domingo, 10 de abril de 2005

Elvis Presley - EP Viva Las Vegas

Outro lançamento que não deu certo no mercado. Vendeu pouco e foi bem ignorado no meio musical da época. Nem as revistas especializadas se importaram muito com sua chegada no mercado. É curioso, um compacto duplo com quatro canções inéditas de Elvis e ninguém deu muita bola. Certo, essas são músicas que não foram bem divulgadas mas nada justifica o fato de terem sido ignoradas. Por isso repito que foi um grande erro da RCA em não ter lançado um álbum com a trilha sonora do filme. O LP certamente traria mais atenção para o conjunto das canções e certamente elas seriam mais bem sucedidas comercialmente. Quer um exemplo? A trilha de "Roustabout" lançada pouco depois conseguiu o feito de chegar ao primeiro lugar nas paradas por uma semana, o que para Elvis nessa fase era um ótimo resultado.

Mas o fato é que os jovens pareciam mais interessados em outras novidades, principalmente dos grupos de rock da chamada invasão britânica. Tudo era novidade, os cabelos lisos em franjas, as canções compostas pelos próprios membros da banda, o fato de serem jovens como seu público, de terem personalidades cativantes e diferenciadas, tudo prendia a atenção da juventude, enquanto que Elvis estava mesmo virando um ator convencional de Hollywood, bem longe dos palcos e do contato direto com o público. Até seu cabelo estava numa fase ruim, engomadinho e mais parecendo um capacete cheio de laquê! Foi muito comentado que certos cinemas de grandes cidades americanas investiam mais no nome de Ann Margret nas marquises do que no de Elvis. Afinal ela era jovem, bonitona e sensual. Certamente atrairia mais um garoto de seus 15, 16 anos do que o próprio Elvis. Isso refletia diretamente um certo desinteresse das pessoas da época sobre os filmes do cantor nos cinemas. Tudo parecia meio estagnado, quadrado, antigo e até mesmo cafona! E não havia nenhuma boa novidade no ar pois Elvis havia acabado de assinar um contrato de sete anos com a MGM... Tempos negros começavam a surgir no horizonte da carreira de Elvis Presley.

Elvis Presley - EP Soundtrack Viva Las Vegas (1964)
If You Think I Don't Need You
I Need Somebody To Lean On
C'mon Everybody
Today, Tomorrow and Forever

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - What'd I Say / Viva Las Vegas

É complicado entender porque esse single não fez o sucesso esperado nas lojas. Todos os elementos pareciam estar presentes: boas músicas, dançantes, com faro de sucesso e saídas de um filme que estava fazendo bonito nas bilheterias de cinema. Todos estavam comentando sobre o novo musical de Elvis ao lado de Ann-Margret mas as vendas foram bem fracas. Sua melhor posição foi o vigésimo primeiro lugar, bem decepcionante. Afinal o que aconteceu de errado? Para alguns foi mais um erro da RCA do que qualquer outra coisa. Ao escolher a manjada "What'd I Say" de Ray Charles para música principal o interesse do público decaiu já que a música já havia feito sucesso suficiente antes com o cantor original. Além disso a gravação de Elvis dessa canção nunca foi uma unanimidade. Para muitos é mal executada e não tem pique (opinião que respeitosamente rejeito).

"Viva Las Vegas", por outro lado, era considerada muito Hollywoodiana, com estilo de musical de cassino e não teria qualquer chance diante do concorrido hit parade da época. Afinal os Estados Unidos já viviam a febre da Beatlemania e da invasão britânica com tudo. Elvis cantando sobre coristas de Las Vegas não seria muito interessante para a garotada da época. Assim os críticos acharam que sim, o filme seria um sucesso no mundo do cinema (como foi realmente) mas no mundo puramente musical as coisas seriam um pouquinho diferente. A falta de sucesso acabou convencendo a RCA do não lançamento de um LP com a trilha sonora do filme, apostando apenas no lançamento de apenas mais um EP - compacto duplo. Absurdo? Claro que sim! Um dos maiores erros da discografia de Elvis que se viu privado de um álbum que seria essencial para os fãs. Mais uma burrada daqueles que comandavam a carreira do mais popular cantor de todos os tempos.

Pablo Aluísio.

sábado, 9 de abril de 2005

Elvis Presley - Devil in Disguise / Please Don't Drag String Around

Em Junho de 1963 Elvis lançou o single "Devil in Disguise / Please Don't Drag String Around". Um compacto simples de relativo sucesso que chegou ao terceiro lugar nos Estados Unidos e ao primeiro lugar na Inglaterra. Duas canções retiradas das sessões conhecidas como "The Lost Album". As músicas foram gravadas em maio de 1963 em Nashville com a clara intenção de compor um disco novo de Elvis que não fosse trilha sonora. Porém os executivos mudaram de idéia e começaram a utilizar todo o material como "Bônus Songs" em discos diversos, principalmente de trilhas de filmes. Em razão disso muitas músicas foram lançadas até 4 anos depois de terem sido gravadas. O material foi desperdiçado e grande parte dele passou em branco na carreira de Elvis - ótimas canções acabaram completamente ignoradas. Nos anos 90 a RCA reconheceu o erro cometido e uniu todas as canções em um mesmo CD denominado "The Lost Album". Antes tarde do que nunca!

Ouvindo essas faixas hoje em dia, tanto "Devil in Disguise" como "Please Don't Drag String Around", podem ser definidas como canções pop de ótimos arranjos e melodias. A voz de Elvis estava em bom momento, onde ele conseguia imprimir numa mesma faixa grande poder vocal como suavidade extrema. "Devil" teve maior repercussão porque tinha um refrão ao estilo pegajoso que grudava na mente de ouvinte quando a ouvia na rádio e não saia mais de sua cabeça. Obviamente Elvis também estava em sua fase mais açucarada, com o repertório sendo selecionado cuidadosamente para não chocar com sua nova imagem de cantor para toda a família que havia sido cuidadosamente construída por Tom Parker após Elvis retornar do serviço militar. Assim até mesmo canções que ousavam citar "Devil" (diabo) em seus títulos eram em última análise inofensivas e nada ousadas. Rock n roll? Esqueça, por esses anos Elvis havia se transformado no "genro preferido da América". Se antes do exército ele encarnava o rebelde transgressor que aterrorizavam as mães de suas fãs, agora Elvis cantava para garotinhas chinesas em seus filmes, explorando todo o seu suposto bom mocismo. Mais cândido do que isso impossível. "Please Don't Drag String Around" vai pelo mesmo caminho, embora considero essa como uma das mais simpáticas melodias cantadas pelo cantor por essa época. Um single, como já escrevi, muito agradável, embora musicalmente sem grande impacto no mundo da música.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Elvis Golden Records vol 3

IT'S NOW OR NEVER
STUCK ON YOU
FAME AND FORTUNE
I GOTTA KNOW
SURRENDER
I FEEL SO BAD
ARE YOU LONESOME TONIGHT?
(MARIE'S THE NAME) HIS LATEST FLAME
LITTLE SISTER
GOOD LUCK CHARM
ANYTHING THAT'S PART OF YOU
SHE'S NOT YOU

Singles que deram origem a este disco:
Stuck on You / Fame and Fortune (1960)
It's Now or Never / A Mess of Blues (1960)
Are You Lonesome Tonight? / I Gotta Know (1960)
Surrender / Lonely Man (1961)
I feel So Bad / Wild in the Country (1961)
His Latest Flame / Little Sister (1961)
She's Not You / Just Tell Her Jim Said Hello (1962)

Nota: Durante muitos anos essa série "Elvis Golden Records" foi a única dedicada a compilar singles de sucesso de Elvis Presley no formato LP. Por essa razão ficavam mais tempo em catálogo nas lojas de discos do que os demais álbuns convencionais. De certa forma era uma materialização da velha tática da raposa Tom Parker em vender sempre as mesmas gravações por duas vezes pois quem era realmente fã de Elvis comprava os compactos simples (singles) para acompanhar o sucesso do momento e depois compravam também o LP álbum que reunia os principais hits. Curiosamente Elvis recebia apenas de 40 a 30% do valor que normalmente recebia por essas coletâneas pois eram reprises e contratualmente a RCA só lhe repassava essa percentagem. Como visto era um tipo de lançamento muito lucrativo para a gravadora.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 8 de abril de 2005

Elvis Presley - FTD Fun in Acapulco

Esse FTD foi lançado em um pacote em abril de 2003 juntamente com as trilhas de "Girl Happy" e "It Happened At World's Fair". Como se pode perceber são três trilhas sonoras de Elvis Presley dos anos 60. Como o simples relançamento não traria nada de novo a FTD resolveu, como sempre, acrescentar tudo o que havia de disponível em seus arquivos, como sobras de estúdios e takes alternativos. De todos o melhor é a trilha de "O Seresteiro de Acapulco" seguido de "Louco por Garotas" (o tema principal é muito legal, vamos admitir). Só não é melhor porque as próprias trilhas não são muito interessantes, sofrendo do problema de falta de qualidade artística mesmo. Eu gosto de dizer que se você estiver em busca da melhor qualidade sonora dessas trilhas procure pelos títulos da série "Double Features" que apesar de só trazerem as faixas oficiais, são preciosas em seu trabalho de remasterização e restauração da qualidade sonora original. De qualquer forma vamos no concentrar agora nesse CD dando rápidas pinceladas sobre sua importância para o fã.

Como as faixas oficiais já conhecemos vamos prestar atenção nos takes originais. O que mais chama atenção aqui nas várias tentativas de Elvis com as músicas é a sua falta de intimidade com a língua espanhola. Não raro Elvis se confunde, tem problemas de pronunciar corretamente as palavras. E isso se torna muito claro nos takes alternativos. Fico imaginando Elvis Presley tendo que lidar com todas aquelas palavras estranhas. Ele se enrola, ri bastante e muitas vezes deixa sua parte passar batida por simplesmente não saber direito como pronunciar aquele vocabulário. Em certos momentos de sinceridade apenas diz: "I Don´t Know" ("Eu não sei"), ou seja, ele definitivamente não sabia como pronunciar a palavra corretamente. Para um cara do sul dos Estados Unidos aquela língua soava mesmo de outro planeta.

Elvis também parece rir da qualidade do material, muitas vezes não conseguindo segurar o riso com as letras imbecis que tinha que cantar. Basta prestar atenção até mesmo na versão oficial de "No Room To Rhumba In A Sports Car" onde ele passa a impressão que vai cair na gargalhada a qualquer momento! E que ritmo horrível é aquele?! Meu Deus! Mas enfim. No geral Presley está mais solto e à vontade do que em relação ao que ouvimos em outras sessões de gravações de outras trilhas da época. De vez em quando ele solta alguma piadinha aqui e acolá, o que aumenta o interesse para o fã ouvir esse som de bastidores das gravações. O curioso é que por muitos anos se pensou que Elvis gravou "Fun in Acapulco" sobre um playback previamente produzido mas não é verdade. Elvis está lá ao lado de sua banda e dos grupos vocais de apoio. Para ele - assim como para todos nós - esse tipo de trilha sonora tem que ser encarada com leveza, quase como uma piada. Afinal é melhor rir do que chorar.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Pot Luck With Elvis

KISS ME QUICK
JUST FOR OLD TIMES SAKE
GONNA GET BACK HOME SOMEHOW
(SUCH AN) EASY QUESTION
STEPPIN' OUT OF LINE
I'M YOURS
SOMETHING BLUE 
SUSPICION
I FEEL THAT I'VE KNOWN YOU FOREVER
NIGHT RIDER
FOUNTAIN OF LOVE
THAT'S SOMEONE YOU NEVER FORGET

Singles extraídos deste disco:
Kiss Me Quick / Suspicion (1964)
Easy Question / It Feels So Right (1965)
I'm Yours / Long Lonely Highway (1965)
Long Legged Girl / That's Someone You Never Forget (1967)

Nota: Como se pode perceber vários singles desse álbum foram lançados em anos posteriores. É curioso como a discografia de Elvis era bagunçada nessa época. Quando "Pot Luck" chegou nas lojas em 1962 nenhum single de divulgação foi lançado, só depois de alguns anos é que começaram a surgir no mercado, sem explicação aparente, as faixas do disco em compactos sem a menor divulgação por parte da RCA Victor. O pior é que na maioria das vezes as músicas vinham em parceria com outras canções que nada tinham a ver com "Pot Luck". Apenas o single "Kiss Me Quick / Suspicion" era composto apenas por faixas do álbum. Esse compacto aliás fez grande sucesso no Brasil, como se sabe. "Easy Question", por sua vez, foi lançada apenas três anos depois com "It Feels So Right" do "Elvis is Back!" no lado B. "I'm Yours" veio em dobradinha com "Long Lonely Highway" que foi usada como bonus song na trilha de "Kissin Cousins" e por fim "That's Someone You Never Forget" foi usada como tapa buraco no single de "Long Legged Girl", canção que foi inutilmente divulgada pela RCA como música de trabalho da trilha sonora de "Double Trouble" e isso em 1967! Enfim, uma grande bagunça, numa verdadeira dança de cadeiras musical. Tudo servindo para provar como a RCA administrava mal o catálogo de gravações de Elvis Presley nos anos 60.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 7 de abril de 2005

Elvis Presley - FTD Pot Luck With Elvis

O FTD do álbum Pot Luck veio recheado de versões e takes inéditos além de trazer faixas que não fizeram parte do disco original mas que foram gravadas na mesma ocasião. As canções incluídas nessa categoria foram as seguintes: She's Not You, Just Tell Her Jim Said Hello, You'll Be Gone, For The Millionth And The Last Time e I Met Her Today. Eu pessoalmente não gosto quando incluem canções que não fizeram parte da seleção original. É uma questão de critério. Tudo bem que foram gravadas em sessões próximas mas nunca fizeram parte do disco "Pot Luck", simples assim, por isso não deveriam estar aqui. Deduzo que Ernst Jorgensen as colocou nesse CD duplo por duas razões principais. A primeira é obviamente comercial pois o fã de Elvis obviamente teria mais razões para comprar o CD com esse "recheio" extra de faixas. A segunda razão provavelmente vem de uma artimanha do produtor para não deixar o CD cansativo em demasia, afinal de contas seria desgastante ouvir dois CDs com dezenas de versões e takes de apenas aproximadamente 12 canções. Seria repetição demais para o ouvinte, por mais fã que ele fosse de Elvis.

Curiosamente no CD 1 Ernst resolveu unir todos os takes 1 que tinha em arquivo. Assim o ouvinte é convidado a ouvir as primeiras tentativas de gravação das mesmas canções que acabou de ouvir em suas versões masters. Já no CD 2 temos um leque mais amplo de versões, embora para tristeza dos que gostam do álbum os takes das canções do disco estejam em menor número. Já para os fãs brasileiros a decepção será ainda maior. Como sabemos o grande hit desse disco aqui no Brasil foi realmente "Kiss Me Quick". Infelizmente em todo o FTD só existem três versões da música (a master e os takes 1 e 4). Por que isso ocorre? Isso é simples de explicar. Temos que entender que "Kiss Me Quick" não tem maior relevância lá fora, apenas aqui no Brasil. Essa canção - que sabe-se lá a razão virou um dos maiores sucessos de Elvis em nosso país - é considerada uma faixa menor dentro da discografia americana do cantor. Por isso não houve qualquer trabalho de destaque sobre ela nesse título. De qualquer maneira eu deixo a recomendação para o fã de Elvis Presley. Como já tive a oportunidade de escrever "Pot Luck" é um belo trabalho de estúdio de Elvis, com faixas bem gravadas em melodias elegantes, diria até sofisticadas. É um item que não pode faltar na coleção dos admiradores desse artista.

Pablo Aluísio.

Elvis Presley - Double Features - It Happened at the World's Fair / Fun in Acapulco

Eu lamento dizer isso mas o fato é que Elvis Presley ao longo de sua carreira gravou muita música ordinária, cretina, sem valor, vagabunda. Ele era um sujeito sem muita instrução, do interior, que caiu nas garras de pessoas que o venderam como um mero produto qualquer, subestimando seu verdadeiro talento. Se você duvida disso aconselho a ouvir esse CD com duas trilhas sonoras dele no ano de 1963 em Hollywood. Basta tocar as primeiras notas para você entender o fundo do poço em que o cantor se enfiou. Eu não tenho o menor problema em qualificar "It Happened at the World's Fair" como um verdadeiro lixo! Eita trilhazinha vagabunda essa, vou te contar. Um festival de musiquinhas, com refrões estúpidos e arranjos bobinhos. Se eu tivesse 12 anos de idade eu até poderia gostar mas como não sou (e nem os fãs de Elvis eram na época) a decepção foi certa! Foi para isso que Elvis revolucionou o mundo da música nos anos 50? Foi para cantar sobre uma estúpida feira mundial onde tem carrossel, pipoca doce e montanha russa? Que droga!

"Fun in Acapulco" não é tão ruim mas lamento mais uma vez dizer que é estúpido também. Aqui pelo menos podemos dar boas risadas com músicas chinfrins e toscas como "(There's) No Room To Rhumba In A Sports Car", uma das maiores cretinices gravadas por Elvis em toda a sua carreira. As músicas falando em touradas hoje vão dar arrepios na nova geração ecologicamente correta. Aqui Elvis fica descaradamente louvando os "matadores" de animais inocentes que eram barbaramente trucidados em uma arena apenas para divertir um monte de estúpidos ignorantes que frequentavam esse sangrento e absurdo "esporte"! De bom na parte Acapulco só livro a cara mesmo da canção título que tem melodia bonita e "Bossa Nova Baby" que foi salva pelo ritmo nota 10, apesar da letra ser idiota também. Fora isso é um festival de bobagens do naipe de "Vino, Dinero Y Amor" e "Marguerita" onde ele desafina! Se pudesse voltar no tempo eu invadiria o estúdio onde Elvis estava gravando essas porcarias e o tirava de lá correndo. O maior cantor de todos os tempos merecia destino melhor! Desce o pano!

Double Features - It Happened at the World's Fair / Fun in Acapulco
1. Beyond The Bend 
2. Relax 
3. Take Me To The Fair 
4. They Remind Me Too Much Of You 
5. One Broken Heart For Sale (Film Version) 
6. I'm Falling In Love Tonight 
7. Cotton Candy Land 
8. World Of Our Own 
9. How Would You Like To Be 
10. Happy Ending 
11. One Broken Heart For Sale 
12. Fun In Acapulco 
13. Vino, Dinero Y Amor 
14. Mexico 
15. Toro 
16. Marguerita 
17. Bullfighter Was A Lady 
18. (There's) No Room To Rhumba In A Sports Car 
19. I Think I'am Gonna Like It Here 
20. Bossa Nova Baby 

Pablo Aluísio.