segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Aventura no Oriente

Título no Brasil: Aventura no Oriente
Título Original: They Met in Bombay
Ano de Lançamento: 1941
País: Estados Unidos
Estúdio: Metro-Goldwyn-Mayer (MGM)
Direção: Clarence Brown
Roteiro: Edwin Justus Mayer
Elenco: Clark Gable, Rosalind Russell, Peter Lorre, Jessie Ralph, Reginald Owen, Matthew Boulton

Sinopse:
Os planos do ladrão de joias Gerald Meldrick (Gable) e da vigarista Anya Von Duren (Russell) desmoronam quando o ladrão involuntariamente se torna um herói enquanto se faz passar por um oficial britânico.

Comentários:
Depois da grandiosidade de "E o Vento Levou" o que fazer? Esse foi o dilema do ator Clark Gable. A solução foi estrelar filmes menores na MGM, afinal não seria todo dia que um filme como aquele seria produzido. Esses filmes, digamos, pequenos, contavam até com bons roteiros, mas sem grande relevância. Esse aqui aposta na imagem de cinismo que o ator tinha na época, fruto claro também da popularidade de seu personagem no grande épico. Embora o roteiro tenha uma história que se passe no Oriente, em terras exóticas, o estúdio não teve dinheiro para fazer uma filmagem no exterior. Assim, tudo foi filmado nos grandes estúdios da MGM em Hollywood mesmo. Uma questão de custos de produção. Até mesmo a contratação de uma grande estrela de Hollywood foi deixada de lado. A MGM, assim, apostou na prata da casa, a jovem atriz Rosalind Russell, que nunca se tornaria uma grande estrela. Essa produção até que tem muito humor de classe, mas no quadro geral é apenas um filme de rotina na carreira do ator Clark Gable.

Pablo Aluísio.

domingo, 22 de janeiro de 2023

O Carteiro e o Poeta

Título no Brasil: O Carteiro e o Poeta
Título Original: Il postino
Ano de Lançamento: 1994
País: Itália, França, Bélgica
Estúdio: Cecchi Gori Group Cinematografica
Direção: Michael Radford
Roteiro: Anna Pavignano, Giacomo Scarpelli
Elenco: Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa, Linda Moretti

Sinopse:
O filme narra a história da improvável amizade entre o poeta Pablo Neruda, conhecido internacionalmente, e um humilde carteiro que lhe entregava a correspondência todos os dias. Quando ele se apaixona, pede ajuda para Neruda nessa conquista amorosa. E o poeta passa a se empenhar ao máximo para que um grande amor surja entre ele e sua amada querida. Filme vencedor do Oscar nas categorias de melhor trilha sonora original e melhor filme estrangeiro. Indicado na categoria de Melhor ator (Massimo Troisi).

Comentários:
Fez muito sucesso esse drama lírico sobre a amizade entre um grande poeta e um simples carteiro, numa ilha distante. Tudo baseado em fatos históricos reais. A crítica adorou o resultado e o público também respondeu muito bem. Acabou se tornando um dos filmes mais lucrativos da história do cinema europeu. Custou pouco mais de 3 milhões de dólares e ultrapassou a barreira dos 100 milhões arrecadados nas bilheterias em todo o mundo. Um sucesso espetacular. Sucesso, aliás, muito merecido, porque o filme é realmente muito bonito, bem escrito e muito bem atuado. Eu destaco o trabalho do ator Philippe Noiret, como o famoso poeta. Ele é uma figura amigável, doce e ao mesmo tempo, muito empolgado pela chance de ajudar um pouco o carteiro a conquistar o amor de sua vida. Excelente filme que já nasceu cult. E para quem gosta de poesia, é um item cinematográfico de coleção para se ter e se rever sempre que possível.

Pablo Aluísio.

Emmanuelle

Título no Brasil: Emmanuelle
Título Original: Emmanuelle
Ano de Lançamento: 1974
País: França 
Estúdio: Trinacra Films
Direção: Just Jaeckin
Roteiro: Jean-Louis Richard
Elenco: Sylvia Kristel, Alain Cuny, Marika Green, Daniel Sarky, Jeanne Colletin, Christine Boisson

Sinopse:
A modelo francesa Emmanuelle, esposa de um diplomata francês em Bangcoc, embarca em uma jornada de descoberta sexual. Roteiro baseado no livro de memórias escrito em forma de romance, pela autora Emmanuelle Arsan.

Comentários:
Esse é o primeiro filme, o filme original. Seu sucesso daria origem a dezenas de cópias mal feitas e continuações picaretas. Esqueça praticamente todas elas e procure conhecer esse filme apenas. É uma produção que, de certa forma envelheceu, mas ainda mantém o interesse, principalmente porque na época foi considerada um marco no cinema erótico. O próprio livro que deu origem ao roteiro já era polêmico. E quando essa história foi para o cinema, as coisas ficaram ainda mais quentes. O filme foi proibido no Brasil por anos, pela ditadura militar. Consideravam um filme muito imoral, o que é absurdo, ainda mais se formos analisar sob a perspectiva dos dias atuais. Curiosamente, a atriz e o diretor morreram recentemente. Queiram ou não os moralistas e conservadores de plantão, o fato é que eles garantiram seu lugar na história do cinema mundial com esse filme.

Pablo Aluísio.

sábado, 21 de janeiro de 2023

Spectral

Filme de ação e ficção da Netflix. A premissa se baseia em um mundo pós apocalíptico, destroçado após uma invasão alienígena. As grandes cidades estão praticamente em ruínas. E como se isso não fosse trágico o bastante, ainda há o surgimento de um estranho exército que não parece ser desse mundo. São apenas espectros, como se fossem fantasmas. Só que esses soldados são altamente mortais. Eles não são abatidos por armas comuns e quando tocam soldados humanos, os matam imediatamente. Como se fossem congelados a 0° absoluto em questão de segundos. A morte vem em seguida. Como combater um inimigo desse tipo, dessa natureza? Então, um grupo de elite é enviado. Eles lutam contra essas visões fantasmagóricas, ao mesmo tempo em que começam a desenvolver um novo tipo de armamento. Logo descobre-se que existe uma nova tecnologia que o inimigo alcançou. Superar será o desafio.

Esse filme não tem um grande roteiro, mas se mantém interessante por causa das batalhas entre soldados humanos e essas figuras espectrais. A explicação para o surgimento desses soldados inimigos fantasmagóricos também foi muito bem bolada. Eu gostei dessa solução encontrada pelo roteiro, até porque se fossem meramente fantasmas seria banal demais. Acredito que o filme escapa da banalidade completa por causa justamente dessa saída que os roteiristas implantaram para explicar toda a situação. Enfim, o filme tem boas cenas de ação e o roteiro, mesmo não sendo grande coisa, consegue dar conta do recado.

Spectral (Estados Unidos, 2016) Direção: Nic Mathieu / Roteiro: Nic Mathieu / Elenco: James Badge Dale, Emily Mortimer, Bruce Greenwood / Sinopse: Em um mundo destruído por uma invasão alienígena, grupos de soldados humanos têm que enfrentar um estranho exército de seres que parecem ter vindo diretamente do além. Fantasmas que não pertencem mais a esse mundo.

Pablo Aluísio.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

A Queda

Que filme bom! Eu já havia lido e ouvido várias referências positivas sobre esse filme. Então resolvi conferir para ver se o filme era realmente bom. E foi uma boa surpresa, porque o filme realmente mantém a atenção da primeira até a última cena. Começa com um trio escalando uma grande montanha rochosa. Algo sai errado, e um dos deles cai no abismo. Uma morte horrível! Sua namorada fica completamente traumatizada, entrando em uma fase de grande depressão,  procurando se isolar de tudo, de todos. O pai fica preocupado e a amiga resolve lhe ajudar, fazendo um convite para ela enfrentar todos os seus medos, todos os traumas da morte de seu namorado. A solução que ele encontra para isso é chamar a amiga para escalar uma grande torre de transmissão. Está velha e abandonada no interior desértico dos Estados Unidos. Com 2 mil pés de altura, ela seria a quarta estrutura mais alta da América. Um desafio extremamente interessante para quem gosta de esportes radicais. 

Só que escalar uma estrutura de metal como essa, já velha e enferrujada, com parafusos soltando por todos os lados, não poderia ser considerada uma boa ideia mesmo! E o que seria uma pequena aventura para tirar selfies e gravar vídeos no YouTube, acaba se tornando um drama sem limites. Uma tragédia anunciada. Parte da escada desaba com o peso das garotas e elas ficam presas no alto desta antiga torre. Pior do que isso, seus celulares não conseguem encontrar sinal naquela altura. Não há como pedir socorro! Coragem é tudo o que lhes resta para sair daquela situação, ainda mais quando abutres começam a rondar o alto da torre. Filme muito bom, gostei bastante. Recomendo em especial para quem gosta de esportes radicais e cinema com adrenalina. Escale sem receios.

A Queda (Fall, Estados Unidos, 2022) Direção: Scott Mann / Roteiro: Jonathan Frank, Scott Mann / Elenco: Grace Caroline Currey, Virginia Gardner, Mason Gooding, Jeffrey Dean Morgan / Sinopse: Duas amigas, jovens que tentam superar o trauma da perda de uma pessoa querida, decidem escalar uma velha torre de transmissão, bem no meio de um deserto inóspito. Uma aventura que vai se transformar na maior desafio de suas vidas.

Pablo Aluísio.

Vingança à Sangue Frio

Nesse filme o ator Jean Reno interpreta um assassino profissional. Após mais um "serviço" bem sucedido, ele se isola em uma cabana no alto de uma montanha nevada. Esse, aliás, é um dos segredos de nunca ter sido pego pelos policiais. Depois de mais um crime, é hora de desaparecer por um tempo, sair de circulação. As coisas se complicam quando uma garota sofre um acidente em uma moto de neve perto de onde ele está. Ela bate em uma árvore e sai muito ferida. Mesmo relutante, ele resolve ajudar. Leva a jovem para casa e começa a cultivar uma certa amizade com ela. Só que nunca baixa a guarda, como convém a uma pessoa que faz o que ele faz todos os dias para ganhar a vida. Ele tem razão de se manter sempre com uma certa desconfiança. Afinal, em seu meio tudo pode acontecer.

Temos aqui um bom filme de ação. Eu costumo dizer que o ator Jean Reno é muito subestimado. Ele tentou uma carreira no cinema norte-americano há alguns anos. Conseguiu um certo destaque e até se deu muito bem. Depois retornou para seu país e continuou a fazer bons filmes. Esse aqui é apenas o mais recente de sua longa trajetória e de sua extensa filmografia. O filme fez bastante sucesso nos cinemas europeus. Como grande parte do filme é passado em uma região muito bonita, no alto das montanhas, isso gerou uma bela fotografia para o filme de uma forma em geral. Com personagens bem construídos em uma linha narrativa bem concisa, esse filme é mais uma boa surpresa do cinema europeu. 

Vingança à Sangue Frio (Cold Blood Legacy, França, 2019) Direção: Frédéric Petitjean / Roteiro: Frédéric Petitjean / Elenco: Jean Reno, Sarah Lind, Joe Anderson / Sinopse: Assassino profissional, escondido no alto de uma montanha gelada, ajuda uma jovem que sofre um acidente.  Ele a leva para casa e acaba criando uma certa aproximação com ela, apesar do perigo envolvido nessa situação.

Pablo Aluísio.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Sorria

Esse filme de terror e suspense se revelou bem melhor do que eu esperava. Sua premissa é por demais interessante. Conta a história de uma psiquiatra que começa a tratar de uma jovem com muitos problemas mentais. Ela tem um comportamento de alguém que está sempre em pânico. Entra numa sala, fica nos cantos com medo de tudo, de todos. Afirma haver uma entidade que troca de rosto, que muda de imagem. E isso a deixa sempre com a sensação de estar sendo perseguida. A psiquiatra começa a tratar a questão como sendo de saúde mental, provavelmente esquizofrenia. Só que após o suicídio da garota, ela vê que há algo além. Ela começa a perceber que existe mesmo um tipo de entidade sobrenatural que, para seu azar, passou para a sua esfera pessoal. É claro que os demais médicos não acreditam em algo assim. Em um pensamento pautado pela ciência, não existe espaço para doenças ditas de origem espiritual. Tudo tem uma explicação no mundo racional. 

Conforme seu comportamento vai se tomando cada vez mais errático, as pessoas ao redor, inclusive sua irmã, começam a pensar que ela está tendo sinais de doença mental. Algo genético em sua família, pois sua própria mãe se matou anos antes. O estigma da doença mental ronda aquela mulher ao mesmo tempo em que ela precisa combater um ser que pode ser tanto imaginário como real em um nível absolutamente patológico. O suspense do filme se mantém bem. Há um capricho no elenco em termos de atuação. E mesmo a tal criatura não quebra o clima do filme, afinal, ela pode ser também puramente mental. É um roteiro que me surpreendeu e talvez explique por que esse filme de terror tenha sido tão relevante. Obteve boas notas da crítica e uma bilheteria muito acima da média de filmes de terror. Deixo certamente meu carimbo de filme recomendado.

Sorria (Smile, Estados Unidos, 2022) Direção: Parker Finn / Roteiro: Parker Finn / Elenco: Sosie Bacon, Jessie T. Usher, Kyle Gallner / Sinopse: Após o suicídio de uma paciente, uma psiquiatra começa a desenvolver o mesmo comportamento estranho e fora do normal. Seria algo de sua mente, uma doença mental ou um evento sobrenatural real?

Pablo Aluísio.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Elvis Presley - Jailhouse Rock (EP)

Elvis Presley - Jailhouse Rock (EP)
Em outubro de 1957, a RCA Victor soltou no mercado o último lote de canções do filme "O Prisioneiro do Rock". Foi um lançamento no formato de EP. Esse formato de vinil era conhecido como Extended Play. Ou seja, um compacto duplo, com geralmente de 4 a 6 músicas. Foi a forma que a RCA encontrou de lançar o restante das canções do filme da MGM. Um fato curioso que sempre me chamou a atenção foi que os produtores decidiram deixar de fora a música "Treat me Nice". Justamente a segunda música mais conhecida da trilha sonora. Ela não se encontra entre as faixas, provavelmente para que o compacto duplo não fosse muito parecido com o síngle que havia feito tanto sucesso. Assim esse EP trazia no lado A as faixas "Jailhouse Rock" e "Young and Beautiful" e no lado B as canções "I Want to Be Free", "Don't Leave Me Now" e finalizando "(You're So Square) Baby I Don't Care".

Esse tipo de lançamento Extended Play ainda viria a ser usado pela RCA Victor até meados de 1966. Os filmes de Elvis que não eram tão populares tinham suas trilhas sonoras lançadas justamente neste formato de vinil. Provavelmente a RCA não colocava muita fé nessas canções. E por isso não produziu um álbum completo, o chamado LP. Sempre achei muito equivocada esse tipo de decisão, mas é algo característico do mercado de discos de vinil daqueles tempos. É complicado avaliar tudo o que aconteceu com a visão do mundo de hoje. De qualquer forma, foi um lançamento de sucesso, chegando ao primeiro lugar entre os mais vendidos.

E, como sempre acontecia em se tratando de Elvis, a RCA Victor sempre reaproveitaria alguma dessas faixas em outros discos. Nem preciso dizer que "Jailhouse Rock" foi relançada em centenas de títulos depois. Quando digo centenas, não é nenhum exagero. Outras faixas menos conhecidas ainda seriam reaproveitadas nos anos 50. Quando Elvis foi servir o exército americano na Alemanha, a RCA ficou sem material novo para compor novos álbuns. Então, algumas músicas foram pinceladas e lançadas em coletâneas, como foi o caso do conhecido"A Date with Elvis". 

É importante realçar também que Elvis nunca mais as utilizaria de maneira em geral. Uma honrosa exceção podemos encontrar na sessão de ensaios do filme "Elvis in Tour" em 1972. Nessa ocasião, durante uma sessão de preparos para a turnê, Elvis gravou uma belíssima versão de "Young and Beautiful". Ouvir essa música com acompanhamento da TCB Band é realmente uma coisa fenomenal. Que pena que Elvis nunca a utilizou no palco. Uma música bem bonita que foi deixada de lado diante de seu vasto repertório.

Pablo Aluísio.

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

Respondendo à Bala

Quando o filme começa, encontramos um soldado da cavalaria dos Estados Unidos bem no meio do deserto. Ele está tentando chegar na cidade mais próxima. Só que nada é tão ruim que não possa piorar. Logo se vê cercado por um grupo de guerreiros indígenas. São nativos da nação Cheyenne. Liderados por um jovem guerreiro arrogante que deseja pegar seu cavalo e suas armas. E se o soldado reclamar muito, provavelmente morrerá. O roubo acaba sendo interrompido com a chegada de um velho cacique e líder da tribo. Ele impede o crime. Ambos vão se reencontrar mais na frente no filme, quando um tenente da cavalaria, um sujeito sem experiência e sem via diplomática, resolve combatê-los. É uma situação complicada, porque junta um tenente incompetente do exército americano, que não tem nenhum tipo de sabedoria para lidar com os índios, com um guerreiro que no fundo só pensa em matar todo homem branco que encontrar pela frente. 

Temos aqui até um bom filme de faroeste dos anos 60. As guerras indígenas estão no ar, mas ainda limitadas por um tratado entre o homem branco e o índio que vivia naquela região. O roteiro também aproveita para trazer alguns personagens históricos reais do velho Oeste. Uma delas é a famosa Calamity Jane, que ficou muito conhecida no cinema pelo filme "Ardida como Pimenta", onde era interpretada por Doris Day. Ela é apaixonada pelo soldado, mas é um romance daqueles que não vai para frente. Para quem gosta de um pouco de ação, há um bom conflito envolvendo soldados e peles vermelhas no deserto. E não faltam também alguns toques de sutileza e humor. Fazendo com que o filme muitas vezes fique bem leve para toda a família.

Respondendo à Bala (The Plainsman, Estados Unidos, 1966) Direção: David Lowell Rich / Roteiro: Michael Blankfort / Elenco: Don Murray, Guy Stockwell, Abby Dalton / Sinopse: Um militar da cavalaria dos Estados Unidos se vê envolvido em uma guerra entre o exército e os indígenas em uma região deserta daquele país. E tudo isso acontecendo no momento em que ele estava dando baixa do serviço militar.

Pablo Aluísio.

Randolph Scott e o Velho Oeste - Parte 8

Randolph Scott surgiu nos cinemas com seu novo filme intitulado "Perigo à Frente". Era um western, gênero pelo qual ele ia ficando cada vez mais afeiçoado, não apenas pelas boas bilheterias, mas também pela excelente receptividade que vinha da crítica. O ator tinha mesmo o porte e o visual perfeito para filmes do velho oeste e ele pareceu entender bem isso na época. Esse filme foi todo rodado no rancho que servia de estúdio para a Paramount Pictures. Um lugar bonito, espaçoso, onde uma equipe de cinema tinha toda a estrutura adequada para trabalhar.

O curioso é que o roteiro trazia um enredo que se passava no Alasca, envolvendo dois homens e uma mulher numa aventura que envolvia minas, bandidos e tiroteios. Mesmo não sendo o lugar perfeito para reproduzir o Alasca nevado, do frio intenso, os técnicos do filme deram um jeito para tornar tudo crível. A direção desse faroeste foi entregue pela Paramount a Arthur Jacobson, veterano do cinema mudo. O roteiro era novamente baseado em um conto escrito por Zane Grey, autor bastante popular naquela década, a ponto inclusive do poster do filme trazer seu nome em destaque.

É interessante notar que nesse ano de 1935 o ator realizou poucos filmes. Ele havia sofrido uma queda de cavalo que o deixou fora de combate por alguns meses. Quando finalmente viu que estava bem novamente escolheu um filme mais ameno para atuar. Nada de cavalos ou perseguições perigosas pelo deserto do Arizona. Assim Scott surgiu no romance dançante estilo "champagne e bolhas" intitulado "Nas Águas da Esquadra". Embora o título do filme leve muita gente a pensar que se tratava de um filme de guerra com a marinha americana, ele era na realidade um musical, com muita dança e números coreografados. Randolph Scott não era a estrela da fita, mas sim o inesquecível casal formado por Fred Astaire e Ginger Rogers.

O ator só voltaria a montar um cavalo e vestir suas roupas de cowboy no faroeste "O Inválido Poderoso" (Rocky Mountain Mystery). Mais uma adaptação de um livro de western assinado por Zane Grey. Em algumas cenas Randolph Scott surgia mancando o que levou o diretor Charles Barton a lhe perguntar se estava tudo bem, tudo OK. O ator disse que não havia problemas, que eles deveriam continuar a rodar o filme. A história girava em torno do assassinato de vários herdeiros de uma rica mina no Texas. Cabia a Scott tentar desvendar o mistério. Bom filme, valorizado por uma bonita fotografia em preto e branco. Além disso o tal mistério envolvendo os crimes mantinha o espectador interessado até o final do filme.

Pablo Aluísio.