terça-feira, 6 de junho de 2006

Barão do Oeste

Também conhecido pelo título nacional de "Quando um Homem é Homem", esse excelente faroeste estrelado por John Wayne ainda hoje surpreende por seu bom roteiro e ótimo desenvolvimento de todos os personagens. O Inesquecível Wayne interpreta George Washington 'G.W.' McLintock, um rico fazendeiro de um território do velho oeste. A região tem pouca água e os mananciais estão todos em suas terras. Isso cria uma certa tensão entre os colonos que chegam todos os dias em busca de uma nova vida. G.W. avisa que ali não há terras férteis para plantações, mas isso não inibe a chegada de mais e mais caravanas. E também há a questão dos nativos, muitos deles amigos do fazendeiro há muitos anos. Entre os índios e os colonos logo surge uma rivalidade complicada de se administrar.

Na vida pessoal McLintock também tem problemas para lidar. Ele é casado com uma mulher de gênio forte, dada a brigas homéricas. Ela passa vários meses na capital e volta para a fazenda quando sua filha está prestes a chegar de viagem. Ela estuda em uma escola para ricos na cidade grande, na capital. McLintock fica feliz por sua família estar reunida novamente e providencia uma grande festa de boas vindas. Esse filme, como já frisei, tem excelente roteiro. De certa maneira é uma novela sobre uma família naqueles tempos pioneiros. Embora a trama tenha várias ramificações surge espaço inclusive para o humor, como na cena da briga generalizada, onde todos (inclusive John Wayne) vão parar em um grande poço de lama e argila. Enfim, um faroeste bem acima da média e um dos melhores momentos do grande Wayne no cinema.

Barão do Oeste / Quando um Homem é Homem (McLintock!, Estados Unidos, 1963) Direção: Andrew V. McLaglen / Roteiro: James Edward Grant / Elenco: John Wayne, Maureen O'Hara, Patrick Wayne, Stefanie Powers / Sinopse: Fazendeiro rico e poderoso precisa lidar com problemas na região onde está localizada suas vastas terras, ao mesmo tempo em que precisa resolver questões familiares envolvendo sua esposa briguenta e sua jovem filha adolescente, de volta à casa do pai para passar suas férias escolares.

Pablo Aluísio.

Um comentário: