sexta-feira, 14 de março de 2025

Criaturas do Farol

Criaturas do Farol 
Eu tenho percebido vários filmes com essa história meio semelhante, explorando essas pessoas que trabalham em faróis distantes, isolados do mundo, nos pontos mais inacessíveis do nosso planeta. Deve ser um dos trabalhos mais solitários do mundo, disso não tenho a menor sombra de dúvida. Pois bem, nesse filme temos como protagonista uma jovem que decidiu dar a volta ao mundo em um veleiro! Algo perigoso, mesmo com a tecnologia atual. Então quando ela vai fazer a travessia do extremo sul da América do Sul acaba enfrentando uma enorme tempestade. Nem precisa ir muito longe, seu barco é feito em pedaços. Ela é salva por um solitário faroleiro que vive ali na região. No começo ela fica bem desconfiada dele, afinal estão sozinhos naquele farol perdido e isolado da civilização. Ninguém sabe onde ela foi parar. É uma jovem bonita, na flor da idade. O faroleiro é um tipo rude, mas se mostra educado, tentando ajudar. Só não consegue fazer contato com a Marinha mercante para vir resgatá-la, então ela começa a pensar que pode haver algo de errado com aquele homem. O medo de sofrer uma violência sexual fica na mente do público o tempo todo! 

Gostei do filme. O uso de uma tensão sempre presente nos deixa com os nervos à flor da pele. O roteiro, muito bem escrito por sinal, ora nos faz pensar que o faroleiro é um bom homem, de boa índole, ora nos faz pensar que ele é um estuprador em potencial daquela jovem donzela. E essa dualidade de percepções não para nunca, chegando até a última cena, da última palavra dita pela jovem. Para complementar o que já era muito interessante, o filme ainda joga dados com a pura fantasia, trazendo à tona velhas lendas do mar, envolvendo sereias que atacam marinheiros imprudentes. Bem legal esse capítulo à parte do roteiro. Uma fábula de fantasia bem inserida no enredo. Enfim, recomendo, sem medo de errar. Não deixe de assistir. 

Criaturas do Farol (Beacon, Estados Unidos, 2024) Direção: Roxy Shih / Roteiro: Julio Rojas / Elenco: Demián Bichir, Julia Goldani, TellesKevyn Fong / Sinopse: Jovem viajando pelo oceano com seu veleiro acaba vendo sua embarcação afundar no meio de uma tempestada. Salva da morte, é levada para um isolado farol nos confins do mundo. 

Pablo Aluísio. 

Uma Amizade Tóxica

Uma Amizade Tóxica 
Duas jovens adolescentes estão na fase colegial de suas vidas. A escola é um problema, pelo menos algumas vezes. Tem muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e elas precisam manter nem que seja um pouco de popularidade. Para isso arriscam ir em festas clandestinas organizadas às escuras pelos demais alunos. Tudo com muita bebedeira e pegação sem responsabilidade. Numa dessas festas acabam descobrindo uma das outras alunas fazendo sexo oral em um rapaz. Elas filmam a cena pelo celular, escondidas. Depois divulgam nos grupos de redes sociais da escola. Claro, vira um escândalo de grandes proporções. 

Acontece que a menina flagrada no ato sexual não vai deixar barato, vai tomar satisfações com essas duas amigas. A coisa toda parte para a violência e um crime é cometido. No começo as duas pensam em esconder tudo dos policiais, mas as coisas vão tomando proporções fora do normal. Outro bom filme que recomendo. Essa aqui é uma produção europeia da Macedônia. A conclusão que chego é simples: não importa o país ou a cultura em que os adolescentes vivam. Eles sempre serão muito parecidos, seja no Brasil, nos Estados Unidos ou no leste europeu. Estão sempre em busca de festas e pensam que viverão para sempre. Agindo assim, sem prudência, acabam se envolvendo em grandes problemas. E esse bom filme, que no fundo é uma crônica social da vida de duas colegiais, bem demonstra tudo isso que escrevi. 

Uma Amizade Tóxica (Sestri, Macedônia, 2021) Direção: Dina Duma / Roteiro: Dina Duma, Martin Ivanov / Elenco: Antonija Belazelkoska, Mia Giraud, Marija Jancevska / Sinopse: Jovem se envolve com as amizades erradas e paga um alto preço pessoal por suas escolhas equivocadas. 

Pablo Aluísio. 

quinta-feira, 13 de março de 2025

Frio nos Ossos

Título no Brasil: Frio nos Ossos 
Título Original: Little Bone Lodge
Ano de Lançamento: 2023
País: Estados Unidos
Estúdio: Particular Crowd Films
Direção: Matthias Hoene
Roteiro: Neil Linpow
Elenco: Joely Richardson, Sadie Soveral, Neil Linpow

Sinopse:
No meio de uma forte tempestade, dois homens chegam pedindo socorro em uma fazenda isolada, no meio do nada. Apesar do receio, a dona da fazenda decide ajudar. Abre a porta e os coloca para dentro, onde passa a cuidar de um deles que está seriamente ferido. São criminosos em fuga e essa situação se tornará muito perigosa em pouco tempo! 

Comentários:
Já dizia o conselho da vovó: "Não abra a porta para estranhos!". Pois é, quem abre acaba mesmo se dando mal, ainda mais se for em um filme do estilo thriller de suspense como esse! Os tais criminosos sofreram um sério acidente numa estrada distante, no meio de um temporal. Um pedaço de ferro atravessou o tórax de um deles. E os problemas são muitos. É preciso cuidar dos ferimentos e lidar com o outro irmão que tem claramente problemas de doença mental. Provavelmente esteja no espectro autista e pode ser bem violento quando é preciso. O irmão ferido vai se recuperando, mas está sendo perseguido não apenas por policiais, mas por criminosos de sua própria quadrilha. O dinheiro do roubo ficou dentro do carro acidentado. Se ele perder aquela grana vai acabar morrendo, todos eles, os irmãos, a dona da fazenda, sua filha, o marido que sofreu um derrame, etc. Vai ser um banho de sangue no alto da montanha! Enfim, não queria mesmo estar na pele da protagonista desse que é até um bom filme. 

Pablo Aluísio.

Rede de Mentiras

Rede de Mentiras
Um bom thriller de ação dirigido por um dos melhores diretores de Hollywood, o sempre ótimo Ridley Scott. Interessante é que esse roteiro desenvolve os dois lados da mesma moeda do universo dos serviços de espionagem e inteligência de grandes potências, como os Estados Unidos. De um lado os bastidores, onde tramas e operações são montadas e planejadas nos menores detalhes. Nesse campo se destaca o burocrata interpretado por Russeli Crowe. Do outro lado o serviço sujo de campo, onde os agentes precisam colocar a mão na massa. Aqui quem dá as cartas é o personagem de Leonardo DiCaprio. Nem sempre os dois lados se dão bem, muitas vezes há atritos entre eles e o roteiro procura desenvolver bem esse aspecto. 

Outro ponto que chama atenção nesse filme é que ele foi o segundo de pura ação estrelado por Leonardo DiCaprio. Ele parecia empenhado e muito interessado nesse tipo de filme, gênero que na verdade nunca havia encontrado muito espaço em sua carreira. Ele parecia tentar manter sua posição de astro de sucesso em Hollywood, nem que para isso tivesse que fazer certas concessões nos tipos de filmes em que iria aparecer. Ainda bem que logo voltaria para o seu habitual, afinal os admiradores de Leonardo não faziam parte do mesmo nicho que espectadores que curtiam filmes com muitas cenas de ação. Era outra história. Ele queriam ver o ator em outros gêneros cinematográficos, mas de acordo com seu próprio passado no cinema. E todos eles estavam mais do que certos nessa opinião. 

Rede de Mentiras (Body of Lies, Estados Unidos, 2008) Direção: Ridley Scott / Roteiro: William Monahan, David Ignatius / Elenco: Leonardo DiCaprio, Russell Crowe, Mark Strong / Sinopse: Agente da CIA é enviado para o Oriente Médio com a missão de prender um perigoso terrorista internacional. 

Pablo Aluísio. 

quarta-feira, 12 de março de 2025

O Homem do Saco

O Homem do Saco
Eu pensava que esse personagem do universo infantil, o Homem do Saco, era coisa da cultura brasileira, do nosso folclore. Pois é, assim pensava até assistir a esse filme produzido nos Estados Unidos. O próprio roteiro do filme se prontifica a ensinar que essa figura existe em diversas culturas mundo afora. É mundial! Provavelmente teve origem em tempos bem remotos da humanidade. Uma maneira de assustar as crianças para que elas se comportassem bem, não fossem para longe de casa e nem falassem com estranhos. O tempo passou e Hollywood achou que seria uma boa ideia produzir um filme de terror com esse personagem dos medos infantis. 

E para minha total surpresa o filme até que ficou interessante. OK, tem momentos bem banais, onde curiosamente se sobressai a presença da tal criatura do saco! Essas cenas não formam o elo mais interessante do roteiro. O que esse roteiro trabalha bem é a questão dos traumas adquiridos na infância que muitas vezes vão parar na fase adulta do ser humano. Algo mais comum do que se pensa. E diante desse desenvolvimento mais psicológico da trama ficamos, em determinado momento do filme, até em dúvida sobre o que seria real e o que seria apenas fruto de uma mente traumatizada na infância. Aliás, em minha opinião, o filme teria ganhado muitos pontos se tivesse optado por esse caminho mais, digamos, racional, coerente. Só que o cinema comercial também tem suas exigências e o filme, infelizmente, se rendeu a elas na parte final. Ainda assim é um bom filme de terror, apesar do tema que sinceramente não é muito fácil de se vender numa bilheteria de cinema. 

O Homem do Saco (Bagman, Estados Unidos, 2024) Direção: Colm McCarthy / Roteiro: John Hulme / Elenco: Sam Claflin, Antonia Thomas, Caréll Vincent Rhoden / Sinopse: O filme conta a história de um homem que traz traumas de infância e que agora vai precisar defender sua família de uma estranha criatura que parece ter saído diretamente de seus mais terríveis pesadelos infantis. 

Pablo Aluísio. 

A Pirâmide

A Pirâmide 
Um grupo de arqueólogos fica empolgado quando descobre uma pirâmide até então desconhecida enterrada nas areias do deserto do Egito. Eles acreditam que seja a pirâmide perdida do Faraó Akhenaton, o monarca herege. Só que a descoberta acaba criando tumultos pelas ruas do Cairo, então o ministério responsável por dar as licenças para essas escavações a revoga. Os americanos porém ainda possuem um dia de exploração. Enviam para dentro da pirâmide um robô de alta tecnologia da NASA. Só que o equipamento acaba sendo atacado e destruído por estranhos seres. E para resgatar seus destroços uma equipe é enviada para dentro da pirâmide e lá vão encontrar o mais temível dos horrores. Eu até gostei desse mockumentary (falso documentário) de terror e suspense. Começa meio sem novidades, a velha coisa de massacrar personagens descartáveis por criaturas estranhas. Na verdade uma velha raça de gatos que viveu por milênios dentro daquela pirâmide. Gatos sem pelos, asquerosos! OK, aceitável. Felinos malignos sempre serão legais em filmes de terror. O que traz uma boa novidade para esse filme é o aparecimento do deus devorador Anúbis! Aí sim eu gostei. 

Imagine se esses antigos deuses do Egito Antigo fossem monstros! Pois é, no caso do Anúbis, o deus com corpo de ser humano e cabeça de chacal, nada poderia mais adequado! Ele pesava o coração dos homens em uma balança. Se ele fosse mais pesado do que uma pena, o monstro os devoraria! Isso é pura religião (mitologia) do Egito antigo, mas aqui o roteiro coloca o Anúbis como um monstro de filme de terror. E olha, funcionou muito bem! Foi o que mais gostei do roteiro desse filme! Salvou ele da mediocridade! Então é isso. Até vale a indicação para quem gosta de filmes de terror e história do Egito nos tempos dos faraós! 

A Pirâmide (The Pyramid, Estados Unidos, 2014) Direção: Grégory Levasseur / Roteiro: Daniel Meersand, Nick Simon / Elenco: Ashley Hinshaw, James Buckley, Denis O'Hare / Sinopse: Uma pirâmide desconhecida da arqueologia moderna é encontrada enterrada nas areias do deserto do Egito. Pode ser a descoberta do século! Só que ao entrar no misterioso monumento antigo, o terror e o pavor logo se espalham entre os exploradores. 

Pablo Aluísio. 

terça-feira, 11 de março de 2025

Seminole

Título no Brasil: Seminole
Título Original: Seminole
Ano de Produção: 1953
País: Estados Unidos
Estúdio: Universal International Pictures
Direção: Budd Boetticher
Roteiro: Charles K. Peck Jr, Charles K. Peck Jr.
Elenco: Rock Hudson, Barbara Hale, Anthony Quinn, Lee Marvin, Richard Carlson, Hugh O'Brian

Sinopse:
Um jovem tenente chamado Lance Caldwell (Rock Hudson) é enviado para servir em um forte distante, nos pântanos da Flórida. A região é foco de conflitos com os nativos da tribo Seminole, liderados pelo guerreiro Osceola (Anthony Quinn). A presença dos militares acaba aumentando ainda mais as tensões entre os dois grupos. 

Comentários:
O astro Rock Hudson fez muitos filmes na Universal em seu começo de carreira. E naqueles tempos era comum a produção de filmes de faroeste. Assim não é de se admirar que ele tenha estrelado esse western com outro grande nome do cinema na época, Anthony Quinn. Hudson interpretava um tenente do exército americano, enquanto Quinn era o seu inimigo no campo de batalha, um nativo que lutava pela sobrevivência de seu povo. A história que o filme conta é real, fez parte da conquista da Flórida. E aqui temos o primeiro grande diferencial com outros filmes da época pois o enredo se passa todo nesse Estado americano que não faz parte do oeste do país. Aliás a geografia pantanosa da Flórida serviu de cenário para excelentes cenas de guerra entre a cavalaria e os índios. Curiosamente Rock Hudson diria depois que foi extremamente complicado fazer o filme porque tudo foi feito em locação, em terras com muita lama e areias movediças. Tempos pioneiros aqueles. Assim a equipe técnica do filme acabou sentindo as dificuldades que os pioneiros sentiram ao lutarem naquele campo de batalha bem no meio dos pântanos da Flórida. Enfim temos aqui um faroeste diferente, mas extremamente bem realizado. Pode-se dizer que é uma das produções mais interessantes dos anos 1950, contando com a preciosa direção de Budd Boetticher, um especialista nesse tipo de filme.

Pablo Aluísio.

A Estância Sinistra

Título no Brasil: A Estância Sinistra
Título Original: Shadow Ranch
Ano de Produção: 1930
País: Estados Unidos
Estúdio: Columbia Pictures
Direção: Louis King
Roteiro: Frank Howard Clark, George M. Johnson
Elenco: Buck Jones, Marguerite De La Motte, Kate Price

Sinopse:
Sim Baldwin (Buck Jones) e Ranny Williams (Frank Rice) são dois cowboys que acabam sendo dispensados após o carregamento de um rebanho de gado no Texas. Depois disso partem em busca de trabalho nos ranchos locais, mas tudo o que encontram é uma guerra não declarada entre donos de terras rivais. Após a morte de Ranny numa emboscada covarde, Baldwin decide se vingar do assassinato do amigo.

Comentários:
Um dos grandes sucessos da carreira do ator Buck Jones, que aqui acabou indo parar em um western por demais interessante, que procura também valorizar os aspectos de suspense e tensão dentro de uma propriedade conhecida como o "Rancho Sombrio". Curiosamente apesar de também ser uma fita de matinê o cineasta Louis King resolveu adicionar ao cardápio toques de sobrenatural, pegando emprestado um clima mais mórbido, tão típico dos filmes de terror da época, em especial das fitas da Universal Pictures que vinham fazendo grande sucesso. Essa mistura de gêneros porém nunca se revela completa, ficando apenas na sugestão, até porque a Columbia teve receios de que uma mistura assim não seria muito bem recebida pelos fãs de faroeste, em especial da garotada, que afinal de contas havia pago para ver um filme passado no velho oeste e não no castelo de Drácula. Mesmo assim essa tentativa de unir os dois gêneros acaba sendo o grande diferencial da fita até os dias de hoje. Vale muito a pena conhecer.

Pablo Aluísio.

segunda-feira, 10 de março de 2025

A Mulher do Dia

A Mulher do Dia
Nesse filme Katharine Hepburn e Spencer Tracy interpretam dois jornalistas. Ela, uma jornalista inteligente e sagaz, escreve sobre política internacional. Fala vários idiomas e está empenhada na luta pelos direitos das mulheres. Ele, um jornalista esportivo, meio quadradão, da velha escola. Eles trabalham no mesmo jornal e eventualmente entram em uma briguinha, usando suas próprias colunas para alfinetar um ao outro. Essa aproximação ruim inicial logo desanda para o interesse mútuo. Eles vão se aproximando e acabam se apaixonando! Afinal dizem que os opostos se atraem. Não demora muito e acabam se casando. Só que a diferença de personalidades uma hora ou outra, vai acabar voltando, colocando esse casamento em uma situação delicada. 

Esse filme ganhou o Oscar de melhor roteiro original, mas vem justamente do roteiro minha maior crítica ao filme. Ele é, no final, bem anacrônico e diria até mesmo covarde. Entenda que o roteiro vai trabalhando durante todo o filme na independência e coerência da esposa interpretada por Katharine Hepburn. Ela é uma mulher moderna, feminista, ciente de seu novo papel dentro daquela sociedade liberal. Perfeito, gostei muito do desenvolvimento dessa personagem que anseia ser essa nova mulher de seu tempo. O problema é que tudo isso vai terminar numa cena patética dessa mesma personagem tentando fazer o café da manhã para o marido em uma longa cena final. Ela quer salvar seu casamento e para isso tenta bancar a esposa tradicional! Que moralismo idiota! Parece mais um momento de arrependimento de um roteiro que começou liberal para terminar da forma mais anacrônica possível. Disso definitivamente não gostei nada. Faltou coragem para levantar essa bandeira até o seu final!

A Mulher do Dia (Woman of the Year, Estados Unidos, 1942) Direção: George Stevens / Roteiro: Ring Lardner Jr, Michael Kanin, John Lee Mahin / Elenco: Spencer Tracy, Katharine Hepburn, Fay Bainter / Sinopse: Dois jornalistas, de personalidades completamente diferentes, se apaixonam e se casam. E agora vão tentar salvar esse relacionamento, apesar de estarem em universos bem diferentes. Filme premiado com o Oscar de Melhor Roteiro Original. 

Pablo Aluísio.

Paixão Proibida

Jimmy (Richard Burton) e Alison Porter (Mary Ure) estão casados há muitos anos. O relacionamento porém vai de mal a pior a cada dia. Todos os dias há discussões, brigas e ofensas. Jimmy é um sujeito irascível, desrespeitoso, abusivo e violento. A esposa Alison tenta manter o casamento em pé, mas isso vai ficando cada vez mais impossível. Seu marido odeia suas amizades, seu pai, suas origens, praticamente tudo o que diz respeito a ela. Para atingir a esposa ele usa uma linguagem forte, vulgar e bastante opressiva. Não parece haver mais diálogo entre ambos, mas apenas gritos e ofensas. Para piorar Alison está grávida, mas seu marido é tão insano que ela até mesmo reluta em lhe contar a notícia. Ao invés disso pensa em aborto. Seu único apoio é sua amiga Helena Charles (Claire Bloom), uma jovem atriz que resolve passar alguns dias ao seu lado. Ao conviver com o casal todos os dias acaba conhecendo a triste realidade de Alison, afundada em um casamento falido, abusivo e deprimente.

Um casamento em ruínas é o tema desse drama inglês chamado "Paixão Proibida". O roteiro foi baseado na peça teatral escrita por John Osborne. Suas origens teatrais ficam óbvias desde a primeira cena. Quase toda a trama se passa dentro de um pequeno quarto e sala em Londres. O lugar é apertado, em cima da casa de uma senhora idosa que o alugou. É lá que vive o casal Porter. O marido Jimmy (Burton, em grande atuação) tenta sobreviver de alguma maneira. De noite passa pelas boates da cidade, tocando seu trompete, levantando alguns trocados. De dia trabalha como feirante numa barraquinha onde vende doces para as crianças. O dinheiro que ganha mal dá para a sobrevivência. Pior acontece dentro de casa. A esposa de Jimmy é uma jovem chamada Alison que todos os dias é humilhada e ofendida pelo marido. O seu pai quer que ela vá embora, mas ela resiste, tentando salvar um relacionamento falido e infeliz. Sua única amiga, a atriz Helena, chega para lhe trazer companhia e apoio, mas logo também vira alvo das ofensas e críticas mordazes de Jimmy. Desesperada por estar grávida, Alison resolve partir, indo morar com o pai e tudo desmorona depois ao saber que foi traída, justamente por alguém em quem confiava cegamente.

Esse filme de certa maneira marcou o retorno de Richard Burton para o cinema inglês. Depois de ter atuado em filmes como "O Manto Sagrado" e "Ratos do Deserto" nos Estados Unidos, ele queria voltar para a Inglaterra para rodar um filme que o desafiasse como ator. A adaptação da peça "Look Back in Anger" pareceu ser aquilo que procurava. Havia muitas cenas perfeitas para que Burton desfilasse seu talento dramático. Além disso o elenco contava com ótimas atrizes que se mostraram escolhas certas para a proposta do roteiro. O ator Richard Burton aceitou trabalhar por um cachê bem menor do que recebia em Hollywood, só pela oportunidade de trabalhar no filme. Acabou sendo recompensado por isso, ganhando indicações para o Globo de Ouro e o BAFTA Awards, dois prêmios de muito prestígio. De fato é uma das grandes atuações de sua carreira, muito corajosa é bom frisar, pois seu personagem é em essência um homem desprezível, cheio de sentimentos e atitudes rudes, cruéis e vis.

Na cena final ele ainda parece ter algum sentimento verdadeiro em seu coração, embora pareça ser tarde demais para abraçar sua redenção pessoal. O espectador certamente irá nutrir um grande sentimento de compaixão por Alison, sua esposa, pelo sofrimento pelo qual passa. A atriz Mary Ure que a interpreta também teve um fim trágico. Considerada uma das mais belas intérpretes do cinema britânico, a talentosa escocesa morreu de uma overdose acidental, ainda bastante jovem. No caso temos aqui um exemplo de como a vida pode ser tristemente parecida com a arte. Enfim, um belo drama com tintas fortes do clássico cinema britânico. Uma prova que em termos de qualidade a indústria cinematográfica de Londres não deixava muito mesmo a dever aos filmes de Hollywood da época.

Paixão Proibida (Look Back in Anger, Inglaterra, 1959) Estúdio: Woodfall Film Productions / Direção: Tony Richardson / Roteiro: Nigel Kneale, John Osborne / Elenco: Richard Burton, Claire Bloom, Mary Ure, Edith Evans, Gary Raymond, Donald Pleasence, Jane Eccles /Sinopse: O filme conta, em tom dramático, a história de um casamento em ruínas. Filme indicado ao Globo de Ouro e ao BAFTA Awards na categoria de Melhor Ator (Richard Burton).

Pablo Aluísio.