Marilyn Monroe
sábado, 2 de junho de 2007
sexta-feira, 1 de junho de 2007
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Joan Fontaine / Vivien Leigh / Marilyn Monroe / Clark Gable / Audrey Hepburn / Errol Flynn
Joan Fontaine
Irmã mais jovem de Olivia de Havilland, Joan de Beauvoir de Havilland ou Joan Fontaine, teve uma carreira tão maravilhosa como a de sua irmã. Mais elegante, muito fina e especializada em personagens sofisticados, Joan foi um brilho de classe em uma Hollywood já tão charmosa e glamorosa. Curiosamente Joan nasceu no Japão, quando seus pais britânicos estavam no oriente tratando de interesses profissionais. No começo desejava ser modelo pois inegavelmente era uma linda mulher. Depois com o sucesso da irmã Olivia ela entendeu que havia uma promissora carreira no cinema. Uma sábia decisão pois se deu muito bem na nova profissão. Foi indicada três vezes ao Oscar por "Rebecca, A Mulher Inesquecível" de Alfred Hitchcock, "De Amor Também Se Morre" e "Suspeita", novamente com o mestre do suspense na direção. Por esse último filme foi finalmente premiada, se tornando assim a única atriz a vencer o Oscar em um filme dirigido por Hitchcock. Na foto Joan posa com um vestido assinado pela conhecida figurinista das estrelas, Edith Head.
Vivien Leigh
Leigh ficou imortalizada na história do cinema no papel de Scarlett O'Hara no grande clássico "E O Vento Levou". Sua carreira porém foi muito mais importante e produtiva do que muitos pensam. Em 40 anos de carreira Vivien estrelou poucos filmes, mas sempre escolhidos com grande critério. Dona de uma beleza ímpar em sua juventude a atriz conseguia reunir um rosto bonito com uma mente afiada. Era inteligente e muito perspicaz com as escolhas que fazia. Nas duas únicas vezes em que foi indicada ao Oscar venceu o prêmio. A primeira por "E O Vento Levou" e a segunda por "Uma Rua Chamada Pecado" onde atuou ao lado de um dos grandes atores da história, Marlon Brando. Com direção de Elia Kazan e texto do grande dramaturgo Tennessee Williams ela interpretou a perturbada Blanche DuBois. Sobre atuar ao seu lado Brando foi enfático ao dizer que não havia diferenças entre Leigh e Blanche. Ambas tinham a personalidade bem semelhantes, dentro e fora das telas.
Os Desajustados
Marilyn Monroe e Clark Gable se abraçam no set de filmagem do clássico "Os Desajustados" de 1961, filme dirigido por John Huston. Apesar da imagem demonstrar um grande afeto entre ambos a verdade foi que essa logo se tornou uma relação turbulenta. Marilyn se mostrou muito insegura, faltando e atrasando todos os dias para o trabalho. Essa falta de profissionalismo dela logo começou a incomodar Gable que precisava ficar longas horas no deserto esperando ela aparecer para filmar. Anos depois escritos de Marilyn mostraram que ela havia criado uma estranha ligação emocional com o ator, algo que vinha desde a sua infância quando começou a associar a imagem de Clark Gable a uma figura paterna que era ausente em sua vida. Freud explicaria bem essa obsessão. De uma forma ou outra, mesmo que indiretamente ou de forma inconsciente, Marilyn começou a "punir" o ator que não sabia de nada do que estava acontecendo na mente da atriz. Infelizmente o filme se tornaria a despedida deles do cinema. Gable morreria logo após o fim das filmagens aos 59 anos de idade e Marilyn também seria encontrada morta em sua casa antes que viesse a concluir outro filme para a Fox.
Roman Holiday
Gregory Peck e Audrey Hepburn jogam cartas no set de filmagens de A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, EUA, 1953). Dirigido por William Wyler o filme demonstrou que uma comédia romântica leve, com muita sutileza, também poderia ganhar a simpatia da antipática crítica americana. Curiosamente o veterano cineasta recusou várias vezes a direção do filme. Afirmava que estava velho demais para trabalhar em uma locação estrangeira. Apenas o esforço do ator Gregory Peck conseguiu mudar sua opinião. E Peck quase não esteve no filme também. O estúdio tinha preferência por Cary Grant, mas esse com vários projetos em andamento precisou declinar do convite. Como afirmou depois em entrevistas se arrependeu muito de não ter estrelado o filme. Já os produtores da Paramount logo descobriram que Audrey era mesmo uma jóia rara. Para agradá-la o estúdio resolveu presenteá-la com todo o figurino do filme, desde vestidos, chapéus e sapatos. Como Audrey era considerada um ícone da moda o produtor Lester Koenig afirmou que o guarda roupa elegante do filme não poderia estar em melhores mãos.
Errol Flynn
Foto promocional do ator australiano (naturalizado americano) Errol Flynn pelos estúdios da Warner Bros. Ele foi um dos maiores campeões de bilheteria nas décadas de 1930 e 1940, justamente em um período de grandes mudanças técnicas na história do cinema. O som havia chegado e toda uma geração do cinema mudo foi substituída por novos ídolos da nova era sonora. Boa pinta, com cara de galã, Flynn logo se tornou na grande aposta da Warner em conquistar todo um novo mercado que nascia. Ao lado do diretor Michael Curtiz o ator se tornou um astro absoluto, verdadeiro ícone de popularidade, superando até mesmo Douglas Fairbanks, modelo ao qual se inspirava em cena. O auge de Errol Flynn durou por duas décadas até que problemas pessoais envolvendo drogas, bebidas, mulheres, brigas e processos mancharam sua estrela. De qualquer maneira seus filmes são a prova viva da grande excelência técnica que Hollywood já possuía naqueles tempos pioneiros. Ele sempre será lembrado como o Robin Hood ou o eterno aventureiro dos sete mares nas diversas aventuras épicas que estrelou. Flynn morreu em 1959, aos 50 anos, mas seus filmes lhe garantiram a imortalidade.
Pablo Aluísio.
Irmã mais jovem de Olivia de Havilland, Joan de Beauvoir de Havilland ou Joan Fontaine, teve uma carreira tão maravilhosa como a de sua irmã. Mais elegante, muito fina e especializada em personagens sofisticados, Joan foi um brilho de classe em uma Hollywood já tão charmosa e glamorosa. Curiosamente Joan nasceu no Japão, quando seus pais britânicos estavam no oriente tratando de interesses profissionais. No começo desejava ser modelo pois inegavelmente era uma linda mulher. Depois com o sucesso da irmã Olivia ela entendeu que havia uma promissora carreira no cinema. Uma sábia decisão pois se deu muito bem na nova profissão. Foi indicada três vezes ao Oscar por "Rebecca, A Mulher Inesquecível" de Alfred Hitchcock, "De Amor Também Se Morre" e "Suspeita", novamente com o mestre do suspense na direção. Por esse último filme foi finalmente premiada, se tornando assim a única atriz a vencer o Oscar em um filme dirigido por Hitchcock. Na foto Joan posa com um vestido assinado pela conhecida figurinista das estrelas, Edith Head.
Vivien Leigh
Leigh ficou imortalizada na história do cinema no papel de Scarlett O'Hara no grande clássico "E O Vento Levou". Sua carreira porém foi muito mais importante e produtiva do que muitos pensam. Em 40 anos de carreira Vivien estrelou poucos filmes, mas sempre escolhidos com grande critério. Dona de uma beleza ímpar em sua juventude a atriz conseguia reunir um rosto bonito com uma mente afiada. Era inteligente e muito perspicaz com as escolhas que fazia. Nas duas únicas vezes em que foi indicada ao Oscar venceu o prêmio. A primeira por "E O Vento Levou" e a segunda por "Uma Rua Chamada Pecado" onde atuou ao lado de um dos grandes atores da história, Marlon Brando. Com direção de Elia Kazan e texto do grande dramaturgo Tennessee Williams ela interpretou a perturbada Blanche DuBois. Sobre atuar ao seu lado Brando foi enfático ao dizer que não havia diferenças entre Leigh e Blanche. Ambas tinham a personalidade bem semelhantes, dentro e fora das telas.
Os Desajustados
Marilyn Monroe e Clark Gable se abraçam no set de filmagem do clássico "Os Desajustados" de 1961, filme dirigido por John Huston. Apesar da imagem demonstrar um grande afeto entre ambos a verdade foi que essa logo se tornou uma relação turbulenta. Marilyn se mostrou muito insegura, faltando e atrasando todos os dias para o trabalho. Essa falta de profissionalismo dela logo começou a incomodar Gable que precisava ficar longas horas no deserto esperando ela aparecer para filmar. Anos depois escritos de Marilyn mostraram que ela havia criado uma estranha ligação emocional com o ator, algo que vinha desde a sua infância quando começou a associar a imagem de Clark Gable a uma figura paterna que era ausente em sua vida. Freud explicaria bem essa obsessão. De uma forma ou outra, mesmo que indiretamente ou de forma inconsciente, Marilyn começou a "punir" o ator que não sabia de nada do que estava acontecendo na mente da atriz. Infelizmente o filme se tornaria a despedida deles do cinema. Gable morreria logo após o fim das filmagens aos 59 anos de idade e Marilyn também seria encontrada morta em sua casa antes que viesse a concluir outro filme para a Fox.
Roman Holiday
Gregory Peck e Audrey Hepburn jogam cartas no set de filmagens de A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday, EUA, 1953). Dirigido por William Wyler o filme demonstrou que uma comédia romântica leve, com muita sutileza, também poderia ganhar a simpatia da antipática crítica americana. Curiosamente o veterano cineasta recusou várias vezes a direção do filme. Afirmava que estava velho demais para trabalhar em uma locação estrangeira. Apenas o esforço do ator Gregory Peck conseguiu mudar sua opinião. E Peck quase não esteve no filme também. O estúdio tinha preferência por Cary Grant, mas esse com vários projetos em andamento precisou declinar do convite. Como afirmou depois em entrevistas se arrependeu muito de não ter estrelado o filme. Já os produtores da Paramount logo descobriram que Audrey era mesmo uma jóia rara. Para agradá-la o estúdio resolveu presenteá-la com todo o figurino do filme, desde vestidos, chapéus e sapatos. Como Audrey era considerada um ícone da moda o produtor Lester Koenig afirmou que o guarda roupa elegante do filme não poderia estar em melhores mãos.
Errol Flynn
Foto promocional do ator australiano (naturalizado americano) Errol Flynn pelos estúdios da Warner Bros. Ele foi um dos maiores campeões de bilheteria nas décadas de 1930 e 1940, justamente em um período de grandes mudanças técnicas na história do cinema. O som havia chegado e toda uma geração do cinema mudo foi substituída por novos ídolos da nova era sonora. Boa pinta, com cara de galã, Flynn logo se tornou na grande aposta da Warner em conquistar todo um novo mercado que nascia. Ao lado do diretor Michael Curtiz o ator se tornou um astro absoluto, verdadeiro ícone de popularidade, superando até mesmo Douglas Fairbanks, modelo ao qual se inspirava em cena. O auge de Errol Flynn durou por duas décadas até que problemas pessoais envolvendo drogas, bebidas, mulheres, brigas e processos mancharam sua estrela. De qualquer maneira seus filmes são a prova viva da grande excelência técnica que Hollywood já possuía naqueles tempos pioneiros. Ele sempre será lembrado como o Robin Hood ou o eterno aventureiro dos sete mares nas diversas aventuras épicas que estrelou. Flynn morreu em 1959, aos 50 anos, mas seus filmes lhe garantiram a imortalidade.
Pablo Aluísio.
Marilyn Monroe
O Vestido dourado de Marilyn
Esse foi um dos vestidos mais famosos da carreira de Marilyn Monroe. Designado como Golden Lame Gown ele foi desenhado pelo famoso figurinista das estrelas William Travilla. A deslumbrante peça fez parte do guarda roupa do filme "Os Homens Preferem as Loiras" (Gentlemen Prefer Blondes de 1953), um dos mais populares filmes de Marilyn. A atriz se encantou com seu design maravilhoso, dourado, ideal para uma estrela como ela que naquele momento começava a subir os degraus rumo ao topo em Hollywood. Um figurino digno de uma grande estrela do cinema americano em sua fase de ouro!
Verão de 62
Marilyn Monroe em 1952, em foto tirada em Los Angeles pelo fotógrafo e designar Philippe Halsman. Nesse ano Marilyn iria participar de cinco filmes: "Só a Mulher Peca", "Travessuras de Casados", "Almas Desesperadas", "Páginas da Vida" e "O Inventor da Mocidade". Ainda não era uma estrela, apenas uma starlet, porém sua presença chamava cada vez mais a atenção do público, o que fez os estúdios Fox pensarem cada vez mais seriamente em investir na carreira da loira sensual.
O Cadillac de Marilyn
Marilyn Monroe acena de dentro de seu Cadillac cor-de-rosa. A atriz tinha medo de dirigir por isso estava sempre tentando arranjar um motorista para quando precisasse de um carro. Ela aprendeu tarde a guiar, isso porque muito pobre na adolescência jamais teve um carro. Depois quando a carreira finalmente deslanchou a Fox colocou à disposição dela um motorista particular. Em relação ao carro da foto é curioso notar que o Cadillac cor-de-rosa acabou virando marca registrada de outro ídolo popular da época: Elvis Presley!
Marilyn e o Sexo
Marilyn é pega na foto em uma pose bem descontraída, ainda com o cabelo despenteado, o que acabou lhe trazendo ainda mais sensualidade. Em relação ao sexo Marilyn reclamou bastante da performance dos homens com quem foi para a cama em sua época. Para ela havia muita artificialidade na forma como os homens tratavam as mulheres na cama. Ela achava que muitos deles eram simplesmente mecânicos, sem se importar em passar afeto e carinho para a parceira. Isso dificultava e muito a chegada ao orgasmo. Isso levou a própria Marilyn a duvidar de sua sexualidade, pois em determinado momento pensou que era frígida ou até mesmo lésbica! Depois, conforme explicou em seus escritos, a culpa era mesmo dos homens que não sabiam como satisfazer direito uma mulher.
Marilyn Monroe - Torrente de Paixão
Marilyn Monroe como Rose Loomis em cena do filme Torrente de Paixão (Niagara, EUA, 1953). Dirigido por Henry Hathaway o filme demonstrou para os estúdios que Marilyn Monroe era de fato uma estrela. Ela está muito bem e completamente à vontade com sua personagem, que trazia uma triste melancolia, algo que seria muito presente na própria personalidade de Marilyn. O filme também ficou notório por ter a mais longa sequência de uma caminhada na história do cinema, quando Marilyn surge de costas para a câmera, caminhando de forma sensual. O diretor Henry Hathaway obviamente ficou encantado com a estética e a boa forma de Marilyn, para delírio da platéia masculina da época.
Marilyn em Nova Iorque
Na série de fotos vemos um momento bem curioso da vida de Marilyn Monroe. Durante um fim de semana ela resolve andar pelas ruas da cidade, visitando lojas e falando com pessoas comuns, do dia a dia. Obviamente que uma estrela de Hollywood como ela chamaria bastante atenção, como de fato chamou. Isso em nada mudou o jeito simpático e carinhoso de Marilyn com todos os fãs. Ela costumava dizer que devia gratidão apenas ao povo que a transformou em uma estrela, não os estúdios e nem aos produtores de cinema, mas exclusivamente ao seus fãs.
Pablo Aluísio.
terça-feira, 29 de maio de 2007
Audrey Hepburn / Paul Newman / Jean Simmons
Audrey Hepburn - Bonequinha de Luxo
Uma das imagens mais populares da época, Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly no clássico Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's, EUA, 1961) dirigido por Blake Edwards. O autor Truman Capote, que escreveu o roteiro baseado em seu próprio texto original, entendia que Hollywood jamais faria o filme. O teor era considerado muito ousado para aqueles tempos moralistas e conservadores. Curiosamente para Capote o segredo da boa aceitação do filme veio da presença de Audrey Hepburn como a protagonista, uma atriz tão sofisticada, elegante e fina, que tudo o que poderia ser considerado vulgar seria facilmente digerido pelo público em geral. Ele estava certo. O filme logo se tornou sucesso de público e crítica, sendo vencedor de dois Oscars, todos na categoria musical, fruto do maravilhoso trabalho do maestro e compositor Henry Mancini. Também levou indicações importantes, como Melhor Filme, Roteiro e Direção de Arte. Já a diva Audrey Hepburn teve também seu excelente trabalho reconhecido, sendo indicada ao Oscar e ao Globo de Ouro. Atualmente Bonequinha de Luxo é considerado um dos grandes clássicos do cinema americano em sua era de ouro, merecidamente aliás.
Paul Newman
Paul Newman não foi apenas um grande ator, estrelando filmes inesquecíveis. Ele também cultivou a imagem de ser um exemplo de bom cidadão e marido. Casado por 50 anos com a mesma mulher, Joanne Woodward, ele teve esse aspecto de sua biografia um pouco abalado com o lançamento do livro "Paul Newman: Uma Vida" do jornalista americano Shawn Levy. Durante pesquisas para a elaboração da biografia o autor descobriu que Newman teve um caso extraconjugal com a jornalista Nancy Bacon durante um ano e meio. Eles se conheceram durante as filmagens do clássico Butch Cassidy. Outro aspecto pouco conhecido do grande público era o alcoolismo de Newman, algo que o assombrou por toda a sua vida.
