Resolvi rever ontem esse terceiro filme da série "Aliens". Tudo começa exatamente onde parou "Aliens, o Resgate". A Tenente Ripley (Sigourney Weaver) e o que restou da tripulação está vagando pelo espaço dentro de uma nave de salvamento. Ela está hibernando até que algo sai errado e o compartimento cai em um planeta inóspito. O lugar não poderia ser pior. É uma velha penitenciária semi desativada que agora funciona como fundição de metais pesados. Apenas 25 pessoas vivem ali. Só a escória, estupradores, assassinos, psicopatas, etc. Ripley é resgatada e descobre que ninguém da sua tripulação sobreviveu. Estão todos mortos, inclusive a garotinha que ela tanto se afeiçoou no filme anterior.
Para piorar o que já está bem ruim descobre-se que o Alien estava também dentro da nave. A criatura sobrevive à queda e sai em busca de um hospedeiro. Acaba encontrando um cão pela frente e aí começa o verdadeiro terror. Um a um os prisioneiros daquele lugar são devorados e levados como hospedeiros humanos do alienígena, só que esse parece ser de uma espécie diferente, pois apresenta ter maior inteligência, poupando propositalmente inclusive a vida da tenente por um motivo que só ficará mais claro depois. O roteiro desse terceiro filme inova ao procurar uma nova ambientação, um novo cenário para os ataques do monstro. Ao invés de tudo acontecer numa espaçonave, agora os corredores pouco iluminados daquele presídio se tornam o lugar ideal para os ataques.
Confesso que o filme decai um pouco a partir da terceira parte, quando tudo vira um jogo de gato e rato entre os homens e o aliens. A correria em câmera subjetiva já não tem mais o mesmo impacto de antes. Isso porém não tira o brilho das boas sacadas do roteiro, como o próprio destino inglório de Ripley (se você ainda não se lembra, ela se sacrifica, colocando um suposto ponto final na infestação); Além disso vale ressaltar o estilo mais realista e cruel do diretor David Fincher; que inclusive quis filmar tudo em preto e branco e só foi contido por exigências do estúdio. Enfim, como ficção pessimista e violenta, esse "Alien 3" resistiu bem ao tempo. Não é tão bom como os dois primeiros filmes, mas continua sendo um filme muito bem realizado, que pode ser apreciado hoje em dia sem nenhum problema. Ele não envelheceu e pareceu melhorar mesmo com o passar dos anos.
Alien 3 (Alien³, Estados Unidos, 1992) Direção: David Fincher / Roteiro: Vincent Ward, David Giler / Elenco: Sigourney Weaver, Charles S. Dutton, Charles Dance, Lance Henriksen / Sinopse: Após ficar no espaço hibernando, o compartimento de salvamento contendo o corpo de tripulantes mortos e a tenente Ripley chega em um planeta praticamente abandonado. Um velho presídio que hoje funciona como fábrica de fundição, com apenas 25 homens vivendo por lá. A presença de uma mulher no meio de todos aqueles homens, criminosos no passado, cria uma tensão no lugar. Porém nada será pior do que a presença do Alien, que também estava na nave que caiu. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 3 de junho de 2019
Alien - A Ressurreição
Aproveitando que revi "Alien 3" decidi rever também esse quarto filme da série. A vaga lembrança que tinha era de não ter gostado muito do filme. Fazia muitos anos que tinha assistido uma única vez, ainda em seu lançamento original. Revendo agora já não achei tão ruim, pelo contrário. Os roteiristas desse filme tiveram um problemão para superar. A Tenente Ripley havia se matado no final de "Alien 3". Ela pulou dentro de um caldeirão de aço em fundição. Impossível ter sobrado nada. Como trazer de volta uma personagem com um fim tão definitivo como aquele?
Assim os roteiristas avançaram no tempo. A história desse quarto filme se passa 200 anos depois da morte de Ripley. A solução foi encontrada na engenharia genética. Através de gotas de sangue de Ripley eles conseguem criar uma clone, só que igualmente contaminada com o sangue alienígena. A companhia não tinha exatamente a intenção de trazer Ripley de volta, mas sim o DNA do alien, uma arma biológica que poderia ser usada em campo de batalha. O "soldado" perfeito. Por isso quando o filme começa os personagens estão em uma nave militar. O Alien já foi trazido de volta à vida. Está preso em um laboratório. Como se trata de uma Rainha-Mãe ela logo dará origem a uma nova linhagem de criaturas.
Para alimentar os monstros um grupo de mercenários é contratado. Sua missão é trazer cobaias humanas vivas para serem devoradas pelos aliens. Esses mercenários são interpretados por novos atores dentro do universo da série de filmes, contando com gente como Ron Perlman e Winona Ryder, essa última no melhor estilo replicante de "Blade Runner", uma máquina com consciência, que deseja destruir qualquer vestígio desses aliens. Já a atriz Sigourney Weaver interpreta a clone número 8 de Ripley. É uma personagem mais sombria, que fica entre sua humanidade e seu código genético alien. Aliás a atriz só concordou em voltar para a franquia após receber um cachê milionário. Também acabou se tornando produtora executiva. O filme, como disse, ficou melhor nessa revisão. Gostei e me diverti. Talvez na época em que vi pela primeira vez a enxurrada de críticas negativas tenham influenciado para pior minha opinião. Hoje já revejo tudo com mais boa vontade. Com isso a diversão de fato ficou garantida.
Alien - A Ressurreição (Alien Resurrection, Estados Unidos, 1997) Direçao: Jean-Pierre Jeunet / Roteiro: Joss Whedon / Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman / Sinopse: A companhia espacial consegue produzir um clone da Tenente Ripley, 200 anos após sua morte. A intenção é trazer de volta à vida também o alien que infectava seu organismo. A experiência de retorno é um sucesso, mas tudo logo sai do controle quando as criaturas conseguem fugir do laboratório de uma nave espacial onde os experimentos estão sendo realizados.
Pablo Aluísio.
Assim os roteiristas avançaram no tempo. A história desse quarto filme se passa 200 anos depois da morte de Ripley. A solução foi encontrada na engenharia genética. Através de gotas de sangue de Ripley eles conseguem criar uma clone, só que igualmente contaminada com o sangue alienígena. A companhia não tinha exatamente a intenção de trazer Ripley de volta, mas sim o DNA do alien, uma arma biológica que poderia ser usada em campo de batalha. O "soldado" perfeito. Por isso quando o filme começa os personagens estão em uma nave militar. O Alien já foi trazido de volta à vida. Está preso em um laboratório. Como se trata de uma Rainha-Mãe ela logo dará origem a uma nova linhagem de criaturas.
Para alimentar os monstros um grupo de mercenários é contratado. Sua missão é trazer cobaias humanas vivas para serem devoradas pelos aliens. Esses mercenários são interpretados por novos atores dentro do universo da série de filmes, contando com gente como Ron Perlman e Winona Ryder, essa última no melhor estilo replicante de "Blade Runner", uma máquina com consciência, que deseja destruir qualquer vestígio desses aliens. Já a atriz Sigourney Weaver interpreta a clone número 8 de Ripley. É uma personagem mais sombria, que fica entre sua humanidade e seu código genético alien. Aliás a atriz só concordou em voltar para a franquia após receber um cachê milionário. Também acabou se tornando produtora executiva. O filme, como disse, ficou melhor nessa revisão. Gostei e me diverti. Talvez na época em que vi pela primeira vez a enxurrada de críticas negativas tenham influenciado para pior minha opinião. Hoje já revejo tudo com mais boa vontade. Com isso a diversão de fato ficou garantida.
Alien - A Ressurreição (Alien Resurrection, Estados Unidos, 1997) Direçao: Jean-Pierre Jeunet / Roteiro: Joss Whedon / Elenco: Sigourney Weaver, Winona Ryder, Dominique Pinon, Ron Perlman / Sinopse: A companhia espacial consegue produzir um clone da Tenente Ripley, 200 anos após sua morte. A intenção é trazer de volta à vida também o alien que infectava seu organismo. A experiência de retorno é um sucesso, mas tudo logo sai do controle quando as criaturas conseguem fugir do laboratório de uma nave espacial onde os experimentos estão sendo realizados.
Pablo Aluísio.
domingo, 2 de junho de 2019
Rocketman
O filme do Queen abriu as portas dos estúdios para esse tipo de filme. Cinebiografias de cantores famosos, principalmente nas décadas de 70 e 80. Um tipo de marketing de nostalgia que parecia perfeito. O resultado comercial desse filme sobre Elton John porém tem sido morno. Nada comparável ao sucesso do filme enfocando Mercury e seus colegas de banda. O público provavelmente torceu o nariz para a proposta desse roteiro, que tencionava contar a história de Elton John ao mesmo tempo em que transformaria os momentos importantes de sua vida em bem elaboradas coreografias musicais, bem ao estilo da velha escola, da Broadway.
Esse talvez seja o ponto mais vulnerável do filme. Nem todos vão comprar a ideia de, por exemplo, saber mais sobre a infância do cantor através de um garotinho vestido de aluno, dançando ao lado de seus pais em plena rua de um subúrbio londrino da década de 1950. Particularmente não me incomodei com isso, aceitei a proposta do filme, mas claro, muita gente achou fora de foco. Até porque o roteiro realmente não se decide se é um drama convencional ou um musical filmado da Broadway.
O ator que interpreta Elton John, chamado Taron Egerton, é muito bom, porém é mais alto e mais esquio do que o Elton John do mundo real. Assim mesmo fantasiado com todas aquelas fantasias espalhafatosas dele, nem sempre consegue convencer de que estamos vendo Elton John na tela. Por fim e não menos importante: o que novamente salva o filme, o redime completamente, é a excelente trilha sonora, cheia de sucessos do passado. A trilha é excelente, mas devo dizer que não completa. Esqueceram de "Nikita" e outros sucessos. Mesmo assim, no saldo final, é um bom filme. Tem seus erros e desacertos, porém no final agrada.
Rocketman (Estados Unidos, Inglaterra, 2019) Direção: Dexter Fletcher / Roteiro: Lee Hall / Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, Bryce Dallas Howard / Sinopse: O filme se propõe a contar a história do cantor e compositor Elton John. Através de sua música, cenas mais dramáticas e coreografias em sequências musicais, somos apresentados à obra e a vida desse artista inglês.
Pablo Aluísio.
Esse talvez seja o ponto mais vulnerável do filme. Nem todos vão comprar a ideia de, por exemplo, saber mais sobre a infância do cantor através de um garotinho vestido de aluno, dançando ao lado de seus pais em plena rua de um subúrbio londrino da década de 1950. Particularmente não me incomodei com isso, aceitei a proposta do filme, mas claro, muita gente achou fora de foco. Até porque o roteiro realmente não se decide se é um drama convencional ou um musical filmado da Broadway.
O ator que interpreta Elton John, chamado Taron Egerton, é muito bom, porém é mais alto e mais esquio do que o Elton John do mundo real. Assim mesmo fantasiado com todas aquelas fantasias espalhafatosas dele, nem sempre consegue convencer de que estamos vendo Elton John na tela. Por fim e não menos importante: o que novamente salva o filme, o redime completamente, é a excelente trilha sonora, cheia de sucessos do passado. A trilha é excelente, mas devo dizer que não completa. Esqueceram de "Nikita" e outros sucessos. Mesmo assim, no saldo final, é um bom filme. Tem seus erros e desacertos, porém no final agrada.
Rocketman (Estados Unidos, Inglaterra, 2019) Direção: Dexter Fletcher / Roteiro: Lee Hall / Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Richard Madden, Bryce Dallas Howard / Sinopse: O filme se propõe a contar a história do cantor e compositor Elton John. Através de sua música, cenas mais dramáticas e coreografias em sequências musicais, somos apresentados à obra e a vida desse artista inglês.
Pablo Aluísio.
White Boy Rick
A história desse filme é baseada em fatos reais. Nos anos 1980 um jovem de classe média baixa acaba se envolvendo com a criminalidade, com o tráfico de drogas. O pai Richard Wershe Sr. (Matthew McConaughey) tenta sobreviver um dia de cada vez. Pobre, desempregado e sem escolaridade, ele precisa se virar. Para isso vai em feiras de armas e compra as pechinchas, tudo de forma legal. Depois as revende nas ruas, geralmente para membros de gangues formadas por jovens negros. Isso vale para a sua subsistência. O filho Rick Wershe Jr. (Richie Merritt) decide ir além. Ele se torna amigo de garotos negros de sua idade. Pessoas que conhece desde sempre. Eles vivem de pequenos crimes pelo bairro. Em pouco tempo começa a traficar drogas e se dá muito bem (pelo menos financeiramente).
Pela pouca idade (tinha 17 anos na época) começa também a entrar em um jogo perigoso, pois se torna informante não oficial do FBI, ajudando a revelar crimes para os policiais. Claro, isso coloca sua vida em risco. Em pouco tempo também vira alvo. O filme tem um estilo realista que me lembrou bastante filmes policiais do passado, principalmente os produzidos na década de 1970. Como se trata de uma história real o roteiro e a direção optaram por uma visão fria daquele mundo, um jovem branco, pobre, que acaba indo para o lado da criminalidade, até porque ele parece não ter muitas opções A cidade onde mora é um centro industrial decadente, sem empregos e sem esperanças. O pai vive de pequenos delitos. Então dar um passo rumo ao tráfico de drogas se torna algo natural a se fazer. Só que ele acabou pagando bem caro por essa escolha.
White Boy Rick (Estados Unidos, 2018) Direção: Yann Demange / Roteiro: Andy Weiss, Logan Miller / Elenco: Matthew McConaughey, Richie Merritt, Bel Powley, Jennifer Jason Leigh / Sinopse: Durante a década de 1980 pai e filho tentam sobreviver numa cidade sem empregos e sem esperança. O velho Richard Wershe Sr. (Matthew McConaughey) vende armas compradas legalmente nas ruas, geralmente para criminosos negros. O filho Rick Wershe Jr. (Richie Merritt) acaba se transformando em um traficante de drogas juvenil, ao mesmo tempo em que faz serviços informais de informante para agentes do FBI.
Pablo Aluísio.
Pela pouca idade (tinha 17 anos na época) começa também a entrar em um jogo perigoso, pois se torna informante não oficial do FBI, ajudando a revelar crimes para os policiais. Claro, isso coloca sua vida em risco. Em pouco tempo também vira alvo. O filme tem um estilo realista que me lembrou bastante filmes policiais do passado, principalmente os produzidos na década de 1970. Como se trata de uma história real o roteiro e a direção optaram por uma visão fria daquele mundo, um jovem branco, pobre, que acaba indo para o lado da criminalidade, até porque ele parece não ter muitas opções A cidade onde mora é um centro industrial decadente, sem empregos e sem esperanças. O pai vive de pequenos delitos. Então dar um passo rumo ao tráfico de drogas se torna algo natural a se fazer. Só que ele acabou pagando bem caro por essa escolha.
White Boy Rick (Estados Unidos, 2018) Direção: Yann Demange / Roteiro: Andy Weiss, Logan Miller / Elenco: Matthew McConaughey, Richie Merritt, Bel Powley, Jennifer Jason Leigh / Sinopse: Durante a década de 1980 pai e filho tentam sobreviver numa cidade sem empregos e sem esperança. O velho Richard Wershe Sr. (Matthew McConaughey) vende armas compradas legalmente nas ruas, geralmente para criminosos negros. O filho Rick Wershe Jr. (Richie Merritt) acaba se transformando em um traficante de drogas juvenil, ao mesmo tempo em que faz serviços informais de informante para agentes do FBI.
Pablo Aluísio.
sábado, 1 de junho de 2019
No Portal da Eternidade
O final da vida do pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe) não foi feliz. Ele estava solitário, pobre e entregue ao alcoolismo. Como se tudo isso não fosse ruim o bastante ele começou também a apresentar sinais de que estava perdendo a sanidade. Via sombras e figuras em sua mente, ouvia vozes. Vivendo em pequenas cidades do sul da França, ele buscava refúgio justamente em sua arte. O roteiro desse excelente filme explora justamente esses momentos finais de sua vida. Assim voltamos no tempo para encontrar esse gênio completamente abandonado em sua época. Nunca teve o devido reconhecimento em vida e jamais conseguiu vender um só quadro de sua coleção. Até mesmo donos dos bares mais deploráveis se recusavam a expor seus quadros em suas paredes. Era uma situação bem desanimadora para qualquer artista.
Porém a despeito de todo o fracasso comercial, mesmo com as críticas que lhe eram feitas pessoalmente, de pessoas que não entendiam de arte e que diziam que seus quadros eram feios, ele seguiu em frente. Há uma cena muito bem elaborada de uma conversação entre van Gogh e um padre interpretado pelo ator Mads Mikkelsen que retrata bem isso. Muito sutilmente o sacerdote pergunta ao pintor se ele se considerava mesmo um homem de talento, uma vez que ele pessoalmente não achava grande coisa de suas obras. A conversa devassa o espírito de Van Cogh que sai dali com uma semente de dúvida sobre suas próprias qualidades como pintor. Algo para desabar qualquer um que tente vencer na vida como artista.
O roteiro do filme aliás é muito bem escrito, procurando captar um pouco da natureza que inspirou van Gogh em sua vida ao mesmo tempo que tece nuances sobre aspectos de sua conturbada vida pessoal. O famoso episódio em que ele, em um acesso de loucura, cortou sua própria orelha é sutilmente desenvolvida no enredo. Até mesmo detalhes de sua morte que nunca foram esclarecidas direito se tornam pano de fundo para a obra desse grande homem das artes. Some tudo isso à brilhante atuação do ator Willem Dafoe e você terá sem dúvida um grande filme. Um dos melhores já feitos sobre esse pintor.
No Portal da Eternidade (At Eternity's Gate, França, Inglaterra, Estados Unidos, 2018) Direção: Julian Schnabel / Roteiro: Jean-Claude Carrière, Julian Schnabel / Elenco: Willem Dafoe, Rupert Friend, Oscar Isaac, Mads Mikkelsen / Sinopse: O filme retrata os últimos meses de vida do pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe). Vivendo uma vida de cão, pobre e abandonado, ele tenta encontrar alguma felicidade em sua arte. Com a ajuda do irmão Theo van Gogh (Rupert Friend) e do amigo, também pintor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), ele tenta sobreviver um dia de cada vez. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Willem Dafoe).
Pablo Aluísio.
Porém a despeito de todo o fracasso comercial, mesmo com as críticas que lhe eram feitas pessoalmente, de pessoas que não entendiam de arte e que diziam que seus quadros eram feios, ele seguiu em frente. Há uma cena muito bem elaborada de uma conversação entre van Gogh e um padre interpretado pelo ator Mads Mikkelsen que retrata bem isso. Muito sutilmente o sacerdote pergunta ao pintor se ele se considerava mesmo um homem de talento, uma vez que ele pessoalmente não achava grande coisa de suas obras. A conversa devassa o espírito de Van Cogh que sai dali com uma semente de dúvida sobre suas próprias qualidades como pintor. Algo para desabar qualquer um que tente vencer na vida como artista.
O roteiro do filme aliás é muito bem escrito, procurando captar um pouco da natureza que inspirou van Gogh em sua vida ao mesmo tempo que tece nuances sobre aspectos de sua conturbada vida pessoal. O famoso episódio em que ele, em um acesso de loucura, cortou sua própria orelha é sutilmente desenvolvida no enredo. Até mesmo detalhes de sua morte que nunca foram esclarecidas direito se tornam pano de fundo para a obra desse grande homem das artes. Some tudo isso à brilhante atuação do ator Willem Dafoe e você terá sem dúvida um grande filme. Um dos melhores já feitos sobre esse pintor.
No Portal da Eternidade (At Eternity's Gate, França, Inglaterra, Estados Unidos, 2018) Direção: Julian Schnabel / Roteiro: Jean-Claude Carrière, Julian Schnabel / Elenco: Willem Dafoe, Rupert Friend, Oscar Isaac, Mads Mikkelsen / Sinopse: O filme retrata os últimos meses de vida do pintor Vincent van Gogh (Willem Dafoe). Vivendo uma vida de cão, pobre e abandonado, ele tenta encontrar alguma felicidade em sua arte. Com a ajuda do irmão Theo van Gogh (Rupert Friend) e do amigo, também pintor, Paul Gauguin (Oscar Isaac), ele tenta sobreviver um dia de cada vez. Filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro na categoria de Melhor Ator (Willem Dafoe).
Pablo Aluísio.
A Morte Te Dá Parabéns 2
O primeiro filme não foi grande coisa, porém rendeu o suficiente para que os produtores investissem nessa sequência. Coisas do mercado cinematográfico. A premissa segue sendo basicamente a mesma, quando uma jovem garota universitária se vê diante de um loop temporal em sua vida. A consequência é que ela sempre acorda no dia de seu aniversário. O pior é que no final desse mesmo dia ela sempre é morta por um serial killer mascarado. Ok, repetir o primeiro filme seria muito cansativo. Aliás o primeiro filme é mesmo cansativo em certos momentos. Para mudar um pouco eles decidiram inovar, expandir um pouco esse roteiro, trazendo agora as explicações do porquê disso sempre acontecer com a protagonista.
E aí, meus caros, o meio de campo enrola. Há uma explicação meio pífia de que tudo estaria acontecendo em razão de experimentos de física quântica feitas no laboratório da universidade por um bando de nerds. A mocinha então precisa se aliar a esses caras para finalmente se ver livre desse inferno de repetição temporal. Quem assistiu ao último filme dos Vingadores e a animação do Homem-Aranha que lida com universos paralelos, saltos no tempo, etc, vai sentir um certo cheirinho de imitação no ar. Não é para menos. Hollywood parece embarcar de tempos em tempos em certos argumentos e os repete à exaustão numa série de filmes. No mais, nenhuma grande novidade. O roteiro segue uma fórmula que vem sendo utilizada desde os anos 80, com jovens bonitos sendo mortos por assassinos mascarados (olha o exemplo de "Sexta-Feira 13" por aí). Enfim, uma continuação um tanto desnecessária que tenta complicar o que por si deveria ser simples. Filmes de terror não combinam muito bem com física de universos paralelos, essa é a principal conclusão que chegamos após assistirmos a esse novo terrorzinho teen.
A Morte Te Dá Parabéns 2 (Happy Death Day 2U, Estados Unidos, 2019) Direção: Christopher Landon / Roteiro: Christopher Landon, Scott Lobdell / Elenco: Jessica Rothe, Israel Broussard, Phi Vu / Sinopse: A loirinha Tree Gelbman (Jessica Rothe) está de volta oa mesmo loop temporal do primeiro filme. Assim ela acorda todos os dias em seu aniversário e em todos eles é morta pelo assassino da máscara de bebezinho. Agora ela se une a um bando de nerds da universidade para achar uma saída desse inferno pessoal.
Pablo Aluísio.
E aí, meus caros, o meio de campo enrola. Há uma explicação meio pífia de que tudo estaria acontecendo em razão de experimentos de física quântica feitas no laboratório da universidade por um bando de nerds. A mocinha então precisa se aliar a esses caras para finalmente se ver livre desse inferno de repetição temporal. Quem assistiu ao último filme dos Vingadores e a animação do Homem-Aranha que lida com universos paralelos, saltos no tempo, etc, vai sentir um certo cheirinho de imitação no ar. Não é para menos. Hollywood parece embarcar de tempos em tempos em certos argumentos e os repete à exaustão numa série de filmes. No mais, nenhuma grande novidade. O roteiro segue uma fórmula que vem sendo utilizada desde os anos 80, com jovens bonitos sendo mortos por assassinos mascarados (olha o exemplo de "Sexta-Feira 13" por aí). Enfim, uma continuação um tanto desnecessária que tenta complicar o que por si deveria ser simples. Filmes de terror não combinam muito bem com física de universos paralelos, essa é a principal conclusão que chegamos após assistirmos a esse novo terrorzinho teen.
A Morte Te Dá Parabéns 2 (Happy Death Day 2U, Estados Unidos, 2019) Direção: Christopher Landon / Roteiro: Christopher Landon, Scott Lobdell / Elenco: Jessica Rothe, Israel Broussard, Phi Vu / Sinopse: A loirinha Tree Gelbman (Jessica Rothe) está de volta oa mesmo loop temporal do primeiro filme. Assim ela acorda todos os dias em seu aniversário e em todos eles é morta pelo assassino da máscara de bebezinho. Agora ela se une a um bando de nerds da universidade para achar uma saída desse inferno pessoal.
Pablo Aluísio.
sábado, 25 de maio de 2019
As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 10
Uma estrela em Hollywood - A primeira grande chance de se tornar uma estrela para Marilyn Monroe apareceu em 1953 quando ela foi escalada para atuar em "Gentlemen Prefer Blondes" que no Brasil recebeu o título de "Os Homens Preferem as Loiras". Era uma comédia musical dirigida pelo excepcional cineasta Howard Hawks. O filme seria estrelado pela star Jane Russell e Marilyn estaria no enredo como uma espécie de escada para ela. Pelo menos foi isso que o estúdio disse a Monroe. Por baixo dos panos havia uma clara tentativa da Fox em testar a atriz para saber se ela poderia se tornar um novo chamariz de bilheteria para suas produções. O fato é que Marilyn conseguiu se tornar uma celebridade fora das telas, mesmo tendo participado na maioria das vezes como mera coadjuvante por anos e anos. Sem grandes chances nos filmes a atriz começou então uma bem sucedida campanha pessoal de auto promoção, se tornando amiga de jornalistas e produtores influentes, dando entrevistas, abrindo aspectos de sua vida pessoal e aparecendo em jornais, revistas e eventos promocionais.
