domingo, 18 de maio de 2014

Donnie Brasco

Título no Brasil: Donnie Brasco
Título Original: Donnie Brasco
Ano de Produção: 1997
País: Estados Unidos
Estúdio: TriStar Pictures
Direção: Mike Newell
Roteiro: Paul Attanasio, baseado na obra de Joseph D. Pistone
Elenco: Al Pacino, Johnny Depp, Michael Madsen

Sinopse:
Joseph Pistone (Johnny Depp) é um agente do FBI que começa a trabalhar disfarçado dentro do submundo da máfia italiana em Nova Iorque. Adotando o nome de Donnie Brasco ele se torna próximo do mafioso Lefty Ruggiero (Al Pacino). Embora esteja em uma missão que visa acima de tudo destruir o crime organizado ele começa a nutrir real simpatia e amizade por Ruggiero o que lhe coloca em um terrível impasse pessoal. Filme indicado ao Oscar na categoria Melhor Roteiro Adaptado (Paul Attanasio).

Comentários:
Excelente drama policial inspirado numa história real. O roteiro - que chegou a ser indicado ao Oscar - foi inclusive escrito em cima do próprio livro de memórias do ex-agente do FBI Joseph D. Pistone. Esse fato faz toda a diferença, uma vez que o espectador é convidado a entrar dentro do cotidiano da máfia italiana nos Estados Unidos. Sempre associei esse filme  a outro muito bom, também estrelado por Al Pacino, chamado "O Pagamento Final" onde o ator interpreta o ótimo personagem Carlito. Perceba que, em ambos os casos, o roteiro explora o chamado "pequeno clero" da máfia, formado pelos terceiros escalões do mundo do crime, pequenos criminosos sem expressão que lutam no dia a dia para sobreviverem, acima de tudo. Nem é necessário elogiar o Ruggiero de Al Pacino aqui. O ator demonstra mais uma vez porque é um dos grandes da história do cinema. Basta poucas cenas para Al cativar completamente o espectador trazendo uma carga humana incrível ao seu mafioso pé de chinelo. O mesmo vale para Johnny Depp que apresenta um grande trabalho e o melhor, de cara limpa, sem a necessidade de usar pesadas maquiagens como vem fazendo em suas últimas atuações. Assim vale mais do que a recomendação pois "Donnie Brasco" certamente é um preciosidade cinematográfica que infelizmente anda bem subestimada e esquecida ultimamente. Por isso aproveitem a bela chance de rever o filme hoje à noite.

Pablo Aluísio.

3 comentários:

  1. Donnie Brasco,
    Exibição Hoje,
    19:40hs, MGM

    ResponderExcluir
  2. Eu, também, acho o Al Pacino O Cara, mas neste filme eu percebo um cacoete que ele insiste em repetir em seus últimos filmes, inclusive no grande O Advogado do Diabo, que é a gritaria, ou seja, parece que sempre que ele quer enfatizar raiva ou estupor ele faz uma faz gritada gutural que na verdade é muito irritante. Não é nada parecido com as terríveis caretas do Robert de Niro, mas me incomoda um pouco. Nos tempos do Poderoso Chefão ele não fazia isso e acho que o Al Pacino não precisa de um recurso tão primário de interpretação.

    Aproveitando, tem comentário no 007 a Serviço de Vossa Majestade

    ResponderExcluir
  3. Pois é Serge, essa não é a primeira vez que leio sobre esse tipo de observação, criticando "os gritos do Al Pacino"...

    ResponderExcluir