quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Tornado

Tive a oportunidade de conferir no cinema. Com produção de Steven Spielberg, "Twister" acompanha a rotina de um grupo de pesquisadores que literalmente caçam tornados no meio oeste americano. O objetivo é despejar uma série de pequenas esferas dentro dos tornados para que os cientistas possam coletar dados do comportamento dessas tempestades que fugiram do controle. A ação se desenvolve justamente nessa luta de gato e rato com a natureza. O filme na época se beneficiou muito dos avanços da tecnologia digital. Provavelmente no passado não haveria como filmar uma produção dessas pois inevitavelmente colocaria toda a equipe técnica do filme em perigo - atores e demais membros seriam tragados por tornados reais. Com a tecnologia tudo acabou sendo recriado em computação gráfica - com resultados realmente maravilhosos.

Em termos de elenco temos a carismática Helen Hunt como destaque. Quando o filme chegou aos cinemas ela tentava emplacar no mundo da tela grande após fazer muito sucesso na telinha com humorísticos como "Louco Por Você", programa que mostrava o dia a dia de um casal em Nova Iorque. Não acompanhei muito, mas vi episódios esporádicos. Era tudo muito divertido - e bem escrito. Já em "Tornado" ele precisou suar a camisa para demonstrar aos produtores que poderia segurar um blockbuster de verão praticamente sozinha. O resultado é interessante, bem realizado, mas também esquecível. Não foi aquele tipo de filme que marcou, apesar do grande marketing que foi feito quando foi lançado. No geral vale mais como curiosidade de conhecer como vivem esses caçadores de tornados do que qualquer outra coisa. Cinematograficamente falando o resultado é realmente apenas ok!

Tornado (Twister, EUA, 2006) Direção: Jan de Bont / Roteiro: Michael Crichton, Anne-Marie Martin / Elenco: Helen Hunt, Bill Paxton, Cary Elwes / Sinopse: A pesquisadora e cientista Dra. Jo Harding (Hunt) parte ao lado de um grupo de aventureiros em busca de poderosos tornados que se formam no meio oeste americano. A intenção é estudar esses grandes eventos da natureza para entender melhor seu surgimento e desenvolvimento, evitando assim futuras tragédias. Filme indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Som e Melhores Efeitos Especiais.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Publicado originalmente no blog Cine Action
    Pablo Aluísio
    Todos os direitos reservados.

    ResponderExcluir