quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Coco Antes de Chanel

Como não conhecia praticamente nada da vida da famosa estilista Coco Chanel acabei gostando bastante desse filme. De maneira em geral gosto de biografias. Aqui o roteiro se concentra em mostrar os primeiros anos de sua vida, antes de criar sua grife que segue sendo, até os dias de hoje, uma das mais importantes do mundo da moda. Ela nasceu Gabrielle Chanel. Criada em um orfanato mantido pela igreja católica, sempre teve que lutar por sua vida. Quando se tornou adulta começou a se apresentar em cabarés e casas noturnas. Nessas apresentações em troca de trocados ela cantava uma popular música tradicional francesa que contava a história de um cachorrinho chamado Coco. Por isso seu apelido. Ao lado de uma amiga ela desenvolvia seu lado artístico nesses números de canto e dança.

O gosto pela moda veio cedo. Coco estava sempre observando o figurino das madames e mademoiselles da classe alta. Só faltava uma oportunidade de entrar no meio dessa gente, da elite. A oportunidade surge quando ela conhece Étienne Balsan (Benoît Poelvoorde), um ricaço inconsequente de bom coração. Coco teve um caso com ele, mas era algo um tanto superficial, do tipo chove, não molha. O mais importante desse relacionamento é que ela teve a oportunidade de conhecer pessoas que iriam ser fundamentais em sua nova carreira, a de estilista de moda. O filme também aproveita para mostrar um pouco da grande paixão da vida de Chanel, um inglês chamado Boy Capel (Alessandro Nivola). Ela que sempre se orgulhou de sua racionalidade e equilíbrio, de repente se viu apaixonada e boba por esse britânico. 

É um bom filme, elegante, sofisticado, tal como Chanel. A atriz Audrey Tautou está perfeita no papel principal. Ela não é apenas muito parecida fisicamente com Coco Chanel, como também conseguiu captar aspectos da personalidade da estilista de uma maneira surpreendente. Além disso sempre é um prazer assistir a filmes franceses, muito por causa da bela sonoridade da língua nativa. O francês tem mesmo uma bela melodia em suas palavras. É uma das mais bonitas línguas clássicas da Europa (ao lado do latim, espanhol e do nosso português). 

Coco Antes de Chanel (Coco avant Chanel, França, 2009) Direção: Anne Fontaine / Roteiro: Anne Fontaine, baseada no livro escrito por Edmonde Charles-Roux / Elenco: Audrey Tautou, Benoît Poelvoorde, Alessandro Nivola / Sinopse: "Coco Antes de Chanel" é uma cinebiografia que conta parte da história da estilista francesa Coco Chanel. O filme explora sua infância, quando foi criada em um orfanato católico, e sua juventude, quando acaba se envolvendo com dois homens bem diferentes entre si. Filme indicado ao Oscar na categoria de Melhor Figurino (Catherine Leterrier). Vencedor do César Awards nessa mesma categoria.

Pablo Aluísio.

5 comentários:

  1. Avaliação:
    Direção: ★★★
    Elenco: ★★★
    Produção: ★★★
    Roteiro: ★★★
    Cotação Geral: ★★★
    Nota Geral: 7.6

    Cotações:
    ★★★★★ Excelente
    ★★★★ Muito Bom
    ★★★ Bom
    ★★ Regular
    ★ Ruim

    ResponderExcluir
  2. Pablo:

    Existe uma minissérie sobre a Coco Chanel com, Shirley MacLaine como protagonista, que é muito mais detalhada que esse filme. O personagem do Boy Capel, por exemplo, é feito por um ator muito mais charmoso que o do filme, o que da sentido ao fato de uma mulher pragmática como a Coco, se perder de amor por um outro se humano.
    Infelizmente nenhum dos dois filmes entra na parte que seria a mais interessante, porem muito corrosiva para a imagem da Chanel, que é a parte que trata do seu profundo envolvimento com o movimento nazista por conta de outro romance, com ela sendo, inclusive, acusada se ser uma espiã para os nazistas. Coisa brava.
    O filme e essa minissérie são, praticamente, um revisionismo da história conturbada dessa mulher extraordinária.

    ResponderExcluir
  3. Interessante sua observação, Serge. Primeiro porque nunca assisti a essa série e agora vou tentar achar para conferir. Segundo porque não tinha a menor ideia de que a Coco tinha se envolvido com o nazismo! Deduzo que é uma coisa tão vergonhosa que a própria corporação Chanel faça força para esconder do público em geral. Pela personalidade dela porém penso que é plenamente possível que isso tenha acontecido. De qualquer forma é uma coisa chocante!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, ela quase se afundou pra sempre, por causa dessa história do nazismo; mas aí, com sua personalidade singular, talento e sorte, voltou e levou sua empresa ao ápice que hoje conhecemos.
    Se você buscar na google (em criticas dessa mesma serie ou do filme do seu post) há artigos sobre essa fase dela

    ResponderExcluir
  5. É uma mancha complicada de superar, ainda mais sendo francesa, quando os nazistas tomaram seu país e oprimiram seu próprio povo. Lamentável a postura dela.

    ResponderExcluir