sábado, 1 de abril de 2006

Os Comanches

O povo Comanche, retratado em tantos filmes, ocupou vastas terras no começo da colonização norte-americana. Suas tribos se localizavam nos atuais Estados do Colorado, Novo México, Oklahoma, Kansas e Texas. Os Comanches eram guerreiros em essência e combateram os primeiros espanhóis que chegaram nas novas terras. Foram justamente esses aventureiros que deram o nome aos nativos numa expressão que significava "inimigo estrangeiro". O termo Comanche não era usado pelos próprios nativos que se autodenominavam apenas de "O Povo".

Além de guerreiros por natureza os Comanches desde muito cedo dominaram a arte da cavalaria. Para um jovem Comanche o cavalo nada mais era do que uma extensão de seu próprio corpo. Formando grandes grupos de cavaleiros os Comanches logo dominaram vastas paisagens do interior americano, subjugando nesse processo vários outros povos nativos.

Envolvidos em vários conflitos nas chamadas grandes planícies, os Comanches acabaram sofrendo bastante em razão do grande número de mortos nesses conflitos. Quando o homem branco chegou na nova terra a situação se agravou pois logo surgiram os primeiros focos de conflito com o novo conquistador. As tropas da cavalaria do exército norte-americano logo provocoram grandes baixas no número de Comanches, uma situação que se refletiu no futuro pois atualmente existem pouco mais de 14 mil Comanches vivendo em reservas do governo.

Além das guerras outro fator contribuiu para o declínio da nação Comanche. Sua estrutura de poder era totalmente descentralizada onde um cacique geralmente tinha o pleno domínio de apenas alguns indivíduos. Em pouco tempo esse sistema acabou criando centenas de grupos independentes um dos outros, gerando inclusive conflitos entre eles mesmos. Dispersos, muitos se dedicaram então ao roubo de cavalos dos pioneiros que reunidos em bandos os caçavam como simples criminosos. Ao longo dos anos as guerras, os conflitos e a descentralização de poder entre eles os relegou a pequenos grupos dispersos. Esse realmente foi um povo que pagou um alto preço por sua bravura, independência e espírito guerreiro.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário