Uma versão mais longa se encontra no "Essential Elvis vol 4". Essa música fez parte do "Aloha From Hawaii", num medley com "Long Tall Sally". Também foi executada ao vivo em vários outros medleys até 1974. Já havia sido gravada por Elvis em shows em agosto do mesmo ano, em Las Vegas.

Funny How Time Slips Away (Willie Nelson) - O autor dessa música viria, após a morte de Elvis, a ressuscitar "Always on My Mind". Elvis gravou essa música pela primeira vez ao vivo em 1969 e em uma única tentativa a gravou em estúdio no mês de junho de 1970. Muito bonita e aconselhável para relaxar, ela ganhou destaque em muuuitos shows de Elvis até sua morte, destacadamente os do período 1972 / 1976. Aqui na versão master Elvis dá um tratamento em ritmo de blues, contando com um solo simplesmente espetacular de James Burton.

I Really Don't Want To Know
(H. Barnes / D. Robertson) - Don Robertson escreveu várias músicas para Elvis, sendo que entre as que ele gravou estão: "They Remind Me To Much Of You", "There's Always Me", "Starting Today", além de muitas outras. Essa parceria vem de longa data, pois a primeira música de Robertson gravada por Elvis foi "I´m Couting on You", que fez parte do seu primeiro disco. Só que "I Really Don´t Want to Know" não foi escrita especialmente para Elvis e sim para Eddie Arnold que a gravou em 1954, no mesmo ano em que Elvis começou sua carreira. Essa música ganhou ainda algumas versões incompletas ao vivo em 1977 e foi lançada como lado A de um single em 1971 para promover o disco "Elvis Country", porém só alcançando 21º lugar nas paradas.

There Goes My Everything (D. Franzier) - Sincera e particularmente não gosto dessa música. O ritmo é arrastado, apesar da boa letra. Mas isso é questão de gosto. A música é muito bem executada e uma das favoritas de Elvis dentre as que ele gravou nessa sessão em particular. Mas acho que não faria a menor falta na discografia dele. Lançada como lado A na Inglaterra alcançou 6º lugar! Ganhou algumas versões ao vivo em 70 e 71, mas como disse não é das melhores e não vai mudar sua vida. Ganhou uma versão gospel no ano seguinte com a mesma melodia, mas letra diferente chamada "He Is My Everything".

FTD The Impossible Dream - There Goes My Everything é a seguinte. Esse ótimo country (apesar de eu não gostar muito) ganhou poucas versões ao vivo, e sua inclusão faz lógica, pois o Elvis Country havia sido recentemente lançado e sua entrada na lista dos shows era uma forma de divulgar o disco, até mesmo porque uma promoçãozinha não mata ninguém. Foi lançada como single no lado B nos EUA, que sabemos não eram contabilizados nas paradas na época. Foi lado A e 6º lugar na Inglaterra. Muito boa versão ao vivo. Um dos grandes destaques deste CD é a belíssima

It's Your Baby You Rock It (S. Milete) - S. Milete escreveu três músicas para essa sessão sendo "Life" a melhor delas e "When I´m Over You" a pior. Essa fica num meio termo, apesar dos vocais perfeitos de Elvis e um solo muito show de James Burton. Uma das músicas mais country do disco e a única gravada pela primeira vez, as chamadas "Originals".

FTD The Nashville Marathon - It´s Your Baby You Rock It (take 3): A parte country do CD começa bem com essa música bem para cima. Como Life, S. Milete é quem escreveu essa canção, que aparentemente é apenas razoável, porém com Elvis em plena forma vocal junto com a banda, com destaque para James Burton que dá um show! Mostra básica de Elvis em transformar algo normal em uma ótima música. Fez parte do Elvis Country e era a única música realmente nova do disco. Esse take carece um pouco da energia do master, mas é muito bom. Aqui sentimos falta um pouco dos backing vocals femininos, que aqui caíram como uma luva. Porém, em um disco com muitas músicas boas It´s Your Baby não ganhou muita atenção, não sendo muito conhecida e apreciada nem mesmo entre os fãs

Faded Love (B. Willis / J. Willis) - Elvis virou essa música de ponta cabeça, se comparado com a versão original (coisa que ele fazia com bastante frequência), transformando um country puro em um pop rock de primeira, com destaque para dois solos meio estilo blues de James Burton. Quem quiser ter uma noção de como era a versão original ouça a uma mini versão country dessa música no CD "Essential Elvis vol 4", onde ele enquanto espera a chegada da letra de "Faded Love" grava "The Fool".

I Washed My Hands In Muddy Waters (J. Babcock) - Uma das melhores do disco. Novamente um caso de uma música pop rock, que não tem muito a ver com country. Destaque absoluto para a banda, desde James Burton e seus solos até a própria orquestra que ficou ótima nessa música. Basta comparar com a "unddubed version" disponível no "Essential Elvis vol.4". Os caras detonaram nessa música gravada em apenas uma tentativa. Com uma letra diferente falando da história de um cara que se meteu em enrascada e acabou preso. Foi ensaiada nos ensaios de julho, mas nunca teve uma versão ao vivo.

Make The World Go Away (H. Cochran) - Essa música em sua versão original alcançou primeiro lugar em 1965 e a versão de Elvis difere dela, pois aqui a orquestra está presente de forma bem pesada e Elvis a canta de forma bem mais emocionante. Definitivamente uma das músicas que exigiu mais do vocal de Elvis, como ele mesmo admitiu, principalmente em sua parte final. A mais bonita do disco e uma ótima escolha para encerrá-lo. Ganhou versões em 1970 , 1971 e uma em 1973.

FTD The Impossible Dream - Make The World Go Away, também do Elvis Country. Uma das melhores músicas da década para Elvis, havia sido cantada pouquíssimas vezes em 1970 e aqui ganha sua versão ao vivo definitiva. Após essa temporada Elvis a abandonaria de seus shows, só a cantando uma vez mais em agosto de 73.

I Was Born Ten Thousand Years Ago* (Arr. Elvis Presley) - Esta música foi "picotada" entre as faixas do LP. No disco "Elvis Now" ela aparece completa da forma como foi gravada em meados de 1970. A ideia de colocar a canção unindo todas as músicas do disco foi do produtor Felton Jarvis. Isso surgiu porque Elvis sugeriu a ele que colocasse como subtítulo do LP a frase: "I'm 10.000 Years Old" ou "Eu tenho 10 mil anos". Sem dúvida isso retrata a face esotérica do Rei do Rock, que na época estava muito interessado em estudar as religiões orientais, tais como Budismo e Hinduismo, que pregavam a reencarnação da alma até o atingimento do nirvana, fase no qual o espírito não precisaria mais retornar à terra, pois já estava devidamente evoluído. Segundo os cálculos de Elvis, sua primeira reencarnação havia sido há 10.000 anos, o que justificava a frase como subtítulo do disco. Todo esse misticismo acabou chegando ao Brasil e influenciando duas pessoas muito importantes em nossa cultura. Elvis Presley foi um dos maiores ídolos do baiano Raul Seixas. Isso não é segredo pra ninguém, mas, o que pouca gente sabia é que a música "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" - além de um pleonasmo vicioso - é também uma homenagem ao velho Rei do Rock. O som de Raul foi gravado em 1976, seis anos depois de Elvis gravar "I Was Born About Ten Thousand Years Ago". O título é igualzinho e o conteúdo das letras é bem parecido (compare as duas), abordando temas mitológicos, bíblicos e históricos. A versão de Raul é creditada a Raul Seixas e Paulo Coelho e não faz referência nenhuma à música gravada por Elvis, que é de domínio público. Paulo Coelho foi procurado pela redação do programa Fantástico da TV Globo e, por e-mail, admitiu: "Realmente, a letra foi inspirada na música do Elvis. Era uma maneira de Raul prestar sua homenagem ao seu maior ídolo".

Elvis Presley - Elvis Country (1970): Elvis Presley (voz, violão e piano) / James Burton (guitarra) / Chip Young (guitarra) / Charlie Hodge (violão) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (percussão e bateria) / Kenneth Buttrey (bateria) / David Briggs (piano) / Joe Moscheo (piano) / Glen Spreen (orgão) / Charlie McCoy (orgão, harmônica e percussão) / Farrel Morris (percussão) / Weldon Myrick (steel guitar) / Bobby Thompson (Banjo) / Buddy Spicher (violino, rabeca) / The Jordanaires (vocais) / The Imperials (vocais) / June Page, Millie Kirkham, Temple Riser e Ginger Holladay (vocais) / Al Pachucki (engenheiro de som) / Arranjado e produzido por Felton Jarvis e Elvis Presley / Data de Gravação: 4 a 8 de junho e 22 de setembro de 1970 nos Estúdios B da RCA em Nashville / Data de Lançamento: janeiro de 1971 / Melhor posição nas charts: #12 (EUA) e #6 (UK).

Pablo Aluísio e Victor Alves.

Elvis Presley - Elvis Studios Highlights 1970

Em junho de 1970 Elvis retornou a Nashville para mais uma maratona de gravações. Assim como havia acontecido no ano anterior no American Studios a intenção era gravar o maior número possível de músicas no menor número de sessões de gravação. Após gravar o conjunto de canções essas seriam selecionadas pela direção da RCA Victor para serem lançadas em singles e álbuns no decorrer dos meses seguintes. A estratégia se mostrara bem sucedida em 1969 e por isso era mais do que óbvio que Elvis repetiria a dose. Porém dessa vez as sessões seriam realizadas em Nashville nos estúdios da gravadora e não mais em Memphis como ocorrera antes. A razão era simples: a estrutura disponível em Nashville era bastante superiora a que Elvis encontrou no American. Essas sessões seriam conhecidas nos anos que viriam como The Nashville Marathon. Essa denominação inclusive seria dada a um dos CDs mais conhecidos do selo FTD.

Elvis ficou tão satisfeito com o resultado de suas apresentações em Las Vegas que resolveu escalar para o estúdio os mesmos músicos de palco que estavam se apresentando ao seu lado. Embora não fosse totalmente contrário a essa visão o produtor Felton Jarvis preferiu porém mesclar um pouco a equipe de apoio convocando músicos experientes de estúdio para também atuar ao lado de Elvis, como por exemplo o baixista Norbert Putnam e o baterista Jerry Carrigan. Ao lado de alguns integrantes da TCB Band como James Burton a equipe finalmente ficou completa. A intenção da RCA era realmente "encher a lata", ou seja, registrar o máximo possível de músicas para que assim Elvis ficasse finalmente livre para se concentrar em suas obrigações na estrada sem se preocupar com os lançamentos de estúdio.

Foi programada uma semana de gravações, a direção da gravadora deixou à disposição de Elvis e banda uma lista com mais de 60 músicas. Dentro do estúdio Elvis foi ouvindo uma a uma as demos para finalmente escolher o material que lhe agradava. Também trouxe sua própria lista de músicas que gostaria de gravar, caso fosse possível em relação aos direitos autorais das mesmas. Em quatro dias de trabalho Elvis conseguiu a proeza de gravar 35 músicas - o equivalente a praticamente 3 novos álbuns e tantos outros singles, que ficariam à inteira disposição dos diretores de estúdio. Um número e uma produção que até hoje espanta principalmente nos dias atuais onde cantores levam meses para gravar um disco com pouco mais de 10 canções.

O resultado tão satisfatório em termos de quantidade de músicas gravadas pode também ser creditado ao próprio produtor Felton Jarvis. Visando facilitar a vida de Elvis dentro dos estúdios ele convocou poucos músicos para atuar ao lado dele no Studio B. Assim Elvis gravou versões cruas das canções, que depois seriam enriquecidas pelo produtor pelo processo de adição de orquestra e vocais secundários. Assim ao lado de Elvis dentro do estúdio da RCA só atuaram mesmo James Burton, Chip Young, Charlie Hodge, Norbert Putnam, Jerry Carrigan, David Briggs e Charlie McCoy. Todos o restante foi gravado depois e acrescentado por Jarvis por overtube. Essa sonoridade mais crua e sem grandes enfeites sonoros é até mesmo preferida por alguns fãs de Elvis que acreditam que dessa forma sua participação fica ainda mais realçada ao invés de encoberta pelo excesso de orquestração das versões oficiais.

Elvis só retornaria aos estúdios novamente nesse ano em setembro. Curiosamente mesmo com grande material deixado por Elvis depois da Nashville Marathon a RCA pretendia realizar uma nova maratona de gravação. Infelizmente Elvis compareceu a apenas um dia dessa sessão arruinando completamente os planos da RCA. O motivo de sua ausência foi uma grave crise ocular que se abateu sobre ele após essa sessão inicial. De qualquer forma a grande quantidade de músicas deixadas por Elvis nas sessões de junho iriam suprir o mercado tranquilamente nos meses seguintes compondo as seleções dos discos That´s The Way It Is, Elvis Country e Love Letters From Elvis. O resultado foi tão bom que mesmo dois anos depois algumas faixas ainda seriam lançadas como Sylvia do disco Elvis Now. Nos anos que viriam Elvis ainda tentaria produzir sessões tão produtivas como essa mas problemas de saúde, pessoais e de agenda tornariam algo assim cada vez mais raro. De qualquer forma a maratona de Nashville provou a grande capacidade de trabalho que o astro tinha, quando presentes as condições ideais.

Pablo Aluísio.

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - That´s The Way It Is (1970)

Em meados de 1970 estourou um debate dentro da MGM sobre os rumos da carreira cinematográfica de Elvis Presley. Ele ainda tinha a obrigação de fazer mais um filme pela empresa. Seria o último que faria para encerrar de vez o contrato que tinha assinado em 1963. Esse tipo de contrato de 7 anos era muito comum naquela época e virou padrão entre os astros de Hollywood. Apesar de ser extremamente vantajoso do ponto de vista comercial, assinar um contrato de longa duração desse tipo fazia com que o artista ficasse inteiramente nas mãos dos executivos dos grandes estúdios de Hollywood. E foi exatamente isso que aconteceu com Elvis. Preso contratualmente com os estúdios, Elvis foi estrelando um filme ruim atrás do outro durante os anos 60. Depois que ele renovou sua vida artística, com sua volta aos palcos em 1969, ficou completamente sem sentido fazer mais uma comédia musical romântica ao velho estilo. Era um total anacronismo retornar àquele ponto.

Sabendo disso alguns executivos da MGM tiveram a ideia de fazer um documentário com Elvis em Las Vegas. Seria um filme que retratasse a volta aos palcos do cantor, que capturasse todo o frenesi em torno de seu retorno e toda a agitação que envolvia seu nome quando ele fazia suas temporadas. Apesar de ter opositores dentro do estúdio, a ideia de Dennis Sanders, o cineasta escalado pela companhia para levar o projeto à frente, deu certo. Para Elvis seria uma ótima oportunidade de encerrar seu contrato. Não havia dúvidas que ele estava na presença de um belo projeto que poderia contribuir muito para essa nova fase que vinha vivendo. Ele não teria que decorar scrips e nem atuar naqueles filmes sem consistência e roteiro. Seria um alívio, além do mais seria uma forma de registrar definitivamente suas apresentações em Las Vegas e enterrar para sempre o velho fantasma de seus filmes medíocres dos anos 60. Tom Diskin, assistente por longos anos do Coronel Tom Parker, resumiu a situação: "Os filmes de Elvis não estavam mais com nada. Eles já não davam mais tanto lucro e a própria RCA já tinha avisado que não iria lançar mais trilhas sonoras depois do grande fracasso de Speedway! Esse disco foi uma bomba para a gravadora, ele não vendeu absolutamente nada, trouxe um tremendo prejuízo!" Como se pode perceber os argumentos a favor da realização do documentário eram imbatíveis.

Depois que a decisão foi finalmente tomada e tudo ficou pronto a equipe partiu para Las Vegas para filmar Elvis em sua terceira temporada na cidade. Eles filmaram Elvis não apenas durante as apresentações, mas também nos bastidores, no camarim, se descontraindo com os caras da máfia de Memphis, enfim a intenção foi realmente capturar todos os mínimos detalhes. Nos shows Elvis procurou dar o melhor de si, realmente empenhado em fazer belas apresentações. O próprio Coronel Tom Parker já tinha lhe avisado sobre a importância desse filme: "Elvis, o filme vai ser o grande veículo de seus concertos, ele será apresentado pelo país afora e irá promover muito suas futuras excursões, faça o melhor essa noite!". Elvis seguiu à risca o conselho. Em todos os concertos procurou cantar de forma impecável, interagir com a plateia, dançar da melhor forma possível, enfim mostrar todo seu grande talento. O resultado final foi ótimo. Todos concordaram que o filme se traduziu em um momento muito feliz na tão desgastada carreira de Elvis nos cinemas. Pela primeira vez em muitos anos Elvis conseguia boas críticas de um filme seu quando foi lançado.

O cantor ficou extremamente orgulhoso do projeto e sentiu que realmente estava no caminho certo novamente. Se o filme gerou debates na MGM o mesmo iria acontecer dentro da RCA com a trilha sonora. Alguns defendiam (entre eles o próprio Felton Jarvis) o lançamento de um disco duplo, trazendo canções gravadas em Nashville e músicas ao vivo tiradas das próprias apresentações de Elvis em Las Vegas. Seria basicamente a mesma ideia do disco "From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis". Material de sobra estava à disposição, alguns executivos da gravadora embarcaram na ideia mas o Coronel Tom Parker colocou tudo abaixo. Na sua visão um álbum duplo poderia representar um risco para as vendas, pois elas poderiam ser prejudicadas pelo preço mais elevado de um disco duplo. Para Parker seria bem mais acessível um disco normal, com um preço mais em conta e menor. Para Parker o preço baixo iria se transformar num incentivo para os fãs comprarem a trilha sonora. Depois que Tom Parker comunicou sua decisão o projeto inicial foi abandonado e Felton Jarvis teve que se arranjar para acomodar tanto material em um espaço tão limitado de um disco simples.

O LP alcançou um grande sucesso no Brasil quando lançado, principalmente por apresentar um dos maiores sucessos do cantor por aqui: "Bridge Over Troubled Water". Nos Estados Unidos o disco foi lançado em novembro de 1970. Foram extraídos dois singles da trilha oficial, o primeiro foi lançado em agosto desse mesmo ano com "I've Lost you / The next Step is Love" e o segundo com "You Don't Have To Say You Love me" e "Patch It Up" alcançando este o nono lugar da parada de singles da revista Billboard em janeiro de 1971. Sem sombra de dúvida é um excelente disco, que retrata um dos períodos mais produtivos de toda a carreira de Presley, onde ele voltava a ocupar a posição de destaque na música mundial a que seu talento tinha direito. Estas são as canções que fazem parte do disco "That's the Way it is" (LSP 4445) :

I JUST CAN'T HELP BELIEVEN (Mann / Well) - Abrindo o disco temos esta que é uma das mais belas baladas cantadas pelo cantor em sua carreira. No filme Elvis aparece extremamente preocupado em não esquecer sua letra durante o concerto! Discretamente ele leva até o palco um papelzinho com o início da canção como precaução. No final tudo ocorre bem e Presley nos brinda com mais outro grande momento de sua carreira. A canção na realidade era do repertório do cantor B.J. Thomas, bastante popular nos EUA na época. Uma das peculiaridades que mais nos chama a atenção é o contraponto entre um começo de canção suave, onde ele é praticamente acompanhando apenas por uma suave bateria e pontuais intervenções da orquestra e o final, bem mais, digamos, "Las Vegas", onde a orquestra assume o controle da canção, fazendo com que ela vá aos poucos crescendo em termos de grandiosidade instrumental. Se formos analisar bem, esse tipo de arranjo (muito característico de músicas como "Bridge Over Troubled Water") sempre está, de uma forma ou outra, presente nas canções de Elvis dos anos 70. Porém o interessante de "I Just Can't Help Believen" é que esse domínio total da orquestra, que todos acabam esperando acontecer, nunca consegue chegar a uma apoteose total, como ocorre com outras músicas do período. Para surpresa de muitos que já conhecem todos os clichês de arranjo dos cassinos de Nevada, a parte final da música acaba sendo um retorno à simplicidade de arranjo inicial o que não deixa de ser uma grata surpresa!

TWENTY DAYS AND TWENTY NIGHTS (Weisman / Westlake) - Balada romântica muito bem arranjada pelo produtor Felton Jarvis. Ela marca o início dos trabalhos de gravação do cantor em Nashville em 4 de Junho de 1970. Estas sessões são consideradas das mais produtivas de sua carreira, resultando em mais de trinta músicas gravadas! Todas elas foram lançadas posteriormente nos discos "Elvis Country" , "Love Letters" e "That's The Way It Is". Uma das coisas mais interessantes sobre essa música, que fala sobre solidão e arrependimento, é o salto de qualidade do compositor Ben Weisman. Autor de algumas das mais bobas, maçantes e infantis canções da fase de Elvis em Hollywood, Ben se supera de forma surpreendente e escreve finalmente um tema de relevância, adulto, falando de dramas reais, de pessoas reais, tudo com muita sobriedade e maturidade. Nada mais longe das bobagens que ele costumava escrever para Elvis em suas piores trilhas sonoras. Talvez a má qualidade desse material nem tenha sido sua culpa, talvez os próprios argumentos ridículos de alguns filmes de Elvis o tenha levado a escrever tantas bobagens, mas o que é importante destacar mesmo é que dessa vez ele finalmente apresentou um material digno e à altura de um astro como Elvis gravar. Em resumo: ótima canção, belíssimo arranjo e o mais importante de tudo, uma letra relevante com uma mensagem realmente importante a se passar adiante.

HOW THE WEB WAS WOVEN (Westlake / Most) - Aqui Clive Westlake, que assina a música anterior ao lado de Ben Weisman, emplaca mais um tema para o disco. Infelizmente Elvis Presley ainda não tinha, mesmo durante os anos 70, plena liberdade na escolha da seleção musical dos discos que gravaria. Havia toda uma série de interesses comerciais envolvidos nas gravações do cantor! Para se ter uma ideia do que acontecia basta citar que, antes de chegar a ele todas as músicas, era feita uma criteriosa seleção pelas editoras musicais, pelos executivos pela RCA e pelo Coronel Parker e só depois de passar por toda essa gente era que as demos finalmente chegavam nas mãos de Elvis em estúdio. Toda essa pré-seleção limitava muito sua escolha de repertório pois a liberdade de seleção por parte de Elvis ficava totalmente restringida dentro do que havia sido aprovado antes pela equipe responsável por sua carreira. Só depois de todo esse processo era que Elvis escolhia as músicas que finalmente gravaria. A maioria dessas demos eram trazidas de Nova Iorque e eram produzidas principalmente pelo produtor Phil Spector, que sempre arranjava um jeito de colocar seus protegidos ou canções que lhe trariam algum tipo de retorno financeiro na seleção final que chegaria a Elvis. Esse é o caso de Westlake, que aqui comparece com uma composição que de certo modo não acompanha o alto nível do restante do disco. Essa canção é sui generis por vários motivos. A primeira coisa que nos chama atenção é seu arranjo, que foge um pouco dos excessos orquestrais típicos de Vegas. Apesar de não ter grandes méritos musicais, temos que ao menos reconhecer que ela não deixa de ser razoavelmente bem executada. A letra, curiosamente, pode ser vista até mesmo como uma paródia da teia de interesses em que Elvis estava envolvido na gravação de seus discos, mas é claro que isso é apenas uma grande licença poética que estou tomando. Foi gravada no segundo dia de gravação da chamada "Maratona em Nashville".

PATCH IT UP (Rabbit / Bourke) - A pergunta pertinente nos dias de hoje sobre essa canção é se ela é apenas um embuste completo ou se ainda existe algum tipo de qualidade melódica em sua fraca estrutura rítmica e em sua péssima letra? Será que o Coronel Parker realmente um dia acreditou que canções tão fracas como essa iriam trazer algum tipo de retorno artístico para Elvis Presley?! Logo ele que gravou alguns dos maiores clássicos da história do Rock'n'Roll !!! SInceramente, Patch It Up não conseguem se impor em nenhum momento. Seu único mérito talvez seja a boa performance que trazia para Elvis nos palcos e só. Nem vou perder tempo analisando seus escassos méritos, apenas quero deixar claro que novamente uma canção menor foi desperdiçada em single, pois ela foi lançada como lado B do compacto "You Don't Have To Say You Love Me". Duas versões foram lançadas na época, a de estúdio saiu no já citado single e a versão ao vivo acabou indo parar na trilha sonora e sinceramente nada acrescentou para a melhora da qualidade artística desse lançamento. Desperdício total de tempo e dinheiro, não só por parte de Elvis e sua banda mas também de quem ouviu a música depois.

MARY IN THE MORNING (Cymball / Lemball) - Sucesso do cantor Al Martino em 1967. Aparece numa cena muito divertida em que Elvis, durante um ensaio, brinca de jogar água em alguns dos membros da famosa "Máfia de Memphis", o grupo que acompanhava o cantor e que servia como guarda-costas; na realidade eles eram os "amigos assalariados de Elvis". A versão oficial e final de "Mary in the Morning" foi gravada no dia 5 de Junho de 1970. Em 2003, na ocasião de lançamento de seu disco de estréia, a filha de Elvis, Lisa Marie Presley, confidenciou que adora "Mary in the Morning". Segundo ela, essas canções de Elvis que não eram grandes sucessos, considerados os verdadeiros "Lados B" da carreira do pai, a fazem lembrar de sua infância passada ao lado do Rei do Rock. E finalizou, dizendo que ama as "músicas tristes de Elvis". Certamente Lisa tem toda razão!

YOU DON'T HAVE TO SAY YOU LOVE ME (Wickham / Napier / Bell / Donaggio / Pallavicini) - Originalmente lançada com grande sucesso pelo cantor italiano Pino Donaggio com o título original de "Io Che Non Vivo Senza Te" em 1964 pelo selo Odeon. O cantor inglês Dusty Springfield em 1966 fez a primeira versão em língua inglesa, versão esta lançada pelo selo Philips. A versão de Presley é mais uma representante da feliz fusão de Elvis com a música da Itália como "It's Now or Never","No More" e "Surrender". O astro era fã do cantor Mario Lanza, o que talvez explique esta aproximação com este tipo de canção. De qualquer forma, apesar de todo esse importante histórico, não consigo deixar de ficar decepcionado com a má qualidade da gravação. A master mais parece um ensaio descompromissado de tão mal gravada. Certamente Elvis não está em um bom momento, na realidade é fácil perceber que ele na realidade está se comportando como se estivesse em um ensaio, nada mais do que isso. Porém o produtor Felton Jarvis resolveu escolher esse take como o master oficial o que deixou todos surpresos mesmo. Repare como até a vocalização de Elvis está ruim pois ele está com a boca excessivamente salivada, coisa que nenhum artista de seu nível deixaria passar em uma gravação oficial. Alguns autores até mesmo chegam a afirmar que ele estaria com um chiclete na boca na hora da gravação! Particularmente não acredito nisso, não vamos chegar a tanto. Apenas é uma versão abaixo da média. Se alguém errou aqui não foi Elvis mas sim Felton Jarvis que a escolheu para compor o disco oficial. Péssima escolha.

YOU' LOST THAT LOVING FEELING
(Mann / Well) - E por falar em Phil Spector, aqui está uma de suas maiores obras primas. Embora apenas conste nos créditos a autoria do casal Barry Man e Cinthia Weil, a composição também contou com a mão certeira do produtor Phil Spector que, na época, primeira metade dos anos 1960, já era considerado um dos maiores produtores do mundo, tanto que ficou conhecido no meio como "Wall of Sound". Embora esse casal tenha composto várias músicas em mais de quatro décadas de carreira, é inegável que essa foi a maior canção escrita pela dupla, tanto que ela é considerada até hoje como uma das músicas mais executadas da história. Segundo algumas fontes a demo da canção teria chegado nas mãos de Elvis já no começo de 1964.

Infelizmente ela não se enquadrava dentro do padrão do que Elvis vinha produzindo na época (as trilhas sonoras de filmes) e por isso ela foi deixada de lado pelos produtores ligados aos estúdios de cinema. Em vista disso a música acabou indo parar nas mãos da dupla "The Righteous Brothers", sendo lançada pouco depois. O resultado? Primeiro lugar na Billboard, milhões de cópias vendidas e sucesso mundial. A ironia de tudo isso é que enquanto a canção explodia e virava um megahit, os singles de Elvis, trazendo músicas de seus filmes em Hollywood, patinavam nas paradas! Antes de Elvis gravar sua versão ao vivo em disco, com cinco anos de atraso, é bom deixar claro, a cantora Dionne Warwick lançava uma versão bem popular também que chegou ao 16º lugar nas paradas. Realmente é uma pena que Elvis a tenha desperdiçado no momento certo de gravá-la, ainda em 63 ou 64, pois se a tivesse gravado nesse período, teria certamente alcançado um êxito muito maior do que seus intérpretes originais. Apesar de tudo isso temos que reconhecer que a versão de Elvis é fantástica! A sua versão não fica nada a dever a original que foi produzida por Phil Spector, que iria produzir nesse mesmo ano de 1970 o disco "Let It Be" dos Beatles. Antes tarde do que nunca.

A versão presente neste disco é a mesma do filme e foi gravada em Vegas no dia 12 de Agosto de 1970. Curiosidades: Phil Spector sempre foi um grande amigo de Doc Pomus, autor muito presente na obra de Elvis nos anos 60 e foi principalmente através dele que começou a produzir muitas das demos que seriam utilizados por Elvis nesse período. Outro fato curioso: infelizmente foi também Phil Spector que acabou apresentando Mike Stone a Elvis Presley que, impressionado por sua técnica nas artes marciais, também o apresentou a Priscilla Presley. O resto da história já conhecemos e sabemos que ela não terminou muito bem.

I' VE LOST YOU (Howard / Blaikley) - Belo momento do disco. Essa famosa dupla britânica de compositores, Ken Howard e Alain Blaikley, foi uma das mais populares durante os anos 60 e 70, tendo escrito temas para grandes astros da época como The Honeycomb e Peter Frampton. Quando escreveram I've Lost You eles jamais pensaram que Elvis gravaria uma versão dessa canção. Aliás a música chegou nas mãos de Elvis meio por acaso, quando um engenheiro de som a tocou de forma acidental durante as gravações em Nashville. Elvis se interessou e pediu que ele a tocasse novamente. O que aconteceu depois não é nenhuma novidade. A música virou título do primeiro single de Elvis composto com músicas desta trilha. A versão do disco foi gravada ao vivo e a que saiu em compacto é gravada em estúdio. A melhor sem dúvida é a do disco pois conta com a energia da plateia, o que dá um sabor especial à canção. A versão de estúdio foi gravada no dia 4 de Junho de 1970 em Nashville a a versão ao vivo foi gravada em Las Vegas no dia 11 de Agosto.

JUST PRETEND (Fletcher / Flett) - Elvis era um artista extremamente produtivo. Basta apenas darmos uma olhada na grande quantidade de canções que ele gravou em sua longa carreira. Com tanto material novo invadindo o mercado de uma só vez não haveria como evitar que certas injustiças fossem cometidas. Uma delas se chama "Just Pretend". Essa música é uma das mais bonitas gravadas por Elvis. Com vocalização sóbria e pleno domínio durante as gravações Elvis legou para a posteridade uma de suas maiores pérolas musicais, daquelas que ainda merecem ser redescobertas. Usada timidamente tanto no filme como na trilha sonora, "Just Pretend" merece novas e atentas audições! Com melodia e letra acima da média, a canção que fala sobre reconciliação e reencontro, sem sombra de dúvidas vai encontrar eco nos corações mais sensíveis. Ela guarda várias semelhanças de arranjo com outro momento precioso desse disco, "Bridge Over Troubled Water". Não poderia ser diferente pois ambas foram gravadas quase no mesmo dia e local, uma no dia 05 de junho de 1970 a outra um dia depois no mesmo estúdio, em Nashville. Nessa semana realmente Elvis estava extremamente inspirado para cantar belas e ternas canções de amor acompanhadas de belíssimos arranjos de teclados. O veredito final não poderia ser diferente pois essa é uma balada romântica sensível que foi injustamente subestimada na época, não tendo alcançado a devida repercussão que merecia. De qualquer forma nunca é tarde para se reparar uma injustiça, que tal ouvir "Just Pretend" hoje à noite? Certamente você terá uma grata surpresa!

STRANGER IN THE CROWD (Winfield Scott) - Se "Just Pretend" e "Bridge Over Troubled Water" são músicas embasadas nos arranjos de piano, aqui o que se destaca mesmo é o pleno domínio dos arranjos de cordas e de instrumentos percussivos. A mais acústica música do disco não chega ao ponto de ser um dos destaques da trilha, sendo considerada apenas um complemento ao conjunto. Apesar disso, de ser uma mera coadjuvante, não podemos deixar de colocar em destaque seus méritos como a vocalização inspirada de Elvis e o belo solo de guitarra de James Burton, bem diferente do que ele costumava fazer em estúdio. Winfield Scott, autor dessa música, compôs várias canções dos filmes de Elvis nos anos 60. Ele esteve muito presente nessa fase e foi dele a descoberta de uma das maiores surpresas em termos de gravações perdidas de Elvis. Quase que por acaso ele acabou descobrindo o tape inédito de "I'm Roustabout", canção que havia sido originalmente composta para ser o tema principal do filme "Roustabout" (O carrossel de emoções, 1964). Assim que soube o que tinha em mãos entrou em contato com Ernst Jorgensen que não perdeu tempo em anunciar para o mundo que pela primeira vez em muitos anos havia sido descoberta uma nova música na voz de Elvis, até então totalmente inédita. A descoberta acabou sendo definida por Joe Di Muro, executivo da RCA / BMG, como a "mais inacreditável da música moderna"!

THE NEXT STEP IS LOVE (Evans / Barnes) - Quando Elvis resolveu retomar o rumo de sua carreira e deixar Hollywood para trás ele procurou encontrar inspiração e renovação em um novo grupo de compositores. Paul Evans, cantor, compositor e famoso produtor certamente se encaixava nesse novo perfil que Elvis tanto procurava. Antes de compor "The Next Step is Love", Evans já era muito conhecido nos EUA por causa de suas músicas românticas, doces e ternas, que fizeram muito sucesso principalmente na primeira metade dos anos 60 como, por exemplo, "Too Make You Feel My Love", "When" e principalmente "Roses are Red (My Love)", seu grande sucesso que chegou ao primeiro lugar nas paradas. Além disso ainda escreveu novas versões para o clássico sacro "Amazing Grace". Compositor de mão cheia foi ainda gravado por Pat Boone, La Vern Baker e Bobby Vinton. Pena que não tenha tido uma parceria de maior duração ao lado de Elvis, pois na visão estreita de Tom Parker ele ainda era considerado um compositor muito "caro"!!! De qualquer maneira a música acabou sendo lançada como Lado B do Single "I've Lost You". No filme Elvis aparece ouvindo e dando sua aprovação final ao resultado da gravação desta canção. É uma bela música sem dúvida, porém perde em comparação com alguns clássicos presentes neste disco. Foi gravada no dia 7 de Junho de 1970.

BRIDGE OVER TROUBLED WATER (Paul Simon) - Essa é uma das maiores canções populares já escritas. Gravada originalmente no final dos anos 60 e lançada em janeiro de 1970 no disco de mesmo nome da dupla Simon e Garfunkel a música logo virou símbolo de uma era e colecionou prêmios em sua vitoriosa trajetória: "Gravação do ano", "Álbum do ano", "Melhor canção escrita do ano" e outros. Além da aclamação da crítica o público também não deixou por menos colocando a música por seis semanas seguidas no topo da parada norte americana. Tanto sucesso não poderia passar despercebido por Elvis Presley. Ele amou a música desde a primeira vez que a ouviu e foi um dos primeiros intérpretes a gravar uma versão, apenas seis meses depois que ela foi lançada originalmente pela famosa dupla dos anos 70. Elvis não perderia a chance de fazer sua versão pessoal de uma canção tão significativa. Logo ele, que estava empenhado em renovar seu repertório e produzir material relevante e de importância, bem longe de seu passado recente de trilhas sonoras medíocres. Antenado no que estava acontecendo musicalmente ao seu redor, Elvis logo providenciou seu próprio registro da canção.

Quando foi informado da data das sessões de gravação em junho daquele mesmo ano ele logo entrou em contato com seu produtor Felton Jarvis e pediu que ele providenciasse logo a liberação da música pois ele já tinha inclusive feito alguns ensaios com sua banda na estrada e estava procurando achar o tom certo para sua versão. Elvis sabia que seu estilo vocal em pouco se aproximava da linha folk universitária de seus autores originais. Ele procurou adaptar a canção ao seu próprio estilo, deixando a simplicidade da versão original de lado e investindo em algo mais grandioso com presença marcante de orquestra (arranjo inexistente dentro da versão original da dupla Simon e Garfunkel). Isso também se justificava porque Elvis pretendia utilizá-la durante seus concertos e não havia como ele, sendo um barítono, fazer uma versão que se aproximasse da vocalização simplória de Paul Simon e seu companheiro de dupla. Alguns ajustes teriam que ser feitos e isso traria todas as características que fariam essa canção única dentro da vasta discografia de Elvis.

Esse tipo de material era o que ele iria procurar cada vez mais durante os anos 70. Canções que representassem de alguma forma um novo desafio, um novo pico a alcançar. Certamente os rocks que tanto caracterizaram sua carreira, ao ponto de receber o título de Rei do Rock, não mais significavam um grande desafio a ser superado em 1970. Elvis procurava algo mais, algo que demonstrassem a todos seu grande talento vocal, que deixasse claro para quem ouvisse seus discos ou assistisse seus shows que ele era, acima de qualquer coisa, um grande cantor, nada mais do que isso. Elvis procurava antes de qualquer coisa ser reconhecido por seus colegas profissionais, pela crítica especializada e principalmente por seu público que manteve-se fiel a ele, mesmo na pior fase de sua carreira nos anos 60. O saldo final é conhecido de todos: a canção é considerada uma das maiores interpretações de toda a carreira de Elvis Presley! A versão do Rei para o sucesso imortal da dupla "Simon e Garfunkel" emociona até hoje. Como toque final foram acrescentadas palmas para se dar a impressão que ela foi gravada ao vivo, porém esta é a versão de estúdio e não a versão que aparece no filme (e que também é ótima). Só foi lançada da forma como foi gravada muitos anos depois na caixa de CDs "Walk a mile in my Shoes" com nova mixagem e mostrando toda a extensão de sua beleza. "Bridge Over Troubled Water", sem a menor sombra de dúvida, é um dos maiores marcos da carreira de Elvis Presley.

Elvis Presley - That´s The Way It Is (1970): RCA Studio B, Nashville: Elvis Presley (vocal) / James Burton (guitarra) (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / Chip Young (guitarra) / Bob Lanning (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin(piano) / The Imperials (vocais) / The Sweet Inspirations (vocais) / Millie Kirkham (vocais) / John Wilkinson (guitarra) / Norbert Putnam (baixo) / Jerry Carrigan (bateria) / David Briggs (piano) / Charlie McCoy (orgão e Harmônica) (Banjo) / Harold Bradley (guitarra) / The Jordanaires (vocais) / Farrel Morris (percussão) / Bobby Morris e sua Orquestra / Produzido por Felton Jarvis / Arranjado por Felton Jarvis, Elvis Presley, Glen D. Hardin, Cam Mullins, David Briggs, Bergen White, Norbert Putnam / Ficha Técnica / International Hotel Showroom, Las Vegas: Elvis Presley (vocal e violão) / James Burton (guitarra) / Jerry Scheff (baixo) / Ronnie Tutt (bateria) / Charlie Hodge (violão e voz) / Glen Hardin(piano) / John Wilkinson (guitarra) / The Imperials (vocais) / The Sweet Inspirations (vocais) / Joe Guercio e sua Orquestra. That's The Way It Is: Gravado no RCA's Studios B, Nashville e Showroom do International Hotel, Las Vegas / Data de Gravação: 4 a 8 de junho e 11 a 13 de agosto de 1970 / Data de Lançamento: novembro de 1970 / Melhor posição nas charts:#21 (EUA) e #12 (UK).

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis é Assim

Elvis Presley ficou praticamente toda a década de 60 realizando filmes em Hollywood. Numa média de três produções por ano aos poucos suas comédias musicais românticas foram se desgastando. A fórmula realmente se esgotou. Em 1969 ele retornou aos shows ao vivo. Sentia saudades do calor humano das grandes plateias. O palco de seu retorno foi Las Vegas. A cidade era a capital do entretenimento nos EUA, com seus cassinos luxuosos e fluxo incessante de turistas. 

Durante anos Frank Sinatra, Dean Martin e outros cantores desse estilo reinaram em Vegas sem concorrência. Quando Elvis resolveu realizar temporadas anuais na cidade tudo mudou. Era um estilo de show diferente, mesclando o velho rock´n´roll com musicas mais bem mais trabalhadas dos últimos discos de estúdio do famoso Rei do Rock. A primeira temporada ocorreu em 1969 e o sucesso foi tão grande que chamou a atenção da MGM que decidiu realizar um documentário de seus concertos na cidade. Assim surgiu "Elvis é Assim", uma produção muito curiosa que tenta captar todo o clima reinante de Elvis na chamada "cidade do pecado".

O filme capta os ensaios, os bastidores e finalmente o show de Elvis em Vegas. O que assistimos aqui é na realidade a terceira temporada de Presley, quando ele já estava muito mais familiarizado com o local. O Elvis que surge em cena é bem humorado, brincalhão, de bem com a vida. Nos ensaios percebemos sua postura em relação a seus músicos e amigos. Sempre se divertindo, rindo, se auto parodiando. Elvis parece não levar nada muito à sério. Chega ao ponto de jogar água em seus companheiros da Máfia de Memphis (o nome divertido que dava ao seu mais chegado grupo de amigos próximos). O clima muda um pouco porém na hora da apresentação.

Aqui Elvis já demonstra um pouco de nervosismo em seu camarim, lendo mensagens de boa sorte de celebridades e políticos (onde ele aproveita para obviamente fazer mais algumas tiradas cômicas). Já no palco, durante o show, Elvis demonstra porque foi um dos grandes nomes da música. Embora o público de Vegas fosse um pouco mais comportado do que o habitual Elvis faz de tudo para elevar a temperatura do local. Dançando, cantando excepcionalmente bem (sua interpretação de "Bridge Over Troubled Water" é monumental) o aclamado artista emociona a todos - inclusive o espectador que é presenteado com alguns de seus mais inspirados momentos no local onde realmente sempre reinou, o palco! "Elvis é Assim" é dessa forma um item obrigatório para não apenas os fãs de Elvis Presley mas também para todos aqueles que gostam de música de qualidade. Não deixe de assistir.

Elvis é Assim (That´s The Way It Is, EUA, 1970) Direção: Denis Sanders / Roteiro: Denis Sanders / Elenco: Elvis Presley, James Burton, Glen Hardin, Charlie Hodge / Sinopse: Documentário mostrando a terceira temporada anual de Elvis Presley na cidade de Las Vegas em 1970. Cenas de ensaios, bastidores e shows realizados pelo Rei do Rock na cidade do pecado. Um marco na história da música americana.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Elvis Presley - Elvis One Night In Vegas

É interessante notar como o mundo dá voltas! Quando Elvis Presley foi para Las Vegas no final dos anos 60 muitos torceram o nariz! Vários segmentos de fãs estranharam muito o fato do cantor marcar sua volta aos palcos justamente no local onde ele tinha sido tão mal recebido nos anos 50. Outros temiam que Elvis perdesse sua identidade em Las Vegas, que acabasse se tornando um clone indigesto de Frank Sinatra ou Dean Martin pois ambos reinavam absolutos na cidade há muitos anos. Será que para se adaptar ao estilo cafona da cidade Elvis iria novamente fazer concessões descabidas como na época em que ficou exilado em Hollywood?! Por essas e outras razões muitos achavam que Las Vegas iria sepultar de vez a carreira de Elvis. O próprio Elvis não tinha certeza se sua volta, justo em Las Vegas, seria uma boa opção! Naquela época ele ainda tinha bem vivo em sua memória o desastre e o fracasso ocorrido no Hotel Frontier anos atrás. Então porque o Coronel resolveu levar Elvis para Las Vegas de uma vez por todas? Simples. Tom Parker queria assegurar a Elvis um local seguro para sua volta, um local onde ele teria controle absoluto de tudo o que iria acontecer. Para o Coronel os tempos eram outros, as chances de Elvis naufragar em Vegas como ocorreu nos anos 50 seriam mínimas porque ele próprio estava muito distante daquele artista de outrora. O Coronel queria transformar Elvis, deixar para trás a experiência ruim dos anos em Hollywood e transformar o cantor em algo mais coerente com seu tempo, com aquela nova década que vinha nascendo.

Para Tom Parker o futuro de Elvis estava no estilo dos concertos que eram apresentados em Vegas naqueles anos. E que tipo de show era esse? Ora, basta apenas conhecer um pouco o plantel que reinava ali para se ter uma ideia precisa do que Tom Parker queria para Elvis. Talvez o paradigma mais significativo seja mesmo o grupo liderado por Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. Claro que havia outros artistas em Las Vegas, como por exemplo Tom Jones, mas esses, na maneira de pensar de Tom Parker, eram de segundo escalão! O Coronel era da velha escola e queria que a carreira de Elvis se espelhasse na de Frank Sinatra. Isso sim seria um bom posicionamento artístico para um cantor como Elvis, na visão de Tom Parker! Ele queria para Elvis tudo aquilo que caracterizava o estilo Las Vegas de ser: refinamento, elegância, luxo, brilho, riqueza, platéia selecionada, ótimos arranjos de orquestra, popularidade diante de uma faixa etária um pouco mais elevada e elitizada. Para Tom Parker Las Vegas era o máximo de sofisticação que um astro poderia querer naquele momento. Mas isso era o que o Coronel pensava, e o resto do mundo, o que achava de Las Vegas naqueles anos? Para os demais, principalmente os jovens, Las Vegas era o símbolo máximo da cafonice da classe média norte americana e se tornar um artista de cassinos seria o fim da picada para um dos verdadeiros pais do Rock'n'Roll. Um jovem do final dos anos 60 e início dos anos 70 nunca iria a Las Vegas para assistir seus ídolos, pois certamente eles nunca estariam lá, fazendo temporadas em hotéis cassinos daquela cidade fundada por mafiosos!

Alguém já imaginou os Beatles ou os Doors tocando em Las Vegas? Não havia a menor possibilidade disso acontecer, pois se apresentar em Las Vegas naqueles tempos era coisa de artistas ultrapassados, que tinham deixado o auge de sua popularidade há muito tempo, como o próprio Frank Sinatra, por exemplo. Era um sinal de decadência artística se apresentar em Las Vegas durante aqueles anos. Nenhum grupo musical ou cantor da moda, que estivesse na crista da onda, liderando as paradas musicais, iria se apresentar naquele lugar, de jeito nenhum! Mas o mundo dá voltas! Hoje se apresentar em Las Vegas é uma honra, um lugar disputado a tapa pelos grandes astros, inclusive as estrelas da juventude. Las Vegas não cheira mais a naftalina e ternos baratos, não é mais símbolo de caretice e cafonice (talvez até seja um pouco, mas em menor escala do que antes). Agora pense um pouco e raciocine sobre quem foi uma das pessoas que ajudaram a modificar essa imagem de Vegas durante esses anos? Isso mesmo meu caro, Elvis Presley. Quando ele foi para lá todos pensavam que seria o fim para o antes aclamado Rei do Rock. Mas sua incrível capacidade de sobreviver aos erros que eram cometidos por Tom Parker sempre fazia a diferença. Elvis foi para Las Vegas, enfrentou a concorrência acirrada dos velhos artistas que lá reinavam, conseguiu preservar sua identidade tanto pessoal como musical e virou símbolo de toda uma década.

De repente ver e ouvir Elvis Presley em Las Vegas se tornou um grande programa. De repente não era mais vergonhoso se apresentar em um cassino, de repente ir para Las Vegas e encarar uma temporada de shows diários não era mais demérito para nenhum artista, de nenhum segmento musical, seja ele jovem ou não. Hoje Vegas é um dos maiores centros de diversão do mundo. Os cassinos são verdadeiros templos ao lazer, à riqueza e ao hedonismo desvairado que caracteriza a cultura norte-americana. Astros e bandas da atualidade sempre fazem questão de encaixar apresentações em suas turnês naquela cidade. O sucesso de Elvis em Las Vegas foi tão avassalador que até hoje, quase trinta anos após sua morte, é praticamente impossível um turista não esbarrar em algum cover do artista pelas ruas da cidade (bem, o mundo não é perfeito, não é mesmo?) No aspecto profissional Las Vegas significou muito para Elvis, mas no aspecto pessoal talvez a cidade tenha sido demais para ele. Se antes Elvis sentia-se pressionado, agora com a obrigação de fazer dois shows por noite a coisa iria desandar de vez. O ritmo frenético dessas temporadas iria cobrar um alto preço e em pouco tempo Elvis iria sentir-se totalmente exaurido pela loucura da cidade. Os efeitos dessa ciranda iriam aparecer durante as apresentações do cantor, mas isso ainda iria demorar um pouco.

One Night In Vegas é um CD precioso porque captura as primeiras apresentações de Elvis na cidade. Ainda não havia os vários problemas que iriam atingir o ídolo nos anos que viriam. Elvis estava empolgado e determinado a fazer grandes concertos. O tédio que iria tomar conta de Elvis em muitas temporadas futuras estava ainda longe de acontecer. Havia para a organização Presley, naquele momento, a sensação de se estar fazendo algo pioneiro, importante. Elvis nas primeiras três temporadas naquela cidade estava extremamente bem, extremamente profissional e o mais importante de tudo: altamente motivado como artista. Era a chance que ele vinha procurando, uma forma de apagar de uma vez por todas aquele festival de filmes classe B e suas trilhas sonoras horríveis que ele vinha apresentando. Outra questão importante: fisicamente Elvis estava muito bem, em boa forma, bronzeado e esbanjando vitalidade. Aqui entramos em um aspecto relevante: a imagem de Elvis Presley. Sigam meu raciocínio. Elvis foi um grande fenômeno de massa, um grande produto visual da mídia do século XX. Ao afirmar isso não estou de maneira alguma minorando o valor de seu talento, nada disso, apenas estou demonstrando uma coisa que é muita óbvia até: a imagem de Elvis foi um dos grandes fatores que o levaram a se tornar o que era. Não há como negar isso.

As primeiras fãs de Elvis nem sequer tinham conhecimento de sua importância musical, eram acima de tudo tietes que viam nele o namorado ideal, o homem perfeito. Essas fãs não queriam saber se ele tinha fundido gêneros musicais e sido um dos incentivadores e fundadores de um novo idioma musical. Nada disso. Elas eram fãs porque Elvis era, na visão delas, um homem lindo, perfeito, maravilhoso. E não se enganem, mesmo que muitas dessas fãs nunca tenham chegado a entender a importância musical de Elvis, elas foram muito importantes. Criaram fãs clubes, divulgaram o trabalho de Elvis e o ajudaram a se transformar no ídolo que é hoje. Quando elas iam aos seus shows em Las Vegas, por exemplo, elas queriam ver Elvis no auge da beleza física, só isso, nada mais. Muitos fãs da nova geração não conseguem entender direito esse aspecto. Geralmente um jovem fã de Elvis dos dias atuais ouve os shows que ele fez em Vegas ou nas turnês e chega a conclusão apressada que, por exemplo, aquela sim tinha sido uma bela apresentação de Elvis e ponto final. Mas eles esquecem que um concerto de Elvis não se resumia apenas nessa questão musical, era muito mais do que isso, um show de sucesso de Elvis também tinha que contar com aquilo que era o mais importante para suas fãs: um bom aspecto visual, Elvis tinha que estar ótimo no aspecto físico.

Uma boa apresentação era aquela em que ele aparecia no palco bonito e esbelto, uma má apresentação era aquela em que ele aparecia gordo e ofegante! É simplório demais? São critérios sem valor? É frívolo pensar assim? Sim, com certeza. Ninguém deve avaliar um artista apenas por sua aparência física, sem dúvida que não! Mas para as fãs dos anos 70 que lotavam seus concertos isso era tudo o que importava. Outra coisa que sempre devemos levar em conta: os novos fãs, de hoje, já cresceram com aquela imagem de Elvis muito acima do peso, nenhuma foto de Elvis gordo irá chocar um jovem fã atualmente, pois certamente ele terá centenas de imagens de Elvis no final de sua carreira. A Internet facilita tudo isso! Mas para uma fã de Elvis nos anos 70 essa facilidade não existia. Geralmente elas tinham visto Elvis nos cinemas e só. Imagine a reação dessas tietes quando Elvis aparecia numa distância de poucos metros delas, no palco, pela primeira vez, com um visual muito distante do que elas imaginavam, fora de forma e bastante obeso! Era um choque! Mesmo que ele cantasse perfeitamente bem e fosse muito bem sucedido no quesito puramente musical, as fãs só iriam falar depois de seu péssimo estado físico, pois isso era o mais importante para todas elas!

Então, mesmo sendo uma frivolidade essa questão do aspecto de simples aparência, temos que colocar na balança tudo o que acontecia na época antes de afirmar que tal temporada de Las Vegas foi ótima, perfeita, apenas por aquilo que ouvimos! Uma temporada de sucesso não dependia apenas disso, temos que levar em conta a reação das fãs de Elvis, o que elas viram e presenciaram, o clima que envolveu as apresentações, o contexto em que elas se desenrolaram e tudo mais. Agindo de maneira diversa chegaremos a uma visão tão simplista como a das fãs de Elvis nos anos 70 que resumiam tudo em sua forma física e coisas do gênero. Infelizmente essa velha mentalidade ainda sobrevive! Muitos fãs ainda se incomodam com textos que toquem no aspecto da obesidade descontrolada de Elvis em seus últimos anos, por exemplo, ou que afirmem que tal projeto que o cantor participou em sua carreira era realmente horrível e nada condizente com seu talento. Se uma pessoa se incomoda com um artigo afirmando que Elvis estava gordo, fora de forma, em determinada época, isso significa que esse fato ainda é importante para ela. Ora, essa é a velha mentalidade das tietes dos anos 70 que julgavam Elvis apenas por sua aparência física ou amavam todos os seus filmes apenas por ele estrelar algumas dessas pérolas do absurdo! O fã mais consciente já passou dessa fase de se importar com o que os outros acham ou pensam! Se jornalistas escrevem algo que venha de alguma forma comprometer a imagem de Elvis, que seja! Tanto faz!

Quem estudou e se interessou sobre a vida do cantor a ponto de dedicar horas e horas sobre isso não vai se importar mais se alguém escreve algo que ele sabe que não tem importância. O que tem relevância é a opinião pessoal de cada um, seu senso e seu juízo de valor. Isso não significa que o admirador de longa data deve se isolar em si mesmo, nada disso, pelo contrário, ele deve levar em consideração todos os tipos de opiniões e descartar aquelas que não possuem embasamento maior. Sem uma visão crítica da carreira de Elvis estaremos certamente engrossando fileiras ao lado dessa forma caduca e arcaica de ser fã de Elvis Presley, de ficar se importando com o que os outros pensam ou pior, de tentar impor sua visão pessoal aos outros, mesmo que muitas vezes se saiba que se está errado! Cada um que tire suas próprias conclusões! Como afirmei antes, o mundo dá voltas e não devemos andar em direção ao passado mas sim ao futuro, devemos priorizar o fã que estuda Elvis Presley com dedicação, equilíbrio e racionalidade. O conhecimento sempre liberta no final das contas. Mas deixemos esses aspectos periféricos de lado e voltemos ao CD em questão.

A primeira constatação feliz sobre esse lançamento da FTD é sua boa direção de arte, seu design e projeto gráfico. As capas, contracapas e encartes internos dos CDs desse selo possuem uma qualidade irregular e inconstante. Temos capas interessantes, medianas e sofríveis. Curiosamente as capas que acompanham os CDs que trazem os primeiros shows de Elvis em Vegas são bem interessantes, vide "Polk Salad Annie" ou "All Shook Up". Aqui podemos perceber claramente que existe uma preocupação em trazer um produto de bom gosto estético e mesmo que elas não sejam muito originais, podemos perceber a clara intenção de se disponibilizar algo agradável aos olhos do colecionador. Enfim, uma qualidade artística bem razoável, muito longe dos piores momentos da FTD como as péssimas, horrorosas, capas de CDs como "The Jungle Sessions" e "Dragon Heart", que sempre foram motivo de chacotas e piadas entre os colecionadores. Se há alguma crítica mais interessante a se fazer sobre o conceito da capa, talvez seja essa idéia de se colocar as imagens como se estivessem sendo exibidas em uma televisão! Seria uma forma de homenagear a nova geração que nunca assistiu That's The Way It Is em um cinema? Pode ser. De qualquer maneira é uma tentativa de se fazer algo novo, inovador e só por isso ganha pontos, certamente. E por falar nesse filme a primeira grande pergunta que nos surge quando ouvimos esse CD é justamente essa: você gosta do filme documentário Elvis, That's The Way It Is ? Se sua resposta for afirmativa então esse é o seu CD!

A "trilha sonora" oficial do filme em questão nunca foi considerada realmente uma trilha honesta e sabem a razão? Ora, basta ouvir o disco. O Coronel fez uma salada indigesta naquele disco juntando músicas de estúdio (inéditas na época) com canções gravadas ao vivo e até mesmo "falsas" versões ao vivo (tinham sido gravadas em estúdio e o Coronel resolveu acrescentar palmas no final para tapear os fãs mais desavisados!). Que coisa mais absurda! Um dos grandes momentos de Elvis nos cinemas mal teve um disco oficial de respeito. Coisas de Tom Parker. Uma trilha sonora correta do ponto de vista discográfico deveria trazer exatamente as versões que fizeram parte do filme ou talvez um álbum duplo trazendo as músicas de estúdio em um dos LPs e o outro totalmente ao vivo com pelo menos as canções mais representativas dos concertos que entraram no filme. Mas nada disso aconteceu. Talvez com medo de produzir um disco duplo e sofrer prejuízos financeiros, Parker e a RCA tomaram a decisão de prestigiar as gravações de Nashville e colocar poucas versões ao vivo com o clima real do filme. Nesse processo se perdeu a chance de se colocar no mercado uma verdadeira trilha sonora do filme, algo que merecesse realmente esse título! O disco mais perfeito seria algo muito próximo desse CD da FTD.

Com boa qualidade sonora, bem acima da média do selo FTD, One Night In Vegas consegue capturar com honestidade essa temporada de Elvis em Las Vegas, a mesma que todos assistimos no filme. Os critérios que faltaram no disco oficial podem ser encontrados aqui! Embora o CD traga em sua essência apenas o show de abertura da temporada (realizado no dia 10 de agosto de 1970) e parte dos ensaios que aconteceram seis dias antes, não podemos deixar de registrar que o espírito, a idéia que deveria ter sido aproveitada na trilha original era essa mesma, capturar o clima das apresentações e trazer aquilo que foi apresentado nos cinemas, até mesmo porque isso sim seria uma trilha sonora de verdade! Das 23 faixas, dez foram retiradas exatamente do projeto original da trilha que conhecemos, muitas com ótimas versões ao vivo. Essa apresentação de Elvis, que é preciosa por vários motivos, serve também para demonstrar um padrão de concerto maravilhoso que Elvis utilizava nos palcos em seus primeiros shows em Las Vegas e que infelizmente ele deixou para trás depois. Era o padrão de se realmente divulgar os discos novos, com material inédito de estúdio, durante os concertos ao vivo. Nunca mais Elvis apresentaria dez músicas novas de seu último disco nos shows que iria realizar! Uma pena! A razão de Elvis perder nos anos seguintes o interesse em promover seus discos pode ser encontrada em vários fatores: como eram músicas novas provavelmente elas não teriam a mesma reação do público como seus velhos sucessos, além disso é fato notório que Elvis tinha um sério problema em esquecer as letras das novas canções no palco, fato que às vezes o fazia levar uma folha de papel de segurança com aquelas letras mais difíceis de memorização.

Aliada a tudo isso pode-se ainda citar a própria falta de empolgação e animação por parte de Elvis, que sempre estava mais envolvido com algum problema pessoal que ocupava seus pensamentos totalmente e o fazia negligenciar, muitas vezes, sua carreira artística! Esse estado de falta de renovação em seus shows, a ausência de vontade por parte dele em fazer mudanças significativas em seu repertório, acabou fazendo com que houvesse um estacionamento de mudanças nas listas de canções que iria apresentar dali para frente. O CD abre com Opening Riff que, como o próprio nome sugere, nada mais é do que o tema inicial de abertura dos shows de Elvis nessa temporada. Ele ainda não estava utilizando o famoso tema de 2001 para abrir suas apresentações, essa idéia só iria surgir depois. Aliás muitos acham curioso Elvis ter escolhido esse arranjo de orquestra da canção clássica Also Spratch Zarathustra para abrir suas apresentações! Afinal qual era o motivo? Além de ser uma abertura evocativa da posição de Elvis, um arranjo "digno de um rei", vamos colocar assim, ainda havia o lado místico que envolvia esse tema e o próprio fato de Elvis ter sido um fã incondicional de livros de ficção científica. De qualquer forma essa abertura, mesmo sem 2001, empolga, principalmente pela ótima participação do baterista Ronnie Tutt. Ligando a ela temos That's All Right e logo podemos perceber o pique que iria dominar toda a apresentação! Essa segunda temporada de Elvis em Las Vegas no ano de 1970 é interessante porque ela trouxe um Elvis já totalmente à vontade com o International Hotel, sem os problemas que surgiram na primeira temporada de 69 e sem a pressão de fevereiro onde muitos afirmaram que Elvis não iria conseguir mais o mesmo sucesso de sua estreia nos palcos de Las Vegas. Essa terceira temporada já traz para todos os envolvidos aquela sensação que o projeto de levar Elvis para temporadas nessa cidade era um projeto vitorioso. Por essa razão podemos perceber claramente um Elvis Presley bem menos tenso do que nas duas primeiras temporadas, além disso Elvis esbanja versatilidade, carisma e empolgação. Sem dúvida essa temporada é uma das melhores.

E o repertório do show continua com um medley símbolo da temporada de 1969, Mistery Train / Tiger Man. A ideia dos maestros Gleen Spreen e Felton Jarvis, que fizeram esse arranjo, unindo essas músicas, foi muito feliz. A primeira é um símbolo dos anos de Elvis na Sun Records e a segunda surgiu para Elvis mais nitidamente no especial na NBC em 1968. Duas canções que representam dois momentos distintos da carreira de Elvis, distintos, mas extremamente ligados entre si por uma palavra muito bem-vinda: sucesso! O Medley é fantástico e foi usado na abertura do filme That's The Way It Is e agora finalmente podemos ouvir a canção na íntegra. Tecnicamente ela é superior às versões de 1969, notadamente a versão oficial do disco Elvis In Person at The International Hotel Isso é facilmente explicado porque a banda de Elvis em 1970 estava muito mais entrosada, não só pelas temporadas anteriores mas também pelos shows que eles vinham apresentando em diversas cidades pelos Estados Unidos afora. Eles não estavam mais tentando se encontrar aqui como acontecia muitas vezes nos shows da primeira temporada de Elvis. Eles já tinham acertado o tom certo, correto e estavam chegando certamente em um ponto ótimo nos concertos. No que diz respeito a esse medley podemos facilmente perceber que ele está com a levada certa, menos intensa da que ouvimos em 1969. Essa pegada é bem mais fiel ao arranjo das versões oficiais que conhecemos. Pela fidelidade de harmonia leva o prêmio de melhor versão desse medley.

Nos CDs da FTD, às vezes, notamos coisas que não deveriam ser creditados nos encartes como por exemplo, Elvis Talk! Um minuto de conversa fiada de Elvis com a plateia e nada mais. Ernst precisava creditar algo como isso? Certamente não, é um excesso de preciosismo! Aqui Presley brinca um pouco, comenta o fato da MGM estar filmando em Las Vegas e outras coisas sem importância. Charlie Hodge novamente dá suas conhecidas gargalhadas. Ele era uma espécie de amortecedor do grupo de Elvis. Não importava se a piada fosse sem graça ou fora de foco, Elvis sempre podia contar com as risadas incontroláveis de Charlie Hodge para morrer de rir de seus monólogos. Depois ainda o acusam de nada fazer de importante na banda de Elvis, isso é uma injustiça, o Charlie sempre mantinha o clima bom para Elvis durante os shows. Quando Elvis soltava alguma piadinha sem graça e todos ficavam olhando uns para os outros sem saber direito como agir, Charlie prontamente caia na risada para descontrair o clima rapidamente. Não se enganem, isso era muito importante e por isso não subestimem a função de Charlie durante os concertos. Elvis sentia a necessidade de ter alguém no palco junto que fosse íntimo o bastante para interagir com ele nesses momentos. Como Elvis não podia levar a máfia de Memphis com ele para os concertos, então ele levava alguém com Charlie. Com sua maneira divertida de ser e agir ele acabou salvando Elvis muitas vezes do constrangimento total.

I Can't Stop Loving You é outro clássico da temporada de 69. Elvis iria usar essa canção infinitas vezes nos anos que viriam. Quem ouve a versão original de Don Gibson nota nitidamente as inúmeras alterações que foram promovidas por Elvis e seus produtores. Ficou melhor? Hä controvérsias. O fã da época que foi na loja e comprou o disco From Memphis to Vegas / From Vegas to Memphis certamente levou um susto. Ali estava uma grande ruptura na sonoridade de Elvis Presley. Tirando a experiência do uso de arranjo de metais no NBC Special, poucas e ocasionais vezes Elvis tinha usado arranjos de orquestras em suas gravações. Mas quando ele foi para Las Vegas a orquestra veio com força total, ocupando todos os espaços, para muitos de forma exagerada e pesada! Essa canção certamente é uma das mais significativas desse momento de transição. Perceba que ela começa sem o uso massificado dos metais mas eles vão aos poucos tomando conta do arranjo da canção e no final toma completamente o controle! Mais ou menos o que estava acontecendo com Elvis quando ele foi para Las Vegas.

Love Me Tender, uma canção da primeira fase de sua carreira, por exemplo, sofreu muitas vezes por ter que se adaptar nessas novas mudanças promovidas por Elvis e Felton Jarvis no aspecto de arranjo. Aqui ela não está tão prejudicada como no NBC Special e serve mais como tema de fundo para Elvis sair beijando suas fãs! Para quem gosta da gravação pioneira e bem mais "primitiva" da versão original o estilo Las Vegas até que não a desfigurou totalmente a ponto de a torná-la irreconhecível. Depois dela surge a primeira canção do projeto That's The Way It Is: The Next Step Is Love. Essa é uma versão ao vivo de alto nível e posso até mesmo afirmar que está muito mais bem executada do que a versão oficial de estúdio que saiu na trilha sonora da época. Aquela não tinha a espontaneidade necessária e nem a fluidez que valorizasse sua melodia. Aqui Elvis está mais à vontade, à solta, sem a preocupação de ser tão perfeito na contagem de tempo como ouvimos no master. O resultado final é excelente.

Words, outra da temporada de 1969 também segue o nível da faixa anterior. São duas faixas dessa mesma canção: uma bela versão ao vivo e uma gravada durante os ensaios da temporada, que é bem mais fraquinha. Fique, é claro, com a primeira. É muito bom ouvir essas primeiras temporadas de Elvis em Las Vegas porque ele sempre estava disposto a apresentar bom material e a se apresentar corretamente. Claro que havia brincadeiras e piadas como as que seguem após a música terminar. Aqui Elvis se diverte com a microfonia do equipamento (que pode ser ouvida em alguns momentos da canção) e brinca: "Yes Kirk!" (como se estivesse atendendo ao capitão Kirk de Jornada nas Estrelas em seu equipamento de comunicação).

I Just Can Help Believen' que vem logo a seguir é maravilhosa! A versão original seria gravada no dia 11 e seria usada como tema de abertura do disco com a trilha sonora oficial. A versão que está presente nesse CD, gravada no dia 10, não é melhor do que a que foi apresentada no dia seguinte, nesse ponto a escolha da versão do dia 11 foi acertada, mas isso não significa que essa não seja também fantástica em todos os aspectos. Nada mal para seu debut no repertório de Elvis nessa temporada. Infelizmente Elvis não a levou adiante e ela praticamente sumiu das apresentações após essa temporada. Muito provavelmente, como bem podemos notar ao assistir o filme That's The Way It Is, Elvis tenha ficado com algum tipo de desconforto na memorização de sua letra. De qualquer maneira ela logo seria descartada, o que é uma pena! Something dos Beatles teria vida mais longa dentro dos shows de Elvis, tendo sido utilizada até mesmo no Aloha From Hawaii. Porém verdade seja dita: essa versão de Elvis nunca decolou, nunca foi tecnicamente boa! Quem conhece a versão oficial do disco Abbey Road logo nota que o arranjo não é muito feliz. Elvis se deu muito melhor com outras versões dos Fab Four como Yesterday (a versão do disco On Stage é nostálgica e moderna na medida certa) e Hey Jude (uma das melhores versões que já ouvi dessa canção, gravada em 1969 no American e só lançada anos depois no disco Elvis Now). Aqui o que estraga mesmo é o arranjo de metais, coisa que Harrison nunca nem sequer imaginou usar em sua música, não nessa base. Esse naipe ao estilo Las Vegas não cai bem em nenhum momento da canção e o saldo é negativo. Essa mesma opinião também é totalmente válida para a versão do Aloha que, diga-se de passagem, consegue ser bem pior que essa que ouvimos aqui. Em poucas palavras, Something com Elvis soa desnecessária e desconfortável o posicionando numa constrangedora posição de cover dos Beatles!

Sweet Caroline é bem mais interessante. Originalmente apresentada por Neil Diamond, a música se encaixou muito bem na lista de músicas que Elvis apresentava naquele momento. Ela tinha aparecido na vida musical de Elvis na temporada anterior, de fevereiro de 1970. Tanto que foi lançada oficialmente no disco On Stage, February 1970 que trazia dez canções gravadas ao vivo (sete delas sendo registradas nessa segunda temporada da carreira de Elvis). Divertida e suave na medida correta. O primeiro grande momento do CD vem logo a seguir, a inigualável You Lost That Lovin' Feeling, uma autêntica pedigree da segunda temporada de 70 com Elvis em Vegas. Assim como aconteceu com I Just Can't Help Believen e The Next Step is Love, essa versão também marca a estréia da música em concertos de Elvis Presley. Só esse fato já justificaria a importância desse CD, pois não é sempre que podemos ouvir, com uma qualidade sonora tão boa, as primeiríssimas versões de canções tão importantes para a carreira de Elvis como aqui, em um só CD! Isso certamente nunca mais iria se repetir depois como já escrevi antes. De qualquer forma, apesar de sua perfeição técnica, a RCA resolver escolher como oficial a que Elvis apresentou dois dias depois, no dia 12 e a lançou no disco oficial da trilha sonora. Essa master pode rivalizar cabeça a cabeça com essa versão de estréia que ouvimos aqui nesse CD. A oficial pode até ser executada com mais leveza, pois Elvis está nitidamente bem mais relaxado nela, mas a primeira versão da canção também tem suas virtudes, entre elas a preocupação de Elvis em ser tecnicamente perfeito do primeiro ao último acorde, objetivo alcançado majestosamente por ele aqui nesse momento ímpar.

Existem duas versões de You Don't Have To Say You Love Me no CD. A primeira foi gravada ao vivo e faz parte do show do dia 10 e a segunda é uma versão de estúdio, na realidade um ensaio que Elvis promoveu antes da estreia da temporada. A primeira coisa que sempre me chamou atenção nessa música é a sua péssima versão master que saiu no disco oficial. Até hoje não consigo entender como Felton Jarvis, tão preocupado com qualidade como ele era, conseguiu deixar passar de seu crivo pessoal uma versão tão ruim como aquela. Seguramente é a pior faixa da trilha oficial, não no sentido de ser a pior canção em suas qualidades melódicas e de letra, nada disso, mas em qualidade técnica de gravação, basta apenas ouvir a master para entender o que quero dizer. A música é extremamente mal gravada, com péssima vocalização por parte de Elvis. Essas versões que ouvimos nesse CD finalmente redimem essa música. A versão ao vivo que você ouve nesse CD é muito boa, bem executada, com Elvis envolvido, com ótimo acompanhamento tanto do grupo TCB como pela orquestra. Tecnicamente boa, sem maiores máculas, poderia ter entrado facilmente no disco oficial da trilha sonora sem maiores problemas. Já a versão de ensaio é bem mais leve do que a exagerada e descabelada versão do disco That's The Way It Is. Essa seria a velocidade mais adequada para a canção, porém infelizmente Elvis a canta no controle remoto, com o freio de mão puxado, sem maior envolvimento, de qualquer forma ela serve para demonstrar como poderia ter sido bem gravada se Elvis e seu grupo tivessem achado o tom certo. Aqui Elvis tenta por três vezes chegar num resultado mais satisfatório e depois meio que desiste em seguir adiante.

Outra que aparece com duas versões diferentes é Bridge Over Troubled Water. A versão do ensaio não acrescenta muito. Muita brincadeira e conversação ao fundo prejudicam Elvis, atrapalhando sua interpretação e sua concentração. A qualidade sonora não é tão boa, aliás é bem fraca, também não poderia ser diferente pois muitos desses arquivos ficaram encostados por um longo tempo e só depois foram resgatados. Novamente o grupo e Elvis não se empenham muito, até porque tudo não passa de um ensaio rápido. A versão dura poucos minutos e o corte final está muito mal feito pois deveria ter sido deixado a parte final da canção para sabermos como Elvis a termina. Aqui Ernst faz um corte final equivocado como podemos notar se o compararmos com outros títulos. Já a versão ao vivo é mais do que preciosa, é um achado maravilhoso. Elvis está insuperável aqui. Aliás pode-se afirmar que, com raríssimas exceções, todas as versões de Bridge Over Troubled Water dessas temporadas iniciais são de excelente nível. No disco com a trilha sonora original temos outras das picaretagens de Tom Parker. Ao invés dele determinar que Felton Jarvis escolhesse uma boa versão ao vivo ele preferiu maquiar a versão de estúdio acrescentando "falsas" palmas! Outro problema que sempre chamou atenção foi a elevação gradual do volume da faixa oficial, que começava bem introspectiva, quase sussurrada e ia aumentando gradualmente seu volume até um final apoteótico. Para alguns a montagem até que era interessante mas outros se incomodavam com isso. No Brasil tentaram modificar isso e lançaram um disco em que eles fizeram uma tentativa mal sucedida de mudar artificialmente seu formato original. O problema é que como não tiveram acesso ao master original fizeram tudo sem respeitar o procedimento adequado e necessário para esse tipo de mudança. Resultado: a nova equalização "Made in Brazil" ficou horrível, mal feita e virou motivo de piadas lá fora! Sinceramente, poderiam ter passado sem esse papelão!

As duas últimas grandes novidades do show são respectivamente Patch It Up e I've Lost You. Patch It Up sempre foi excessivamente badalada ou melhor dizendo, superestimada, supervalorizada além da conta. Existem aqueles que acham essa canção maravilhosa, à prova de falhas, impecável, que é uma super música cheia de energia, etc e tal. Mas convenhamos, para quem gravou tantos clássicos roqueiros nos anos 50, Patch It Up é uma paródia apenas, uma sombra do que Elvis produziu em seu passado. Na verdade é uma música que supervaloriza aspectos secundários como vocalização feminina e uso de naipe de metais para criar uma falsa áurea de energia. Na verdade é uma canção muito fraca, tanto em termos de melodia como em termos de letra, essa aliás inexiste de tão tola! Essa versão até que é boa, Elvis tenta mesmo balançar o público com ela, mas parece que realmente não deu muito certo, pois mesmo que Elvis tenha comprado a ideia durante seus primeiros shows dessa temporada, ela logo foi colocada de lado e descartada totalmente. Embalar pode até embalar, mas convencer mesmo, jamais. I've Lost You é bem melhor e gosto dela. Tem belo ritmo, belo arranjo e Elvis novamente se empenha para mostrar para todos sua "nova gravação" como ele mesmo deixa claro antes de começar a interpretá-la. Infelizmente foi outra que não seguiu adiante dentro do repertório de shows de Elvis sendo também deixada de lado. Talvez o uso muito repetitivo de seu refrão tenha feito Elvis cansar de cantá-la. Nessa versão Elvis erra a letra lá no meio da canção, ri ao perceber que errou e segue em frente. Interessante que a TCB Band sempre estava pronta para corrigir eventuais falhas de Elvis como acontece aqui e seguir da melhor maneira possível, sem que o público percebesse o eventual erro.

Finalmente temos as duas últimas canções do show ao vivo: Polk Salad Annie e Can't Help Falling In Love. Ao contrário das anteriores, que não tiveram vida longa dentro dos shows de Elvis, essas ficaram dentro do repertório até o fim de sua carreira. Mesmo em 1977 elas estavam lá, firmes e fortes dentro das apresentações. Can't Help Falling In Love é uma prova de que nem tudo que Elvis gravou em suas trilhas sonoras nos anos 60 era destituído de valor artístico. Uma verdade não escrita é que, mesmo nas mais ridículas, infantis e bobas trilhas de Elvis nesse período podemos pincelar bons e até mesmo ótimos momentos. Só mesmo um talento como Elvis Presley para trazer valor para aquele tipo de material que acabaria com a carreira de qualquer um! Blue Hawaii, por exemplo, traz na pior das hipóteses quatro ou cinco canções dignas, entre elas Can't Help Falling In Love. Acontece que em 1961, ano em que essa trilha foi gravada, havia ainda por parte dos produtores de Hollywood a preocupação de apresentar material de qualidade. Depois de 1964, principalmente nos filmes pós 65, isso foi deixado de lado completamente. O que valia mesmo era ganhar alguns níqueis extras com a fama de Elvis e só! Qualidade musical? Isso não tinha nenhuma importância para quem dirigia Elvis nesse período. Mas enfim, essa canção que passou a ser utilizada por Elvis para encerrar seus shows é linda mesmo, acima de qualquer crítica. Nos anos 50 Elvis usava Hound Dog para encerrar suas apresentações mas quando voltou aos palcos em 1969 resolveu utilizar esse seu autêntico sucesso "Made In Hollywood" para essa mesma finalidade.

A Polk Salad Annie desse CD empolga! Apesar de ter sido um dos símbolos máximos da temporada anterior, de fevereiro de 1970, Elvis resolveu repetir a dose, principalmente pela vibração que ela proporcionava entre seu público. Nessa época Elvis ainda declamava a introdução da canção explicando a letra para quem não era natural da Louisiana, mas depois ele dispensou esse preciosismo e nas versões que viriam ele entrava logo na parte principal da canção e mandava ver em seu ritmo! Com o uso excessivo da canção ao longo dos anos ela foi se modificando um pouco, com altos e baixos. Aliás ela serviria também como um termômetro nos anos que viriam. Como, pela sua própria natureza, ela demandava muita energia, logo os fãs sabiam de antemão se Elvis estava bem ou não em um show apenas ouvindo essa canção. Uma versão meia boca significava que Elvis não estava muito bem, já uma versão a mil significava justamente o contrário, que Elvis faria um concerto daqueles!

Depois do show ao vivo o CD nos traz cinco canções retiradas de um ensaio feito por Elvis seis dias antes do show. Qualidade sonora de sofrível para ruim, se bem que para falar a verdade no final das contas isso não importa. Dessas cinco faixas as que realmente se destacam são duas: Twenty Days and Twenty Nights e Cattle Call / Yodel. Essa última aliás é bem divertida, facilmente reconhecível pois é uma paródia do que melhor podemos ouvir nesse estilo todo característico de cantar no gênero country and western. Realmente é inédita e ao contrário de, por exemplo, El Paso do CD Elvis On Tour Researhals, é uma faixa de verdade, com começo meio e fim. Mesmo que seja na verdade apenas uma brincadeira por parte de Elvis, banda e vocalistas, não deixa de ser bastante curiosa e interessante. Já Twenty Days and Twenty Nights é nossa velha conhecida. Sua versão oficial é lindíssima e um dos pontos altos da trilha sonora do filme. Aqui Elvis vai ensaiando, procurando encontrar o tom certo. O que é muito interessante nesse momento é ouvir, mesmo que por um curto período de tempo, o processo de trabalho promovido pelo artista Elvis Presley. O talento dele era inato, não acadêmico. Isso significa que ele era não era um virtuoso musical, que dominasse vários instrumentos por exemplo, um grande instrumentista, nada disso.

O talento de Elvis era instintivo, natural, e por essa razão ele tinha que ir sentindo a canção, com sua intuição à flor da pele. Ao ouvir essa faixa percebemos bem isso: Elvis vai tateando, pesquisando a sonoridade até chegar naquela que lhe agrada, num processo totalmente natural. Ele provavelmente não iria discutir as qualidades harmônicas da faixa, isso já estava superado desde o momento em que ele a escolheu, mas certamente saberia o que queria. Enfim, uma aula ministrada por alguém que nasceu com um dom, uma dádiva divina que não precisa de qualidades academicistas. One Night In Vegas é um grande CD do selo FTD, sem sombra de dúvidas um dos melhores já lançados. Encontrar ou reencontrar Elvis novamente nessa temporada sempre será um prazer renovado para o fã mais dedicado! Até hoje Elvis me deixa admirado pela quantidade de material de ótima qualidade que ele nos legou. Em sua última década de carreira, por exemplo, Elvis produziu muito e deixou muita coisa essencial para seus fãs conhecerem. Aos poucos estamos sendo apresentados a esse grande tesouro musical que foi deixado pelo cantor. Esse CD é apenas uma pequena amostra de seu fantástico talento! Uma pequena pérola que estava escondida e perdida, mas que felizmente foi resgatada. Que tal passar uma noite ouvindo esse insubstituível talento? Você com certeza terá uma grata surpresa! O mundo certamente dá voltas, mas algumas coisas realmente nunca deixam de nos surpreender...

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Twenty Days & Nights

Quem é fã de Elvis Presley há muito tempo, como eu, sabe que ao lado da discografia oficial do cantor existe um verdadeiro oceano de lançamentos das mais diversas fases da carreira de Elvis. São os conhecidos bootlegs. Como o Rei do Rock foi extremamente produtivo na década de 1970 muitos desses CDs nada mais são do que registros gravados de seus concertos (na última década de sua carreira Elvis Presley realizou mais de mil shows ao vivo, um recorde!). Pois bem nesse vasto universo há registros para todos os gostos, gravações profissionais, semi-profissionais, retiradas da mesa de som, captadas do meio da plateia, etc, etc.

Eu chamo atenção porém para um pequeno e seleto grupo de bootlegs que conseguem ser melhores do que os discos oficiais de Elvis. Isso mesmo, são mais completos, muitos deles com excelente qualidade sonora e performances impecáveis do astro. Um exemplo? “Twenty Days & Nights”, lançado originalmente em 2009. O CD traz o show na íntegra que Elvis Presley realizou em Las Vegas na noite de 12 de agosto de 1970. Eu particularmente considero essa uma das melhores temporadas de Elvis em Vegas em toda a sua carreira. Não havia mais a pressão da primeira temporada e nem o receio de ter o showroom com ingressos sobrando da segunda temporada, que foi realizada em uma baixa estação na cidade.

Aqui Elvis está perfeitamente à vontade, tranquilo, feliz e cantando muito bem! Seus concertos não eram muito longos – bem abaixo da duração de um show atual – mas Elvis fazia valer cada momento, cada segundo ao lado de seu público querido. Rindo, brincando com a plateia, inovando no repertório, cantando com afinco e vontade, realmente ver o grande mito no palco, ali pertinho de você, deve ter sido algo magnífico. Como eu escrevi esse show é realmente impecável. Aqui Elvis mostra o grande showman que sempre foi, um homem de palco, ciente de sua importância e talento. No repertório algumas preciosidades chamam logo a atenção. A primeira, que inclusive dá nome ao disco, é a linda balada “Twenty Days And Twenty Nights” do álbum “That´s The Way It Is”.

A versão oficial é a de estúdio, gravada em Nashville, que todos já conhecemos. Aqui temos a versão de palco. Ouvir ela ao vivo é de dar arrepios. Essa é uma música que raramente Elvis cantou ao vivo, uma verdadeira jóia rara. Aliás é bom frisar que o CD é particularmente indicado para os fãs do TTWII, pois além dessa Elvis desfila várias canções desse disco. “I've Lost You”, “I Just Can't Help Believing” e “Patch It Up”, por exemplo, surgem em uma seqüência realmente arrebatadora! E o que dizer das versões de “You've Lost That Loving Feeling” e “Bridge Over Troubled Water”? Simplesmente perfeitas, lindas! Percebe-se claramente que Elvis estava com muita vontade de apresentar seu novo material ao público. Assim não há muito mais o que dizer. Esse CD é realmente magistral, um grande momento de um artista único em um de seus momentos mais inspirados! Mito é pouco!

Elvis Presley - Twenty Days & Nights (2009)
1: Opening Vamp / That's All Right
2: I Got A Woman
3: Monologue
4: Hound Dog
5: Monologue
6: Heartbreak Hotel
7: Monologue
8: Love Me Tender
9: I've Lost You
10: I Just Can't Help Believing
11: Patch It Up
12: Monologue
13: Twenty Days And Twenty Nights
14: You've Lost That Loving Feeling
15: Polk Salad Annie
16: Band introductions
17: Blue Suede Shoes
18: You Don't Have To Say You Love Me
19: Bridge Over Troubled Water
20: Suspicious Minds
21: Can't Help Falling In Love

Pablo Aluísio.