O aparente desinteresse da Fox escondia uma pretensão bem mais ousada. Marilyn aos poucos foi percebendo que o estúdio finalmente parecia acreditar nela. Infelizmente isso não se refletia em seu salário que praticamente continuou o mesmo. Sua colega Jane Russell receberia quase vinte vezes mais do que ela pela atuação no filme. Isso logo chamou a atenção da imprensa e Marilyn resolveu brincar um pouco com a situação fazendo piada com o título do filme. A um jornalista amigo declarou: "Bom, eu deveria ganhar o mesmo que Jane, não acha? Até porque eu sou a loira do filme e ele se chama Os Homens Preferem as Loiras!". Depois disso arregalou seus grandes olhos azuis para a câmera, numa pose engraçada. Na verdade Marilyn iria provar no set de filmagens que ela tinha um maravilhoso timing para comédias e enredos engraçados, algo que ela não demonstrava tanto em dramas ou filmes mais melodramáticos. Em pouco tempo esse seu talento pelo cômico iria despertar a atenção da Fox que entenderia que finalmente havia descoberto o grande filão para explorar comercialmente o talento daquela loira. Dali em diante Marilyn seria escalada para brilhar em comédias românticas musicais.
Outro fato chamou bastante a atenção em Hollywood. Assim que o projeto do filme foi anunciado muitos entenderam que as duas atrizes não iriam se dar bem no set. Era um tanto tradicional haver brigas em filmes que fossem coestrelado por duas atrizes. Geralmente uma tentava superar a outra, querendo roubar o filme para si, e isso terminava em longas brigas nos sets de filmagens. As colunas de fofocas da época esperavam por enormes brigas envolvendo Marilyn e Jane, mas no final das contas acabaram se decepcionando. Ao contrário do que muitos aguardavam Monroe se deu muito bem com Jane Russell. Ambas ficaram até mesmo bastante amigas durante as filmagens. Uma apoiando a outra, dando sugestões. Isso para Marilyn era mais do que bem-vindo. Sua insegurança nas filmagens era notória dentro do estúdio. Ela sempre ficava apavorada antes de entrar em cena. Contar com um ombro amigo atrás e na frente das câmeras foi algo maravilhoso para ela. Em troca ofereceu uma amizade sincera e muito carinhosa para com Jane. Essa amizade parece ter trazido muito para o resultado final da película.
"Gentlemen Prefer Blondes" custou relativamente barato pois foi quase que todo rodado em estúdio em Los Angeles. Assim que chegou nas telas de cinema se tornou um sucesso de público e crítica. Também pudera, o roteiro era deliciosamente divertido com ótima trilha sonora e números musicais extremamente bem realizados. O papel de Marilyn foi um dos mais caricatos de sua carreira, o que não significa que tenha sido ruim, muito pelo contrário, foi excelente, captando um lado de comediante na atriz que pouca gente conhecia. Para não fazer feio nos números musicais Marilyn tomou aulas de canto e dança com o departamento de arte da Fox. Uma das primeiras regras que teria que cumprir era ser disciplinada e pontual nas aulas, algo que ela conseguiu a duras penas pois chegar na hora marcada era um problema e tanto para ela, sempre. Algo que iria piorar muitos nos anos seguintes. De qualquer maneira como almejava muito ser uma estrela de sucesso, Marilyn por essa época adotou o estilo "garota boazinha e obediente". Mal sabia a Fox no que estava se metendo.
Pablo Aluísio.
O aparente desinteresse da Fox escondia uma pretensão bem mais ousada. Marilyn aos poucos foi percebendo que o estúdio finalmente parecia acreditar nela. Infelizmente isso não se refletia em seu salário que praticamente continuou o mesmo. Sua colega Jane Russell receberia quase vinte vezes mais do que ela pela atuação no filme. Isso logo chamou a atenção da imprensa e Marilyn resolveu brincar um pouco com a situação fazendo piada com o título do filme. A um jornalista amigo declarou: "Bom, eu deveria ganhar o mesmo que Jane, não acha? Até porque eu sou a loira do filme e ele se chama Os Homens Preferem as Loiras!". Depois disso arregalou seus grandes olhos azuis para a câmera, numa pose engraçada. Na verdade Marilyn iria provar no set de filmagens que ela tinha um maravilhoso timing para comédias e enredos engraçados, algo que ela não demonstrava tanto em dramas ou filmes mais melodramáticos. Em pouco tempo esse seu talento pelo cômico iria despertar a atenção da Fox que entenderia que finalmente havia descoberto o grande filão para explorar comercialmente o talento daquela loira. Dali em diante Marilyn seria escalada para brilhar em comédias românticas musicais.
Outro fato chamou bastante a atenção em Hollywood. Assim que o projeto do filme foi anunciado muitos entenderam que as duas atrizes não iriam se dar bem no set. Era um tanto tradicional haver brigas em filmes que fossem coestrelado por duas atrizes. Geralmente uma tentava superar a outra, querendo roubar o filme para si, e isso terminava em longas brigas nos sets de filmagens. As colunas de fofocas da época esperavam por enormes brigas envolvendo Marilyn e Jane, mas no final das contas acabaram se decepcionando. Ao contrário do que muitos aguardavam Monroe se deu muito bem com Jane Russell. Ambas ficaram até mesmo bastante amigas durante as filmagens. Uma apoiando a outra, dando sugestões. Isso para Marilyn era mais do que bem-vindo. Sua insegurança nas filmagens era notória dentro do estúdio. Ela sempre ficava apavorada antes de entrar em cena. Contar com um ombro amigo atrás e na frente das câmeras foi algo maravilhoso para ela. Em troca ofereceu uma amizade sincera e muito carinhosa para com Jane. Essa amizade parece ter trazido muito para o resultado final da película.
"Gentlemen Prefer Blondes" custou relativamente barato pois foi quase que todo rodado em estúdio em Los Angeles. Assim que chegou nas telas de cinema se tornou um sucesso de público e crítica. Também pudera, o roteiro era deliciosamente divertido com ótima trilha sonora e números musicais extremamente bem realizados. O papel de Marilyn foi um dos mais caricatos de sua carreira, o que não significa que tenha sido ruim, muito pelo contrário, foi excelente, captando um lado de comediante na atriz que pouca gente conhecia. Para não fazer feio nos números musicais Marilyn tomou aulas de canto e dança com o departamento de arte da Fox. Uma das primeiras regras que teria que cumprir era ser disciplinada e pontual nas aulas, algo que ela conseguiu a duras penas pois chegar na hora marcada era um problema e tanto para ela, sempre. Algo que iria piorar muitos nos anos seguintes. De qualquer maneira como almejava muito ser uma estrela de sucesso, Marilyn por essa época adotou o estilo "garota boazinha e obediente". Mal sabia a Fox no que estava se metendo.
