segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Bandoleiros do Arizona

William Quantrill foi um infame bandoleiro que causou terror e desespero no velho oeste. Ele formou uma gangue de criminosos que invadiam pequenas cidades do interior, roubando e matando todos os moradores. Quando a Guerra Civil explodiu ele tentou se tornar um Coronel do exército confederado (chegava inclusive a se vestir como um) porém em pouco tempo o governo confederado entendeu que ele não passava de um criminoso. Depois de ser recusado a entrar nas fileiras do exército sulista  Quantrill decidiu se assumir pelo que sempre havia sido: um bandoleiro violento e cruel. O roteiro desse filme parte justamente da fase final do bando de Quantrill. Sua quadrilha está em seus últimos dias. O exército da União o caça pelas cidadezinhas sulistas e o cerca em uma velha fazenda abandonada. Lá seu líder é ferido de morte e seus homens fogem. Alguns deles não conseguem ter a mesma sorte e acabam presos, entre eles o jovem Clint (Murphy).

O problema é que o antigo bando de Quantrill volta a se reunir, agora sob liderança do bandoleiro Montana (George Keymas). Para destruir de uma vez por todas com a ameaça um grupo de homens da lei chamado Arizona Raiders resolve ir atrás dos criminosos, mas dessa vez com antigos membros da velha quadrilha de Quantrill, entre eles o próprio Clint. Esse é basicamente o trama central desse bom faroeste B estrelado pelo ator Audie Murphy. A produção é modesta, mas bem realizada. Há um uso muito interessante de cenários naturais dos desertos próximos a Cortaro no Arizona, com antigas ruínas espanholas de cidades que estavam abandonadas quando o filme foi feito. O interessante é que esse acabou sendo um dos últimos filmes da carreira de Murphy (ele só trabalharia em mais cinco produções depois dessa). O ator tinha vários traumas de guerra e problemas psicológicos que contribuíram para o fim prematuro de sua vida com apenas 46 anos de idade. Para seus fãs (e no Brasil existe uma boa quantidade deles) fica a dica desse bom western onde tudo parece se encaixar muito bem.


Bandoleiros do Arizona (Arizona Raider, EUA, 1965) Direção: William Witney / Roteiro: Alex Gottlieb, Mary Willingham / Elenco: Audie Murphy, Michael Dante, Ben Cooper, George Keymas / Sinopse: Clint (Murphy) é um ex-bandoleiro renegado da quadrilha de William Quantrill que é recrutado pelos homens da lei do grupo Arizona Raiders para caçar no meio do deserto antigos membros da quadrilha que fez parte no passado.

Pablo Aluísio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário