sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Sob o Domínio do Medo

Título no Brasil: Sob o Domínio do Medo
Título Original: Straw Dogs
Ano de Produção: 1971
País: Estados Unidos, Inglaterra
Estúdio: ABC Pictures
Direção: Sam Peckinpah
Roteiro: David Zelag Goodman, Sam Peckinpah
Elenco: Dustin Hoffman, Susan George, Peter Vaughan, T.P. McKenna, Donald Webster, Ken Hutchison

Sinopse:
O pacato matemático David Sumner (Hoffman) e sua esposa ficam encurralados por um grupo de psicóticos violentos e perigosos. O casal precisa então arranjar um jeito de sair daquela situação insana. Enquanto isso a violência vai se tornando cada vez mais sem limites. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Música Original (Jerry Fielding).


Comentários:
Sam Peckinpah foi um cineasta que transformou a estética da violência em uma nova forma de fazer cinema, de trazer renovação para os filmes dos anos 60 e 70. Claro, em um primeiro momento ele foi bastante criticado, principalmente por causa da violência explícita que trazia em seus filmes, porém com o tempo sua maneira de fazer cinema foi sendo compreendida melhor, perfeitamente entendida. Hoje seu status de grande diretor é uma unanimidade entre os especialistas em sétima arte. Esse filme aqui gerou bastante polêmica e controvérsia em seu lançamento original. Ele foi produzido e lançado na década de 1970, em uma época em que esse tipo de narrativa ainda era uma grande novidade. Por isso o diretor foi acusado de valorizar e glamorizar a brutalidade, a violência extrema. Nada mais longe da realidade. O filme é justamente uma bandeira contra essa mesma violência. A intenção de Sam Peckinpah foi justamente a oposta das acusações que lhe foram feitas. Com Dustin Hoffman ainda bem jovem e um elenco de apoio excelente, o filme é um dos mais marcantes da filmografia do diretor. Tentaram fazer um remake alguns anos depois, mas o resultado foi péssimo. Fique com o original. Esse sim é uma obra de arte do cinema.

Pablo Aluísio.

6 comentários:

  1. Cinema dos anos 70
    Sob o Domínio do Medo (1971)
    Pablo Aluísio.

    ResponderExcluir
  2. Grande sacada relembrar esse filme que para mim é um obra de arte. Sob o Domínio do Medo é a mais pura tradução do excepcional Sam Peckimpah - o poeta da violência. A ultra violência como forma de arte e como forma de libelo da própria violência. Apenas Peckimpah conseguiu tal proeza. Um filme maravilhoso e de profundidade artística para poucos.

    ResponderExcluir
  3. Cineasta maravilhoso que não deixou herdeiros. Faz uma falta e tanto nos dias de hoje no mundo do cinema. ironicamente li uma vez uma crítica dizendo que Tarantino era seu mais fiel herdeiro. Achei bem desproposital a comparação.

    ResponderExcluir
  4. Coitado do Tarantino. Tem que nascer de novo para ter, pelo menos, 10% do talento de do mestre Peckimpah. Tarantino jamais faria um filme como: "Meu Ódio Será Tua Herança".

    ResponderExcluir
  5. Pablo. Publiquei há algum tempo aqui, seu Blog, a crítica de Pistoleiros do Entardecer, do mestre Peckimpah.

    ResponderExcluir