Pablo Aluísio.
As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 9
Marilyn Monroe e os desajustados - Quando John Huston anunciou que iria dirigir "Os Desajustados" ele disse com euforia que iria fazer "O máximo em cinema!". Para isso o estúdio não mediu esforços e contratou além de Marilyn Monroe, a atriz mais popular do mundo naquela época, dois outros ícones da sétima arte, Clark Gable e Montgomery Clift. Com o próprio nome indicava, o roteiro (escrito pelo marido de Marilyn, Arthur Miller) mostrava um grupo de personagens perdidos na sua existência, tentando encontrar uma razão para viver, um sentido para a vida.
Quando o filme começou a ser rodado nos desertos de Nevada e Califórnia, John Huston percebeu que não, esse não seria o seu melhor filme. Como sempre Marilyn causou problemas. Não chegava na hora certa, não decorava suas falas e tinha ataques de Pânico. Pior do que isso, ele criou uma inimizade, uma raiva irracional contra o ator Clark Gable. O galã veterano já não tinha idade para segurar uma barra daquelas. Era muito stress para ele naquele momento de sua vida.
Estranhamente após a morte de Gable, poucos meses depois do filme ficar pronto, a própria Marilyn confessaria que estava se vingando da figura de seu pai ausente ao tratar mal o velho ator. Acontece que Marilyn associou sua imagem à do próprio pai, que para ela era desconhecido, pois sua mãe jamais conseguiu contar a Marilyn quem era o seu pai verdadeiro. Numa crise que apenas Freud poderia explicar perfeitamente, Marilyn resolveu tratar mal Gable, que no final das contas não tinha nada a ver com seus traumas e complexos de infância.
Nunca é demais lembrar que Marilyn Monroe havia entrado numa espécie de frenesi com psicólogos e analistas de Los Angeles, o que a tornou mais confusa ainda do que já era, segundo disse Billy Wilder. Assim Marilyn indiretamente boicotou o filme que mesmo com todas as dificuldades seria o seu último a ser terminado e lançado nos cinemas. Talvez por vingança ou talvez por pura maldade, o diretor John Huston encaixou uma cena gratuita onde Marilyn ficava jogando pingue pongue, rebolando da forma mais vulgar. Era uma cena desnecessária, mas que para Huston demonstrava que Marilyn era acima de tudo uma "boneca do sexo".
Os Desajustados (The Misfits, EUA, 1960) Direção de John Huston / Elenco: Clark Gable, Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Thelma Ritter, Eli Wallach / Sinopse: Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma mulher sensível, que está se divorciando. Gay Langland (Clark Gable) e um cowboy frio, que passou a vida pegando cavalos e conquistando mulheres divorciadas. Ela não aceita a captura de cavalos selvagens para virarem comida de cachorro, enquanto que ele não haveria nada demais naquilo. No meio de tantos conflitos, nasce uma paixão entre os dois.
Pablo Aluísio.
Quando o filme começou a ser rodado nos desertos de Nevada e Califórnia, John Huston percebeu que não, esse não seria o seu melhor filme. Como sempre Marilyn causou problemas. Não chegava na hora certa, não decorava suas falas e tinha ataques de Pânico. Pior do que isso, ele criou uma inimizade, uma raiva irracional contra o ator Clark Gable. O galã veterano já não tinha idade para segurar uma barra daquelas. Era muito stress para ele naquele momento de sua vida.
Estranhamente após a morte de Gable, poucos meses depois do filme ficar pronto, a própria Marilyn confessaria que estava se vingando da figura de seu pai ausente ao tratar mal o velho ator. Acontece que Marilyn associou sua imagem à do próprio pai, que para ela era desconhecido, pois sua mãe jamais conseguiu contar a Marilyn quem era o seu pai verdadeiro. Numa crise que apenas Freud poderia explicar perfeitamente, Marilyn resolveu tratar mal Gable, que no final das contas não tinha nada a ver com seus traumas e complexos de infância.
Nunca é demais lembrar que Marilyn Monroe havia entrado numa espécie de frenesi com psicólogos e analistas de Los Angeles, o que a tornou mais confusa ainda do que já era, segundo disse Billy Wilder. Assim Marilyn indiretamente boicotou o filme que mesmo com todas as dificuldades seria o seu último a ser terminado e lançado nos cinemas. Talvez por vingança ou talvez por pura maldade, o diretor John Huston encaixou uma cena gratuita onde Marilyn ficava jogando pingue pongue, rebolando da forma mais vulgar. Era uma cena desnecessária, mas que para Huston demonstrava que Marilyn era acima de tudo uma "boneca do sexo".
Os Desajustados (The Misfits, EUA, 1960) Direção de John Huston / Elenco: Clark Gable, Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Thelma Ritter, Eli Wallach / Sinopse: Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma mulher sensível, que está se divorciando. Gay Langland (Clark Gable) e um cowboy frio, que passou a vida pegando cavalos e conquistando mulheres divorciadas. Ela não aceita a captura de cavalos selvagens para virarem comida de cachorro, enquanto que ele não haveria nada demais naquilo. No meio de tantos conflitos, nasce uma paixão entre os dois.
Pablo Aluísio.
sexta-feira, 24 de maio de 2019
As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 8
O casamento italiano de Marilyn Monroe - O casamento de Marilyn Monroe com o astro do esporte americano Joe DiMaggio estava fadado ao fracasso desde o começo. Eles se conheceram por acaso quando Marilyn foi contratada para fazer uma peça publicitária em um campo de beisebol. Embora Joe fosse nacionalmente conhecido pelos fãs do esporte mais popular da América, Marilyn não tinha a menor ideia de quem ele era e por isso não lhe deu muita bola quando apertaram as mãos pela primeira vez. O primeiro encontro, como se pode perceber, não causou qualquer efeito sobre ela, mas DiMaggio ficou perdidamente apaixonado por ela, um caso típico de amor à primeira vista. Ele tinha que ver aquela garota novamente. Isso porém iria demorar um pouco pois Marilyn tinha outros interesses. Ela na verdade tinha que se desdobrar com os inúmeros amantes ocasionais, namorados fugazes e flertes casuais que cultivava por onde andava. Seu empresário porém alertou para Marilyn que um romance com Joe DiMaggio iria trazer boa publicidade para sua carreira nos jornais e assim ela resolveu dar uma chance a ele, um encontro foi marcado e o casal saiu para jantar junto em uma cantina tipicamente italiana.
Marilyn porém não continuou impressionada por ele. Na verdade o esportista tinha pouco a trazer para Marilyn, além da já mencionada publicidade na imprensa. Ele não era particularmente culto e nem estava interessado nas mesmas coisas que a atriz. Não era conhecedor do mundo do cinema e nem tampouco tinha interesse em qualquer tipo de arte (no máximo era um fã de faroestes, mas nada muito além disso). Meio a contragosto ela levou o breve namorico em frente, tudo meio ao estilo "chove não molha". Ao mesmo tempo que saía com DiMaggio, Marilyn continuava a manter seus outros namorados. O que fez Marilyn mudar seu modo de agir com o jogador aposentado foi sua extrema dedicação a ela. Não importava o que precisasse, sempre que Marilyn precisava de uma ajuda ela pedia a Joe que lhe ajudasse. E ele jamais vacilava quando era chamado. Assim foi nascendo uma cumplicidade que jamais acabou, mesmo quando se separaram alguns anos depois. De fato Joe era extremamente devotado a ela, muitas vezes abrindo mão de sua própria vida para ir ao socorro de Marilyn, em qualquer situação e em qualquer lugar que sua ajuda fosse necessária (não raro viajava para lugares distantes onde Marilyn filmava, apenas para ficar ao lado dela).
Outro fato que serviu para aproximá-los foi a forte ligação familiar que Joe mantinha com seus parentes. Marilyn, que foi uma garotinha órfã, que não tinha tido muitos laços fraternais e familiares ao longo da vida, valorizava muito esse tipo de coisa. Quando o irmão de Joe foi assassinado numa praia deserta, Marilyn ficou bastante comovida com os sentimentos que Joe demonstrou na ocasião. Marilyn ficou particularmente impressionada com tudo o que viu em seu funeral, com todos os membros da família de Di Maggio reunidos, a missa de corpo presente e tudo mais. Era aquele tipo de aproximação que ela almejava um dia. Embora não fosse apaixonada por Joe ela percebeu que ele poderia ser um bom pai de família. Ora, seu sonho sempre foi ter uma bela família no futuro e Joe parecia ser o homem ideal para isso.
Mas havia dois problemas para a realização de seus sonhos. O primeiro era que, como iria descobrir com os anos, Marilyn jamais poderia ter filhos. Na juventude ela realizou um aborto que foi muito complicado em termos médicos. Após o procedimento realizado ela ficou impossibilitada de um dia vir a se tornar mãe. Embora tenha ficado grávida algumas vezes, nada seguiu em frente. Invariavelmente Marilyn acabava perdendo seus filhos por causa de uma sucessão de gravidezes mal sucedidas e dolorosas, tanto do ponto de vista físico como emocional. O outro problema insuperável para ter um relacionamento feliz com Di Maggio vinha da própria personalidade dele. Joe era da velha escola, um sujeito machista, que desejava que Marilyn abandonasse a profissão para ser apenas dona de casa. Verdade seja dita, durante um pequeno período de sua vida Marilyn até tentou... mas era impossível trocar Hollywood pela cozinha da casa do marido. Não havia possibilidade. A vida, para Marilyn, era algo mais, uma oportunidade única de tornar sonhos em realidade. Passar o dia inteiro enfurnada na cozinha fazendo bolos e doces para o maridão era algo impensável para ela, algo simplesmente insuportável. Assim, como era de se esperar, o casamento de Marilyn logo chegou ao fim. Eram pessoas diferentes demais para uma união assim dar certo por muito tempo.
Pablo Aluísio.
Marilyn porém não continuou impressionada por ele. Na verdade o esportista tinha pouco a trazer para Marilyn, além da já mencionada publicidade na imprensa. Ele não era particularmente culto e nem estava interessado nas mesmas coisas que a atriz. Não era conhecedor do mundo do cinema e nem tampouco tinha interesse em qualquer tipo de arte (no máximo era um fã de faroestes, mas nada muito além disso). Meio a contragosto ela levou o breve namorico em frente, tudo meio ao estilo "chove não molha". Ao mesmo tempo que saía com DiMaggio, Marilyn continuava a manter seus outros namorados. O que fez Marilyn mudar seu modo de agir com o jogador aposentado foi sua extrema dedicação a ela. Não importava o que precisasse, sempre que Marilyn precisava de uma ajuda ela pedia a Joe que lhe ajudasse. E ele jamais vacilava quando era chamado. Assim foi nascendo uma cumplicidade que jamais acabou, mesmo quando se separaram alguns anos depois. De fato Joe era extremamente devotado a ela, muitas vezes abrindo mão de sua própria vida para ir ao socorro de Marilyn, em qualquer situação e em qualquer lugar que sua ajuda fosse necessária (não raro viajava para lugares distantes onde Marilyn filmava, apenas para ficar ao lado dela).
Outro fato que serviu para aproximá-los foi a forte ligação familiar que Joe mantinha com seus parentes. Marilyn, que foi uma garotinha órfã, que não tinha tido muitos laços fraternais e familiares ao longo da vida, valorizava muito esse tipo de coisa. Quando o irmão de Joe foi assassinado numa praia deserta, Marilyn ficou bastante comovida com os sentimentos que Joe demonstrou na ocasião. Marilyn ficou particularmente impressionada com tudo o que viu em seu funeral, com todos os membros da família de Di Maggio reunidos, a missa de corpo presente e tudo mais. Era aquele tipo de aproximação que ela almejava um dia. Embora não fosse apaixonada por Joe ela percebeu que ele poderia ser um bom pai de família. Ora, seu sonho sempre foi ter uma bela família no futuro e Joe parecia ser o homem ideal para isso.
Mas havia dois problemas para a realização de seus sonhos. O primeiro era que, como iria descobrir com os anos, Marilyn jamais poderia ter filhos. Na juventude ela realizou um aborto que foi muito complicado em termos médicos. Após o procedimento realizado ela ficou impossibilitada de um dia vir a se tornar mãe. Embora tenha ficado grávida algumas vezes, nada seguiu em frente. Invariavelmente Marilyn acabava perdendo seus filhos por causa de uma sucessão de gravidezes mal sucedidas e dolorosas, tanto do ponto de vista físico como emocional. O outro problema insuperável para ter um relacionamento feliz com Di Maggio vinha da própria personalidade dele. Joe era da velha escola, um sujeito machista, que desejava que Marilyn abandonasse a profissão para ser apenas dona de casa. Verdade seja dita, durante um pequeno período de sua vida Marilyn até tentou... mas era impossível trocar Hollywood pela cozinha da casa do marido. Não havia possibilidade. A vida, para Marilyn, era algo mais, uma oportunidade única de tornar sonhos em realidade. Passar o dia inteiro enfurnada na cozinha fazendo bolos e doces para o maridão era algo impensável para ela, algo simplesmente insuportável. Assim, como era de se esperar, o casamento de Marilyn logo chegou ao fim. Eram pessoas diferentes demais para uma união assim dar certo por muito tempo.
Pablo Aluísio.
As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 7
As noites de solidão - O sucesso de "Os Homens Preferem as Loiras" elevou Marilyn Monroe ao time das grandes atrizes de Hollywood. De repente a jovem aspirante que estava sempre implorando por papéis insignificantes havia sido catapultada para o grupo de elite do elenco da Fox. Com o sucesso veio também a pressão. Marilyn era agora nome certo nas listas das principais festas e premiações da indústria do cinema. Além disso veio junto também toda a repercussão na mídia, nas revistas de cinema, de moda e nos ensaios de publicidade. Marilyn, no fundo apenas uma jovem garota que mal conseguia organizar os aspectos mais simples de sua vida, tinha agora que se manter na linha, comparecer a todos os eventos, sempre surgindo com a melhor imagem possível. Por essa época a Fox incentivava seus astros a se consultarem regularmente com o departamento médico da empresa. O objetivo não era apenas ajudar seu elenco, mas principalmente ficar de olho se todos estavam bem tanto do ponto de vista médico como psicológico.
Nem é preciso ser expert na história de Marilyn para entender que ela deixava muito a desejar nesse último aspecto. Com um histórico de vida muito complicado a atriz vivia em um fio de navalha, tentando se mostrar segura, firme e de bem com a vida em público, enquanto que na vida pessoal as coisas pareciam desmoronar rapidamente. Marilyn tinha um segredo: ela estava se viciando em bolinhas, como eram chamadas as pílulas em Los Angeles durante os anos 50. Para se manter magra, esbelta e atenta com tudo o que acontecia ao redor, Marilyn começou a usar uma enorme série de inibidores de apetite, de estimulantes e soníferos. Era uma roleta russa. Para ficar bonita Marilyn tomava os inibidores. Para ficar sóbria e atenta nos sets de filmagens usava estimulantes e para conseguir dormir depois muitos soníferos. Sua figurinista na Fox sempre ficava surpresa quando Marilyn surgia no estúdio com um saco cheio de comprimidos, de todas as cores e tamanhos.
Esse uso indiscriminado de drogas muitas vezes trazia problemas para a atriz. Ao misturar todos eles com champagne, que Marilyn tomava durante as festas, era criada uma reação que ora a deixava completamente nauseada, ora totalmente bêbada. E quando Marilyn ficava de pileque ela costumava dar vexames em público, ficando super agitada, dando gritinhos e saindo seduzindo despudoradamente todos que encontrava no meio do salão, até mesmo dando em cima de homens casados na frente de suas próprias esposas. Era uma situação delicada. Numa dessas festas aconteceu uma saia justa. Marilyn esbarrou na cantora Billie Holiday. A atriz era grande fã daquela voz e estilo únicos e quis lhe conhecer, mas Billie Holiday a esnobou e o pior, foi extremamente grosseira, chegando ao ponto de lhe chamar de "puta"!
A Fox também logo entendeu que Marilyn não podia ficar muito tempo sem trabalhar pois ela, mais cedo ou mais tarde, se envolveria em confusões na sua vida pessoal. Assim o estúdio a escalou para filmar a comédia musical "Como Agarrar um Milionário". O filme seria dirigido por Jean Negulesco e contaria o divertido enredo envolvendo três mulheres interesseiras em busca de maridos ricos. Marilyn dividiria o estrelato com duas outras famosas atrizes: Betty Grable e Lauren Bacall! Eram veteranas, profissionais e muito queridas em Hollywood. Perto delas Marilyn era apenas uma novata de sorte. Será que juntar três estrelas desse naipe em um só filme daria realmente certo? Só o tempo responderia a essa pergunta...
Pablo Aluísio.
Nem é preciso ser expert na história de Marilyn para entender que ela deixava muito a desejar nesse último aspecto. Com um histórico de vida muito complicado a atriz vivia em um fio de navalha, tentando se mostrar segura, firme e de bem com a vida em público, enquanto que na vida pessoal as coisas pareciam desmoronar rapidamente. Marilyn tinha um segredo: ela estava se viciando em bolinhas, como eram chamadas as pílulas em Los Angeles durante os anos 50. Para se manter magra, esbelta e atenta com tudo o que acontecia ao redor, Marilyn começou a usar uma enorme série de inibidores de apetite, de estimulantes e soníferos. Era uma roleta russa. Para ficar bonita Marilyn tomava os inibidores. Para ficar sóbria e atenta nos sets de filmagens usava estimulantes e para conseguir dormir depois muitos soníferos. Sua figurinista na Fox sempre ficava surpresa quando Marilyn surgia no estúdio com um saco cheio de comprimidos, de todas as cores e tamanhos.
Esse uso indiscriminado de drogas muitas vezes trazia problemas para a atriz. Ao misturar todos eles com champagne, que Marilyn tomava durante as festas, era criada uma reação que ora a deixava completamente nauseada, ora totalmente bêbada. E quando Marilyn ficava de pileque ela costumava dar vexames em público, ficando super agitada, dando gritinhos e saindo seduzindo despudoradamente todos que encontrava no meio do salão, até mesmo dando em cima de homens casados na frente de suas próprias esposas. Era uma situação delicada. Numa dessas festas aconteceu uma saia justa. Marilyn esbarrou na cantora Billie Holiday. A atriz era grande fã daquela voz e estilo únicos e quis lhe conhecer, mas Billie Holiday a esnobou e o pior, foi extremamente grosseira, chegando ao ponto de lhe chamar de "puta"!
A Fox também logo entendeu que Marilyn não podia ficar muito tempo sem trabalhar pois ela, mais cedo ou mais tarde, se envolveria em confusões na sua vida pessoal. Assim o estúdio a escalou para filmar a comédia musical "Como Agarrar um Milionário". O filme seria dirigido por Jean Negulesco e contaria o divertido enredo envolvendo três mulheres interesseiras em busca de maridos ricos. Marilyn dividiria o estrelato com duas outras famosas atrizes: Betty Grable e Lauren Bacall! Eram veteranas, profissionais e muito queridas em Hollywood. Perto delas Marilyn era apenas uma novata de sorte. Será que juntar três estrelas desse naipe em um só filme daria realmente certo? Só o tempo responderia a essa pergunta...
Pablo Aluísio.
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