quinta-feira, 6 de abril de 2006

Giuliano Gemma

O ator Giuliano Gemma faleceu em outubro de 2013, aos 75 anos de idade. Na ocasião escrevi um texto sobre ele. É o texto que passo a reproduzir a seguir: "Não poderíamos deixar de homenagear aqui em nosso blog o ator Giuliano Gemma que faleceu essa semana em um trágico acidente de trânsito. Ele se notabilizou pelos diversos filmes de faroeste italiano em que atuou. Essas produções se tornaram bastante populares em nosso país durante as décadas de 1960 e 1970. Na época os cinemas não eram todos concentrados em salas de shopping center como acontece hoje em dia. Havia muitos cinemas de bairro, que passavam filmes populares, que fugiam dos circuitos comerciais das grandes distribuidoras.

Foi justamente nesses lugares que astros como Giuliano Gemma reinavam. Seus filmes baratos e de forte apelo popular levaram multidões aos cinemas brasileiros. Filmes como "O Dólar Furado", "Adeus Gringo", 'Sela de Prata", "Califórnia Adeus" e "Ringo Não Discute... Mata" se tornaram grandes campeões de bilheteria por aqui. Seu público no Brasil era formado pelo fã de faroeste europeu (em especial do cinema italiano), que desejava apenas se divertir por duas horas em um cinema de bairro da sua cidade. Assim quanto mais bala voasse pelas telas, melhor era considerado o filme. Desse modo Giuliano Gemma acabou formando sua própria massa de fãs em nosso país.

Em sua época de grande sucesso popular Giuliano Gemma era tão ou mais popular do que seu "rival" Franco Nero (o Django). Estrelando uma série de filmes de "Ringos", "Gringos" e mais uma infinidade de cowboys e pistoleiros do velho oeste ao estilo italiano de se fazer cinema, ele se tornou um chamariz e tanto de público. As produções eram geralmente rodadas na Espanha, com produção de companhias cinematográficas da Itália, pois as locações eram muito parecidas com o oeste americano. Nem precisa dizer que os filmes de baixo orçamento eram extremamente lucrativos e fizeram a fortuna de muitas produtoras da terra do Papa. Era o advento do chamado western spaghetti, um estilo que marcou época.

O curioso é que o western spaghetti, apesar de imitar o western americano, considerado o original e "legitimo", acabou atravessando fronteiras, influenciando inclusive as fitas americanas que abraçaram o realismo, os roteiros crus e as cenas de ação mais exageradas e absurdas. De repente os imitados estavam imitando os imitadores! Giuliano Gemma foi um dos grandes ídolos desse movimento. Ao todo o ator participou de 102 filmes em cinco décadas de muito trabalho. Seu visual parecido com um americano lhe rendeu participação em muitos faroestes spaghetti, até o ponto em que ele virou de fato um astro. Assim fica aqui nossa homenagem ao Giuliano Gemma que tanta diversão trouxe para o público de nosso país. Ainda falaremos muito dele por aqui, afinal os seus filmes, que não foram poucos, ainda são apreciados por fãs de faroeste. É o seu legado para a história do cinema."

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário