Título no Brasil: Ao Pé do Cadafalso
Título Original: The Beggar's Opera
Ano de Produção: 1953
País: Inglaterra
Estúdio: Herbert Wilcox Productions
Direção: Peter Brook
Roteiro: Denis Cannan, Laurence Olivier
Elenco: Laurence Olivier, Hugh Griffith, George Rose, Dorothy Tutin, Stanley Holloway, Daphne Anderson
Sinopse:
Adaptação da famosa ópera escrita no século XVIII pelo renomado autor John Gay. Na trama conhecemos o capitão MacHeath (Laurence Olivier), um galante aventureiro e salteador, que coleciona mulheres e problemas na mesma proporção. Traído por um grupo de falsos amigos, ele acaba sendo preso e é condenado à morte. Enquanto espera para ser enforcado, o capitão acaba encontrando um improvável amigo, um mendigo com muito talento musical que resolve contar a história do salteador de uma forma diferente, onde ao invés de um condenado ao cadafalso, ele é um herói.
Comentários:
Como levar o mundo da ópera ao grande público que frequentava o cinema? O grande ator, diretor e produtor Laurence Olivier resolveu tentar arriscar e colocar em prática esse tipo de ousadia! Para tornar popular algo tão elevado do ponto de vista cultural, Olivier resolveu escrever um roteiro bem interessante, com uma linha narrativa convencional, intercalada com números musicais da famosa ópera. Ele próprio assumiu o personagem principal - o capitão MacHeath - e soltou o vozeirão em cena! Para surpresa de muitos, não se saiu nada mal. Na verdade o ator tinha uma voz muito polida, pois era um barítono muito elegante e disciplinado, que não desafinava em nenhum momento. O filme também tem uma produção muito bonita e bem realizada. O figurino é luxuoso e bem colorido, que acaba explodindo em um Technicolor muito impactante na tela. Um belo momento na carreira de um artista que tinha tanto amor pelo mundo do teatro, que queria fundir as duas linguagens em apenas um produto cultural. O resultado faz jus à esse seu amor incondicional pela arte.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 5 de maio de 2025
Aconteceu num Apartamento
Título no Brasil: Aconteceu num Apartamento
Título Original: The Notorious Landlady
Ano de Produção: 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Richard Quine
Roteiro: Larry Gelbart, Blake Edwards
Elenco: Kim Novak, Jack Lemmon, Fred Astaire, Lionel Jeffries, Estelle Winwood, Maxwell Reed
Sinopse:
William 'Bill' Gridley (Jack Lemmon) aluga uma parte do apartamento da bonita Carlyle 'Carly' Hardwicke (Kim Novak). Não demora muito e ele acaba se apaixonando por ela, sem saber que no passado ela foi considerada suspeita da morte de seu marido. Teria algum fundo de verdade nessa história?
Comentários:
Kim Novak foi uma das atrizes mais bonitas da história do cinema americano. Chego até a dizer que sua beleza poderia ser comparada à de Marilyn Monroe. Elas inclusive eram rivais e concorrentes na época. Muitas atrizes tentaram seguir os passos de Marilyn, mas no final eram apenas cópias mal feitas. Já Kim Novak teve uma carreira própria, muito relevante, com alguns grandes clássicos como "Um Corpo Que Cai" de Alfred Hitchcock. Ela não era uma das imitações de Marilyn Monroe. Nessa comédia "Aconteceu num Apartamento" a Columbia tentou que Novak interpretasse uma personagem que lembrava um pouco as loiras que Marilyn fazia em seus filmes. Era uma comédia mais sofisticada, porém numa mesma levada. Por isso Kim se sentiu um pouco incomodada em fazer o filme. Mesmo com um pé atrás ela fez seu trabalho. Ao seu lado dois destaques no elenco: Jack Lemmon, sempre no timing certo para o humor e o veterano ator e dançarino Fred Astaire, o maior ídolo da era de ouro dos grandes musicais. Por causa da idade ele não conseguia mais fazer todas aquelas coreografias que o imortalizaram ao lado de Ginger Rogers, mas aqui ele voltava a usar de seu velho carisma. Em suma, um bom filme, divertido e com ótimo elenco.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Notorious Landlady
Ano de Produção: 1962
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Richard Quine
Roteiro: Larry Gelbart, Blake Edwards
Elenco: Kim Novak, Jack Lemmon, Fred Astaire, Lionel Jeffries, Estelle Winwood, Maxwell Reed
Sinopse:
William 'Bill' Gridley (Jack Lemmon) aluga uma parte do apartamento da bonita Carlyle 'Carly' Hardwicke (Kim Novak). Não demora muito e ele acaba se apaixonando por ela, sem saber que no passado ela foi considerada suspeita da morte de seu marido. Teria algum fundo de verdade nessa história?
Comentários:
Kim Novak foi uma das atrizes mais bonitas da história do cinema americano. Chego até a dizer que sua beleza poderia ser comparada à de Marilyn Monroe. Elas inclusive eram rivais e concorrentes na época. Muitas atrizes tentaram seguir os passos de Marilyn, mas no final eram apenas cópias mal feitas. Já Kim Novak teve uma carreira própria, muito relevante, com alguns grandes clássicos como "Um Corpo Que Cai" de Alfred Hitchcock. Ela não era uma das imitações de Marilyn Monroe. Nessa comédia "Aconteceu num Apartamento" a Columbia tentou que Novak interpretasse uma personagem que lembrava um pouco as loiras que Marilyn fazia em seus filmes. Era uma comédia mais sofisticada, porém numa mesma levada. Por isso Kim se sentiu um pouco incomodada em fazer o filme. Mesmo com um pé atrás ela fez seu trabalho. Ao seu lado dois destaques no elenco: Jack Lemmon, sempre no timing certo para o humor e o veterano ator e dançarino Fred Astaire, o maior ídolo da era de ouro dos grandes musicais. Por causa da idade ele não conseguia mais fazer todas aquelas coreografias que o imortalizaram ao lado de Ginger Rogers, mas aqui ele voltava a usar de seu velho carisma. Em suma, um bom filme, divertido e com ótimo elenco.
Pablo Aluísio.
domingo, 4 de maio de 2025
Urbano II e a Primeira Cruzada
Em 1070 a cidade santa de Jerusalém caiu nas mãos dos muçulmanos. O império Turco imediatamente proibiu o cristianismo na região, punindo com a morte quem não seguisse a religião do Islã. O fato chocou os cristãos da Europa. Não haveria mais como ir para a Terra Santa em peregrinação. Os seguidores de Maomé não iriam mais admitir essa heresia sob o ponto de vista de sua religião. A crise entre cristãos e muçulmanos não parou por aí. O Império Bizantino (que era cristão, também conhecido como Império Romano do Oriente) também sofria com a expectativa de uma grande invasão dos turcos. O desastre era iminente.
Diante de toda essa situação o Papa Urbano II resolveu agir. Ele pensou que todos os cristãos da Europa precisavam se unir para lutar contra a ameaça militar que vinha do Oriente. A solução em sua opinião era a organização de uma grande cruzada de cristãos para irem em direção à Terra Santa, para libertar Jerusalém das mãos do califado islâmico. Havia uma grande massa de pessoas pobres e sem perspectivas dentro do continente europeu. Muitos deles eram criminosos e tinham desperdiçado sua existência em crime e pecado. Para o Papa a violência entre cristãos deveria acabar definitivamente. A luta deveria ser travada contra o mundo muçulmano que colocava em perigo a existência do cristianismo.
Assim o Papa Urbano II proclamou em discurso: "Ricos e pobres devem igualmente partir, devem parar de se matar uns aos outros e, em vez disso, lutar uma guerra justa, realizando a obra de Deus; Deus os guiará. Quem morrer em combate receberá a absolvição e a remissão dos pecados. Aqui, a vida é miserável e malvada com homens que se entregam até destruir o próprio corpo e a própria alma; aqui, eles são pobres e infelizes, lá, serão felizes, ricos e verdadeiros amigos de Deus."
O Papa pensava que seu pronunciamento iria despertar a honradez de senhores feudais, reis e nobres, mas isso não aconteceu. Apenas as camadas mais populares responderam ao apelo papal. Assim as massas mais pobres das cidades da Europa começaram a se organizar. O problema é que não havia liderança entre eles e em pouco tempo a anarquia tomou conta da Primeira Cruzada que seria conhecida pela história como A Cruzada dos "Mendigos"!
Essa massa de pessoas, sem treinamento militar, sem hierarquia e sem disciplina começou a marchar indo em direção a Jerusalém. Sem recursos muitos começaram a pilhar as cidades por onde passavam. O pânico tomou conta as populações. Havia anarquia e crime entre seus participantes. Nem mesmo a suposta liderança de um homem chamado Pedro, o Eremita, conseguiu evitar o desastre completo. Por três anos esses cruzados - na verdade uma massa de pessoas pobres e desesperadas - destruíram tudo por onde passavam. Para o Papa Urbano II a convicção inicial havia sido esquecida. Os efeitos foram bem piores do que ele pensava e não havia qualquer controle sobre o que acontecia. A igreja assim retirou seu apoio.
Por fim, o que era previsível aconteceu. Ao encontrar o exército turco aqueles pessoas que se diziam cruzados foram facilmente trucidados pelos islâmicos. Os homens foram mortos, as crianças e mulheres se tornaram escravos. Antes de matar todos os cruzados os muçulmanos lhes davam uma ótima chance de viver: eles poderiam se converter ao Islã, caso contrário teriam suas cabeças cortadas! E assim foi com milhares de pessoas. O Papa percebeu que apenas a boa fé não era suficiente. Era necessária a participação dos nobres, dos reis e de seus exércitos profissionais, não uma multidão de pessoas sem qualquer preparo. Em sua forma de pensar a ideia da cruzada não era ruim, mas teria que acontecer com planejamento e disciplina, caso contrário a matança seria inevitável.
Pablo Aluísio.
Diante de toda essa situação o Papa Urbano II resolveu agir. Ele pensou que todos os cristãos da Europa precisavam se unir para lutar contra a ameaça militar que vinha do Oriente. A solução em sua opinião era a organização de uma grande cruzada de cristãos para irem em direção à Terra Santa, para libertar Jerusalém das mãos do califado islâmico. Havia uma grande massa de pessoas pobres e sem perspectivas dentro do continente europeu. Muitos deles eram criminosos e tinham desperdiçado sua existência em crime e pecado. Para o Papa a violência entre cristãos deveria acabar definitivamente. A luta deveria ser travada contra o mundo muçulmano que colocava em perigo a existência do cristianismo.
Assim o Papa Urbano II proclamou em discurso: "Ricos e pobres devem igualmente partir, devem parar de se matar uns aos outros e, em vez disso, lutar uma guerra justa, realizando a obra de Deus; Deus os guiará. Quem morrer em combate receberá a absolvição e a remissão dos pecados. Aqui, a vida é miserável e malvada com homens que se entregam até destruir o próprio corpo e a própria alma; aqui, eles são pobres e infelizes, lá, serão felizes, ricos e verdadeiros amigos de Deus."
O Papa pensava que seu pronunciamento iria despertar a honradez de senhores feudais, reis e nobres, mas isso não aconteceu. Apenas as camadas mais populares responderam ao apelo papal. Assim as massas mais pobres das cidades da Europa começaram a se organizar. O problema é que não havia liderança entre eles e em pouco tempo a anarquia tomou conta da Primeira Cruzada que seria conhecida pela história como A Cruzada dos "Mendigos"!
Essa massa de pessoas, sem treinamento militar, sem hierarquia e sem disciplina começou a marchar indo em direção a Jerusalém. Sem recursos muitos começaram a pilhar as cidades por onde passavam. O pânico tomou conta as populações. Havia anarquia e crime entre seus participantes. Nem mesmo a suposta liderança de um homem chamado Pedro, o Eremita, conseguiu evitar o desastre completo. Por três anos esses cruzados - na verdade uma massa de pessoas pobres e desesperadas - destruíram tudo por onde passavam. Para o Papa Urbano II a convicção inicial havia sido esquecida. Os efeitos foram bem piores do que ele pensava e não havia qualquer controle sobre o que acontecia. A igreja assim retirou seu apoio.
Por fim, o que era previsível aconteceu. Ao encontrar o exército turco aqueles pessoas que se diziam cruzados foram facilmente trucidados pelos islâmicos. Os homens foram mortos, as crianças e mulheres se tornaram escravos. Antes de matar todos os cruzados os muçulmanos lhes davam uma ótima chance de viver: eles poderiam se converter ao Islã, caso contrário teriam suas cabeças cortadas! E assim foi com milhares de pessoas. O Papa percebeu que apenas a boa fé não era suficiente. Era necessária a participação dos nobres, dos reis e de seus exércitos profissionais, não uma multidão de pessoas sem qualquer preparo. Em sua forma de pensar a ideia da cruzada não era ruim, mas teria que acontecer com planejamento e disciplina, caso contrário a matança seria inevitável.
Pablo Aluísio.
Henrique II e Thomas Becket
O Rei Henrique II da Inglaterra reinou de 1154 a 1189. Sua história é interessante porque esse foi um dos primeiros monarcas ingleses a entrarem em confronto direto com a Igreja Católica. Henrique II acreditava que o poder do clero católico era um empecilho ao seu próprio poder real. Assim resolveu cobrar impostos das igrejas e mosteiros. Sua atitude obviamente criou vários descontentamentos no reino. Em represália o Rei nomeou um de seus chanceleres, Thomas Becket, como Arcebispo da Cantuária, o mais alto cargo clerical da Inglaterra.
O curioso é que Becket começou a levar muito à sério seu trabalho como arcebispo e em pouco tempo começou a defender os interesses da igreja e não do Rei Henrique II. Isso obviamente enfureceu o monarca. O ponto de rompimento aconteceu quando um nobre mandou matar um padre. Becket exigiu sua punição como homicida, mas o Rei fraquejou com medo de causar uma revolta entre seus próprios nobres. Assim Becket como arcebispo decidiu excomungar o nobre. O choque entre a nobreza e o clero foi ficando cada vez mais deteriorado.
O Rei Henrique II considerava Thomas Becket seu grande amigo pessoal, por isso sentiu-se muito traído quando o Arcebispo começou a contrariar seus interesses. Dizem que em determinado dia o Rei teria dito aos seus cavalheiros: "Esse Arcebispo Becket me virou as costas. Me traiu. Será que não existe nenhum homem na Inglaterra que me livre desse padre?". O comentário casual foi mal interpretado por seus homens que depois foram até a catedral e mataram o arcebispo Thomas Becket em pleno altar, causando grande comoção na Inglaterra da época.
Historiadores afirmam que Henrique II não mandou matar Thomas Becket diretamente. De qualquer forma o religioso foi assassinado e considerado mártir. Três anos após sua morte o Papa Alexandre III reconheceu a santidade de Thomas Becket e o canonizou. Curiosamente esse santo inglês segue sendo venerado não apenas entre os católicos, mas também entre os anglicanos que o consideram até hoje um homem santo que lutou e morreu por sua fé inabalável. Essa história foi recriada no cinema através do clássico da sétima arte "Becket, o Favorito do Rei" (1964) onde Peter O'Toole interpretava o Rei Henrique II e Richard Burton dava vida ao mártir Thomas Becket. Com ótimo roteiro e uma direção precisa de Peter Glenville o filme ainda trazia em seu maravilhoso elenco o talentoso John Gielgud como o perigoso Rei Luís VII da França. Enfim uma aula de cinema revivendo uma história mais do que marcante.
Pablo Aluísio.
O curioso é que Becket começou a levar muito à sério seu trabalho como arcebispo e em pouco tempo começou a defender os interesses da igreja e não do Rei Henrique II. Isso obviamente enfureceu o monarca. O ponto de rompimento aconteceu quando um nobre mandou matar um padre. Becket exigiu sua punição como homicida, mas o Rei fraquejou com medo de causar uma revolta entre seus próprios nobres. Assim Becket como arcebispo decidiu excomungar o nobre. O choque entre a nobreza e o clero foi ficando cada vez mais deteriorado.
O Rei Henrique II considerava Thomas Becket seu grande amigo pessoal, por isso sentiu-se muito traído quando o Arcebispo começou a contrariar seus interesses. Dizem que em determinado dia o Rei teria dito aos seus cavalheiros: "Esse Arcebispo Becket me virou as costas. Me traiu. Será que não existe nenhum homem na Inglaterra que me livre desse padre?". O comentário casual foi mal interpretado por seus homens que depois foram até a catedral e mataram o arcebispo Thomas Becket em pleno altar, causando grande comoção na Inglaterra da época.
Historiadores afirmam que Henrique II não mandou matar Thomas Becket diretamente. De qualquer forma o religioso foi assassinado e considerado mártir. Três anos após sua morte o Papa Alexandre III reconheceu a santidade de Thomas Becket e o canonizou. Curiosamente esse santo inglês segue sendo venerado não apenas entre os católicos, mas também entre os anglicanos que o consideram até hoje um homem santo que lutou e morreu por sua fé inabalável. Essa história foi recriada no cinema através do clássico da sétima arte "Becket, o Favorito do Rei" (1964) onde Peter O'Toole interpretava o Rei Henrique II e Richard Burton dava vida ao mártir Thomas Becket. Com ótimo roteiro e uma direção precisa de Peter Glenville o filme ainda trazia em seu maravilhoso elenco o talentoso John Gielgud como o perigoso Rei Luís VII da França. Enfim uma aula de cinema revivendo uma história mais do que marcante.
Pablo Aluísio.
sábado, 3 de maio de 2025
Rita Lee e Roberto de Carvalho
Eu me recordo que quando esse disco foi lançado ele foi muito malhado pelos críticos. Ouvindo hoje em dia não vejo nada de ruim nesse álbum. Pelo contrário! Muitas belas canções pop de Rita Lee. Uma audição acima de tudo muito agradável. Não vejo inclusive nada sendo produzido assim nos dias de hoje. A música atual está horrível mesmo! Pois bem, o maior hit desse trabalho da Rita Lee foi a música "Flagra" que abria a novela "Final Feliz" da Globo. Não havia como não fazer sucesso assim nos anos 80. Era tiro certo! Só que o sucesso não se resumia a essa faixa de abertura do disco. Outra música chamada "Cor-de-Rosa Choque" também tocou muitos nas rádios. Virou obrigatório nos shows da cantora. Ouvir essa balada atualmente traz muita nostalgia dos anos 80. Quem viveu se lembrará com certeza!
"Barata Tonta" pode ser considerado o terceiro sucesso do LP. Uma música pop bem no estilo de Rita Lee naquela fase de sua carreira. Bonita melodia, daquelas que grudam na mente. Pop music é isso, meus caros! "Frou-Frou" é praticamente uma marchinha de carnaval. De boba a Rita não tinha nada. "Vote em Mim" foi uma tirada de casquinha que a cantora fez em cima dos políticos daquela época, em que o Brasil voltava à democracia após muitos anos de Ditadura militar. Gosto muito do estilo retrô de "Só de Você", mais um excelente momento do álbum. Enfim, gente, tanta música boa em um só disco e ainda teve gente que reclamou quando o LP chegou nas lojas. Compare com as porcarias de hoje em dia! Nós éramos felizes e não sabíamos!
Rita Lee e Roberto de Carvalho (1982)
Flagra
Barriga da Mamãe
Barata Tonta
Frou-Frou
Vote em Mim
Só de Você
Brazil com S
Cor-de-Rosa Choque
Pirata Cigano
O Circo
Pablo Aluísio.
Leoni - Ao Vivo
Outro CD que tive em minha coleção particular. Um álbum muito bonito e agradável de se ouvir, com ótimos arranjos e o calor do público presente. O Leoni compôs algumas das melhores músicas do rock nacional e aqui esbanja seu talento também como vocalista (ele tem uma bonita voz, serena). Um dos discos que ouvi muito há alguns anos. Música pop romântica de muita qualidade.
Ao colocar o CD para tocar você que viveu os anos 80 vai se lembrar de muitas das canções que foram hits na época. O Leoni para quem não lembra era do grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, um dos mais populares daqueles anos. Dentro desse repertório eu destaco as maravilhosas "Por Que Não Eu?" e "Os Outros", músicas realmente inesquecíveis para quem foi jovem naquela década que deixou muitas saudades. Enfim um CD para se ter na coleção particular!
Leoni - Ao Vivo (2005)
As Cartas Que Eu Não Mando
Melhor Pra Mim
50 Receitas
Como Eu Quero
Falando De Amor
Fotografia
40 Dias No Espaço
Canção Pra Quando Você Voltar
Por Que Não Eu?
Alice (Não Me Escreva Aquela Carta De Amor)
Conspiração Internacional
Garotos II – O Outro Lado
Carro E Grana
A Fórmula Do Amor
Os Outros
Exagerado
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 2 de maio de 2025
Burke & Hare
Eu sempre me interessei pessoalmente por essa história. Para quem não sabe, foi uma história real acontecida na Escócia. Naquele tempo havia um grande entusiasmo pela ciência da Medicina. A Escócia era um centro de grande universidades, mas faltava a matéria-prima para os estudos, que era justamente os corpos de seres humanos. Na busca desenfreada por eles, professores e estudantes de medicina começaram a comprar corpos humanos de traficantes que iam em cemitérios em busca dos objetos macabros de estudo. E quando nem isso mais supriu a demanda, eles começaram a matar pessoas!
Um bom material para filmes de terror. O problema aqui é que o diretor quis fazer muita piadinha com o tema, virando o filme um produto mal sucedido de comédia de humor negro. Chega a ser muito irritante as diversas cenas que poderiam render bons momentos, mas que são desviadas para momentos de humor sem a menor graça. O elenco também se esforça, mas para ser engraçado, o que gera um sentimento de frustração em que está assistindo ao filme. Isso quando não se torna mesmo objeto da vergonha alheia. Nada é pior do que ver atores e atrizes tentando ser engraçados, mas nunca conseguindo! Nesse processo tudo vai por água abaixo. Não gostei do que vi. Gostaria mesmo era de ver essa história tratada com a devida seriedade e rigor histórico. Seria muito mais interessante!
Burke & Hare (Burke & Hare, Reino Unido, 2010) Direção: John Landis / Roteiro: Piers Ashworth, Nick Moorcroft / Elenco: Bill Bailey, Tom Wilkinson, Michael Smiley / Sinopse: Picaretas e vigaristas, envolvidos com o submundo do crime numa cidade universitária da Escócia investem em um "negócio" macabro: vender corpos humanos para professores e estudantes de medicina. História baseada em fatos reais. Filme também conhecido como "Traficantes de Cadáveres".
Pablo Aluísio.
Os Monstros
Eu me lembro muito da série original, ainda em preto e branco, sendo exibida pela Band. Era uma versão mais pobre e mais apelativa da família Adams. Funcionava na época, devo dizer, mas esse é aquele tipo de produto que tem prazo de validade. Fazer um remake nos dias atuais era mesmo uma má ideia. O diretor pesou a mão e fez um troço muito sem graça. Não me entenda mal, o filme é até muito bem produzido. Só que o excesso de cores (em especial o verde) deixa tudo meio enjoativo.
Talvez se esse remake fosse em preto e branco (para lembrar a série de TV) as coisas funcionassem melhor. No fundo tudo não passa de uma sitcom, onde por acaso, os personagens são monstros, todos inspirados nos clássicos de terror da Universal. Estão lá o velho vampiro, o monstro de Frankenstein e até o Lobisomem. Mas é como eu disse, é uma sitcom daqueles anos, dos anos 50. Hoje em dia tudo soa muito datado e sem muita graça. Assim o filme não deu certo mesmo. Algumas coisas devem ser deixadas no passado porque simplesmente não funcionam mais no mundo de hoje. O tempo, até mesmo em relação a produtos culturais, costuma ser mesmo implacável.
Os Monstros (The Munsters, Estados Unidos, 2022) Direção: Rob Zombie / Roteiro: Rob Zombie / Elenco: Sheri Moon Zombie, Jeff Daniel Phillips, Daniel Roebuck / Sinopse: Esse filme, baseado na clássica série de TV, mostra o cotidiano de uma estranha família. Tudo seria muito normal se eles não fossem parecidos com monstros de antigos filmes de terror!
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 1 de maio de 2025
Hypnotic - Ameaça Invisível
Não gostei muito. Tem tantos clichês que o roteiro cai muitas vezes em suas próprias armadilhas. Na história temos um sujeito que lamenta a morte de sua filha e o fim de seu casamento. Essas são coisas colocadas como verdadeiras desde a primeira cena, mas calma lá, estamos na presença de uma daquelas histórias em que nada é realmente da forma que se passa na tela. O protagonista interpretado por um pouco envolvido Ben Affleck está na verdade lidando com uma agência do governo americano que usa grandes hipnotizadores para criarem novas realidades ao seu interesse. Então já deu para entender que o personagem do Affleck pode estar muito bem preso dentro de sua mente, pensando que sua realidade existe, mas que na verdade não passa de uma hipnose.
E aqui está o maior problema dessa história. Em determinado ponto o espectador vai perder o chão embaixo dos seus pés. Nada mais vai parecer realidade. É uma reviravolta atrás da outra. Na quinta ou sexta vez que isso acontece a tendência de quem está assistindo ao filme é desistir de tudo, da história, dos personagens, de tudo. Cansei! É algo que se torna muito cansativo e até mesmo irritante. Afinal de roteiradas estamos cheios, não é verdade? Então o roteiro curte mesmo essa coisa de jogar na cara do espectador de que tudo que ele viu não existe, é hipnose. Então se levantar da cadeira e ir embora do cinema acaba virando uma grande tentação. Quem aguentar até o final saiba que a surpresa final (depois de tantas outras) nem é tão bem bolada assim. Eu até achei decepcionante! Ficamos com aquela sensação de que no fundo, no fundo, só perdemos um bom tempo vendo esse filme esquecível. Enfim, uma história desastrada e desastrosa. Não vale a pena.
Hypnotic - Ameaça Invisível (Hypnotic, Estados Unidos, 2023) Direção: Robert Rodriguez / Roteiro: Robert Rodriguez, Max Borenstein / Elenco: Ben Affleck, Alice Braga, JD Pardo / Sinopse: Agente de uma agência secreta do governo dos Estados Unidos passa a perceber que tudo o que ele pensa ser verdade sobre o seu passado e sua vida pessoal pode muito bem ser uma grande ilusão causada por hipoose de última geração.
Pablo Aluísio.
Stargate SG 1
Título Original: Stargate SG 1
Ano de Lançamento: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: Double Secret Productions
Direção: Jonathan Glassner, Brad Wright
Roteiro: Jonathan Glassner, Brad Wright
Elenco: Richard Dean Anderson, Michael Shanks, Amanda Tapping
Sinopse:
Portais cósmicos são descobertos no futuro. São atalhos no espaço, onde se consegue viajar longas distâncias em curto espaço de tempo. E uma equipe especial (e espacial) é formada para viajar pelo Stargate, procurando por criminosos e procurados por todo o universo.
Comentários:
Eu assisti alguns episódios de Stargate nos anos 90. Naqueles tempos a bagunça era grande, não existia canais a cabo no Brasil e as poucas emissoras que passavam a série simplesmente jogavam os episódios meio ao acaso, sem seguir uma ordem cronológica. Era um inferno! Pois bem, então no meio do caos algumas distribuidoras de fitas VHS colocavam no mercado algumas compilações nas locadoras. Então, muito ocasionalmente, alugava para pelo menos conhecer as séries. Essa foi uma delas. Nada de muito inspirador. Era uma série até popular nos EUA e chegou a durar 10 anos no ar! No Brasil entretanto não fez o menor sucesso e só circulava mesmo dentro da comunidade nerd que curtia Sci-fi.
Pablo Aluísio.
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