sábado, 25 de maio de 2019

As Vidas de Marilyn Monroe - Parte 9

Marilyn Monroe e os desajustados - Quando John Huston anunciou que iria dirigir "Os Desajustados" ele disse com euforia que iria fazer "O máximo em cinema!". Para isso o estúdio não mediu esforços e contratou além de Marilyn Monroe, a atriz mais popular do mundo naquela época, dois outros ícones da sétima arte, Clark Gable e Montgomery Clift. Com o próprio nome indicava, o roteiro (escrito pelo marido de Marilyn, Arthur Miller) mostrava um grupo de personagens perdidos na sua existência, tentando encontrar uma razão para viver, um sentido para a vida.

Quando o filme começou a ser rodado nos desertos de Nevada e Califórnia, John Huston percebeu que não, esse não seria o seu melhor filme. Como sempre Marilyn causou problemas. Não chegava na hora certa, não decorava suas falas e tinha ataques de Pânico. Pior do que isso, ele criou uma inimizade, uma raiva irracional contra o ator Clark Gable. O galã veterano já não tinha idade para segurar uma barra daquelas. Era muito stress para ele naquele momento de sua vida.

Estranhamente após a morte de Gable, poucos meses depois do filme ficar pronto, a própria Marilyn confessaria que estava se vingando da figura de seu pai ausente ao tratar mal o velho ator. Acontece que Marilyn associou sua imagem à do próprio pai, que para ela era desconhecido, pois sua mãe jamais conseguiu contar a Marilyn quem era o seu pai verdadeiro. Numa crise que apenas Freud poderia explicar perfeitamente, Marilyn resolveu tratar mal Gable, que no final das contas não tinha nada a ver com seus traumas e complexos de infância.

Nunca é demais lembrar que Marilyn Monroe havia entrado numa espécie de frenesi com psicólogos e analistas de Los Angeles, o que a tornou mais confusa ainda do que já era, segundo disse Billy Wilder. Assim Marilyn indiretamente boicotou o filme que mesmo com todas as dificuldades seria o seu último a ser terminado e lançado nos cinemas. Talvez por vingança ou talvez por pura maldade, o diretor John Huston encaixou uma cena gratuita onde Marilyn ficava jogando pingue pongue, rebolando da forma mais vulgar. Era uma cena desnecessária, mas que para Huston demonstrava que Marilyn era acima de tudo uma "boneca do sexo".

Os Desajustados (The Misfits, EUA, 1960) Direção de John Huston / Elenco: Clark Gable, Marilyn Monroe, Montgomery Clift, Thelma Ritter, Eli Wallach / Sinopse: Roslyn Taber (Marilyn Monroe) é uma mulher sensível, que está se divorciando. Gay Langland (Clark Gable) e um cowboy frio, que passou a vida pegando cavalos e conquistando mulheres divorciadas. Ela não aceita a captura de cavalos selvagens para virarem comida de cachorro, enquanto que ele não haveria nada demais naquilo. No meio de tantos conflitos, nasce uma paixão entre os dois.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário