domingo, 4 de junho de 2006

Sob o Comando da Morte

Esse faroeste pode ser considerado um bom filme sobre a cavalaria americana. A história se passa alguns meses depois do massacre da Sétima Cavalaria do General Custer. O clima ainda é de guerra com os nativos. Uma tropa da cavalaria é atacada por índios e seu comandante é morto com uma flecha certeira no coração. O posto de líder do grupo então passa para o Capitão Robert MacClaw (Guy Madison). Só que há um problema: ele é médico e não oficial de carreira, o que faz com que seus subordinados vejam com desconfiança sua liderança no campo de batalha.

O pior acontece depois quando a tropa é designada para uma missão especial, acompanhar e defender uma caravana de pioneiros que rumam para o oeste no meio de um território com muitos guerreiros apaches e de diversas outras nações indígenas. Manter todas aquelas pessoas salvas ao mesmo tempo em que precisa ganhar a confiança de seus próprios homens, passa a ser o duplo desafio para o Capitão MacClaw. E como se tudo isso não fosse o bastante ainda surge o desafio de enfrentar no meio do deserto um surto de varíola, que pode contaminar todos os membros da caravana. Bom filme, com uma excelente cena final quando a cavalaria enfrenta um grupo violento de guerreiros nativos. E eles usam carroças como elemento de ataque e proteção. Para quem aprecia histórias de faroeste sobre a cavalaria, esse filme é bem indicado.

Sob o Comando da Morte (The Command, Estados Unidos, 1954) Direção: David Butler / Roteiro: Russell S. Hughes / Elenco: Guy Madison, Joan Weldon, James Whitmore / Sinopse: Tropa da cavalaria americana enfrenta diversos desafios ao atravessar um território hostil, com tribos de índios guerreiros que querem destruir uma caravana de pioneiros defendida pelos militares do exército americano.

Pablo Aluísio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário