segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nebraska

Título no Brasil: Nebraska
Título Original: Nebraska
Ano de Produção: 2013
País: Estados Unidos
Estúdio: Paramount Vantage
Direção: Alexander Payne
Roteiro: Bob Nelson
Elenco: Bruce Dern, Will Forte, June Squibb

Sinopse:
David Grant (Will Forte) é um vendedor de eletrodomésticos numa cidadezinha de Montana que todos os dias é chamado às pressas em casa para encontrar seu idoso pai pelas ruas da cidade. O velho colocou na cabeça que receberá um prêmio de 1 milhão de dólares em Lincoln, Nebraska, caso vá para lá para receber a bolada. Após resgatar seu pai várias vezes na estrada, David finalmente percebe que a única forma de acabar com a obsessão de Woody (Bruce Dern) é levá-lo para Lincoln, numa viagem, de uma vez por todas.

Comentários:
Outro finalista da categoria de melhor filme na Academia. Dentre os concorrentes foi o representante do cinema independente americano. Se trata de uma produção muito humana e tocante que mostra a viagem de um senhor idoso em busca de um prêmio que jamais existiu. Depois do velho fugir de casa inúmeras vezes e sair andando por ai, seu filho decide que é hora de levá-lo até lá - em Lincoln no Nebraska - para ele finalmente se convencer que tudo não passa de uma mera propaganda de revistas. No meio do caminho acaba encontrando novamente a relação pai e filho que tanto buscava. A linda fotografia em preto e branco mostra toda a imensidão do interior americano com suas fazendas e campos a perder de vista. Também traça um retrato pouco lisonjeiro dos habitantes dessas cidades, pessoas muitas vezes movidas por interesses mesquinhos. O ator Bruce Dern passou anos amargando papéis sem importância e tem aqui a grande chance de mostrar todo o seu talento. O curioso é que seu filho é interpretado pelo ator Will Forte do elenco do SNL, ou seja, um comediante que se sai excepcionalmente bem nesse drama que pode ser classificado como melancólico, embora também poético.

Todo o elenco está acima da média, o que era de se esperar, pois "Nebraska" é um filme fundado em cima de relações humanas e para que algo assim funcione é necessário um grupo de atores inspirados. Bruce Dern como o velho está perfeito. Cabelos despenteados, olhar perdido no horizonte, sem saber o que de fato está acontecendo, é uma daquelas atuações que marcam para sempre a carreira de qualquer ator. June Squibb interpreta sua esposa, uma velhinha com cara simpática, mas língua ferina, que não perdoa ninguém com seus comentários ácidos - nem mesmo os que já morreram (sua cena no cemitério é muito divertida). Assim como Dern ela também foi indicada ao Oscar por sua atuação. Além dessas o filme também foi indicado nas categorias de Melhor Filme e Melhor Roteiro Original. Seu maior destaque vem dos ótimos diálogos de um roteiro extremamente bem escrito que traz um retrato da América que envelheceu e não consegue mais enxergar um propósito de vida para si e seus habitantes. No final fica um gostinho de melancolia no ar, como se ficássemos preparados para os desafios da velhice, afinal envelhecer é um grande desafio, seja em que país for e seja em que sociedade se estiver inserido. Uma aula sobre o crepúsculo da vida que todos nós, um dia, viveremos.

Pablo Aluísio.

Um comentário: