segunda-feira, 20 de julho de 2020
Arquivo X - Décima Primeira Temporada
Essa temporada foi exibida entre os meses de janeiro a março de 2018 nos Estados Unidos. Apenas 10 episódios foram produzidos. Agora ela passa a ser exibida também no Netflix, conforme foi divulgado recentemente. Acredito que muito provavelmente seja a última temporada da série, já que os atores David Duchovny e Gillian Anderson já declararam que não há mais interesse por parte deles em voltar para os personagens. Se bem que em se tratando de "X-files" nada parece ser definitivo. Para uma série que começou a ser exibida nos anos 90, é realmente algo de impressionar que ainda exista interesse por parte do público. E não podemos esquecer também que essa série tem uma legião de fãs devotados, bem interessados em tudo o que diz respeito a esse universo. Faz me lembrar inclusive dos fãs de "Star Trek". Enfim, aqui irei tecer comentários sobre cada um dos episódios que assisti. Adianto que gostei mais dessa temporada 11 do que da anterior, que no meu ponto de vista deixou um pouco a desejar. Então vamos aos episódios...
Arquivo X 11.01 - My Struggle III
E "Arquivo X" segue em frente, agora na décima primeira temporada. A temporada anterior não foi grande coisa. Só para situar o leitor: Canceroso não está morto. Na verdade ele planeja exterminar a humanidade espalhando um vírus mortal, híbrido entre seres humanos e extraterrestres. A chave da cura está no filho perdido de Mulder e Scully, só que ele na verdade pode nem ser filho de Fox, mas sim um experimento científico do próprio Canceroso! Achou absurda demais a sinopse? Bom, "Arquivo X" na atualidade é bem isso aí. Acredito que os bons roteiros e as tramas bem boladas ficaram lá atrás, nas primeiras temporadas, ainda nos anos 90. Agora parece tudo se resumir em faturar mais uma vez com a fama e o sucesso da série, inclusive com o mesmo elenco original. David Duchovny, por exemplo, não conseguiu emplacar no cinema uma carreira, então o jeito foi voltar para o agente Fox. Quanto tempo essa nova fase vai durar? Bom, enquanto houver espectadores interessados a série segue em frente. De resto tudo é bem imprevisível mesmo. / Arquivo X 11.01 - My Struggle III (Estados Unidos, 2018) Estúdio: 20th Century Fox Television / Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Barbara Hershey, William B. Davis, Annabeth Gish.
Arquivo X 11.02 - This
Veja a sinopse oficial desse episódio: Um segredo assustador é revelado quando um velho amigo alcança Mulder e Scully de uma maneira aparentemente impossível. Existem episódios de "Arquivo X" que qualquer comentário mais esclarecedor acaba estragando o prazer da surpresa que o espectador espera ter. Aqui ficam claras algumas coisas. Nem sempre o governo dos Estados Unidos joga pelo bem do povo americano. E nem sempre seus projetos acabam dando certo. Pelo contrário, muitas vezes tudo dá muito, mas muito errado mesmo. Um episódio interessante, especialmente indicado para os fãs da série que adoram uma teoria da conspiração daquelas bem malucas. Afinal isso também faz parte da mitologia da série desde sua primeira temporada. / Arquivo X 11.02 - This (Estados Unidos, 2018) Direção: Glen Morgan / Roteiro: Glen Morgan / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.
Arquivo X 11.03 - Plus One
Episódio estranho, o que significa que os fãs da série certamente vão curtir. Aqui estranhamente as pessoas são duplicadas, isso mentalmente por duas pessoas, um casal incomum formado por um guarda e uma paciente internada em um hospício. E para fazer seus bizarros jogos mentais eles usam de um simples jogo da forca (quem se lembra desse joguinho dos tempos da escola?). O mais curioso é que os próprios agentes Fox Mulder e Dana Scully são duplicados também, causando o caos dentro do episódio. E para quem curte ver os dois naquela tensão sexual, há um encontro bem intenso em um quarto de hotel. Bom episódio, independente, sendo que você nem precisa assistir aos demais episódios da temporada para entender. O arco narrativo é fechado, com começo, meio e fim. Pode ser assistido sem problema algum. Boa diversão! / Arquivo X 11.03 - Plus One (Estados Unidos, 2018) Direção: Kevin Hooks / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Karin Konoval.
Arquivo X 11.04 - The Lost Art of Forehead Sweat
Episódio muito divertido e até mesmo bem nostálgico, por que não? Nesse episódio surge um sujeito bem estranho que se apresenta como Reggie "alguma coisa" (Brian Huskey). Ele diz que trabalhou com Mulder e Scully no passado, que fez parte da fundação do arquivo X, que descobriu a verdade, que entrou em contato com um extraterrestre... ufa, loucura total. Afinal ele estaria dizendo a verdade ou seria apenas mais um louco? O episódio tem várias citações de cultura pop que vão desde referências à velha série "Além da Imaginação", passando por Elvis (repare na capa do ET descendo da nave) e "O Dia em que a Terra Parou". Sinceramente? Adorei. Um dos episódios mais legais dessa temporada. / Arquivo X 11.04 - The Lost Art of Forehead Sweat (Estados Unidos, 2018) Direção: Darin Morgan / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Brian Huskey.
Arquivo X 11.05 - Ghouli
Esse é o episódio do Ghouli. E o que diabos é um Ghouli? Um monstro, uma criatura estranha que ataca duas garotas em um velho barco enferrujado e abandonado no caís. Dana e Fox entram na investigação. Um jovem é peça chave para desvendar o mistério. Ele se chama Jackson Van De Kamp. Quando os agentes vão atrás dele descobrem que toda a sua família foi morta. E ele se suicidou. Mas não espere por soluções fáceis. Ele pode ser William, o filho perdido de Dana Scully, sua obsessão pessoal. E tem mais. O rapaz pode ter sido fruto de um projeto secreto que misturou DNA humano com DNA alien. E mais, ele teria a capacidade de criar ilusões, como o próprio monstro Ghouli. Ou seja, mais um roteiro bem de acordo com o estilo "Arquivo X" de ser. Os velhos fãs vão curtir, com certeza. / Arquivo X 11.05 - Ghouli (Estados Unidos, 2018) Direção: James Wong / Roteiro: Chris Carter, James Wong / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi.
Arquivo X 11.06 - Kitten
Walter Skinner desaparece. O FBI entao envia os agentes Fox Mulder e Dana Scully para descobrir seu paradeiro. Eles acabam descobrindo que Skinner foi atrás de um velho amigo dos tempos da guerra do Vietnã. No passado eles serviram juntos no mesmo batalhão e acabaram sendo expostos a um gás desconhecido do governo americano, algo que causava muitas alucinações em quem o respirava. Depois de seguir algumas pistas Fox e Scully vão para numa velha casa na floresta. E acabam caindo numa armadilha (quase) mortal. Esse episódio é interessante por duas razões. A primeira porque mostra parte do passado de Skinner. A segunda por trazer o ator Haley Joel Osment como um dos personagens principais. Lembra dele? É o garotinho que dizia a famosa frase "Eu vejo gente morta" no clássico "O Sexto Sentido". Pois é, ele cresceu e virou um homem adulto. Assista esse episódio de Arquivo X para revê-lo nos dias atuais. / Arquivo X 11.06 - Kitten (Estados Unidos, 2018) Direção: Carol Banker / Roteiro: Chris Carter, Gabe Rotter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Haley Joel Osment.
Arquivo X 11.07 - Rm9sbG93ZXJz
Um episódio bem diferente, mas muito interessante. O tema é a inteligência artificial que está ao nosso redor, em celulares, equipamentos eletrônicos de nossas casas, etc. Mulder e Scully vão até uma lanchonete totalmente automatizada, sem atendentes, sem cozinheiros, nem garçons, nada. Apenas máquinas. As coisas não saem como eles querem. Os equipamentos falham. Mulder pede um sushi e chega um peixe bolha cru em seu prato. Não há ninguém para reclamar. Ele então decide não deixar gorjeta e aí, meus caros, o inferno começa. Nada funciona para eles, que se vêem em um verdadeiro caos tecnológico. O episódio é uma clara crítica em forma de ironia mordaz sobre o excesso de tecnologia que atualmente ronda nossas vidas. Na cena final, já com eles em uma lanchonete ao velho estilo, Mulder e Scully colocam os aparelhos celulares de lado e apertam as mãos um do outro. Uma bela mensagem para que todos prestem atenção em quem está ao seu lado, deixando a infomania de lado. Excelente lição. Por fim um detalhe curioso: o episódio praticamente não tem diálogos. O roteiro não precisa deles para mandar sua mensagem. É isso aí, perfeito! / Arquivo X 11.07 - Rm9sbG93ZXJz (Estados Unidos, 2018) Direção: Glen Morgan / Roteiro: Kristen Cloke / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Candus Churchill.
Arquivo X 11.08 - Familiar
Abriram as portas do inferno na pequena cidadezinha de Eastwood. Um garotinho, que estava brincando com sua mãe em um parque, acaba sendo atraído para dentro da floresta por um personagem de programa infantil. As buscas começam e encontram o corpo da criança, morta e dilacerada. Os policiais locais acreditam que ele foi atacado por um lobo ou um coiote, mas Mulder e Scully pensam que ele foi morto por um serial killer, provavelmente um pedófilo assassino. Conforme as investigações avançam logo se percebe que há mais coisas envolvidas, inclusive velhas práticas de bruxaria. Muito bom episódio, que pode ser assistido solo pois tem arco narrativo que se fecha sozinho, sem necessidade de assistir aos demais episódios dessa temporada. / Arquivo X 11.08 - Familiar (Estados Unidos, 2018) Direção: Holly Dale / Roteiro: Benjamin Van Allen / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Alex Carter.
Arquivo X 11.09 - Nothing Lasts Forever
Esse episódio é muito bom. Também é provavelmente o mais nojento da temporada. Explico. Aqui Mulder e Scully começam a investigar um grupo que estaria traficando órgãos. Corpos são encontrados. Coração, pulmão, fígado... todos esses órgãos foram retirados dessas vítimas. Conforme as investigações avançam a dupla do FBI descobre que há uma seita por trás de tudo, liderada por uma ex-estrela infantil do passado chamada Barbara Beaumont. Ela e seus seguidores acreditam que o consumo de órgãos humanos preserva a juventude e a beleza. Na mesma linha da condessa sangrenta Elizabeth Bathory. E tudo acontece em um velho prédio de Nova Iorque, um lugar escuro e sombrio. O clima assim me lembrou de velhos filmes de terror do passado. Outro aspecto interessante desse episódio é que ele toca, mesmo que sutilmente, na fé católica da agente Dana Scully. Ficou muito bom o clima e esse detalhe esclarecedor do passado da agente. É um dos melhores episódios dessa temporaa, apesar de seu estilo estranho e até bizarro. / Arquivo X 11.09 - Nothing Lasts Forever (Estados Unidos, 2018) Direção: James Wong / Roteiro: Chris Carter, Karen Nielsen / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Fiona Vroom, Carlena Britch.
Arquivo X 11.10 - My Struggle IV
O que acontece no último episódio de Arquivo X? Bom, lá vai spoiler. Durante todo esse úitlmo episódio Mulder, Scully e Canceroso perseguem William. Ele é o suposto filho de Dana, um projeto que misturava DNA humano com DNA Alien. Agora todo mundo quer saber onde o jovem foi parar. E ele sai pelo interior dos Estados Unidos. Ao pegar carona com um motorista de caminhão volta a realizar aquela alucinação do monstro. Depois de tudo finalmente encontra Fox Mulder e esse lhe diz que sim, é o seu pai. Canceroso não concorda, dizendo que ele é que é o verdadeiro pai. Na última cena os 3 se encontram. William toma a forma de Fox e acaba levando um tiro na cabeça, dado por Canceroso. O verdadeiro agente Mulder chega logo depois e mata Canceroso. Dana enfim chega ao local, um cais de porto e ambos se abraçam. Mulder avisa a ela que William está morto. Só que no último segundo quem emerge das águas? Ele mesmo, William. Ele não morreu. Está vivo, mesmo tendo levado um tiro no meio de sua testa. The End. Como se pode perceber o roteiro deixa algo em aberto. Haverá uma décima segunda temporada de Arquivo X? Olha não podemos descartar. Por fim para finalizar tudo, deixo uma observação. A série antecipou uma grande pandemia mundial. Uma contaminação mundial por um vírus. Isso foi dois anos antes da grande pandemia do Coronavírus em 2020. Algo que realmente é de impressionar. Como acertaram essa previsão? Quem diria que Arquivo X iria acertar? Pois é, acertou mesmo o futuro, previu mesmo o pior! / Arquivo X 11.10 - My Struggle IV (Estados Unidos, 2018) Direção: Chris Carter / Roteiro: Chris Carter / Elenco: David Duchovny, Gillian Anderson, Mitch Pileggi, Barbara Hershey.
Pablo Aluísio.
Perry Mason
Perry Mason
Para quem gosta de séries, eis uma ótima notícia. A HBO acaba de exibir os primeiros episódios de "Perry Mason", baseado no famoso personagem criado pelo escritor Erle Stanley Gardner em 1933. O primeiro livro se chamou "O Caso das Garras de Veludo". Na Literatura Mason foi protagonista de mais de 80 livros de sucesso, até a morte de seu autor. E claro, um personagem tão marcante, também migrou para o cinema e a TV. No Passado já foi produzida uma série de sucesso de Perry Mason, mas isso foi há muitas décadas, nos anos 1950 e 1960. Por isso esse remake não era apenas esperado, mas também muito bem-vindo e oportuno. Nessa postagem irei comentar cada episódio assistido, ao longo do tempo. O primeiro episódio foi exibido no dia 20 de junho de 2020 nos Estados Unidos. Estão previstos oito episódios nessa temporada. Vamos conferir todos, sem dúvida. A seguir segue os episódios comentados dessa primeira temporada.
Perry Mason 1.01 - Chapter One
Nesse primeiro episódio um crime horrível é cometido. Uma criança é sequestrada. Os criminosos pedem um resgate substancial para os pais, que seguem todas as instruções, inclusive não envolvendo a polícia no caso. Só que nada disso adianta. O resgate é pago, mas a criança é encontrada morta. Há requintes de crueldade praticados em seu corpo, algo que causa ainda mais indignação entre os envolvidos. O detetive Perry Mason é contratado para solucionar o caso. Ele não é um detetive particular como os demais. Um sujeito bem cínico, forjado nas ruas e no submundo do crime. Enquanto investiga a morte do bebê, ele também arranja tempo para chantagear um de seus clientes. Um executivo de cinema que o contratou para tirar fotos comprometedoras de um comediante famoso. Só que Mason vai além. Ele tira fotos também da estrela do estúdio, em pleno ato sexual. Caso fotos assim fossem para a imprensa iriam causar sérios danos na imagem da carreira da atriz. Com esse tipo de material na mão, Mason exige 600 dólares do chefão do estúdio. Um detetive particular de postura bem dúbia, podendo estar de um lado ou outro da lei, sempre visando maiores lucros para ele. Gostei muito esse primeiro episódio. Reconstituição de época nota dez. Produção excelente. Essa série promete muito. Vamos torcer para que o público aprecie o resultado final. / Perry Mason 1.01 - Chapter One (Estados Unidos, 2020) Direção: Timothy Van Patten / Roteiro: Rolin Jones, Ron Fitzgerald / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, John Lithgow, Chris Chalk.
Perry Mason 1.02 - Chapter Two
Episódio muito bom. Antes de mais nada mostra aspectos da vida do detetive quando ele esteve lutando no front da primeira guerra mundial. Pelo visto deixou sequelas psicológicas nele. Em relação ao caso da criança morta por sequestradores, o caso tem uma guinada. No começo a polícia pensa que o pai esteria envolvido com os criminosos, mas depois que Perry Mason descobre cartas comprometedoras envolvendo uma amante da esposa as coisas mudam de rumo. A partir desse ponto ela se torna a principal suspeita, embora o próprio Perry Mason goste de sempre frisar que provas de que ela era infiel ao marrido não significariam que ela seria a assassina. De qualquer modo é para esse lado que as coisas caminham. Quem disse que o mundo é justo? Ainda mais em se tratando da justiça feita pelos homens. / Perry Mason 1.02 - Chapter Two (Estados Unidos, 2019) Direção: Timothy Van Patten / Roteiro: Rolin Jones, Ron Fitzgerald / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.03 - Chapter Three
Eu pensei que esse caso do bebê sequestrado só iria ser explorado apenas no primeiro e segundo episódios. Estava enganado. A história segue. Agora a mãe está presa, acusada de ter planejado o crime junto ao amante. E por essa razão todo o moralismo da época cai como um raio em sua cabeça. Ela é levada ao tribunal, onde o público pede sua pena de morte. O advogado tenta argumentar, mas fica complicado no meio daquela verdadeira convulsão social. Enquanto o mundo cai em sua cabeça, Perry Mason vai atrás de novas pistas. Acaba encontrando um policial negro que tem algo a lhe dizer, mas tem receios, de falar a verdade. Agora curioso mesmo são as cenas com a pastora loira. Ela grita, canta e surta no meio do palco. Tem uma alucinação e afirma para todos os presentes na igreja que vai ressuscitar o menino morto! Loucura completa! Fanatismo religioso sem limites! / Perry Mason 1.03 - Chapter Three (Estados Unidos, 2020) Direção: Timothy Van Patten / Roteiro: Rolin Jones, Ron Fitzgerald / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.04 - Chapter Four
Esse episódio termina de forma melancólica com o advogado Elias Birchard 'E.B.' Jonathan abrindo todas as bocas do fogão para se matar. Espero que ele não consiga tirar sua própria vida pois um dos melhores atores da série é justamente John Lithgow. E o que estaria por trás da tentativa de se suicidar? Um monte de coisas, mas penso que seus problemas na defesa da mãe do bebê morto seja um fator decisivo. Enquanto isso o detetive Perry Mason parte em busca de novas pistas. Ele descobre que havia um quarto homem na cena do crime. Ele está certo. E mais, que um grupo social fica ali pertinho de onde tudo aconteceu. Já a irmã loira vai pedir desculpas por dizer que iria ressuscitar o bebezinho morto. A ideia era essa, mas ela surta novamente e diz que vai sim ressuscitar a criança. O rebuliço com essa nova declaração se torna geral. / Perry Mason 1.04 - Chapter Four (Estados Unidos, 2020) Direção: Deniz Gamze Ergüven / Roteiro: Steven Hanna, Sarah Kelly Kaplan / Elenco: Matthew Rhys, John Lithgow, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.05 - Chapter Five
O advogado da mãe da criança que foi assassinada, está morto. Ele se matou abrindo as bocas do fogão a gás. Sem advogado o Estado nomeia um defensor público, mas isso é uma cilada. O sujeito está de concluo com o promotor público, que só pensa em reeleição. Enquanto isso Perry Mason e a secretário do advogado que se suicidou fazem de tudo para que o defensor público não assuma o caso. O próprio Perry Mason acaba fazendo exame para se tornar um advogado - e o mais chocante de tudo é que ele consegue passar! Na última cena vemos Mason fazendo o juramento da ordem dos advogados! Quem diria... Agora mesmo que as coisas vão ficar interessantes. / Perry Mason 1.05 - Chapter Five (Estados Unidos, 201 ) Direção: Deniz Gamze Ergüven / Roteiro: Eleanor Burgess, Rolin Jones / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.06 - Chapter Six
Perry Mason começa a trabalhar como advogado e logo no caso da mulher acusada de matar o próprio filho, um bebezinho. Questão complexa, prova de fogo. E no tribunal Perry tem vitórias e derrotas. O promotor público é experiente, joga bem, se porta bem. Perry, cheio de inexperiência, erra, fica rouco, vacila. É uma batalha de vida ou morte. O que pode salvar a cliente de Perry Mason é o surgimento de alguma testemunha crucial, importante. Só isso poderia virar o jogo. E as coisas ficam ruins quando uma testemunha de acusação afirma no tribunal que a acusada confessou a ela o crime. Isso causa uma grande confusão, com populares pedindo a cabeça da acusada. Um caos total. Só uma lance de sorte para mudar os rumos do processo. / Perry Mason 1.06 - Chapter Six (Estados Unidos, 2020) Direção: Deniz Gamze Ergüven / Roteiro: Kevin J. Hynes, Rolin Jones / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.07 - Chapter Seven
Esse episódio é muito importante dentro da temporada. Isso porque revela diversos segredos. Por exemplo, a igreja Radiante da Assembleia de Deus estava em dificuldades financeiras. Devia algo em torno de 100 mil dólares. E qual era a quantia pedida em resgate do bebezinho que foi morto? Isso mesmo, 100 mil dólares. Façam a ligação. Pior do que isso... uma prostituta chinesa foi levada até o bebê que estava com fome e chorava copiosamente. O problema é que essa prostituta era usuária de heroína. E a criança acabou morrendo sufocada após mamar. Agora, o ponto alto desse episódio acontece quando a pastora tenta ressuscitar a criança morta. Ela vai até o cemitério e quando abre o caixão onde o corpo do bebê deveria estar não encontra nada. Claro, a confusão impera, todo mundo trocando socos, empurrões, cotoveladas. Caos total, só vendo a doidice. Essa cena fecha o episódio com chave de ouro. Agora tudo (ou quase tudo) começa finalmente a fazer sentido. / Perry Mason 1.07 - Chapter Seven (Estados Unidos, 2020) Direção: Timothy Van Patten / Roteiro: Howard Korder, Rolin Jones / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Perry Mason 1.08 - Chapter Eight
Último episódio da primeira temporada. E como termina essa nova série de Perry Mason? Bom, nesse episódio final temos o julgamento. A acusação quer a pena de morte para a mãe acusada de ter matado o próprio filho. Mason defende que ela foi enganada. Enquanto falava ao telefone com seu amante, um grupo de criminosos entrou pela janela em sua casa e levou o bebezinho. E ele morreu após mamar em uma oriental viciada em heroína. Quando sai o veredito, vem a grande surpresa. A acusada é libertada. Está livre, absolvida das acusações. O tribunal explode entre gritos e tumultos. O júri ficou em dúvida e quando isso acontece, beneficia-se o réu. Foi o que aconteceu. Perry Mason ainda descobre todos os envolvidos nos crimes, mas sem provas consistentes, não consegue levá-los à prisão. Pelo menos salvou a vida de sua cliente, o que para um advogado iniciante resultou em um ótimo sinal. / Perry Mason 1.08 - Chapter Eight (Estados Unidos, 2020) Direção: Timothy Van Patten / Roteiro: Rolin Jones, Ron Fitzgerald / Elenco: Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk.
Pablo Aluísio.
domingo, 19 de julho de 2020
The Great
The Great
Essa nova série se propõe a contar a história de Sofia Frederica Augusta de Anhalt-Zerbst-Dornburg. Seu nome real não leva ninguém a lembrar dessa personagem histórica. Porém se citarmos o nome como ela entrou para a história, aí todos lembrarão. Ela foi a imperatriz Catarina II da Rússia, ou como sempre foi mais conhecida, Catarina, a grande. Já foram produzidas duas temporadas, sendo essa primeira composta de 10 episódios, que chegaram ao público em maio de 2020. A atriz Elle Fanning interpreta a rainha. Á produção ficou a cargo das companhias Echo Lake Entertainment e Media Rights Capital (MRC). Abaixo irei comentar regularmente os episódios assistidos.
The Great 1.01 - The Great
O ano é de 1761. Nesse primeiro episódio a jovem nobre Sofia (Fanning) conta para a amiga que apesar de sua família estar arruinada financeiramente, ela conseguiu um casamento real. Sim, Sofia vai se casar com o czar Pedro III da Rússia. Para as moças nobres da época era como ganhar na loteria. Ela então parte para a Rússia e descobre, para sua infelicidade, que a corte era formada por pessoas burras, analfabetas e rudes. Pior é saber que Pedro III não passava de um jovem tolo e imbecil, cercado por puxa-sacos de todos os lados. E ela, agora já com o nome de imperatriz Catarina, teria que conviver com todas aqueles nobres ignorantes. Naquele momento históico a Rússia estava em guerra com a Suécia, mas a falta de uma liderança transformava tudo em um grande desastre. A situação é tão horrível que ela pensa até mesmo em se matar, mas acaba sendo convencida a continuar por sua dama de honra. Esse primeiro episódio é muito bom. Mostra já como será o desenvolvimento da série. Há um espírito jovem em tudo, com pitadas de bom humor. Não é uma série enfadonha e chata sobre uma monarquia decadente. Os produtores realmente tentam imprimir um ritmo juvenil ao roteiro. Ficou muito bom. É uma daquelas séries que já no primeiro episódio você percebe que vem coisa boa por aí. A qualidade se revela logo, de primeira. Vou acompanhar com certeza. / The Great 1.01 - The Great (Inglaterra, Austrália, 2020) Direção: Matt Shakman / Roteiro: Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.02 - The Beard
Pobre imperatriz Catherine! Todos os dias ela precisa lidar com o marido, o imperador da Rússia, um verdadeiro imbecil. Na hora de fazer amor ela apenas fica ali, em cima da cama, com nojinho dele, esperando tudo acabar o mais rapidamente possível. E na corte ela conspira de todas as maneiras que consegue. Tenta conseguir o apoio de um dos poucos que gostam de leitura e estudo no meio daquela cambada de gente inútil e iletrada. Esse episódio aliás tem um cena de puro humor negro. O imperador pede que as cabeças decapitadas de inimigos suecos sejam trazidos à sua mesa. Enquanto aproveita o jantar brinca com aquelas coisas em cima da mesa. A imperatriz, obviamente, acha tudo aquilo um terror, mas tentando parecer mais amistosa ao marido finge achar tudo engraçado. E o tolo imperador parece mais preocupado com as barbas dos membros da corte do que com qualquer outra coisa que aconteça em seu reino. Um verdadeiro idiota, em todos os sentidos. Pobre imperatriz Catherine! / The Great 1.02 - The Beard (Estados Unidos, 2020) Direção: Colin Bucksey / Roteiro: Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.03 - And You Sir, Are No Peter the Great
O imperador se mostra mais uma vez ser um completo imbecil e decide arranjar um amante para a imperatriz Catherine (Elle Fanning). Ele escolhe o filho de um amante lendário do império. Pior do que isso, pede para ver os "documentos" do tal sujeito na frente de todos, bem no meio da corte. Depois dá de presente esse homem para a esposa. Ela, claro, não quer se envolver, pelo menos não em um primeiro momento. Depois, com o passar do tempo faz dele seu amante de fato. Já que o imperador quer ser corno... o que se pode fazer, não é mesmo? Enquanto toda essa imoralidade se desenvolve, a imperatriz também conspira e muito para matar o marido. Ele tenta cooptar o comandante do exército, que aliás é caidinho por ela. Provavelmente terá êxito. / The Great 1.03 - And You Sir, Are No Peter the Great (Estados Unidos, 2020) Direção: Bert, Bertie / Roteiro: Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.04 - Moscow Mule
A imperatriz tenta ganhar a corte. Não será fácil. As mulheres da corte não gostam dela. Pior do que isso, um boato maldoso começa a circular afirmando que ela teria tido relações sexuais com um cavalo. Baixaria completa. Porém a imperatriz não se deixa intimidar. Ela começa a ir nas casas das nobres, fazendo pequenas gentilezas, dando presentes. Essas mulheres são de famílias ricas e poderosas. Obviamente a imperatriz procura ganhar apoios quando o golpe de Estado finalmente for dado. Coisas de um império que ainda vai sofrer grandes transformações políticas e sociais. / The Great 1.04 - Moscow Mule (Estados Unidos, 2020) Direção: Bert, Bertie / Roteiro: Tess Morris, Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.05 - War and Vomit
O imperador Pedro III é envenenado com arsênico e fica à beira da morte. Morre, não morre. Claro que isso desperta a cobiça de todos na corte. Todo tipo de intriga começa a ser tecida. A imperatriz Catarina tenta se impor, inclusive fazendo um discurso totalmente péssimo na frente dos principais membros da corte russa. Enquanto isso todos se lembram também de Ivan, um garotinho, que estaria supostamente na linha de sucessão. E com isso, claro, a vida do menino passa a correr risco. Na Rússia imperial era assim. Quem conseguisse ficar vivo herdaria o império! / The Great 1.05 - War and Vomit (Estados Unidos, 201 ) Direção: Ben Chessell/ Roteiro: James Wood, Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.06 - Parachute
Para a infelicidade da imperatriz Catarina, o Tsar está vivo, ele sobrevive à tentativa de envenená-la. E está mais idiota do que nunca. Ele manda matar seu cozinheiro, seu garçom e todos os envolvidos que ele pensa estar por trás do prato de comida com veneno que ele comeu e que quase o matou (teria sido uma boa se isso acontecesse!). Claro, é um imbecil. A imperatriz agora precisa se submeter aos seus caprichos sexuais, que é definitivamente o fim da picada. A pior coisa que ela gostaria de fazer é sexo com aquele completo debiloide. Entretanto, é a tal coisa, ela tem obrigação de se deitar com ele. Faz parte de suas obrigações como imperatriz, dar um filho a ele, um herdeiro para o trono da mãe Rússia. / The Great 1.06 - Parachute (Estados Unidos, 200 ) Direção: Ben Chessell / Roteiro: Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
The Great 1.07 - A Pox on Hope
A variola atinge o reino. A imperatriz (futura Catarina, a Grande) tenta convencer seus súditos a tomarem uma espécie de vacina primitiva, se contaminando para ficarem imunes. Só que nem o imperador se convence disso. Pior é a reação da Igreja Ortodoxa russa que acha que isso seria um absurdo, uma espécie de heresia. A religião, mais uma vez, contra a ciência. Curiosamente o tema que poderia render um ótimo episódio mais uma vez derrapa por causa do estilo gaiato de toda a série. Aliás esse é o maior problema de "The Great". É muito metida a engraçadinha. Chega a aborrecer. Vou tentar ir até o final, mesmo não curtindo esse estilo teen, adolescente. / The Great 1.07 - A Pox on Hope (Estados Unidos, 2020) Direção: Colin Bucksey / Roteiro: Tony McNamara / Elenco: Elle Fanning, Nicholas Hoult, Phoebe Fox.
Pablo Aluísio.
Mr. Mercedes - Terceira Temporada
Mr. Mercedes - Terceira Temporada
Na primeira temporada o policial Bill Hodges (Brendan Gleeson) investigava o crime do Mr. Mercedes, um psicopata que havia matado uma série de desempregados numa feira de emprego. Um crime hediondo. Brady Hartsfield (Harry Treadaway) era o assassino. Um jovem, trabalhando numa empresa de assistência técnica de materiais de informática de sua cidade. No final da primeira temporada ele finalmente era descoberto. Alvejado, acabava em coma, vegetando em um hospital. E nessa segunda temporada tínhamos basicamente Brady acamado, em coma, mas conseguindo controlar a mente de outras pessoas. Coisas de Stephen King. No final dessa segunda temporada ele levava um tiro na cabeça dado por sua ex-colega de trabalho, Lou Linklatter (Breeda Wool). O motivo? Bradley havia esfaqueado Lou. Fim da linha para o assassino da Mercedes. Ponto final. Morte e cemitério. Agora começo a acompanhar a terceira temporada, algo que achava sinceramente que não iria existir, pela simples razão de que o assassino Bradley, um dos personagens principais, estava morto e enterrado. Mas eis que aqui estamos aqui para mais uma temporada. Vou escrevendo sobre os episódios conforme for assistindo, tudo periodicamente, aos poucos.
Mr. Mercedes 3.01 - No Good Deed
Com Brady Hartsfield morto, a série precisava de um novo vilão. E ele é um ladrão, um assaltante, um arrombador de casa. Depois de entrar na casa de um famoso escritor do passado, agora idoso, ele e seu parceiro acabam percebendo que tudo deu errado. O escritor reage e é morto. O parceiro do crime também. Sem pensar duas vezes, ele pega o dinheiro, coloca numa mala e foge. Só que na fuga seu carro bate em um animal na floresta. O carro sai da pista e vira. O criminoso fica muito machucado, mas vivo. Acaba sendo encontrado agonizante na estrada e e é salvo por um homem que vinha passando em seu carro. Na outra linha narrativa Lou Linklatter vai a julgamento pelo assassinato de Brady Hartsfield. Essa é a parte do roteiro que mantém uma linha de ligação com as temporadas anteriores, porque afinal agora a série procura por outro foco. O velho detetive aposentado Bill Hodges (Brendan Gleeson) está lá para dar uma força a Lou, mas ela parece fadada a ser condenada, a cumprir uma pena longa de prisão. Foi assassinato a sangue frio, premeditado, sem chance de defesa. O roteiro porém também já abre brecha para que o velho Bill Hodges se envolva na morte do escritor, de que inclusive era muito admirador. E assim segue "Mr. Mercedes". Costei das mudanças e vou acompanhar mais essa temporada. / Mr. Mercedes 3.01 - No Good Deed (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.02 - Madness
Loucura, esse é o nome original desse episódio de Mr. Mercedes. Faz todo o sentido. O juiz do caso envolvendo Lou Linklatter é um sujeito pernóstico, que está pouco ligando para a justiça. Ele apenas não quer ficar ruim na foto, por isso decide não decidir. Ao invés de levar o caso dela para julgamento ele toma uma decisão um tanto sem sentido. Afirma que ela precisa passar por um exame de sanidade mental. Que ficará em uma manicômio judicial enquanto isso não for resolvido. Lava as mãos e manda Lou para uma instituição psiquiátrica, onde são presos loucos violentos, que cometeram crimes. Claro, um absurdo completo. Na outra linha narrativa o assassino do famoso escritor sai em busca do dinheiro que foi roubado do carro onde ele capotou, bem no meio da floresta. O dinheiro foi levado por um jovem que mora ali perto, numa casa próxima. Os problemas para ele, pelo visto, estão apenas começando. / Mr Mercedes 3.02 - Madness (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.03 - Lost Love
Amor perdido, é o nome desse episódio. Muito justo. Bill Hodges descobre que Alma Lane teve um caso amoroso com o escritor que foi assassinado. Agora ambos curtem sua fossa em um velho pub cheio de irlandeses. E há outro amor perdido. A jovem namorada do assaltante vai tomar satisfações com a mulher mais velha com quem ele tem um caso desde os 13 anos. O resultado desse encontro, desse acerto de contas? A garota termina dentro de um freezer, morta, após levar uma machadinha na cabeça. Por fim Lou passa no teste de insanidade, mesmo alegando ver Brady por todos os cantos. Vai entender... / Mr Mercedes 3.03 - Lost Love (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.04 - Trial and Terror
Todo mundo sabe que Brady merecia morrer, mas será que esse tipo de pensamento vai bastar para livrar Lou de uma pesada pena? Pois é, ela paga pra ver. Recusa qualquer tipo de acordo e vai em frente, batendo o pé, dizendo que quer seu julgamento. Claro, é um jogo perigoso, uma roleta russa. Tanto ela pode ser inocentada, como também pegar pena de morte. E o julgamento começa justamente nesse episódio com a promotoria e a defesa fazendo suas considerações iniciais. Quem vai vencer? Bom, isso só se saberá nos próximos episódios. Penso que a série a partir desse episódio vai se concentrar cada vez mais nisso, no tribunal. / Mr Mercedes 3.04 - Trial and Terror (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.05 - Great Balls of Fire
Começa o julgamento de Lou Linklatter. E o primeiro a ser chamado como testemunha é justamente o detetive Bill Hodges. A promotoria tenta desestabilizar sua reputação, o mostrando para o júri como um homem que apóia a justiça pelas próprias mãos. Que Lou agiu bem matando Brady em pleno tribunal, crime pelo qual agora ela está sendo julgada. E o mais curioso de tudo é que Bill Hodges começa a interagir com o escritor falecido John Rothstein, o que rende ótimos diálogos, bem espirituosos. Em um deles o escritor diz para Bill que Satã na verdade nunca existiu, assim como Deus. Seria apenas invenções humanas. E que para o ser humano não haveria saída nenhuma, apenas aquela encontrada em seu ser interior. / Mr Mercedes 3.05 - Great Balls of Fire (Estados Unidos, 201 ) Direção: Laura Innes / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.06 - Bad to Worse
Dia de testemunhas no julgamento da Lou. A Holly deu um surto antes de ir ao tribunal. Tem um ataque de Pânico, fica com movimentos de autista, sentada no chão, cantando uma música só pra ela. Para surpresa de todos ela se recupera e vai muito bem em seu dia no tribunal. Faz um depoimento consistente e forte, muito bom na avaliação do seu advogado. Na outra linha narrativa aquela dupla formada pelo assassino do escritor e sua amante tenta intimidar o rapaz que ficou com os manuscritos e o dinheiro. A coisa não sai muito bem como planejado e o criminoso acaba levando um tiro na perna. A coisa toda pula para um outro nível, bem mais perigoso e... mortal! / Mr Mercedes 3.06 Mr Mercedes 3.06 - Bad to Worse (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.07 - The End of the Beginning
Chega ao final o julgamento de Lou Linklatter. Ela é sentenciada a 15 anos de prisão, mas o juiz suspende o cumprimento da pena por ter sido uma condenação de homícidio culposo. Assim ela fica livre de ir para uma prisão de segurança máxima. Já o livreiro que estava comprando os manuscritos do escritor assassinado se dá muito mal. Alma Lane vai atrás dele em busca de informações e numa sessão de tortura arranca primeiro seus dedos. Depois o mata com uma picareta na cabeça. Uma morte bem feia. Agora ela sabe que o garoto realmente pegou os manuscritos e o dinheiro do carro acidentado. Ele é o próximo alvo do casal de criminosos. Salve-se quem puder! / Mr Mercedes 3.07 - The End of the Beginning (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: Stephen King, David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.08 - Mommy Deadest
Como recuperar de vez os manuscritos do escritor que foi assassinado? Esses textos valem milhões pois foram os últimos escritos dele. Bem, na mente criminosa tudo se resolve em violência, sequestro e chantagem. Assim o assassino e sua velha amante resolvem sequestrar e torturar a mãe do jovem que encontrou os textos roubados e o dinheiro no carro acidentado. Assim colocam a escolha sobre à mesa, com uma arma na mão. Ou o jovem entrega o que eles querem ou então vão matar sua mãe, sem dó e nem piedade! / Mr Mercedes 3.08 - Mommy Deadest (Estados Unidos, 2019) Direção: Michael J. Leone / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr Mercedes 3.09 - Crunch Time
Eu nunca tinha visto antes criminosos, assassinos, que eram grandes fãs de literatura. Mas é o caso aqui. Os dois sequestram a mãe do rapaz que encontrou os manuscritos do escritor que foi assassinado. E eles querem esses textos, acima de tudo. Caso não lhe sejam entregues, então a coisa toda vai ficar feia. Eles vão matar a mãe do jovem. Porém as coisas fogem do controle. Ele é apunhalado pela comparsa com uma picareta. E quando ela dá as costas ele enfia em seu tórax uma grande barra de metal. Sim, um tremendo banho de sangue. E a mãe que está sequestrada assiste tudo, em completo pânico. Não é fácil, no mundo do crime é lobo matando lobo, sem dó e nem piedade! / Mr Mercedes 3.09 - Crunch Time (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Brendan Gleeson, Jharrel Jerome, Justine Lupe.
Mr. Mercedes 3.10 - Burning Man
A série chega ao final da terceira temporada. Aliás é o final da série pois ela foi cancelada justamente com a conclusão dessa terceira temporada. E como termina "Mr. Mercedes"? Ora, com a solução do caso do criminoso que mantém como refém a mãe do garoto que encontrou os manuscritos do famoso escritor. E quem esperava tanto saber o fim daquela história tudo termina em chamas. O tal Burning Man (homem em chamas) do título original do episódio é justamente isso, o sequestrador que acaba sua vida sendo consumido pelo fogo, enquanto tenta ler os textos (que está também sendo consumindo pelas chamas). Um bom episódio que vem para colocar um ponto final dessa boa série que teve seus altos e baixos, mas que no final conseguiu manter meu interesse do primeiro ao último episódio. / Mr. Mercedes 3.10 - Burning Man (Estados Unidos, 2019) Direção: Jack Bender / Roteiro: David E. Kelley / Elenco: Bill Hodges, Jerome Robinson, Holly Gibney.
Pablo Aluísio.
sábado, 18 de julho de 2020
Emma
Título Original: Emma
Ano de Produção: 2020
País: Inglaterra
Estúdio: Working Title Films
Direção: Autumn de Wilde
Roteiro: Eleanor Catton
Elenco: Anya Taylor-Joy, Bill Nighy, Callum Turner, Amber Anderson, Oliver Chris, Mia Goth
Sinopse:
Baseado no romance escrito pela autora Jane Austen, o filme "Emma" conta a história da jovem Emma Woodhouse (Anya Taylor-Joy). Inteligente, sonhadora e romântica, ela arranja namoros e casamentos para as moças da região onde vive, mas ao mesmo tempo fica em dúvida sobre seu próprio futuro sentimental.
Comentários:
Nos países de língua inglesa esse livro é leitura obrigatória entre os estudantes de ensino médio. Então é natural que de tempos em tempos venham a surgir novos filmes baseados no romance de Jane Austen. Pessoalmente gosto muito da versão de 1996. Analisando o conjunto da obra aquele é um filme melhor, porém devo também dizer que a atriz Gwyneth Paltrow já tinha passado da idade certa para interpretar a personagem Emma. Ela é uma moça jovem, com pitadas ainda da adolescência. Por essa razão achei perfeita a escalação da atriz Anya Taylor-Joy para essa nova versão. Ela está na faixa etária certa para interpretar Emma. E também tem ótima presença, com grandes olhos azuis e aquele olhar que apenas as adolescentes possuem. Ficou mais do que acertada sua escolha. E por falar em gente jovem... Esse é praticamente o primeiro filme do diretor (que tem nome de escritor famoso) Autumn de Wilde, Antes só havia dirigido curtas. Penso que se saiu muito bem, apesar da inexperiência. Receber logo um clássico da literatura assim para seu primeiro filme de cinema, certamente não deve ter sido algo fácil. No mais o filme tem toda aquela reconstituição de época que ressalta ainda mais o clima de romantismo dessa história. O livro original foi publicado pela primeira vez em 1815 e segue encantando as novas gerações. É uma obra romântica atemporal, certamente.
Pablo Aluísio.
Cyrano
Título Original: Cyrano de Bergerac
Ano de Produção: 1990
País: França
Estúdio: Caméra One
Direção: Jean-Paul Rappeneau
Roteiro: Jean-Paul Rappeneau
Elenco: Gérard Depardieu, Anne Brochet, Vincent Perez, Jacques Weber, Pierre Maguelon, Josiane Stoléru
Sinopse:
Baseado na clássica peça escrita por Edmond Rostand, o filme conta a história de Cyrano de Bergerac (Gérard Depardieu), um homem de grande coração e inteligência que se apaixona pela bela Roxane (Anne Brochet). O problema é que ele tem receios de se declarar a ela, por se considerar muito feio.
Comentários:
Quando esse filme foi lançado não fazia muito tempo que Steve Martin havia conseguido um bom sucesso de bilheteria com uma comédia baseada nessa mesma obra. Então os francenses decidiram produzir essa versão clássica da obra original. E ficou excelente, a ponto de ter sido indicada ao Oscar em diversas categorias, entre elas a de melhor ator para o ótimo Gérard Depardieu. Revendo hoje seu trabalho chego na conclusão que ele deveria ter vencido mesmo. Porém quem levou o Oscar para casa foi a figurinista Franca Squarciapino por seu trabalho no filme, que é realmente maravilhoso, pois uma ampla pesquisa de roupas de época foi realizada para essa versão de Cyrano. E no mais o filme é um daqueles que aquecem o coração dos mais românticos. O pobre Cyrano escrevendo cartas e poemas para sua amada, mas sem coragem para se declarar. Ao invés disso seu material é utilizado por um jovem bonito, mas fútil e idiota de seu vilarejo. Aquele que tem alma e coração, não tem beleza. E o belo não tem nenhum valor interior. Quem disse que o mundo do amor era justo? Está aí Cyrano de Bergerac para demonstrar justamente o contrário.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 17 de julho de 2020
Matando Sem Compaixão
“Matando Sem Compaixão” foi dirigido por Ted Kotcheff que até aquele momento só tinha experiência em dirigir telefilmes, sendo que esse foi o seu primeiro filme no cinema. Sua habilidade para dirigir seqüências de ação – bem demonstrada aqui nesse western – lhe valeu a indicação anos depois para dirigir seu maior sucesso nas telas, o famoso “Rambo – Programado Para Matar”, filme ícone com Sylvester Stallone, que dispensa maiores apresentações. Analisando bem, ambos os filmes possuem certas semelhanças. O enredo deles tratam sobre um mesmo tema, a perseguição implacável pela lei a homens que no fundo só estão tentando sobreviver ao ambiente violento em que encontram. Olhando por esse lado não há muita diferença entre o pistoleiro interpretado por Gregory Peck e o veterano do Vietnã feito por Stallone. Além de carismáticos são extremamente resistentes.
Um exemplo disso acontece quando o personagem de Peck fica encurralado pelos Apaches bem no meio do deserto. Sem saída procura se proteger embaixo de sua velha carruagem, mas isso acaba se tornando praticamente impossível pelas circunstâncias em que se encontra. O desfecho acaba sendo um dos momentos marcantes do filme. Curiosamente o filme foi realizado não no Novo México e nem no Arizona, locais tradicionais onde eram rodados filmes de westerns nos Estados Unidos, mas sim em Israel! Isso mesmo, a produção foi rodada em pleno deserto israelense, no Oriente Médio. Os produtores tomaram essa decisão não apenas em razão dos custos mais baixos de se filmar por lá, mas também por ser aquela região uma das mais secas do mundo, o que a tornava ideal para a história do filme. Enfim, fica a recomendação desse “Matando Sem Compaixão”, um western de ação que certamente vai agradar aos apreciadores desse tipo de filme de faroeste mais cru e violento.
Matando Sem Compaixão (Billy Two Hats, Estados Unidos, Israel, 1974) Direção: Ted Kotcheff / Roteiro: Alan Sharp / Elenco: Gregory Peck, Desi Arnaz Jr, Jack Warden, David Huddleston, Sian Barbara Allen / Sinopse: O Xerife Henry Gifford (Jack Warden) sai no encalço de dois fugitivos, Arch (Peck) e Billy (Arnaz), bem no meio do deserto, na fronteira entre México e Estados Unidos. O ambiente hostil e árido da região será o palco dessa caçada sem trégua.
Pablo Aluísio.
Caça aos Gângsteres
Título Original: Gangster Squad
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Ruben Fleischer
Roteiro: Will Beall, Paul Lieberman
Elenco: Josh Brolin, Sean Penn, Ryan Gosling, Emma Stone, Nick Nolte, Giovanni Ribisi
Sinopse:
Na Los Angeles da década de 1930, um policial honesto chamado John O'Mara (Josh Brolin) forma um esquadrão de tiras para atuarem fora da lei. A missão é destruir o império do crime comandado pelo gângster Mickey Cohen (Sean Penn). Filme indicado ao Golden Trailer Awards e ao World Stunt Awards.
Comentários:
Um filme bem produzido, com excelente elenco, contando a história real do gângster Mickey Cohen? Ora, não poderia haver nada tão promissor. Porém o filme, apesar de todo o capricho no design de produção, cenários, figurinos, etc, não conseguiu me empolgar. O elenco, como já frisei, é um dos melhores já reunidos nos últimos anos, mas o resultado final realmente deixa a desejar. O filme não foi um fracasso de bilheteria, pelo contrário, gerou lucro, mas bem abaixo do que era esperado. E aqui temos um velho problema do cinema americano se repetindo. A tentativa de sempre procurar fazer algo comercial demais, acaba estragando muitos filmes. É o caso aqui. Os realizadores deveriam ter optado por um clima mais realista, mais de acordo com os acontecimentos do passado. O Mickey Cohen certamente sempre foi um personagem interessante, mas na história real ele passou longe de ser uma espécie de Al Capone de Los Angeles. O roteiro desse filme exagerou bastante nas tintas, assim como Sean Penn que tentando se parecer ao máximo com o gângster acabou usando uma estranha maquiagem. Ryan Gosling é um ótimo ator, mas aqui surge bem apagado. Não tem o espeço suficiente para brilhar. Já Josh Brolin me fez ficar com saudades de Kevin Costner em "Os Intocáveis". Pois é, esse filme até tenta em alguns momentos seguir a obra-prima de Brian De Palma, mas sem conseguir chegar perto. Ficou apenas na tentativa mesmo.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 16 de julho de 2020
Uma Mulher Fantástica
Título Original: Una Mujer Fantástica
Ano de Produção: 2017
País: Chile
Estúdio: Participant, Fabula
Direção: Sebastián Lelio
Roteiro: Sebastián Lelio, Gonzalo Maza
Elenco: Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco, Aline Küppenheim, Nicolás Saavedra, Amparo Noguera
Sinopse:
Após a morte do companheiro, a transgénero Marina Vidal (Daniela Vega) precisa lidar com todo o preconceito da ex-esposa dele. A família quer que ela desapareça, não vá ao funeral do companheiro e nem lute por seus direitos. Isso tudo cria um clima de tensão entre Marina e os familiares do namorado falecido.
Comentários:
Esse bom filme chileno tem um tema que é mais recorrente do que muitas pessoas podem pensar. Quando um companheiro falece dentro de um relacionamento homossexual há uma série de problemas que surgem envolvendo a família do falecido e o parceiro sobrevivente. No caso desse filme temos a trans Marina que precisa lidar com a ex-esposa do seu companheiro. Ela tenta disfarçar todo o preconceito que nutre pela protagonista, mas isso vai criando uma situação insuportável. Pior é o filho, que ameaça Marina abertamente, inclusive partindo para as vias de fato. A atriz Daniela Vega tem bastante talento e sua atuação não se resume apenas em interpretar bem sua personagem. Ela é cantora lírica na vida real. Em dois momentos do filme ela demonstra todo o seu talento no palco, cantando e muito bem. Em suma, um filme LGBT muito bem realizado. De quebra o roteiro ainda levanta questões importantes, principalmente para pessoas da area jurídica. Não sei como anda as coisas no Chile, mas pelo menos no Brasil as relações homossexuais são amplamente protegidas pela lei e pela jurisprudência. Essa história no Brasil teria todo o amparo da lei e da justiça.
Pablo Aluísio.
Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu
Título Original: Airplane!
Ano de Produção: 1980
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Pictures
Direção: Jim Abrahams, David Zucker
Roteiro: Jim Abrahams, David Zucker
Elenco: Robert Stack, Leslie Nielsen, Lloyd Bridges, Robert Hays, Julie Hagerty, Kareem Abdul-Jabbar,
Sinopse:
Durante uma viagem de avião, um dos pilotos morre, causando um grande caos entre a tripulação e os passageiros. Caberá agora a uma jovem aeromoça a complicada tarefa de pousar aquele enorme avião no aeroporto mais próximo. Salve-se quem puder! Filme indicado ao Globo de Ouro na categoria de melhor filme - comédia ou musical. Também indicado ao BAFTA Awards na categoria de melhor roteiro.
Comentários:
Sem favor algum digo que esse foi o maior e melhor besteirol já produzido por Hollywood. Uma obra prima assinada pelo talentoso trio ZAZ (formado pelos irmãos Zucker e por Jim Abrahams). Eles foram geniais ao criarem essa sátira mordaz aos filmes da franquia "Aeroporto" que era um dos maiores sucesssos dos anos 70 e 80. Curiosamente esse filme de certa forma enterrou os filmes de "Aeroporto" porque depois dele ninguém mais levou à sério aquela linha de cinema catástrofe. Outro aspecto interessante é que o ZAZ escalou um elenco de atores que não eram comediantes. Todos os principais nomes do elenco era formado por veteranos sérios do cinema nos anos 50. Inclusive Leslie Nielsen, que depois desse filme encontrou um novo rumo na carreira, estrelando uma série sem fim de filmes nesse mesmo estilo. Comédias desmioladas que satirizavam grandes sucesso de cinema. O sucesso foi tão grande na época que uma sequência foi logo filmada e lançada logo em seguida. Era uma novidade completa, pois não havia filmes produzidos nesse esquema. Era algo inovador e muito divertido. Hoje em dia o filme de certa maneira perdeu parte de sua força porque foi imitado por anos. Além disso os mais jovens não conhecem mais os filmes da marca "Aeroporto". Mesmo assim devo dizer que as piadas funcionam, sem sua maioria, mesmo revisto hoje em dia. Enfim, uma comédia para ter na coleção, um ótimo momento do humor dos Estados Unidos. Hilário e até hoje imperdível.
Pablo Aluísio.