sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Elvis e sua Roupa Dourada

Após terminar seu filme "Loving You" (a mulher que eu amo, 1957), Elvis fez uma apresentação no International Amphitheater em Chicago no dia 24 de março de 1957. Na ocasião o cantor usou a famosa "Gold Leaf" pela primeira vez. A roupa toda dourada foi uma criação do estilista Nudie Cohen. Seu nome, folha dourada ou folha de ouro, aliás era bem adequada para o momento de Elvis em sua carreira pois ele estava mesmo colecionando discos de ouro, um atrás do outro! Cinco dias depois o cantor voltava ao palco no Kiel Auditorium em St. Louis, no repertório seus maiores hits no momento, "All Shook Up", "Don't be Cruel" entre outras. E novamente lá estava ele, todo dourado, diante de suas fãs histéricas.

Esta famosa roupa, a "Gold Leaf", apareceu na capa do disco "Elvis Golden Records vol 2". Este é um disco que reúne os principais singles de sucesso de Elvis Presley no período em que ele estava servindo o exército na Alemanha. Na minha modesta opinião é o melhor trabalho musical roqueiro de toda a carreira do cantor. As canções aqui presentes são simplesmente o melhor exemplo do Rock'n'Roll de Elvis nos anos 50. Foi lançado em dezembro de 1959 marcando a despedida do rei aos melhores anos de sua trajetória artística. E pra (não) variar foi também premiado com disco de ouro poucos dias depois de chegar nas lojas. 

Imortalizada na capa do disco, a roupa não iria muito longe nos concertos ao vivo. O figurino iria ser usado poucas vezes por Elvis. Ele ainda a usaria nos shows no Canadá em 1957, mas nessas ocasiões Elvis reclamaria que tinha literalmente torrado dentro dela. Era uma roupa de show muito bonita, mas muito quente. E quando Elvis surgia embaixo de fortes holofotes, a temperatura se tornava insuportável para ele. Depois disso Elvis meio que a abandonaria para sempre, a levando para Graceland, onde foi devidamente guardada por anos e anos, só reaparecendo para os fãs em momentos de exposições, etc. Afinal apesar de Elvis ter usado a vestimenta por pouco tempo, ela ficaria para sempre guardada na memória dos fãs, ainda mais por aparecer na capa de um de seus mais populares e famosos álbuns de rock dos anos 50. Hoje a peça se encontra permanentemente em exposição em Graceland, para deleite dos fãs de roupas icônicas da história do rock.

Pablo Aluísio. 

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Farol do Fim do Mundo

Título no Brasil: O Farol do Fim do Mundo
Título Original: The Light at the Edge of the World
Ano de Lançamento: 1971
País: Estados Unidos
Estúdio: Jet Films
Direção: Kevin Billington
Roteiro: Tom Rowe
Elenco: Kirk Douglas, Yul Brynner, Samantha Eggar

Sinopse:
Um pirata implacável captura o guardião de um farol, na cidade mais ao sul da Argentina. Seu objetivo é óbvio e horrível. Ele planeja controlar os sinais dos faróis de forma que os navios que passarem sejam esmagados nas rochas.

Comentários:
Um fracasso comercial na fase de decadência da carreira de Kirk Douglas. Uma pena pois o filme até que tinha tudo para dar certo, afinal Douglas voltava para o universo de Julio Verne, ou quase isso, uma vez que muitas pessoas acusaram o marketing do filme de ser enganoso. De uma maneira ou outra o filme acabou fracassando nas bilheterias. Kirk Douglas já não era mais o grande astro do cinema mundial como nas décadas anteriores e com a idade não convencia muito nesse tipo de personagem mais heroico. Parecia que o grande ator do passado não sabia fazer nada diferente do que havia feito antes, em seu passado glorioso. Sem iniciativa de mudanças acabou afundando junto com o filme. 

Pablo Aluísio.

O Paizão

Título no Brasil: O Paizão
Título Original: Big Daddy
Ano de Lançamento: 1999
País: Estados Unidos
Estúdio: Jack Giarraputo Productions
Direção: Dennis Dugan
Roteiro: Steve Franks, Tim Herlihy
Elenco: Adam Sandler, Joey Lauren Adams, Jon Stewart

Sinopse:
Um cara meio sem noção e desmiolado, que vai levando a vida na brisa, numa boa, sem stress, se vê numa situação mais do que delicada quando passa a ter a responsabilidade de cuidar de uma criança! Logo ele, que nunca quis esse tipo de coisa em sua vida. Só que agora ele precisa creescer, nem que seja na emergência da nova situação. 

Comentários:
Esse filme bem despretensioso dá uma ideia da popularidade do Adam Sandler em seus bons anos, em seus anos de sucesso no cinema. O filme que custou meros 20 milhões de dólares acabou rendendo nas bilheterias mais de 240 milhões! Se esse número hoje em dia é considerada uma boa bilheteria, de respeito para qualquer filme, imagine nos anos 90! Pois é, ele foi mesmo um dos comediantes mais populares de sua geração no cinema. E o filme, feito para ser bem family friendly (amigável para toda a família, todos os públicos) repetia algo que já havia sido utilizado antes (como em "Um Presente para Helen") mas aqui adaptado para o tipo de personagem mais adequado ao próprio ator. Acabou dando mais do que certo! 

Pablo Aluísio.

domingo, 13 de setembro de 2009

Twisters

Twisters
Quem tem uma certa idade bem se lembra de Twister, o primeiro filme lançado lá nos anos 90. Pois é, agora temos um novo filme que é ao mesmo tempo uma espécie de continuação misturada com remake. Isso porque não há maiores diferenças de roteiro entre os dois filmes. De bom mesmo apenas os efeitos especiais modernos para transformar os furacões em algo mais emocionante a se ver nas telas. 

Esse novo filme foi dirigido por Lee Isaac Chung, cineasta pouco conhecido dos cinéfilos, mas que se destacou no Streaming dirigindo episódios da série Star Wars de grande sucesso, O Mandaloriano. E ele tem correspondido do ponto de vista comercial uma vez que esse novo filme já arrecadou algo em torno de 360 milhões de dólares ao redor do mundo. Um número expressivo nos tempos atuais, transformando o novo filme em um inegável sucesso comercial. Agora é assistir ao filme no cinema para ver se é realmente bom!

Twisters
Em Cartaz nos Cinemas
Direção: Lee Isaac Chung
Elenco: Daisy Edgar-Jones, Glen Powell, Anthony Ramos
Estúdio: Universal Pictures.

Pablo Aluísio. 

Hellboy e o Homem Torto

Hellboy
Vem aí um novo filme do personagem de quadrinhos Hellboy (o garoto do inferno). Essa é a quarta adaptação para os cinemas de suas histórias. O novo filme ganhou o estranho nome de "Hellboy e o Homem Torto", um título que vai soar familiar para os leitores de gibis, já para o resto do público sem dúvida ficou meio esquisito. Eu me incluo no grupo de pessoas que não gostaram mesmo desse título nacional do original "Hellboy: The Crooked Man". 

A história se passa na década de 1950. Hellboy é enviado para os Apalaches, no oeste dos Estados Unidos, para descobrir e desvendar os mistérios de uma estranha comunidade envolvida com ocultismo, bruxarias e coisas do tipo. A produção promete aventura e excelentes efeitos especiais. O ator Jack Kesy, debaixo de forte maquiagem, interpreta Hellboy nesse novo filme. 

A direção desse novo filme foi do cineasta Brian Taylor (não é o cara do Queen!). Ele dirigiu dois filmes da franquia Adrenalina, além de Gamer, um filme até razoável de ação com o Gerard Butler. É uma nova chance para ele, uma vez que sua adaptação de outro peonagem, o Jonah Hex, não deu certo, se tornando um fracasso de público e crítica. Vamos ver se agora com esse novo filme do Hellboy ele finalmente acerta a mão e atinge o sucesso. 

Hellboy e o Homem Torto
Estreia no Brasil: 26 de setembro
Direção; Brian Taylor
Elenco: Jack Kesy Jefferson White
Estúdio: Dark Horse Entertainment

Pablo Aluísio. 

sábado, 12 de setembro de 2009

O Enigma de Outro Mundo

Título no Brasil: O Enigma de Outro Mundo
Título Original: The Thing
Ano de Lançamento: 1982
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal Pictures
Direção: John Carpenter
Roteiro: Bill Lancaster, John W. Campbell Jr
Elenco: Kurt Russell, Wilford Brimley, Keith David

Sinopse:
Uma expedição de pesquisadores e aventureiros parte para o gelado continente da Antártica. Chegando lá, eles acabam explorando cavernas e lugares isolados e terminam despertando algo que a própria ciência humana desconhecia, colocando suas vidas em grande perigo. 

Comentários:
Em minha opinião John Carpenter ainda não teve o reconhecimento que merecia. Dentro desse estilo de cinema, ele foi seguramente um dos cineastas mais originais e talentosos da história do cinema americano. Um verdadeiro gênio, seguidor mais sofisticado de Roger Corman. E esse filme aqui sempre será lembrado como um dos melhores de sua filmografia. Não é apenas bom, mas igualmente influente. Penso que foi um dos filmes mais influentes dos anos 80 e isso pode ser sentido até os dias atuais. O uso do suspense, do jogo de sombras e luzes e da própria história em si, não deixa dúvidas que é um dos melhores filmes daquela década, que sempre será reconhecda por ser um tempo mais do fértil para a sétima arte. Assim deixo a recomendação para quem ainda não viu essa obra-prima Sci-fi assinada pelo grande John Carpenter. É um daqueles filmes para se ter na coleção para sempre rever de tempos em tempos. 

Pablo Aluísio.

Alien: Romulus

Novo fillme da Franquia Aliens estreia com sucesso
Mais um filme da franquia Aliens chegou aos cinemas mundiais nesse fim de semana e chegou com muito sucesso comercial, liderando a lista das maiores bilheterias dessa semana. Alien: Romulus desbancou o sucesso mundial Deadpool & Wolverine e assumiu o topo dos filmes mais assistidos desses últimos dias. Para quem achava que Aliens estava esgotado, está aí uma notícia para confirmar justamente o contrário. 

Em poucos dias o filme já rompeu a marca de 140 milhões de dólares arrecadados em todo o mundo. Uma marca muito significativa, ainda mais nos dias atuais quando a indústria luta para levar mais pessoas aos cinemas. Pois é, a retomada após a pandemia ainda segue e os estúdios respiram aliviados quando um filme como esse alcança um bom resultado comercial. 

Esse novo filme foi dirigido pelo cineasta Fede Alvarez. É uma das primeiras investidas do diretor nesse gênero Sci-Fi. Ele era mais conhecido do público que curte filmes de terror e suspense. Entre seus créditos anteriores estão fitas como O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno de Leatherface, A Morte do Demônio e as fitas da franquia Homem das Trevas. Em todos eles trabalhou como roteirista. 

Dessa forma Alien: Romulus é o seu primeiro grande filme como diretor e o resultado, pelo menos do ponto de vista comercial, foi muito satisfatório. E Ridley Scott? O grande diretor dessa franquia poelo menos por enquanto decidiu que não iria mais dirigir filmes. Ficando apenas como consultor e produtor executivo. Pelo visto ele ficou realmente magoado pelas críticas negativas que sofreu nos últimos filmes. Esperamos que ele mude de ideia e volte nos próximos filmes que certamente serão produzidos nos próximos anos. 

Pablo Aluísio. 

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alexandre - O Nascimento de um Deus

Alexandre - O Nascimento de um Deus 
Essa série esta disponível na Netflix. Sobre ela tenho algumas considerações. Não adianta fazer um filme ou uma série sobre um personagem tão grandioso como Alexandre da Macedônia se não tiver o devido orçamento. Fica feio fazer sem o dinheiro necessário para a produção. A história de Alexandre é a história de grandes batalhas, milhares de figurantes ou pelo menos o melhor que a computação gráfica tem a oferecer. E foi justamente esse o problema que vi aqui nessa minissérie documental. 

Não tem orçamento. Essa é a verdade. As batalhas são muito pobres, mal feitas. Os atores que fazem as cenas - enquanto historiadores comentam - tampouco empolgam. Tudo parece feito meio ao acaso. Não tem aquele estilo épico que somos acostumados a ver. Claro que o roteiro é historicamente preciso, mas isso é o mínimo que se espera de um programa que tem historiadores na equipe. Na questão grandiosidade, infelizmente, esse Alexandre passou longe de ser grande!

Alexandre - O Nascimento de um Deus (Alexander: The Making of a God, Estados Unidos, 2024) Direção: Hugh Ballantyne / Roteiro: Christopher Bell / Elenco: Buck Braithwaite, Mido Hamada / Sinopse: Minissérie sobre o personagem histórico Alexandree, o Grande. Disponível na Netflix. 

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

SWAT - Segunda Temporada

SWAT - Segunda Temporada 
A segunda temporada dessa série policial segue as diretrizes básicas da primeira temporada. Essa é uma daquelas séries produzidas com temporadas de muitos episódios que são exibidos na TV aberta nos Estados Unidos e depois vão compor as grades de programação de canais a cabo por anos. Embora haja uma linha narrativa básica os episódios podem ser assistidos de forma independente e sem seguir uma ordem cronológica. É feito justamente para isso, para encher a programação dos canais da TV a cabo sem que o espectador fique preso a uma história central. 

Aqui na segunda temporada, temos que reconhecer, houve um capricho maior no desenvolvimento dos personagens. O Hondo, por exemplo, agora tem um sobrinho com quem se preocupar. A tenente assume sua bissexualidade, outros policiais estão passando por apertos financeiros e por aí vai. Tudo com o objetivo de não deixar os personagens rasos demais. Até que funcionou bem. 

SWAT - Segunda Temporada (S.W.A.T. - Season Two, Estados Unidos, 2018) Direção: Billy Gierhart, entre outros / Roteiro: Robert Hamner, Rick Husky / Elenco: Shemar Moore, Stephanie Sigman, Alex Russell/ Sinopse: Segunda temporada da série televisiva da CBS SWAT. Um remake moderno da clássica série dos anos 70. 

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

The Bear

Os Exageros em Relação a The Bear
Terminei de assistir às duas primeiras temporadas de The Bear. Gostei do que vi, são bons episódios, bons roteiros e um bom elenco. Até aí tudo bem. O que não consigo entender é o deslumbramento da crítica norte-americana em relação a essa série. Os elogios são exagerados demais. Outro dia cheguei a ler uma paragrafo inacreditável de um jornalista de Boston afirmando que era a melhor série jamais feita! O que se passa na mente de um sujeito como esse?

Talvez o segredo de seu sucesso de crítica tenha sido o formato. A série não é uma sitcom, mas tem episódios com a duração desse tipo de programa com pouco mais de 30 minutos. Isso faz com que o espectador nunca fique cansado ou entediado. Por aí se vê que se a série tivesse a média maior de duração, como nas séries dramáticas em geral, não haveria tantos elogios descabelados pela frente...

E a história contada também é bem simples. Um jovem chef de cozinha, que estava indo muito bem na carreira, trabalhando em grandes restaurantes de Nova Iorque, acaba tendo que voltar para sua cidade natal Chicago após a morte do irmão. Ele provavelmente se envolveu com as pessoas erradas pois era viciado em drogas. 

Então o chef decide levantar o pequeno restaurante do irmão morto. O problema é que ele estava trabalhando em lugares finos de Nova Iorque e aquele pequeno restaurante do brother não passa de uma espelunca que serve sanduíches e hot-dogs para os moradores da região. E aí está o centro da dramaticidade da série. Nada mais, nada menos do que isso. Uma história interessante sim, mas nenhuma oitava maravilha do mundo!

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A Morte de Donald Sutherland

A Morte de Donald Sutherland
Morreu o ator Donald Sutherland. Mais um talento que se vai. Eu sempre gostei do trabalho dele, sempre achei muito digno, mesmo quando fazia filmes ruins e de baixo orçamento, algo que não estava à altura de seu status. Mas é a tal coisa, as pessoas esquecem que ser ator é como uma profissão qualquer. Algumas vezes há bom material para se trabalhar, outras vezes não! São coisas da vida. E a única certeza da vida é a morte, infelizmente. 

Pois bem, no começo eu sempre o associei à sua imagem um tanto esquisitona. Era um tipo alto, magro, com um rosto fora dos padrões. Tinha até mesmo cara de gaiato. Talvez por isso o Diretor Robert Altman o tenha escalado para atuar em MASH. Depois do sucesso de crítica desse filme bem alternativo a carreira dele aconteceu em Hollywood. 

Mas engana-se quem pensa que aconteceu com ele virando um astro. Talvez por causa de sua aparência fora mesmo dos padrões de beleza de Hollywood, nessa indústria que preza sempre justamente nisso em um profissional, ele nunca se tornou um grande astro. Pelo contrário, virou um coadjuvante de luxo, algumas vezes estrelando um filme B aqui e acolá. E assim fez sua vida, com toda dignidade, não raro roubando os filmes em que aparecia no segundo plano.

Depois da idade madura ele passou a interpretar vilões mais velhos, sim, velhos, mas com ar de respeitabilidade, embora ele nunca perdesse aquele jeitão de esquisito dele. Personagens como o velho malucão perverso era com ele mesmo. O Donald Sutherland foi bem isso. Quem o via em qualquer fime, fosse bons ou ruim, jamais o esquecia. E durante muitos anos ele foi aquele tipo de ator em que as pessoas perguntavam: como era o nome dele mesmo? Não faz diferença, ele sempre será lembrado por seu talento, que é o que conta no final de tudo. 

Pablo Aluísio.