quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O Grinch

Sempre achei meio horrível esse filme, mas é claro que tem seus defensores, seus fãs, e isso é inegável. Na realidade as crianças brasileiras não conhecem muito os personagens do Dr. Seuss, um autor de livros infantis que é extremamente adorado e popular só que nos Estados Unidos. O universo do Dr. Seuss em seus livros não deixa de ser bem curioso e interessante, mas para uma criança brasileira tudo soará um pouco bizarro demais da conta. O grande atrativo desse filme é obviamente a presença do comediante Jim Carrey. Usando uma forte maquiagem de borracha e látex ele aproveitou para se esbaldar nas caretas e nos maneirismos. Chega inclusive a ser mais caricatural do que algumas outras animações que tive a oportunidade de assistir com esse personagem verde.

Bom, se você nunca ouviu falar sobre o Grinch do Dr. Seuss, ele é uma criaturinha de sentimentos ruins e mesquinhos que deseja estragar o natal das crianças. Para isso ele usa de todas as artimanhas para que a época natalina seja um enorme fracasso, principalmente para a criançada. Claro que todo esse sentimento de ódio e raiva com o espírito natalino tem origem no passado, lá atrás, quando o Grinch era apenas um garotinho infeliz. Talvez o grande mérito desse pequeno conto de fadas às avessas seja mesmo justamente ensinar as crianças que por trás de uma aparência assustadora pode também existir um bom coração que só age de forma má e ruim por causa de inúmeras decepções e mágoas que sofreu em sua vida. E é justamente por causa dessa lição de vida que o conto sobreviveu tantos anos. Para quem tem crianças em casa não deixa de ser uma boa opção de uma fábula que diverte e ensina ao mesmo tempo alguns valores importantes para a meninada.

O Grinch (How the Grinch Stole Christmas, EUA, 2000) Direção: Ron Howard / Roteiro: Jeffrey Price, baseado no livro infantil escrito pelo  Dr. Seuss / Elenco: Jim Carrey, Taylor Momsen, Kelley / Sinopse: O Grinch (Jim Carrey) é uma criaturinha verde e estranha que só tem um desejo em sua vida: destruir o natal de todas as crianças do mundo. Filme vencedor do Oscar na categoria de Melhor Maquiagem (Rick Baker e Gail Rowell-Ryan). Também indicado na categoria de Melhor Figurino.

Pablo Aluísio.

Um comentário:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.2

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir