terça-feira, 4 de abril de 2006

Gary Cooper

Poucos atores representaram tão bem o ideal do homem americano íntegro e honesto como Gary Cooper. Nascido no começo do século XX (mais precisamente em 1901) esse ator, natural de uma cidadezinha de Montana (Helena), foi um dos mais versáteis interpretes da história do cinema americano, se saindo igualmente bem em faroestes, filmes de guerra, romances, dramas e até comédias. Cooper era filho de imigrantes ingleses e parece ter herdado a elegância britânica de seus pais. Charles Cooper, seu pai, era um fazendeiro que amava os livros, tanto que logo se tornou advogado. Como valorizava muito uma formação educacional logo mandou o filho para a cidade grande onde Gary Cooper se matriculou em uma das melhores escolas da região. Sua sorte era que ainda era bem jovem quando começou a I Guerra Mundial e por isso escapou de ser convocado. Embora não tivesse problemas com os estudos Cooper encontrou a paixão de sua vida em 1925 quando começou a atuar profissionalmente.

E foi em um western, numa participação não creditada de um filme estrelado por Tom Mix, que Cooper começou sua escalada ao sucesso. Como tinha jeito e postura de cowboy a Paramount assinou um contrato com ele. No começo Cooper se limitou a fazer figurações ou personagens secundários. O importante era trabalhar e ficar sempre na espera de uma grande oportunidade. E ela veio através de “Wings” (1927) o primeiro filme a ser premiado com o recém criado prêmio da Academia que ficaria conhecido anos depois como Oscar! Ele não era o principal nome do elenco mas conseguiu chamar a atenção. Em seguida veio outra boa oportunidade rumo ao estrelado, o faroeste “Nevada”, onde Gary Cooper pela primeira vez surgia como a estrela principal do filme. Sua presença nesse faroeste baseado numa novela famosa de autoria de Zane Grey abriu definitivamente as portas do primeiro time de atores de Hollywood para Cooper. No alvorecer da década de 1920 estrelou outro grande sucesso, outro western, “The Virginian” que também contava no elenco com outro ator que iria virar astro dos filmes de cowboys nos anos seguintes, o carismático Randolph Scott.

A partir desse ponto não houve mais atropelos na carreira de Gary Cooper. Ele estrelou sucessivos sucessos na década de 1930 tendo se destacado em filmes maravilhosos como “Adeus às Armas”, “Lanceiros da Índia”, “O Galante Mr Deeds” e “As Aventuras de Marco Pólo”. No final da década recusou o papel de Rhett Butler em “O Vento Levou” por não acreditar no filme. Chegou ao ponto de declarar que a produção provavelmente seria um fiasco e que não estava disposto a arriscar sua carreira naquele papel. Foi um erro que se arrependeria muito depois. Três anos após cometer essa bobagem ele se redimiria em parte ao estrelar o enorme sucesso “Sargento York”, um grande recordista de bilheteria que pretendia repetir o êxito de “E o Vento Levou”. Depois conseguiu outro enorme sucesso de público e crítica em “Por Quem os Sinos Dobram”, filme baseado no romance do grande autor Ernest Hemingway. Por essa época Gary Cooper ultrapassou seu rival Clark Gable na pesquisa anual de popularidade feita por donos de cinema ao redor dos EUA. O prêmio o colocava como o ator número 1 da América e comercialmente o reconhecimento valia mais do que o próprio Oscar. A fase maravilhosa foi coroada no western psicológico “Matar ou Morrer” que lhe valeu a estatueta da Academia. Aqui Gary Cooper interpretava um xerife que enfrentava sozinho um grupo de bandidos. A cidade, em um ato de hipocrisia simplesmente o deixava abandonado à própria sorte. Ao lado de Grace Kelly ele brilhou no papel naquele filme que é considerado a maior obra prima de toda a sua filmografia.

Após duas décadas figurando entre os mais populares do cinema, Gary Cooper finalmente começou a sentir o peso da idade chegando. Durante as filmagens de “Sangue na Terra” sentiu-se mal pela primeira vez em um set de filmagens. As locações no México eram complicadas e o clima hostil. Cooper conseguiu terminar o western à duras penas, retornando aos EUA exausto e doente. Apesar da saúde delicada não procurou ajuda médica. Seguiu em frente pois não parava de trabalhar. O ator que realizou 115 filmes ao longo da carreira não admitia ficar na ociosidade. Quando não havia nada de muito interessante no horizonte ele assinava contrato com a Warner para rodar algum western de orçamento modesto simplesmente para não ficar parado. Era um workaholic assumido. “Vera Cruz” seguiu esse caminho. Era um western sem um grande roteiro, bem violento e centrado em muita ação. Cooper aceitou a proposta de realizar o filme, mesmo em locações distantes (novamente no México). Para sua surpresa o filme caiu no gosto popular e se tornou um de seus maiores sucessos de bilheteria. O profissional estava em uma outra boa fase de sua vida, já o homem começava a fraquejar. Gary Cooper só teria mais alguns anos de vida depois desse filme.

Em seus últimos anos o ator se envolveu em filmes menores mas que não deixavam de ser interessantes. Dessa fase final se destacam “A Árvore dos Enforcados”, um excelente faroeste, e “O Navio Condenado” onde atuou ao lado do colega e amigo Charlton Heston. Seu último filme foi “A Tortura da Suspeita”, uma produção menor, sem muita repercussão. Sempre trabalhando, viajando de um lugar ao outro do país, Gary Cooper negligenciou sua saúde. Quando foi diagnosticado com câncer de próstata já era tarde demais. Católico, sabia que sua hora estava chegando. Ainda recebeu uma última homenagem da Academia mas não havia como comparecer à cerimônia, pois estava muito abatido e doente. Ele morreu em 13 de maio de 1961, poucos dias depois de completar 60 anos de idade. Seu legado para a história do cinema foi maravilhoso. Em 1966, cinco anos após sua morte, o ator entrou para Hall da fama do Western Performers, um prêmio especial dado pelo National Cowboy & Western Heritage Museum de Oklahoma City, Oklahoma. Um reconhecimento mais do que merecido. Gary Cooper é até hoje considerado um dos grandes mitos da sétima arte em todos os tempos.

Pablo Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário