quinta-feira, 6 de abril de 2006

Randolph Scott: A Film Biography

Não só de filmes vive o fã de western. Existe uma grande quantidade de boas obras literárias sobre o tema, inclusive biografias de encher os olhos. Um exemplo é esse “Randolph Scott: A Film Biography” que, como o próprio nome indica, é uma biografia focada na vasta filmografia do ator Randolph Scott, um dos grandes nomes do faroeste em seus anos de ouro. Embora não seja uma edição de luxo e nem tenha sido confeccionada em papel de primeira linha, o livro é muito indicado aos fãs de Scott por causa da vasta coleção de fotos, algumas excelentes e bem raras, tiradas de seus filmes. Além disso há uma vasta fonte de informações para os que se interessam pelo tema.

O texto vai direto no ponto, mas apresenta detalhes técnicos de praticamente todos os filmes do ator. Intercalando tudo temos, como já dito, excelente registro fotográfico de Randolph Scott, quase sempre em atuação, em cena, nos seus memoráveis filmes de western. Assim se torna muito prazeroso a leitura da obra. O livro é bem em conta, nada caro, e pode ser encontrado à venda em sites da internet. São mais de 300 páginas para deleite dos fãs de Scott.

E aqui vão alguns números sobre a carreira do ator. Ele atuou em 109 filmes. O primeiro filme de sua carreira foi "Rumo ao Amor" de 1928. O último foi "Pistoleiro do Entardecer" de 1962. Ele também foi produtor de seus filmes, o que lhe rendeu milhões de dólares em lucros. No final de sua vida ele curtiu uma aposentadoria tranquila. Comprou e abriu campos de golfe (sua paixão nos esportes) e ficou ainda mais rico com esse investimento no mundo dos esportes. Sua companhia cinematográfica atuou até praticamente a década de 1980. Seu filho assumiu o comando dos negócios. O ator morreu em 2 de março de 1987, aos 89 anos de idade.  

Infelizmente como quase sempre acontece nesse tipo de material, não existe ainda uma edição nacional, com texto em português. É lamentável, mas os editores brasileiros ainda não se deram conta da importância desse tipo de livro na coleção de nossos cinéfilos. De uma forma ou outra, fica a dica para você que é fã de western e admirador desse ator símbolo do gênero.

Randolph Scott: A Film Biography / Autor: Jefferson Brim Crow / Editora: Empire Pub / Data da primeira edição: 1994

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário