sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 62

Heartbreak Hotel / I Was The One"
Data: 10 de janeiro de 1956 / fonte: "A Life In Music: The Complete Recording Sessions" / Texto: Pablo Aluísio e Lu Gomes / Photo: Chris Nill / Local: Memphis. 

Nota: A esta altura de sua vida, Elvis havia entrado para a galeria de heróis violentos, sádicos e enlouquecidos, que eram idolatrados pela juventude da década de 50. Elvis estava lado a lado com o ameaçador Marlon Brando em "O Selvagem", ou com o psicótico Vic Morrow de "Sementes da violência". Elvis era o próprio delinqüente juvenil , encarnando toda a rebeldia dos jovens do mundo. O que o genial Elvis Presley fez foi combinar estes mitos rebeldes do cinema com a música Rock & Roll e criar uma nova forma de entretenimento – o concerto de Rock . Foram suas poses desafiadoras, sua dança endiabrada e seu psicodrama espontâneo que deram início a toda uma tradição no rock pesado. Da noite para o dia a imagem do "cantor jovem" ficou sendo a daquele carinha muito louco, que arrebentava a guitarra enquanto dançava como um demônio. 

Tão profunda e difundida é essa imagem atualmente, que não conseguimos imaginar um astro de rock agindo de outra maneira. Em conseqüência, podemos afirmar que a imagem de Elvis como performer ultrapassou em muito sua influência na música do planeta (mesmo porque ele logo abandonaria o rockabilly, esse novo e revolucionário idioma musical). A prova disso é que todos os astros de rock dos quarenta anos seguintes, derivaram diretamente dessa sua "retórica" de palco, dessa sua sexualidade e energia incontroláveis. O grande artista estava pronto, mas antes de tudo, Elvis precisava de um grande sucesso, em nível nacional, e um dia essa canção chegou até ele. A compositora do primeiro grande sucesso de Elvis Presley o conheceu em Nashville, onde estava acontecendo a convenção nacional dos disc-jockeys. Ela foi até lá com a intenção de vender a canção. 

Elvis ouviu a fita e seus olhos brilharam. Assim que percebeu que ele havia gostado, Mae Axton propôs que, se Elvis concordasse em fazer de "Heartbreak hotel" o seu primeiro disco pela RCA, ela lhe daria parceria na música. O resto a gente já sabe. "Heartbreak Hotel" estabeleceu Elvis Presley como o novo herói da música pop. O disco foi lançado em 28 de janeiro de 1956 num programa de televisão, e na primeira semana de abril era o primeiro lugar em todas as paradas de sucesso – country, R&B e pop, um fato inédito até então. E assim nascia um Rei! 

Single nas Lojas 
Heartbreak Hotel (Axton / Durden / Presley) - O primeiro grande sucesso de Elvis em nível nacional foi lançado em Janeiro de 1956 com "I was the one" no lado B alcançando o primeiro lugar na parada americana e européia. A música foi escrita especialmente para ele e se tornou uma de suas marcas registradas. Foi gravada em 10 de janeiro de 1956 no estúdios da RCA em Nashville, na primeira sessão de Elvis na RCA. Para tentar reproduzir o som das gravações da Sun Records, o engenheiro Bob Ferris construiu uma câmara no prédio do novo estúdio, buscando eco de telhas e vidro. Inacreditáveis as guitarras acústica e elétrica de Chet Atkins e Scotty Moore na gravação. A companhia de discos a considerou "um desastre", imprópria para tocar no rádio. Cinco semanas depois, tornava-se seu primeiro hit número 1.

 I Was The One - (Schroder / DeMetrius / Blair / Peppers) - Lado B do single "Heartbreak Hotel" lançado em Janeiro de 1956. O single alcançou o primeiro lugar nas paradas e esta música em si chegou ao vigésimo terceiro lugar na Top 100 da Billboard. É uma terna balada que sem dúvida figura entra as melhores do Rei. Muitos anos depois fez parte de um dos primeiros singles de Elvis em CD.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Junho de 2003

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 61

"Elvis Agora!"
Data: 22 de fevereiro de 1971 / fonte: "A Life In Music: The Complete Recording Sessions" / Texto: Pablo Aluísio / Jumpsuit: "Now Suit" / Photo: Carl Anderton / Local: Las Vegas, Nevada. 

Elvis Now (1972) - 1972 foi um ano de grande correria para Elvis. Além de lançar vários LPs e Singles o cantor ainda gravou um filme registrando seus Shows, "Elvis On Tour" (Elvis triunfal, 1972) e também cruzou os Estados Unidos de costa a costa, sem contar ainda com suas temporadas anuais em Las Vegas. Tudo isso aliado a diversos outros problemas que ocorriam em sua vida pessoal como a separação definitiva de sua esposa Priscilla e o encontro com o Presidente Nixon em Washington. Este Disco foi gravado em meio a este turbilhão de acontecimentos e registra de certa forma o cansaço físico e emocional de Presley. Deve-se ressaltar porém que mesmo em momentos difíceis Elvis conseguia produzir grandes momentos que sem dúvida estão presentes neste disco. 

A vida de Elvis Presley nesta época se resumia a viajar de cidade em cidade, um show a cada noite, em um ritmo tão frenético, que às vezes, o cantor nem sabia direito onde se encontrava. Nos anos 70 Elvis fez mais de mil shows, nos cinqüenta Estados da federação americana. A rotina do Rei do Rock era sempre a mesma: viagem, hotel, show, viagem, hotel, show... Muita correria, o que fazia muitas vezes Elvis perder o controle do que estava acontecendo. O crítico do jornal Los Angeles Times escreveu na edição de 25 de fevereiro de 1972: "O novo disco de Elvis Presley é bom, na realidade é muito melhor do que alguns outros lançamentos deste mês, mas Elvis está ficando intimista demais, romântico demais, country demais, a hora é de Presley lançar um disco de Rock 'n' Roll e sustentar o título que ele sempre ostentou". 

Single nas lojas 
Until It's Time For You To Go (Marie) - Sucesso na voz de Neil Diamond em 1971, mas lançada antes por Buffy Sainte-Marie pelo selo Vanguard no mesmo ano. A Versão de Elvis foi lançada como lado principal de um single em Janeiro de 1972 com "We Can Make the Morning" no lado B. Elvis resolveu regravá-la pois achou a sua primeira versão ruim. Mas no final a nova versão ficou pior e Felton Jarvis, seu produtor resolveu usar a original mesmo. 

We Can Make the Morning (Jay Ramsem) - Canção que fez parte do Single lançado no começo de 1972 junto com "Until It's Time For You To Go". Nestas sessões de gravações que deram origem a este disco o cantor gravou mais de trinta músicas que deram origem a quatro Discos de sua carreira: "Elvis Now", "Elvis", "He Touched Me" e "Elvis sings the Wonderfull World of Christmas". Sem dúvida nos anos 70 Elvis Presley foi o maior "Hit Maker" da Indústria fonográfica. 

Single no Brasil 
Sylvia (Geoff Stephens/Les Reed) - Grande sucesso de Elvis Presley no Brasil. Assim como "Kiss me Quick" esta música somente alcançou todo este sucesso em terras Brasileiras. Tamanho foi seu sucesso por aqui que a RCA Brasileira a colocou abrindo o Lado 2 do Disco. Foi gravada em junho de 1970 junto com as canções do disco "That's The Way It Is". 

Put Your Hand in the Hand (Gene McLellan) - Sucesso de Anne Murray. Elvis gravou esta canção no dia 08 de junho de 1971 nos Estúdios B da RCA em Nashville. Esta sessão é histórica porque se tornou a última de Presley em Nashville, a capital mundial da música country. Sem dúvida nesta cidade Elvis gravou algumas das músicas mais populares do século XX. A partir desse momento Elvis iria gravar seus LPs somente em Memphis, seja em estúdios localizados na cidade ou em sua casa Graceland.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
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Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 60

"A terra prometida de Chuck Berry"
Data: 19 de março de 1975 / fonte: "Elvis in the Morning" / Texto: Pablo Aluísio / Jumpsuit: "Sunlight Metallic suit" / Photo: Rubens Saintersden / Local: Las Vegas, Nevada. 

Nota: Promised Land foi o disco da maturidade de Elvis. Em 1975 o Rei do Rock completava 40 anos de idade, este fato foi amplamente explorado pela imprensa norte-americana. As reportagens nem sempre eram favoráveis a Elvis e questionavam como o cantor iria determinar os rumos da sua carreira agora que ele entrava numa idade mais avançada. Sem dúvida Elvis sentiu muito o fato de completar esta idade pois ele sempre foi um ídolo jovem e um símbolo da juventude mundial. Mal sabiam aqueles que o atacavam que Presley teria apenas dois anos de vida pela frente, talvez se soubessem disto o teriam poupado das pesadas críticas. Elvis ainda enfrentava problemas de saúde e pessoais como o divórcio de sua esposa Priscilla. Apesar de toda esta onda negativa Elvis Presley continuava a se apresentar ao vivo em Las Vegas e em diversas cidades dos Estados Unidos. 

Este disco foi gravado no final de 1973 nos estúdios Stax em Memphis, o mesmo que ele utilizou para gravar o disco "Raised On Rock / For Ol'Times Sake", meses antes. Elvis estava sendo pressionado pela RCA para gravar músicas de estúdio, pois os executivos da gravadora achavam que os lançamentos de discos ao vivo estavam se repetindo em demasia. Este é um ótimo LP e demonstra o grande artista que Elvis Presley foi. Entre as principais canções do disco "Promised Land" (APL1 0873) podemos lembrar das duas músicas que fizeram parte do compacto do LP. 

Single nas Lojas 
Promised Land (Chuck Berry) - O cantor e compositor Chuck Berry foi um dos pais do Rock'n'Roll. Suas músicas foram gravadas por inúmeros cantores e grupos musicais ao longo da história. Entre os principais nomes que interpretaram Berry estão os Beatles e os Rolling Stones. Elvis gravou várias canções de Berry como "Johnny B. Goode", "Too Much monkey Bussiness" e outras. Aqui Elvis interpreta uma canção gravada em 1964 pelo próprio Chuck Berry. É sem dúvida a melhor canção gravada por Elvis nos anos setenta. Destaque para o show do guitarrista James Burton. O single "Promised Land / It's Midnight" foi lançado antes do LP, em outubro de 1974 e se tornou um grande sucesso. 

It's Midnight (Billy Ed Wheler / Jerry Chesnut) - Esta canção foi lançada como lado B do Single "Promised Land" em Outubro de 1974. Ela abre o Lado B da edição norte americana do LP, sendo que no Brasil a canção que abria o Lado B era o sucesso "My Boy", aliás esta música faz parte mesmo é do LP "Good Times" americano. Esta alteração só ocorreu no Brasil pela impossibilidade da RCA nacional lançar o disco "Good Times" e em decorrência desta canção alcançar um grande sucesso em terras Brasileiras

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
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quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 59

Indianapolis 1977, o Último Show!
Data: 26 de junho de 1977 / fonte: "Elvis Presley the final years" / Texto: Lu Gomes e Pablo Aluísio / Jumpsuit: Mexican Sundial suit / Photo: Bob Heis / Local: Market Square Arena, Indianapolis. 

Indianapolis, 1977 - fim de jogo - A única coisa que tirava Elvis de sua interminável crise existencial era a necessidade de cumprir seus contratos e voltar à estrada. Dificilmente Elvis parecia ter condições de cumprir uma série de shows pelos Estados Unidos. Tão gordo ele estava que até suas famosas roupas de 10 mil dólares, adornadas com pedras preciosas do Brasil, ficavam apertadas e não lhe serviam mais. De repente o sangue lhe sobe à cabeça e um caríssimo relógio de ouro Piaget, decorado com opalinas e rubis, explode contra a parede do banheiro. Seu pobre pai abaixa-se para catar os pedaços, mas Elvis o impede, murmurando com desdém: "- Deixa pra lá, Daddy...isso é só dinheiro." Trajando um roupão com capuz, óculos escuros, pijama de náilon preto e botas de vaqueiro Vossa Majestade desce lentamente as escadas, degrau por degrau. Dois volumes de cada lado de seu tórax indicam que ele está usando seus revólveres Colt 45 com cabos de marfim, que pertenceram ao general Patton na II Guerra Mundial. 

Elvis despede-se de sua querida avó e se dirige para fora de seu palácio, imediatamente Al Strada sai em disparada e abre a porta traseira da limousine escura. Nada mais do que a maior Mercedes já fabricada, feita especialmente para Elvis. Seu valete real toma o volante e segue em direção ao portão musical onde um bando de admiradores esteve de vigília a noite toda. Assim que a limusine sai para a rua, uma fila de carros se põe em seu encalço, só pelo prazer de acompanhar o rei do rock até o aeroporto, criando uma verdadeira procissão atrás do carro real. Assim que o comandante do avião recebe a mensagem, acende as luzes traseiras do jato, iluminando a cauda onde está pintado a sigla "TCB". Vossa Majestade, devidamente escoltado, sobe à bordo e cumprimenta a tripulação. Enquanto o majestoso avião cruza os céus dos Estados Unidos em direção à Indianapolis, os controladores de tráfego aéreo dos aeroportos vão saudando o Rei do Rock: -"Alô oito oitenta eco papa!... Como gostaríamos de estar aí com vocês!... Diga a Elvis que nós o amamos!" 

No final de sua vida Elvis Presley fora abençoado ainda mais pela fama e acabou se transformando numa espécie de santidade. Embora o homem estivesse moribundo o mito estava incrivelmente vivo. Elvis poderia morrer pronunciando as mesmas palavras de César em seu momento final: - "Sinto que estou me transformando em um Deus". Uma pequena multidão espera Elvis no aeroporto de Indianapolis; para evitar maiores confusões Presley desce de seu palácio voador pela porta de trás e imediatamente segue em direção ao Market Square Arena, agora totalmente lotado esperando pela visita real. No camarim, com Elvis só de tanga e sentado numa cadeira estofada, Hamburguer James inicia seu trabalho. Primeiro gruda dois grandes band aids em cada um dos joelhos, protegendo-os em seguida com um par de joelheiras elásticas, para amortecer o choque quando Elvis se apoiar em apenas um dos joelhos, durante uma daquelas famosas saudações de sua majestade imperial. 

Depois James coloca um band aid comum em cada um dos dedos das mãos de Elvis, para proteger sua pele e segurar melhor os anéis que ele pretende distribuir durante o show. É chegado o grande momento e Elvis veste sua roupa de show, no caso a famosa Jumpsuit Mexican Sundial, que traz a reprodução de um antigo calendário Azteca, não esquecendo de colocar uma pequena pistola em uma das botas; depois de anos sendo ameaçado de morte, Vossa Majestade sempre entra armado no palco durante essa fase de sua vida. Red West relembra: "Elvis nunca seria assassinado como John Lennon, pois ele sempre estava armado, sabia usar uma arma e confiava nelas, tinha servido o exército, ele mataria o cara antes dele tentar fazer alguma coisa, além disso ele era faixa preta oitavo grau em Karatê, sabia desarmar uma pessoa". Finalmente é colocada a capa e depois de alguns retoques no cabelo Elvis está pronto para entrar! Ele se olha no espelho por alguns minutos, conferindo se tudo está certo. 

A movimentação é intensa fora dos camarins, com uma grande quantidade de seguranças, policiais e até agentes do FBI, amigos do Rei. Todos o acompanham no caminho para o palco, lançando boas vibrações sobre Elvis. Mesmo depois de todos esses anos Presley ainda se sente muito nervoso antes de um show. Ele caminha lentamente e encara a grande cortina, enquanto os acordes da orquestra anunciam sua entrada. Elvis olha para seus ajudantes, faz um pequeno sinal de ok e vai em direção a milhares de fãs que esperam ver o maior cantor de rock de todos os tempos. Era 20:30hs da noite em Indiana, uma noite mais quente do que o normal, com ginásio lotado. Elvis faz uma apresentação memorável. As pessoas presentes, sem saber, tiveram a última oportunidade de assistir ao superstar ao vivo. No final da apresentação o Rei do Rock fez uma saudação imperial e se dirigiu aos seus leais súditos se despedindo de uma maneira que nunca tinha feito antes: "Adios", foram suas últimas palavras em um palco. Nunca mais Elvis Presley pisaria em um palco novamente e nunca mais uma legião de fãs do cantor ao redor do planeta teria a oportunidade de assistir ao show do maior cantor de rock da história. 

O fato de ter sido o último local a assistir ao concerto de Elvis Presley ainda é um grande orgulho para os moradores da cidade. Logo na entrada de Indianapolis o visitante se depara com uma grande placa: "Indianapolis, a cidade que disse adeus a Elvis Presley" O conceito de "nunca mais" é algo presente em muitos momentos de nossas vidas, mesmo que seja difícil aceitar essa realidade. Mas grandes pessoas e momentos sempre deixarão saudade, para sempre. E assim fica a saudade de todos mesmo sabendo a grande verdade dita pelo próprio Elvis no crepúsculo de sua vida: "Na vida não voltamos para um bis".

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Abril de 2003

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 58

"Moody Blue, 1977"
Data: 26 de Junho de 1977 / fonte: "Elvis Presley the final years" / Texto: Pablo Aluísio / Jumpsuit: Mexican Sundial suit / Photo: Bob Heis / Local: Market Square Arena, Indianapolis. 

Nota: "Moody Blue" é o último disco da carreira de Elvis Presley. É o ponto final na trajetória de um dos mais importantes nomes da música Pop do século. Desde 1956 quando Elvis explodiu no mercado mundial foram muitos anos de glória e também de declínio. Os anos 50 foram seu auge quando ele simbolizou toda a rebeldia dos jovens da época. Nos anos 60 sua carreira foi prejudicada por um grande número de filmes que nada acrescentaram a sua fabulosa veia artística. Finalmente nos anos 70 Elvis conseguiu retomar os rumos de sua carreira gravando músicas de qualidade com ótimos arranjos. Apesar de tudo o que ocorreu em sua vida pessoal, Elvis se mostrou maduro o suficiente para continuar transmitindo alegria e emoção através dos diversos shows que ele fez na década de 70. 

O disco traz canções gravadas no estúdio montado pela RCA em Graceland junto com músicas gravadas ao vivo. É um canto de cisne à altura daquele que foi o maior nome do Rock'n'Roll mundial. Elvis se despediu com este LP como o maior recordista de vendas de todos os tempos sendo o seu nome incluído no livro "Guiness Book" como o artista solo de maior sucesso musical da história mundial. Os números que fazem parte de sua carreira são realmente astronômicos chegando a cifra de mais de um Bilhão de discos vendidos!!! Até os dias atuais ninguém conseguiu atingir tal feito sendo que Elvis hoje, 25 anos depois de sua morte é ainda o maior ícone da fama sendo o cantor que possui o maior número de fãs-clubes ao redor do mundo. Um verdadeiro Rei. 

Single nas Lojas 
Moody Blue (Mark James) - Música título do LP composto pelo autor de um dos maiores sucessos da carreira de Elvis: "Suspicious Minds". As primeiras 250 mil cópias deste disco foram lançadas em vinil azul transparente inspirada nesta música. "Moody Blue" também foi lançada em single junto com "She Thinks I Still Care" em Dezembro de 1976. A Música foi gravada no dia 4 de Fevereiro de 1976 em Graceland. 

She Thinks I Still Care (Duffy/Lioscomb) - Sucesso do início dos anos 60. Elvis fez uma bela versão desta canção sendo que na mesma ocasião foi gravada um arranjo radicalmente diferente deste, em versão blues, versão esta que foi lançado na caixa de 5 CDs intitulada "Walk a mile in my shoes" em 1995. Foi gravada em fevereiro de 1976 sendo lançada como lado B do Single "Moody Blue".

Fãs erguem marco no local do último show de Elvis Presley - Junho 2002 - O último prédio que Elvis deixou pode ter ficado para trás, mas alguns fãs estão fazendo a sua parte para se certificar que ele não será esquecido. Quando Elvis Presley subiu no palco do Market Square Arena durante o verão de 1977, ninguém sabia que seria seu último show. Em 26 de junho, no dia em que se comemora o 25º aniversário deste concerto, um grupo de fãs vai colocar um marco no local onde existia a arena antes de sua demolição no ano passado. O marco terá uma inscrição em bronze com os dizeres "Senhoras e senhores, Elvis deixou o prédio", no topo de uma coluna de granito. "Nós a fizemos de uma maneira que quando algo for construído no local, esperamos que se possa aproveitar a placa e usá-la como uma pedra fundamental", disse Kay Lipps, presidente da Taking Care of Presley memorial Committee. O marco vai ser colocado na esquina de uma rua, perto do estacionamento onde a arena uma vez existiu. Presley morreu no dia 16 de agosto de 1977. O cantor foi o artista que mais emplacou sucessos na história da música americana e internacional, sendo o maior vendedor de discos da história, cerca de um bilhão de cópias ao redor do mundo!

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - Abril de 2003

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 57

"Love me Tender" 1956
Data: agosto de 1956 / fonte: "Elvis Presley die deustchein seiten" / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Hermutten Schüller / Local: Hollywood. 

A trilha Sonora de Love me Tender: 
Love Me Tender (Presley / Matson) - Música título de seu primeiro longa Metragem que no Brasil recebeu o nome de "Ama-me Com Ternura". O titulo original do filme era "The Reno Brothers" mas com a ascensão do Rei resolveu-se mudar o titulo para aproveitar o sucesso do cantor. A estória se passa durante o final da guerra civil norte americana e trata da delicada disputa de uma mulher por dois irmãos. A trilha foi lançada em um compacto duplo com "We're Gonna Move", "Let Me" e "Poor Boy" todas de autoria de Elvis Presley e Vera Matson. Era o inicio de uma carreira cinematográfica que iria contar com mais de trinta filmes. "Love Me Tender" foi gravada em Agosto de 1956 nos estúdios I da 20th Century Fox em Hollywood. Ele não contou com sua banda tradicional e sim músicos determinados pelo estúdio cinematográfico da Fox. Elvis produziu Love me Tender durante sua primeira sessão de gravações na Costa Oeste, em agosto de 1956. Ele apresentou a canção no The Ed Sullivan Show, em 9 de setembro. Provavelmente, este foi o primeiro disco da história a ter 1 milhão de cópias pré-vendidas, graças à expectativa gerada em torno de seu lançamento 

Poor Boy (Presley / Matson) - Faz parte da trilha sonora de "Love me Tender" (ama-me com ternura, 1956). É uma linda canção em ritmo de country com uma letra simples que porém traz uma bonita mensagem. Elvis aqui não está acompanhado pelo seu grupo tradicional e sim por músicos da 20th Century Fox. Apesar de ser creditada à autoria da música a Presley, ele não participou da composição desta música, seu nome foi incluído para que ele participasse nos Royalties da canção. Foi gravada no dia 24 de agosto de 1956 

We're Gonna Move (Presley / Matson) - Música que faz parte da trilha sonora do filme "Love me Tender" (ama-me com Ternura, 1956). Todas as canções deste filme foram gravadas nos estúdios da 20th Century Fox. Elvis contou com músicos determinados pela Fox e não com sua banda tradicional. Estes foram os músicos que participaram destas sessões: Elvis Presley (vocal, violão e guitarra), Vito Mumolo (guitarra), Mike Rubin (baixo), Richard Cornell (bateria), Luther Rountree (banjo), Dom Frontieri e Carl Fortina (acordeon), os trabalhos musicais foram dirigidos por Ken Darby. Vera Matson que aparece nos créditos das canções ao lado de Elvis é a esposa de Darby. 

Let Me (Presley / Matson) - A melhor canção de toda a trilha sonora. Impossível ficar indiferente ao seu ritmo alegre e de bom astral. Além disso o vocal de Elvis está simplesmente impagável. A cena do filme é ótima, quando ele a canta em um pequeno palco, durante uma feira de gado. Nota 10. Essa valeu, Elvis!

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - março de 2003

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 56

"Jailhouse Rock, o filme" 1957
Data: julho de 1957 / fonte: "Elvis Presley die deustchein seiten" / Texto: Pablo Aluísio / Photo: Hermutten Schüller / Local: Hollywood. 

A trilha Sonora de Jailhouse Rock: 
Jailhouse Rock (Leiber / Stoller) - Música título do terceiro filme estrelado por Elvis que no Brasil recebeu o nome de "O Prisioneiro do Rock", sendo que sua trilha foi lançada em um Compacto Duplo em outubro de 1957. Foi ainda lançada como single em setembro de 1957 com "Treat Me Nice" no lado B. O Sucesso foi imediato e o single chegou ao primeiro lugar na parada americana. A cena do filme em que Elvis apresenta esta canção é considerado o melhor momento do cantor no cinema. Leiber e Stoller afirmaram posteriormente que sua intenção era "...imitar o som de pedras quebrando" o que de certa forma foi conseguido. Foi gravado em 30 de abril de 1957 nos estúdios Radio Recorders em Hollywood. Assim Elvis ignorou a intenção satírica dos autores (Jerry Leiber e Mike Stoller) e interpretou a canção com fúria. Jailhouse Rock foi o primeiro single da história a ir direto para o topo das paradas no Reino Unido. 

Treat Me Nice (Leiber / Stoller) - Outra canção deliciosa de Leiber e Stoller sendo lançada como lado B de "Jailhouse Rock". No filme é apresentada com a presença dos dois compositores que fazem figuração como membros da banda que acompanham Elvis numa cena. A Trilha de "Jailhouse Rock" (o prisioneiro do rock, 1957) contava ainda com as seguintes músicas: "Baby I Don't Care" (Leiber / Stoller), "Young and Beautifull" (Silver / Schroeder), "I Want To Be Free" (Leiber / Stoller) e "Dont Leave Me Now" (Schroeder / Weisman). Assim como quase todas essas, "Treat me Nice", foi gravada em Abril de 1957 no Radio Recorders em Hollywood. 

Young and beautifull (A. Silver / A. Schroder) - Canção que faz parte da Trilha Sonora do filme "Jailhouse Rock" (O prisioneiro do rock, 1957). Este filme marcou de forma definitiva a carreira do cantor e se tornou um dos seus melhores momentos no cinema. A Atriz que contracenou com Elvis no filme, Judy Tyler, morreu de forma trágica logo após as filmagens o que abalou muito o astro que a partir daí passou a evitar assistir esta película. Esta Canção foi gravada no dia 30 de Abril de 1957 nos estúdios Radio Recorders em Hollywood. 

Baby I Don't Care (Leiber / Stoller) - É outra verdadeira peróla da dupla Leiber e Stoller que foram os responsáveis por quase toda a parte musical deste fantástico filme. Um fato curioso ocorreu na sessão de gravação desta música: o baixista Bill Black não conseguiu executar de forma satisfatória a Introdução da música, então Elvis pegou o contrabaixo de Black e tocou a introdução de forma impecável, sendo esta a definitiva e a que aparece no disco. "Baby I don't Care" foi gravada no dia 30 de Julho de 1957 em Hollywood. 

I Want To Be Free (Leiber / Stoller) - Toda a trilha Sonora foi lançada num compacto duplo em outubro de 1957 alcançando o primeiro lugar nas paradas. Este foi o EP mais vendido da história da indústria fonográfica. Mike Stoller colaborou no piano durante as sessões de gravação que aconteceram no dia 30 de Abril de 1957 em Hollywood. 

Don't Leave Me Now (Schroeder / Weisman) - Faz parte da trilha de outro filme de Elvis, "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957). Difícil explicar o porquê desta canção ter sido incluída aqui. Inclusive, esta não é a mesma versão do filme. Particularmente prefiro a versão de "Loving You", apesar da ótima introdução de piano desta. Mas enfim, de qualquer forma ela vem para enriquecer ainda mais a ótima trilha deste filme.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - março de 2003

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Arquivo Elvis Presley (EPHP) - Parte 55

Sun Records, 1955
Data:1955 / fonte: All Shook Up : The Life and Death of Elvis Presley / Photo: Jim Smith / Local: Kilgore, Texas. 

Nota: Estamos nos anos 50. Bob Luman, um cantor country daquela época relembra como eram as apresentações de Elvis Presley: "O cara apareceu de calças vermelhas, paletó verde, meias e camisa cor de rosa, com aquela cara de deboche e ficou parado em frente ao microfone por cinco minutos antes de fazer qualquer movimento. Então começou a tocar seu violão e quebrou duas cordas, eu toco há dez anos e no total ainda não quebrei duas cordas! E lá estava ele, as cordas arrebentadas e as garotas gritando e correndo até o palco. Ele mexia os quadris, como se tivesse algum caso de amor com o violão. Assim era Elvis Presley tocando em Kilgore, Texas. Ele me deixou arrepiado cara!" 

Single nas lojas 
That's All Right (Arthur Crudup) - Esta é uma música histórica! Foi a primeira canção interpretada pelo cantor a ser lançada comercialmente pela pequena gravadora de Sam Cornelius Philips: Sun Records. Foi gravada no dia 7 de julho de 1954 por um simples caminhoneiro do Tennessee que ganhou uma chance de Provar seu talento graças a interferência da secretária de Philips, Marion Keisker, que insistiu com o patrão para que ele proporcionasse uma chance para o "Cara de Costeletas". Elvis virou a versão de "Big Boy" pelo o avesso e criou as bases estéticas do Rock'n'Roll! O Rock não é só a mistura de vários ritmos americanos, mas também uma postura positiva e satírica diante da vida e Elvis foi o primeiro a se expressar desta forma criando o "Rockabilly". "Thats All Right (mama)" pode ser considerada uma das dez canções mais importantes da história da música pop do século XX. Ela foi lançada pela primeira vez no Compacto Simples SUN 209 e depois pela RCA no disco "For LP Fans Only". Em 2003 "That's All Right (mama)" foi eleita a canção mais inovadora da História. 

Blue Moon Of Kentucky (Bill Monroe) - Originalmente foi lançada em 1948 pelo próprio autor pelo selo Columbia. Em julho de 1954 chegava às lojas do sul dos Estados Unidos o single "SUN 209" que trazia as duas primeiras canções comerciais interpretadas pelo futuro Rei do Rock'n'Roll. No lado A "That's All Right" e no lado B esta simples balada country. "Blue Moon of Kentucky" foi gravada contando apenas com Elvis, Scotty Moore e Bill Black. O produtor Sam Philips sempre afirmava que o "dia que encontrasse um branco que cantasse como um negro iria ganhar um milhão de dólares", esta frase iria se tornar verdade com a descoberta de "The Pelvis" em Memphis. Sem dúvida este é um dos grandes momentos do cantor pois registrou para a história o momento do aparecimento de um dos maiores fenômenos da música Popular Mundial.

Fotos do mês Elvis Presley (Pablo Aluísio) 
contato: pabloaluisio@yahoo.com - fev. 2003