quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

O Solitário Jim

A vida não está dando muito certo para Jim (Casey Affleck). Depois de passar anos em Nova Iorque sem conseguir nada de promissor, ele resolve voltar para a casa de seus pais. Sem qualquer perspectiva para o futuro ele resolve repensar os rumos de sua vida. Na pequenina cidadezinha natal acaba conhecendo casualmente em um bar local a enfermeira Anika (Liv Tyler). Ela também não tem uma vida ideal. Mãe solteira do pequeno Ben, ela tenta sobreviver a cada dia, o que definitivamente não é fácil, uma vez que o pai de seu filho não lhe ajuda a criar a criança. Talvez por estarem passando por momentos turbulentos na vida acabam se aproximando. Não existe uma previsão de um futuro melhor para eles, mas pelo menos podem começar uma nova fase na vida com esse inesperado romance. "Lonesome Jim" foi destaque no Sundance Film Festival. Isso se deu não apenas por ser dirigido pelo ator Steve Buscemi (que provou ser tão bom diretor como ator), mas também pelo seu bom roteiro e atuações de todo o elenco.

O roteiro é bem humano, todo baseado em relacionamentos. A volta de Jim para a casa dos pais simboliza o grande fracasso de sua vida pessoal. Ele é claramente hostilizado pelo pai, embora sua mãe fique feliz com seu retorno. Na cidade grande o melhor emprego que Jim conseguiu arranjar foi de passeador de cães, algo que o deixou à beira da miséria. De volta ao lar tudo parece cinzento e deprimido. O tom do filme aliás é bem melancólico, embora também haja momentos amargamente engraçados (o humor negro funciona muito bem aqui). Casey Affleck surpreende como Jim, um sujeito sem qualquer plano para seu futuro que acaba indo parar numa fábrica, trabalhando ao lado do tio maconheiro Evil (em ótima atuação de Mark Boone Junior). Embora todo o elenco esteja bem (talvez fruto do fato de estarem sob direção de um excelente ator, Buscemi) quem acaba roubando a cena é mesmo a atriz Liv Tyler. Bonita e carismática, acaba chamando todas as atenções. Então é isso, eis uma ótima opção de um roteiro inteligente, que vai fundo na alma humana.

O Solitário Jim (Lonesome Jim, EUA, 2005) Direção: Steve Buscemi / Roteiro: James C. Strouse / Elenco: Casey Affleck, Liv Tyler, Mark Boone Junior, Mary Kay Place / Sinopse: Aos 32 anos Jim decide voltar para a casa dos pais. Ele está sem trabalho e sem qualquer futuro. Seu retorno cria todos os tipos de tensões com seu pai, mas Jim pensa recomeçar, principalmente depois que conhece e começa a namorar a enfermeira Anika (Tyler), mãe solteira de um garotinho de sete anos. Filme indicado ao grande prêmio do júri no Sundance Film Festival.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★★
    Elenco: ★★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★★
    Cotação Geral: ★★★★
    Nota Geral: 8.5

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    O Casay Afleck tem um jeito de psicopata igual ao Robert Ford de O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford. Mesmo em filme inocentes como Onze, Doze e Treze Homens e...vários segredos, ele parece meio autista, meio retardado. O legal é que ele é irmão do Bem Afleck que começou como escritor já ganhando um Oscar pelo O Gênio Indomável, se tornou um bom diretor por Argo, vencedor do Oscar de melhor filme, mas ainda não convenceu como grande ator, já Casey, apesar do jeitão esquisitão, sempre entrega um belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. É verdade como você pode bem conferir nesse filme. O Casey está bem no seu tipo habitual, a do sujeito esquisito, meio perturbado.

    ResponderExcluir