quarta-feira, 14 de junho de 2006

Gentil Tirano

Mais um filme contando a história de Billy The Kid. Até hoje os historiadores americanos debatem as razões que levaram esse criminoso a ser tão conhecido ainda nos dias de hoje. De certo modo ele virou uma lenda do velho oeste. Acontece que Billy já havia sido notabilizado em sua própria época, pela forma como ele fugiu da cadeia, enfrentando vários homens da lei, saindo praticamente pela porta da frente. Também o fez ficar muito conhecido a verdadeira caçada humana que foi montada para capturá-lo. Na vida real ele foi apenas um jovem sem eira nem beira que vagava pelo oeste e que entrou na mira da justiça ao se envolver na chamada guerra do condado de Lincoln.

Depois que morreu virou lenda mesmo, sempre presente em livros de bolso, contos de faroeste e todo tipo de cultura pop B daqueles tempos. E com a chegada do cinema, a sétima arte, ele voltou ao centro do palco. Esse filme aqui, como era de se esperar, mais uma vez romantiza sua vida de crimes. Muitas vezes retratado como um injustiçado, a verdade histórica pura e simples é que Billy, The Kid (Billy, o garoto) não passou de um criminoos astuto, um assassino que de uma forma ou outra acabou pagando por seus crimes. Morreu jovem e talvez por isso também tenha se imortalizado no inconsciente coletivo da história dos Estados Unidos da América.

Gentil Tirano (Billy the Kid, Estados Unidos, 1941) Direção: David Miller / Roteiro: Gene Fowler / Elenco: Robert Taylor, Brian Donlevy, Ian Hunter / Sinopse: O filme romantiza a história do pistoleiro Billy, the kid, famoso por enfrentar homens da lei. Após ser preso ele consegue uma fuga espetacular da cadeia de Lincoln, se tornando um fugitivo procurado em vários estados.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário