sábado, 9 de fevereiro de 2008
Homem de Ferro
Esse personagem é outro da linha de montagem do Stan Lee. Editor da Marvel, ele acabava sendo creditado como o autor de muitos desses super-heróis, mesmo que na prática isso não fosse necessariamente verdade. Stan Lee era um picareta? Eu prefiro ver sob outro ponto de vista. Digamos que era a mentalidade da época, o jogo que tinha que ser jogado. O pobre desenhista muitas vezes dividia o crédito para ver sua criação ser publicada. Essa era a verdade! Em termos gerais, olhando para o passado, eu sempre conheci o Homem de Ferro. Ainda criança tive um boneco de plástico dele. Depois cheguei a comprar alguns gibis.
Eu sempre achei o Homem de Ferro um personagem meio trágico, um tanto agonizante. Na versão original ele era um homem à beira da morte que sobrevivia por causa de sua armadura. Seu coração estava sempre no fio da navalha e isso me dava um certo sentimento de agonia quando ele enfrentava um personagem forte e poderoso, como o Hulk! Olhando sob esse ponto de vista ele era mesmo o mais vulnerável de todos os personagens da Marvel - que coisa não é mesmo?
Assim como o Batman, também havia uma identidade secreta de um milionário por trás. O Tony Stark era uma versão dos anos 60 do antigo bilionário americano Howard Hughes que morreu louco, cheio de fezes e urina em seu quarto de alto luxo em Las Vegas. Como era muito rico ninguém ousava lhe desafiar. Assim ele foi ficando louco sem que ninguém pudesse ajudar. Pensando assim percebo que o Homem de Ferro da vida real era tão ou mais trágico que o personagem dos gibis da Marvel.
Embora fosse um personagem tão conhecido a verdade é que no Brasil o Homem de Ferro nunca conseguiu trazer altum tipo de estabilidade em suas publicações. Era sempre uma tentativa capenga de lançar uma nova linha de gibis do personagem. Geralmente a coisa toda pareva no meio do caminho, por causa das vendas fracas. Isso mudou um pouco com os filmes para o cinema, mas hoje em dia voltou a ser como antes. Muito provavelmente ao entrar em uma banca nos dias de hoje você também não consiga comprar um gibi do personagem.
Pablo Aluísio.
O Batman Que Ri
Achei estranho? Claro que sim. O sujeito é um misto perturbador entre Batman e o Coringa. Tem o uniforme do homem-morcego, mas também o sorriso louco de seu principal vilão. Ao redor dos olhos uma barra de metal. No mundo real ele obviamente não iria enxergar nada, mas como é um produto de nanquim o mais importante é mesmo a imagem - e essa ficou muito forte, temos que admitir. No saldo geral a trama se sustenta pelas seis edições. Não cai, mas também não traz maior originalidade. É o Batman enfrentando mais um vilão, ficando muito louco nessa disputa.
O Batman que Ri 1 - A Casa do Riso - Parte 1
Roteiro: Scott Snyder
Desenho: Jock
Editora: DC Comics
Pablo Aluísio. .
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
A Ultima Caçada De Kraven
O vilão é um caçador russo chamado Kraven. Ele fazia parte de uma família aristocrata que após a revolução precisou fugir para o Ocidente. Ao longo dos anos o Kraven viu seus pais perderem tudo, até a dignidade. Ele foi para a selva e lá adquiriu essa personalidade violenta e indomável.
De volta ao mundo civilizado ele decide então ir atrás do maior dos prêmios, caçando o Homem-Aranha. Esse combate entre o herói e o bizarro vilão rende excelentes momentos e até hoje é lembrado porque o Kraven mandou literalmente o Aranha para a cova! Pois é, por um período o Homem-Aranha se viu morto e enterrado. Sem dar spoilers antecipo que não curti muito a forma que esse problema foi resolvido.
O Homem-Aranha nunca poderia ser morto em uma revista em quadrinhos. De certo modo foi uma golpe publicitário colocando nas capas das edições ele saindo da tumba, etc. Há um segundo vilão na história, o Ratus, um sujeito modificado geneticamente que além de ser um serial killer, também é canibal. Esse tom mais violento e adulto desse gibi provavelmente foi o que o elevou a ter todos esse status como um dos melhores do herói. Só que hoje em dia, passados tantos anos, já não vi o mesmo impacto. Pelo contrário, considerei o material até mesmo um tanto convencional. Deve ser o efeito do passar dos anos. Para sentir o impacto desse quadrinhos só mesmo voltando nos anos 80, algo que obviamente é impossível.
Pablo Aluísio.
Space Ghost
Assim, usando o Batman como fonte de inspiração, foi criado esse Space Ghost pelo desenhista Alex Toth. De 1966 a 1968 a série foi exibida no canal CBS. No Brasil também faria sucesso, sendo exibida nos principais canais de TV aberta do país.
E como nada se cria, tudo se recicla, o fantasma do espaço retornou, agora em uma série de revistas em quadrinhos da editora DC Comics, que comprou seus direitos de publicação recentemente. O personagem tinha virado um tipo de piada desde a exibição da série "Space Ghost Coast to Coast" pelo canal Cartoon. Ali ele era um improvável apresentador de Talk Show. Agora a DC quer resgatar o Space Ghost da galhorfa total, o elevando novamente a status de herói espacial.
Curiosamente os profissionais da DC tiveram que recriar suas origens, já que na animação original dos anos 60 não havia nada de muito profundo escrito sobre ele. Era apenas um herói bacana que viajava pelo espaço e soltava raios pelas mãos, através de um bracelete. Na DC eles remodelaram tudo, criaram uma história no passado, antes de virar o Space Ghost, mostrando até mesmo suas esposa e sua família, etc. Pelo visto a editora anda apostando nessa criação para a TV que agora pode, quem sabe, virar um sucesso de vendas da DC. E os estúdios de Hollywood também estão de olho para provavelmente fazer um filme com o personagem nos próximos anos.
Pablo Aluísio.
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008
Quadrinhos + Faroeste
Hoje em dia sei que esse tipo de publicação foi herdeira, de modo em geral, das pulps americanas. A diferença era apenas de tema. A chamada Pulp Fiction trazia histórias bem fantasiosas, de magia, espada e bruxaria. Ora, o famoso personagem Conan surgiu na literatura pulp. E esses livrinhos eram chamados de pulp justamente por causa do papel que eram impressos. Pulpa. Além disso eles também eram vendidos a preços bem baratinhos.
Eu tive bolsilivros na década de 80. Por isso não saberia dizer o preço que custavam na época, mas fazendo um exercício de comparação penso que em dinheiro de hoje eles não custariam mais de 5 reais. E muitos desses livros eram escritos em série. Os autores brasileiros tinham seus nomes trocados por nomes estrangeiros, para parecer que eram materiais americanos. Que coisa, não é mesmo? Mas enfim, curtia muito esses livrinhos, se um dia encontrar por aí para comprar o farei, nem que seja para apenas matar a saudade desses tempos.
O Homem-Aranha e o Clone!
Eu nunca tive muita tradição em comprar quadrinhos. Poucas vezes, ao longo da minha vida, comprei essas revistinhas. Nem quando era jovem, adolescente, na idade ideal para esse tipo de coleção. Na época preferia comprar revistas de cinema (ainda falarei muito disso por aqui). Uma exceção em minha memória foi alguns gibis que comprei do Homem-Aranha.
Não me recordo direito se isso foi nos anos 80 ou nos anos 90. Mas sim, fiz coleção de gibis do Spider Man. E aqui vale um pequeno contexto daquela época. Quem publicava as revistinhas era a editora Abril. Os gibis eram em papel jornal. Formato pequeno. Hoje em dia esse tipo de edição é chamada de "formatinho".
Pois bem, comecei a comprar as revistas em quadrinhos com a intenção de colecionar mesmo. Só que dei azar. Na época a Abril estava publicando a saga do clone no Brasil. O Homem-Aranha não era mais o Peter Parker, mas outro cara, que para diferenciar do Aranha tradicional usava uma espécie de moleton nas costas. Eu comprei várias revistinhas, mas o fato é que o material era fraco e não tardou para que eu largasse a coleção. Engraçado essas revistas se perderam no tempo, não tenho mais. Guardava dentro de uma caixa de sapato. Pois é, o culpado de tudo foi o tal clone. Se sua saga não fosse tão ruim talvez hoje eu tivesse uma grande coleção de quadrinhos daquela época.
Ainda nessa linha de memórias de quadrinhos, eu me recordo de também ter comprado revistinhas em quadrinhos do Batman nos anos 80 e 90. Também eram publicadas pela Abril Jovem em formato pequeno, o conhecido formatinho. Minhas lembranças do Batman nessa época são boas. Ao contrário das revistinhas do Homem-Aranha que eram meia-boca, os quadrinhos do Batman eram coisa fina, classe A.
Eu me lembro de uma edição em particular que ele enfrentava o Pantera Negra. Não era uma grande história, apenas um quebra-pau daqueles, mas a arte era muito boa. Fora isso também tenho lembranças que as revistas do Batman eram muito escuras! O que isso significa? Eu não sei se era culpa das edições da época, do papel jornal ou da impressão, mas realmente algumas histórias eram tao escuras que não se via nada, nem o Batman. Só dava para ler os balões, porque afinal eram brancos!
Eu também me recordo de ter lido "A Piada Mortal", que naquela época era uma novidade e tanto nas bancas. Essa ideia de "Graphic Novel" surgiu justamente naquela época. As edições eram caprichadas, em papel melhor, nada de papel jornal. Também eram mais caras. Outro aspecto que devo lembrar é que houve uma certa bagunça nas revistas do Batman no Brasil. Elas duravam um ano, dois, depois eram canceladas e começavam do zero. Isso irritava o colecionador. Bem ao contrário dos Estados Unidos onde, pelo que eu saiba, jamais foram canceladas nesses anos todos de publicação.
Pablo Aluísio.
Star Wars: Darth Vader - O Nono Assassino
Apesar de girar em torno de um dos personagens mais celebrados da saga, o vilão Darth Vader, o fato é que esse "O Nono Assassino" não me surpreendeu muito! Na verdade achei o enredo meio banal, diria até preguiçoso. O roteiro, digamos assim, gira em torno de uma vingança. Vader mata um jovem e seu pai jura que vai matar o vilão negro. Vader já havia sofrido oito atentados a sua vida no passado e agora é enviado o nono assassino para dar cabo de sua vida. Será que conseguirá? Ou será exterminado como os demais?
Momentos memoráveis são poucos. Talvez a melhor ideia venha quando Vader desce em um planeta habitado por estranhas criaturas que o recebem quase como se ele fosse uma espécie de Messias ou enviado pelos céus. Uma alegoria que tenta pegar carona na lenda dos Maias que receberam os colonizadores espanhóis como deuses quando eles chegaram no novo mundo. Fora isso tudo soa um pouco sem originalidade. Vader enfrenta seus inimigos e obviamente por ter grande poder do lado negro da força os elimina em série. Em relação aos quadrinhos não gostei muito da arte. Achei banal. Então é basicamente isso. Dentro desse universo paralelo que corre sobre "Star Wars" esse Nono Assassino passa longe de ser um produto imperdível.
Título: Star Wars: Darth Vader - o Nono Assassino
Autores: Stephen Thompson, Iván Fernández
Editora: Panini Books
Data de Lançamento: 2016
Pablo Aluísio.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008
Espada Selvagem de Conan
A Espada Selvagem de Conan 1 - "A Espada Selvagem de Conan" foi um marco na história dos quadrinhos Nos anos 80, por exemplo, suas edições vendiam milhões de cópias ao redor do mundo. Foi um sucesso espetacular. Agora a Marvel tenta ressuscitar a publicação. Só que há várias diferenças marcantes. No passado as revistas eram todas em preto e branco, com pouco ou nenhum luxo. No Brasil elas foram publicadas em sua maioria no velho papel jornal. Foi assim que toda uma legião de leitores se tornaram fãs de Conan e suas aventuras.
Agora na Marvel a situação mudou. Seguindo a tendência de transformar todas as suas publicações seguindo um estilo mais gourmet, Conan surge em cores vibrantes, bom papel de impressão e cuidados que o Conan raiz nunca teve no passado. Digo que essa primeira edição, mostrando Conan lutando contra um grupo de piratas violentos, não me deixou inteiramente satrisfeito. É bom material, sem dúvida, mas não chega ainda ao nível artístico das edições de antigamente. Mesmo assim, se você curte Conan, não deixe de comprar. Vai ser um bom retorno ao passado. / O Culto de Koga Thun Parte 1: O Náufrago / Roteiro: Gerry Duncan / Desenhos: Ron Garney
Conan - Quadrinhos Comentados:
Conan Exodus
Nessa história Conan atravessa uma região inóspita, cercado de animais selvagens. Primeiro ele precisa lidar com um grupo de lobos famintos, depois com um gato selvagem, sedento por seu sangue. Por fim enfrenta um urso negro no meio do rio. O curioso desses quadrinhos é que não há praticamente nenhum diálogo. Nenhuma palavra é dita pelo Conan. Apenas alguns poucos homens, de um povo estrangeiro, cujo idioma Conan não entende, são ditas. E nos balões não existem letras convencionais, mas sim letras antigas, como se fosse de um achado arqueológico remoto. Achei estranho, mas ao mesmo tempo inteligente e bem bolado. Enfim, um Conan bruto, selvagem, sem concessões a nada, nem à linguagem falada. / Conan Exodus 1 (Estados Unidos, 2019) Roteiro: Esad Ribic / Desenhos e arte: Esad Ribic.
Pablo Aluísio.
Eu, Vampiro
Coleção: Os Novos 52
Nome da estória: Quebre Meu Corpo
Ano de Produção: 2014
Editora: DC Comics
Personagem: Andrew Bennett
Autores: Joshua Fialkov
Artista: Clayton Clair
Sinopse e comentários:
Um nobre inglês viaja em sua diligência durante uma noite com forte tempestade. O trajeto está alagado e após sua carruagem bater em uma pedra todos são jogados para fora, no meio da lama. Das sombras surge então um vulto, de alguém imponente, vestido com velhas roupas, dando a impressão de ser uma criatura muito antiga, secular. Após uma breve troca de palavras o homem finalmente descobre estar na presença de um ser sobrenatural, com poderes inclusive de se transformar em outros seres, como um lobo selvagem. A estranha criatura da noite lhe desafia a contar sua história. Talvez se ela for interessante e ele demonstrar que é um ser humano digno de continuar vivendo ele lhe poupe de uma morte lenta e dolorida.
Assim começa a trajetória de um novo personagem dos quadrinhos da DC Comics. Como se sabe a editora deu um reboot completo em seus personagens criando a série "Os Novos 52". Além dos tradicionais heróis (como Batman, Superman, Lanterna Verde e outros), os novos lançamentos da DC também estão trazendo novidades, entre eles o vampiro Andrew Bennett, uma criatura amaldiçoada que luta contra sua nova natureza maligna. Os textos são os mais bem elaborados possíveis e a arte é de alto nível. De fato o leitor é transportado mesmo para um mundo onde os seres noturnos sedentos de sangue dominam. Essa edição é a de número 00, uma tradição americana que procura mostrar as origens dos personagens. Para quem gosta do mundo dos quadrinhos é coisa fina, de muito bom gosto, diria até imperdível.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
Alan Moore: "Quadrinhos são para crianças!"
"Eu não leio nada de super-heróis desde que terminei Watchmen. Odeio super-heróis. Acho que eles são abominações. Eles não significam mais o que costumavam significar. Eles ficavam originalmente nas mãos de escritores que ativamente expandiam a imaginação de seu público, formado por crianças de nove a 13 anos. Eles faziam isso muito bem. Hoje, os quadrinhos de super-heróis não tem nada a ver com essas crianças de nove a 13 anos. É uma audiência formada geralmente por homens, de 30, 40, 50, 60 anos. Alguém criou o conceito de graphic novel. Os leitores se agarraram a ele, interessados em uma maneira de validar seu contínuo amor pelo Lanterna Verde ou Homem-Aranha sem parecer de alguma forma emocionalmente subnormal. Eu não acho que o super-herói significa nada de bom. Acho bastante alarmante ver adultos assistindo ao filme dos Vingadores e se deliciando com conceitos e personagens criados para entreter crianças de 12 anos dos anos 1950.”
Pablo Aluísio.
Red Sonja
As negociações sobre os direitos da personagem já estão avançadas e tudo leva a crer que nos próximos dias um contrato sobre seus direitos autorais seja assinado entre a editora de quadrinhos e a companhia de cinema que vai levar a guerreira de volta aos cinemas.
A última vez que Red Sonja ganhou um filme próprio foi nos anos 80 com o filme "Guerreira de Fogo". Na ocasião quem interpretou a personagem foi a atriz Brigitte Nielsen. A ideia agora é recomeçar do zero, sem influências do filme original. Esse universo de bárbaros, espadas e feitiçaria tem atraído cada vez mais o interesse dos estúdios de cinema de Hollywood.
Pablo Aluísio.