Paul Newman - Newman´s Own
O ator Paul Newman não era apenas um bom ator, mas também um astuto homem de negócios. Nos anos 60 ele resolveu investir parte do dinheiro ganho na profissão de ator no mundo concorrido dos alimentos. Fundou sua própria marca de produtos e ganhou uma fortuna com as vendas. A empresa Newman´s Own virou uma febre nos Estados Unidos, vendendo todos os tipos de produtos alimentícios. Em pouco tempo o ator estava fazendo uma fortuna com os números do sucesso de seus produtos. Curiosamente embora não precisasse mais atuar Paul decidiu continuar no cinema, por pura paixão pela sétima arte.
Paul Newman e Joanne Woodward
Paul Newman e a esposa Joanne Woodward estudam um script em seu camarim nos estúdios da MGM em Hollywood. Esse foi um casal sui generis na capital do cinema. Em uma profissão onde casamentos duravam poucos anos, algumas vezes até poucos meses, eles continuaram juntos por décadas, quebrando o velho estigma que casamentos de pessoas famosas simplesmente não duravam. Observador da vida a dois, Paul Newman costumava resumir seu pensamento na seguinte frase: "A felicidade no casamento não é algo que simplesmente acontece, um bom casamento deve ser criado. Na arte do casamento, as coisas grandes são as coisas pequenas. É lembrar de dizer um “eu te amo” uma vez ao dia pelo menos. É ter um sentimento mútuo de valores comuns. É enfrentar o mundo lado a lado."
Jean Simmons
Pelo visto o cão não é apenas o melhor amigo do homem, mas das mulheres também. A linda atriz Jean Simmons posa na foto ao lado de seu cãozinho de estimação, eterno amigo que ela fazia questão de levar para todos os lados. Um caso de amor entre dono e animalzinho de estimação para nos inspirar nesse fim de noite.
Claudette Colbert / Bette Davis
Claudette Colbert
Claudette Colbert (na foto ao lado de Shirley Temple) foi a vencedora do Oscar de Melhor atriz em 1935 por sua personagem Ellie no clássico da comédia romântica "Aconteceu Naquela Noite" (It Happened One Night, EUA, 1934). Com direção de Frank Capra e um excelente elenco que contava com Clark Gable, Claudette Colbert brilhou em cena. O filme aliás foi o grande campeão daquela noite, tendo levado todos os principais prêmios da academia, entre eles Melhor Ator (Clark Gable), Melhor Roteiro Adaptado (Robert Riskin), Melhor Direção (Frank Capra) e Melhor Filme. Claudette teria ainda uma carreira muito bem sucedida em Hollywood. No ano seguinte seria novamente indicada ao prêmio de Melhor Atriz por "Mundos Íntimos" e dez anos depois seria indicada pela terceira e última vez ao Oscar por "Desde Que Partiste" onde atuou ao lado de Jennifer Jones e Joseph Cotten. No total a atriz trabalhou em 72 filmes, falecendo em 1996, aos 92 anos de idade, em sua mansão em Barbados.
Bette Davis
Em 1936 a vencedora do prêmio de Melhor Atriz foi Bette Davis por seu trabalho no filme "Perigosa" de Alfred E. Green. Embora fosse uma das mais respeitadas divas de Hollywood, naquele ano em particular Davis não era considerada a favorita. Mesmo assim ninguém considerou injusta premiação. No filme Davis interpretava Joyce Heath, uma atriz com problemas de alcoolismo. Seu familiares tentam uma reabilitação para salvar sua vida, mas ela resiste. O personagem caia como uma luva para Bette, uma vez que ela sempre foi reconhecido por ser uma das atrizes mais independentes e corajosas da indústria. Bette Davis foi um das campeãs de indicações ao Oscar - dez no total! Ela venceria novamente o Oscar no ano seguinte por sua atuação no clássico "Jezebel". Sua última indicação ao prêmio, depois de uma longa e bem sucedida carreira, viria com seu inesquecível trabalho em "O Que Aconteceu com Baby Jane?", para muitos a sua melhor interpretação, simplesmente magistral. Infelizmente não ganhou o Oscar por esse trabalho, algo que foi considerado uma das grandes injustiças do prêmio em sua história.
Pablo Aluísio.
Claudette Colbert (na foto ao lado de Shirley Temple) foi a vencedora do Oscar de Melhor atriz em 1935 por sua personagem Ellie no clássico da comédia romântica "Aconteceu Naquela Noite" (It Happened One Night, EUA, 1934). Com direção de Frank Capra e um excelente elenco que contava com Clark Gable, Claudette Colbert brilhou em cena. O filme aliás foi o grande campeão daquela noite, tendo levado todos os principais prêmios da academia, entre eles Melhor Ator (Clark Gable), Melhor Roteiro Adaptado (Robert Riskin), Melhor Direção (Frank Capra) e Melhor Filme. Claudette teria ainda uma carreira muito bem sucedida em Hollywood. No ano seguinte seria novamente indicada ao prêmio de Melhor Atriz por "Mundos Íntimos" e dez anos depois seria indicada pela terceira e última vez ao Oscar por "Desde Que Partiste" onde atuou ao lado de Jennifer Jones e Joseph Cotten. No total a atriz trabalhou em 72 filmes, falecendo em 1996, aos 92 anos de idade, em sua mansão em Barbados.
Bette Davis
Em 1936 a vencedora do prêmio de Melhor Atriz foi Bette Davis por seu trabalho no filme "Perigosa" de Alfred E. Green. Embora fosse uma das mais respeitadas divas de Hollywood, naquele ano em particular Davis não era considerada a favorita. Mesmo assim ninguém considerou injusta premiação. No filme Davis interpretava Joyce Heath, uma atriz com problemas de alcoolismo. Seu familiares tentam uma reabilitação para salvar sua vida, mas ela resiste. O personagem caia como uma luva para Bette, uma vez que ela sempre foi reconhecido por ser uma das atrizes mais independentes e corajosas da indústria. Bette Davis foi um das campeãs de indicações ao Oscar - dez no total! Ela venceria novamente o Oscar no ano seguinte por sua atuação no clássico "Jezebel". Sua última indicação ao prêmio, depois de uma longa e bem sucedida carreira, viria com seu inesquecível trabalho em "O Que Aconteceu com Baby Jane?", para muitos a sua melhor interpretação, simplesmente magistral. Infelizmente não ganhou o Oscar por esse trabalho, algo que foi considerado uma das grandes injustiças do prêmio em sua história.
Pablo Aluísio.
segunda-feira, 28 de maio de 2007
James Dean
Sobre a razão do sucesso de James Dean o ator Gary Cooper, outro ídolo de Hollywood, declarou: "James Dean desencadeia um complexo maternal em todas as mulheres jovens. Seus papéis de adolescentes angustiados, ameaçados, cercados por todos os tipos de demônios interiores, levam a juventude de hoje a se identificar com ele.". Cooper, um dos grandes mitos do western americano, sabia reconhecer plenamente um fenômeno cinematográfico quando se deparava com um pela frente.
Uma rara foto de James Dean de óculos, tirada em uma lanchonete de Nova Iorque. O ator, poucos sabiam na época, era míope e não enxergava muito bem. Tentando manter isso na surdina Dean jamais deixava que o fotografassem de óculos quando estava em Los Angeles filmando alguns de seus filmes. O problema visual o acompanhava desde muito cedo, já na adolescência Dean enfrentou problemas para entrar no time de basquete da escola justamente por causa dos óculos. Depois foi aconselhado por seu oftalmologista a ter cuidado redobrado quando andava de moto na sua cidadezinha em Indiana.
James Dean acende um cigarro e faz pose cool em Los Angeles. Uma das maiores paixões do ator também seria sua ruína. Apaixonado por carros esporte e velocidade, Dean sofreria um acidente fatal no volante de um Porsche 356 Super Speeder, um carro ideal para pistas de corrida, mas não tão adequado para estradas. Numa delas o ator não seria visto por um jovem que dirigia o caminhão de seu pai. O Porsche de Dean era cinza, rebaixado, e no raiar do sol poderia ser facilmente confundido com o asfalto da pista. Esse foi um dos fatores para a batida de seu veículo em um encruzilhamento na Califórnia. Dean tinha apenas 24 anos e sua morte o transformaria em um dos maiores mitos da história do cinema americano.
O Jeans de James Dean
Um dos aspectos mais curiosos sobre James Dean foi que ele se tornou um dos primeiros atores de Hollywood a adotar um figurino mais casual, do dia a dia. Ao contrário dos demais astros que se vestiam socialmente, com elegantes calças sociais e camisas de marca, Dean usava uma roupa comum, do homem normal, do trabalhador e operário. O uso de Jeans se tornou uma de suas marcas registradas. A calça jeans até então era quase exclusiva da classe trabalhadora, dos mineradores da Califórnia e não algo que se esperasse ver numa estrela de Hollywood. James Dean jogou fora as convenções sociais e adotou como estilo o uso dessa vestimenta que logo após se tornaria uma espécie de fardamento de toda a juventude, estudantes e a moçada em geral. Como se vê o mito James Dean não se resumiu apenas ao cinema, sua influência foi muito além disso.
Na foto o ator James Dean tira uma onda com uma corda durante as filmagens de "Assim Caminha a Humanidade" (Giant, EUA, 1955) no calor ardente do Texas. Dean parecia ter herdado o espírito mórbido do poeta Lord Byron. Sua mãe era fã dessas poesias e por essa razão resolveu batizar seu filho de James Byron Dean. Ela morreu muito cedo e Dean foi criado pelos tios, uma vez que seu pai se casou novamente e nessa nova vida não parecia haver mais espaço para o pequeno Jimmy. Em um dos textos encontrados após sua morte o próprio Dean parece pensar sobre o fato de ter se tornado órfão tão cedo em sua vida. Numa conversa imaginária com a mãe ele chegou a perguntar: "O que você esperava que eu fizesse após você partir tão cedo?"
Pablo Aluísio.
O Moço de Filadélfia
Título no Brasil: O Moço de Filadélfia
Título Original: The Young Philadelphians
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Vincent Sherman
Roteiro: James Gunn
Elenco: Paul Newman, Robert Vaughn, Barbara Rush, Alexis Smith
Sinopse:
Anthony Judson Lawrence (Paul Newman) é um jovem que sonha um dia se tornar advogado. Ele é um estudante de direito aplicado que com a ajuda dos valores morais ensinados pela mãe, vai abrindo caminho em sua nova profissão. E um novo amor que surge em sua vida é o sinal de que tudo não será mais como antes.
Comentários:
Excelente filme, não tão lembrado como se devia. O ator Paul Newman aqui interpreta o jovem estudante de direito que sonha se tornar um bom advogado. Ele se apaixona pela filha de um advogado veterano, um homem rico e poderoso, que pode ser tanto sua grande sorte na vida como também sua ruína. O roteiro é extremamente bem escrito, desenvolvendo muito bem cada personagem da história. O interessante é que Paul Newman está mais sóbrio do que nunca em seu papel. Ele veio da geração de James Dean, onde o atores tinham que demonstrar uma certa rebeldia. Nesse papel isso não acontece. Pode ser considerado assim seu primeiro grande papel adulto na carreira. Simplesmente impecável.
Pablo Aluísio.
Título Original: The Young Philadelphians
Ano de Produção: 1959
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: Vincent Sherman
Roteiro: James Gunn
Elenco: Paul Newman, Robert Vaughn, Barbara Rush, Alexis Smith
Sinopse:
Anthony Judson Lawrence (Paul Newman) é um jovem que sonha um dia se tornar advogado. Ele é um estudante de direito aplicado que com a ajuda dos valores morais ensinados pela mãe, vai abrindo caminho em sua nova profissão. E um novo amor que surge em sua vida é o sinal de que tudo não será mais como antes.
Comentários:
Excelente filme, não tão lembrado como se devia. O ator Paul Newman aqui interpreta o jovem estudante de direito que sonha se tornar um bom advogado. Ele se apaixona pela filha de um advogado veterano, um homem rico e poderoso, que pode ser tanto sua grande sorte na vida como também sua ruína. O roteiro é extremamente bem escrito, desenvolvendo muito bem cada personagem da história. O interessante é que Paul Newman está mais sóbrio do que nunca em seu papel. Ele veio da geração de James Dean, onde o atores tinham que demonstrar uma certa rebeldia. Nesse papel isso não acontece. Pode ser considerado assim seu primeiro grande papel adulto na carreira. Simplesmente impecável.
Pablo Aluísio.
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