sexta-feira, 2 de junho de 2006

Rastros de Ódio

Título no Brasil: Rastros de Ódio
Título Original: The Searchers
Ano de Produção: 1956
País: Estados Unidos
Estúdio: Warner Bros
Direção: John Ford
Roteiro: Frank S. Nugent, Alan Le May
Elenco: John Wayne, Jeffrey Hunter, Natalie Wood, Vera Miles, John Qualen, Ward Bond

Sinopse:
O clássico do western "Rastros de Ódio" conta a história de Ethan Edwards (John Wayne), um veterano da Guerra Civil americana que embarca em uma jornada para resgatar sua sobrinha que fora raptada por guerreiros Comanches. Achar a garota passa a se tornar a obsessão de sua vida e ele se mostra disposto a tudo para resgatá-la das mãos dos nativos.

Comentários:
O próprio John Wayne costumava dizer que esse era o melhor filme de sua carreira. Tão orgulhoso ficou de seu trabalho e de seu personagem que resolveu dar o nome de Ethan a um de seus filhos. E como se isso não bastasse dizia e repetia em entrevistas que desejava ser lembrado justamente por esse "Rastros de Ódio". Não era pouca coisa. E realmente estamos mesmo diante de um filme inesquecível que marcou época na história do cinema. O diretor John Ford aqui chegou seguramente no ponto alto de sua rica carreira de cineasta. O filme pode ser considerado sua maior obra-prima. O desenvolvimento psicológico de todos os personagens era algo raro em filmes de faroeste na década de 1950. O roteiro e a direção acentuaram isso, transformando a trajetória do protagonista não apenas em uma jornada obsessiva, mas também em uma busca de si mesmo, de seus valores mais importantes. Aclamado por publico e crítica o filme foi absurdamente injustiçado pelo Oscar, passando em brancas nuvens pela Academia. Um retrato de um certo preconceito que existia contra filmes de faroeste. Não faz mal, "Rastros de Ódio" é uma obra cinematográfica tão maravilhosa que não precisaria mesmo de prêmios como esse para marcar sua posteridade.

Pablo Aluísio.

2 comentários:

  1. Realmente uma obra-prima de Ford. O personagem Ethan possuiu falhas de caráter mas tanto o diretor quanto Wayne conseguem trazer humanidade à figura dele.

    ResponderExcluir