Um capitão do exército confederado se faz passar por vendedor de cavalos para as tropas da União enquanto conspira com o famoso bandoleiro Quantrill para destruir um importante depósito de armas do exército ianque. Essa é a premissa básica desse faroeste B intitulado "Emboscada Heróica". Como toda produção com orçamento reduzido, esse filme vai direto ao ponto, sem maiores preocupações com roteiro, desenvolvimento dos personagens ou contexto histórico. O que vale mesmo no final das contas é a ação e os confrontos entre inimigos. Existem os vilões e os mocinhos, porém curiosamente o roteiro não se posiciona muito bem nessa divisão. Muito provavelmente o roteirista Polly James, que nasceu no sul, tenha feito isso de propósito, de caso pensado. Ele não quis retratar os sulistas confederados apenas como vilões. Se bem que transformar Quantrill e sua quadrilha em heróis era algo muito complicado.
Esse personagem histórico de fato existiu. Ele ajudou o exército confederado em diversas ocasiões, inclusive em operações militares importantes, porém não era considerado oficialmente um membro dos exércitos do sul. O General Lee, comandante supremo dos confederados, por exemplo, considerava ele um bandido e um quadrilheiro, tamanha era a brutalidade que ele espalhava por onde passava. Lee estava certo. Quantrill formou um bando composto basicamente por assassinos e ladrões, a tal ponto que os irmãos James (incluindo o infame Jesse James) fez parte por longo período de seu bando. A lógica de Quantrill era saquear e roubar as populações civis indefesas de pequenas cidades que dessem apoio aos exércitos da União durante a Guerra Civil Americana. Ele espalhava terror e cometia crimes de guerra sem ressentimento. Essa brutalidade acabou trazendo ao grupo a denominação de "gorilas" por causa da extrema violência que praticavam. Tudo isso porém é posto um tanto de lado nesse filme pois como eu escrevi não era a intenção do filme em ir fundo nessa questão histórica. Assim o que acaba sobrando de tudo isso é uma fita rápida, movimentada e com boas cenas de ação. Nada muito além desse limite, que diga-se de passagem era justamente o que pretendia os produtores do filme. Vale pela diversão.
Emboscada Heróica (Quantrill's Raiders, Estados Unidos, 1958) Direção: Edward Bernds / Roteiro: Polly James / Elenco: Steve Cochran, Diane Brewster, Leo Gordon / Sinopse: Um capitão do exército confederado se faz passar por vendedor de cavalos para as tropas da União enquanto conspira com o famoso bandoleiro Quantrill para destruir um importante depósito de armas do exército ianque. Roteiro parcialmente baseado em fatos reais.
Pablo Aluísio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário